Borges Garcia - 2 padres com esse apelido

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Borges Garcia - 2 padres com esse apelido

#121357 | mendesdossantos | 23 jun 2006 05:22

Lendo o microfilme de batismos de Lagares da Beira, chamou-me a atenção os nomes de 2 padres da freguesia:
ANTONIO AFFONSO BORGES GARCIA - encontrei sua assinatura nos assentos de 1878 até o ano de 1835.
De 1834 para trás os assentos são assinados por JOSÉ ANTONIO BORGES GARCIA.
Como tenho alguns Borges Garcia na minha árvore, gostava de saber a ascendencia destes 2 vigários.
Toda ajuda é bem vinda!
Melhores cumprimentos
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Borges Garcia - 2 padres com esse apelido

#121425 | E. Osório | 23 jun 2006 18:47 | Em resposta a: #121357

Cara Glória,

Os padres José António Borges Garcia e António Afonso Borges Garcia foram ambos, segundo creio, priores da vila de Lagares. No processo de ordenação do segundo refere-se ser irmão do primeiro, referido como vigário da mesma vila. Fizeram ambos inquirições “de genere” em Coimbra, onde seguramente frequentaram o seminário, datadas respectivamente de 1819 e 1826.

Nos seus processos não constam as datas de ordenação, mas têm alguns elementos interessantes: refere-se que o pai era capitão, e que os avós paternos e maternos «sempre se ocuparam da administração dos seus bens, tratando-se com distinção da plebe por serem dos principais proprietários das suas terras».

A casa de família, que sei ter-lhes pertencido, ainda existe e é das mais interessantes de Lagares, provando a afirmação acima.

Constam do processo de José António diversos assentos paroquiais, que permitem recuar até aos seus16 trisavós:

* Baptismo de JOSÉ (Lagares) - 17.02.1799, bap. JOSÉ, n. a 09.02, filho do Alferes Manuel Afonso Garcia e de Ana Maria Borges. Neto paterno de Manuel Rodrigues Garcia e de Maria Gonçalves, e neto materno de Francisco Borges e de Ana Francisca.

* Casamento dos PAIS (Travanca de Lagos) - 04.06.1793 - MANUEL AFONSO GARCIA, filho de Manuel Rodrigues Garcia e de Maria Gonçalves, de Lagares, com ANA MARIA, filha de Francisco Borges e de Ana Francisca, de Travanca de Lagos.

* Baptismo do PAI (Lagares) - 06.06.1762, bap. MANUEL, n. a 28.05, filho de Manuel Garcia e de Maria de Deus. Neto paterno de Manuel Rodrigues Gomes e de Maria Garcia, e neto materno de Manuel Gonçalves Afonso e de Maria Quaresma.

* Baptismo da MÃE (Travanca de Lagos) - 17.12.1772, bap. ANA, n. a 10.12, filha de Francisco Borges e de Ana Francisca Lopes. Neta paterna de Manuel Borges e de Maria Lopes, e neta materna de José Lopes e de Ana Francisca.

* Casamento dos AVÓS PATERNOS (Lagares) - 06.09.1757 - MANUEL RODRIGUES, filho de Manuel Rodrigues Gomes, de Lagares, e de Maria Garcia, da Lajeosa, com MARIA DE DEUS, filha de Manuel Gonçalves, da Lajeosa, e de Maria Quaresma.

* Casamento dos AVÓS MATERNOS (Travanca de Lagos) - 13.02.1768 - FRANCISCO BORGES DE AZEVEDO, filho de Manuel Borges e de Maria Lopes, com ANA FRANCISCA, filha de José Lopes e de Ana Francisca, todos de Travanca.

* Baptismo do AVÔ PATERNO (Lagares) - 27.05.1730, bap. MANUEL, filho de Manuel Rodrigues, de Lagares, e de Maria Garcia. Neto paterno de João Rodrigues e de Maria Gomes, de Lagares, e neto materno de Manuel Francisco e de Maria Garcia.

* Baptismo da AVÓ PATERNA (Lagares) - 08.03.1728, bap. MARIA, filha de Manuel Gonçalves e de Maria Quaresma, de Lagares. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, e neta materna de António Garcia e de Maria Gonçalves.

* Baptismo do AVÔ MATERNO (Travanca de Lagos) - 12.10.1732, bap. FRANCISCO, filho de Manuel Borges e de Maria Lopes. Neto paterno de Manuel Borges, de Travanca, e de Ana Martins, de Gramaços, e neto materno de Manuel Nunes, de Valongo - Covas, e de Maria Francisca.

* Baptismo da AVÓ MATERNA (Travanca de Lagos) - 24.08.1739, bap. ANA, filha de José Lopes e de Ana Francisca, moradores em Travanca. Neta paterna de Domingos Ferrão e de Domingas Rodrigues, e neta materna de Manuel Francisco e de Maria Francisca, todos de Travanca.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Borges Garcia - 2 padres com esse apelido

#121449 | mendesdossantos | 24 jun 2006 03:56 | Em resposta a: #121425

Caro Eduardo Osório,
Fico-lhe muito grata pelas informações... Tenho que alcançar mais uma geração para ver qual o parentesco entre os meus Borges Garcia e a família dos priores...
Minha trisavó Theresa Garcia, também nomeada como Theresa Mendes Borges e Theresa de Jesus Garcia (e isso no mesmo assento!)- era filha de José Garcia Diniz e Maria Mendes...Casou com Joaquim Coelho Madeira em 16 de abril de 1828, em Lagares.
Ando apaixonada por esta freguesia de Lagares!!! Veja o que nos acontece quando passamos muito tempo a ler esses microfilmes...
Aceite meus cumprimentos por suas pesquisas e seu livro recentemente lançado.
Um abraço fraterno
Gloria
Americana, SP, Brasil
Pesquisando: Mendes dos Santos, Coelho Madeira, Fernandes, Rodrigues, Garcia, Garcia Diniz, Mendes Garcia, Mendes Borges, Borges Garcia, Mendes Alexandrino...
Nas freguesias de: Lagares, Ervedal, Aldeia das Dez, lugar da Pipa em Pombal, e Penalva d'Alva.

Resposta

Link directo:

RE: Borges Garcia - 2 padres com esse apelido

#121470 | E. Osório | 24 jun 2006 14:41 | Em resposta a: #121449

Cara Glória,

Sua trisavó Teresa Garcia deverá ter nascido por 1800 e era filha, como refere, de um José Garcia Dinis, que terá nascido por 1770. Este José Garcia poderá assim ser irmão de um João Garcia Dinis, que também fez inquirições, cujo resumo vai adiante. Segue igualmente o processo de um José Inácio Dinis. Veja se estas informações lhe poderão servir.

Cumprimentos
Eduardo Osório

DINIS, João Garcia (Lagares, 1785)

D.G. 1785 - V.M. 1789 - P. 1794

* Os pais e avós paternos são «lavradores que vivem de suas fazendas»

* O avô paterno fora casado a 1ª vez com Maria Nunes.

* O avô materno era «barbeiro».

* Baptismo de JOÃO (Lagares) - 30.03.1762, bap. JOÃO, n. a 23.03, filho de João Rodrigues Garcia e de Ana Mendes. Neto paterno de António Rodrigues e de Caetana Garcia, e neto materno de Manuel Dinis e de Maria Mendes.

* Casamento dos PAIS (Loriga) - 27.02.1756 - JOÃO RODRIGUES GARCIA, filho de António Rodrigues e de Caetana Garcia, de Lagares, com ANA MENDES, filha de Manuel Dinis e de Maria Mendes, de Loriga. Dispensados em 2º e 3º graus (?).

* Baptismo do PAI (Lagares) - 19.04.1725, bap. JOÃO, filho de António Rodrigues, do Ervedal, e de Caetana Garcia, de Lagares. Neto paterno de António Rodrigues, do Ervedal, e de Ana Antunes, do Couto de Midões, e neto materno de Domingos Garcia e de Luzia Dinis, de Lagares.

* Baptismo da MÃE (Loriga) - 12.10.1734, bap. ANA, filha de Manuel Dinis e de Maria Mendes. Neta paterna de Manuel Dinis e de Luzia de Gouveia, de Loriga, e neta materna de António Mendes e de Maria Joaquina, de Loriga.

* Casamento dos AVÓS PATERNOS (Lagares) - ANTÓNIO RODRIGUES, que fora casado a 1ª vez com Maria Nunes, com CAETANA DINIS GARCIA, filha de Domingos Garcia e de Luzia Dinis.

* Casamento dos AVÓS MATERNOS (Loriga) - 18.02.1727 - MANUEL DINIS, filho de Manuel Dinis, de Lagares, e de Luzia de Gouveia, de Loriga, neto paterno de João Dinis e de Maria Domingues, e neto materno de Cristóvão Tomé e de Águeda Aparício, com MARIA MENDES, de Loriga, filha de António Mendes e de Maria Joaquina, de Loriga, neta paterna de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues, de Loriga, e neta materna de João Álvares, de Santa Eulália, e de Maria Joaquina, de Loriga.

* Baptismo da AVÓ PATERNA (Lagares) - 05.03.1692, bap. CAETANA, filha de Domingos Garcia e de Luzia Dinis.


DINIS, José Inácio (Lagares, 1755)

D.G. 1755 - V.M. 1756 - P. 1763 - O.S. Diácono 1773

* Os pais eram «lavradores honrados e dos principais da vila e freguesia».

* Os avós paternos «não tiveram ofício algum mais do que serem lavradores honrados que viviam de sua fazenda».

* Os avós maternos eram «lavradores honrados que viveram de suas fazendas».

* Baptismo de JOSÉ (Lagares) - 05.09.1741, foram postos os santos óleos a JOSÉ, b. «em casa por necessidade» a 30.08, filho de Manuel Rodrigues e de Maria Roque, ou Marques. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Ana Mendes, e neto materno de Lourenço Dinis e de Maria Roque.

* Casamento dos PAIS (Lagares) - 08.03.17..... - MANUEL RODRIGUES, filho de Manuel Rodrigues e de Ana Mendes, de Lagares, neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Mendes e neto materno de Manuel Mendes e de Maria Jerónima, com MARIA MARQUES, ou ROQUE, filha de Lourenço Dinis, de Lagares, e de Maria Roque, de Vila do Mato - Midões, neta paterna de João Dinis e de Maria Domingues, e neta materna de Domingos Marques e de Ana Roque.

* Casamento dos AVÓS PATERNOS (Lagares) - 16.09.1703 - MANUEL RODRIGUES com ANA MENDES.

* Casamento dos AVÓS MATERNOS (Lagares) - 01.10.1705 - LOURENÇO DINIS com MARIA ROQUE.

Resposta

Link directo:

RE: Borges Garcia - 2 padres com esse apelido

#122948 | mendesdossantos | 17 jul 2006 01:58 | Em resposta a: #121470

Caro Eduardo Osório:

Muito agradecida por estas informações.
Minha pesquisa prossegue lentamente, pois só tenho acesso ao microfilme 1 dia na semana e por menos de 2 horas...Mas anotei todos os nomes e data, e qq hora destas confirmo minhas suspeitas, não é mesmo?
Agora, teria alguma informação sobre Antonio Mendes dos Sanctos, "Prior do Seixo" como consta em um assento de batismo de Lagares que me chamou a atenção? Esse batismo era do ano de 1867, e ele foi padrinho do batizado juntamente com "sua sobrinha D. Lucrecia Augusta Mendes dos Sanctos, solteira".
Fico agradecida por sua ajuda e atenção.
Um abraço
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Borges Garcia - 2 padres com esse apelido

#123007 | E. Osório | 17 jul 2006 21:19 | Em resposta a: #122948

Cara Glória,

Não tenho nenhuma informação sobre o que me pede. É no entanto provável que esse prior tenha o seu processo no AUC. O melhor será pedir ajuda ao nosso confrade Pedro França, que tem acesso frequente a esse arquivo.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 14:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen