condessa de canaris

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

condessa de canaris

#120674 | jduarte | 13 jun 2006 00:44

caros amigos

O nome de condessa de canaris surgiu por ser referencia numa escritura de uma casa, dizendo no referido documento, que essa casa confrontava com outra em nome dessa condessa. Ora eu cresci nessa casa e já fora de uma condessa . A Terra em questão é Travanca de Lagos, concelho de Olineira do Hospital. Quem me pode ajudar a descobrir algo desta misteriosa condessa?

Resposta

Link directo:

RE: condessa de canaris - Travanca de lagos

#120677 | jduarte | 13 jun 2006 01:06 | Em resposta a: #120674

caros amigos

O nome de condessa de canaris surgiu por ser referencia numa escritura de uma casa, dizendo no referido documento, que essa casa confrontava com outra em nome dessa condessa. Ora eu cresci nessa casa e já fora de uma condessa . A Terra em questão é Travanca de Lagos, concelho de Olineira do Hospital. Quem me pode ajudar a descobrir algo desta misteriosa condessa?

Resposta

Link directo:

RE: condessa de canaris - Travanca de lagos

#195762 | jduarte | 08 mai 2008 19:25 | Em resposta a: #120677

Tive recentemente novidades sobre a casa em questão. Foi uma casa senhorial do sec. xvI, tendo sido residência de descendentes de Brandões de Midões. a fotografia embora estilizada pode ver-se em Travancacomhistoria.blogspot.com. Quanto à Condessa de Canaris ou Camaris ainda não encontrei nenhuma pista.

Resposta

Link directo:

RE: condessa de canaris - Travanca de lagos

#195805 | vbriteiros | 09 mai 2008 02:16 | Em resposta a: #195762

Será condessa de Camarido?

Resposta

Link directo:

RE: condessa de canaris - Travanca de lagos

#195878 | jduarte | 09 mai 2008 18:38 | Em resposta a: #195805

Poderá ser. O nome que eu li constava na confrotação de um terreno duma escritura antiga. Já se via mal. Poderá esse nome, condessa de Camarido, estar relacionado com Travanca de Lagos?

Resposta

Link directo:

RE: condessa de canaris - Travanca de lagos

#195924 | vbriteiros | 09 mai 2008 23:38 | Em resposta a: #195878

Segundo o site da freguesia existem diversas casas senhoriais. Pelos apelidos dessa familias talvez consiga a ligação

Resposta

Link directo:

RE: condessa de canaris - Travanca de lagos

#195940 | jduarte | 10 mai 2008 01:58 | Em resposta a: #195924

É dificil. Existe um desconhecimento total da existencia de um conde ou condessa em Travanca de lagos. De acordo com Eduardo Osório Gonçalves e a sua recente publicação Raízes da Beira, que eu desde já felicito, menciona a referida casa como a casa da familia Alvares Brandão, tendo Alvaro Afonso Brandão casado com Catarina Vaz em 1485 e provavelmente ido para lá viver. Todos os descendentes estão lá mencionados até ao sec. XIX. Quando mencionou Condessa de Camarido relacionou-o com esta região ?

Resposta

Link directo:

RE: condessa de canaris - Travanca de lagos

#196030 | vbriteiros | 11 mai 2008 00:37 | Em resposta a: #195940

evidentemente que relacionei Oliveiira do Hospital - Bobadela - Camarido, porque D. Maria Isabel Freire de Andrade e Castro, nascida a 9.11.1836 foi herdeira das casas de Bobadela e Camarido.
O título de Conde de Camarido (é um local florestado na foz do rio Minho) foi concedido a Nuno Freire de Andrade e Castro, para relembrar o feito de seu irmão Bernardim que nesse local resistiu heroicamente ao exercito frances que invadia Portugal há 200 anos atrás ( infelizmente estamos a comemorar muito mal as derrotas napoleónicas cá na nossa terra).
Esta senhora faleceu viúva e sem geração deixanndo os seus bens a instituições religiosas.

Resposta

Link directo:

RE: condessa de canaris - Travanca de lagos

#196220 | jduarte | 12 mai 2008 23:42 | Em resposta a: #196030

Caro amigo

Agradeço-lhe imenso a sua ajuda, creio que poderá ter razão. Segundo li a condessa de camarido faleceu em 1905. a dita casa ficou em ruinas no decorrer da 1ª metade do sec. XX, tendo sido adquirida por um comprador ( em hasta pública) por volta de 1970 e a escritura mudado de nome, mas outra casa, pegada a esta, tambem bastante antiga mantinha as antigas confrontações. Poderá ser

atenciosamente,
JDuarte

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 18:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen