Um ramo dos Costas antigos no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Um ramo dos Costas antigos no Brasil

#121578 | doria_gen | 26 jun 2006 08:40

Não participo há muito deste fórum, devido a dificuldades em minha vida pessoal. Mas gostaria de registrar a recente descoberta - para minha grande surpresa - da ascendência de Fernão Vaz da Costa, marido de Clemenza Doria, e ancestrais de, possivelmente, milhões de pessoas na Bahia.

Sumarizo aqui o que descobri (no milagre da web que é a TT online):

- Fernão Vaz da Costa foi filho do Dr. Cristóvão da Costa, desembargador e chanceler da relação de Lisboa, e reitor da universidade em 1526. E' o que se casou em 1.5.1520, ou antes, quando recebe devido ao casamento 50 mil rs de D. Manuel. Nesse documento é descrito como filho do alcaide-mor de Lagos.

- Este, em 1486, era Afonso da Costa, filho de Soeiro da Costa.

Com a ajuda de Manuel Soveral, e do Washington Marcondes Ferreira, podemos traçar, a essa gente, uma genealogia que chega no século XII. De qualquer forma, trata-se de um ramo bastante antigo dos Costas, do qual há descendentes, com uma quebra na varonia e o nome Costa, ainda, hoje em dia.

Resposta

Link directo:

RE: Um ramo dos Costas antigos no Brasil

#121587 | doria_gen | 26 jun 2006 10:50 | Em resposta a: #121578

Aliás existem muitas famílias históricas portuguesas (ou européias, de modo geral), com ramos varonis, ou quase, no Brasil:

- Lemes: varonia com uma quebra nos Cintras do Barão de Pirapitingui; nos Lemes do Prado, ainda subsistentes. Varonia com duas quebras nos Paes Lemes.

- Brant: de Jan van Brant, varonia subsistente nos Caldeiras Brants (Kettler van Brant).

- Taques/Tassis. Varonia e varonia com uma quebra, ainda subsistindo.

- Wanderley/von Neuhof von der Leyen - varonia com uma e duas quebras em vários ramos.

- Acciaioli: varonia com uma quebra nos Acciolis de Vasconcellos (ainda usam o nome composto do século XVI) do ramo alagoano.

- Cavalcanti: creio ainda existir um ramo varonil Cavalcanti de Lacerda. Com uma quebra tem vários ramos.

Etc.

Resposta

Link directo:

RE: Um ramo dos Costas antigos no Brasil

#134599 | restrela | 18 nov 2006 18:05 | Em resposta a: #121587

Prezado Prof. Doria,
Espero que estejas melhor e possa ler esta mensagem. Somos primos distantes por parte dos "Gomes de Mattos" (Antonio Gomes de Mattos é meu pentavô). Gostaria muito de entrar em contato para trocarmos idéias sobre essa família.
Muito obrigado,
Rodrigo.
(restrelaarrobamrepontogovpontobr)

Resposta

Link directo:

RE: Um ramo dos Costas antigos no Brasil

#134636 | artur41 | 19 nov 2006 00:42 | Em resposta a: #134599

Prezado Francisco António,

Como é que tem passado? Já tenho perguntado por si. Tive um problema no computador: um bug.

Mas que maravilha. Estou a ver que continua em grande. Esse estudo é importante para a história da família, não hajam dúvidas, no Brasil e não só.

E logo em Lagos!

Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Um ramo dos Costas antigos no Brasil

#136687 | doria_gen | 07 dez 2006 10:20 | Em resposta a: #134636

Peço desculpas pela demora na resposta; estou com problemas de saúde em pessoa da família.

Rodrigo, primo prezado, já nos comunicamos. Artur, prazer em recontactá-lo: no caso, o pesquisador decisivo foi nosso amigo Manel Soveral.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen