Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Bibliografia | Formação

Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119746 | Ricardo Anjo | 31 mai 2006 16:28

Ainda sou um novato nestas lides mas gostaria de ter mais informação sobre a familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo, tais como: bibliografia aconselhada, sites de referência, locais de investigação, etc.

Atenciosamente

Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119765 | aniset | 31 mai 2006 19:59 | Em resposta a: #119746

ESTA FAMÍLIA É DA LOUSÃ, CONTACTE A FAMILIA CASTRO CALDAS E SILVEIRA VIANA, TODOS VIANA DE LEMOS

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119821 | JJML | 01 jun 2006 11:12 | Em resposta a: #119746

Caro Ricardo Anjo,

Sou descendente dos Vianna de Lemos que refere. Diga-me o que pretende e vou tentar ajuda-lo.

Cumps,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119880 | Ricardo Anjo | 02 jun 2006 00:28 | Em resposta a: #119821

Caro João Mascarenhas de Lemos,

Eu sou descendente dos Viana de Lemos por minha avó paterna Carolina Tavares de Lemos. Penso que seja o filho do Primo Américo da Lousã, contudo a informação no genea não indentifica descendência.

Pressupondo isso, já fálamos e já contactamos =)

O que eu pretendia era saber onde deveria procurar informação, ou seja, se devo ir directamente à torre do tombo, ou devo procurar nos arquivos distritais (Coimbra), porque até tenho feito em esboço uma arvore genealogica mais completa da que se encontra no genea.
Ainda relativamente aos dados que possuo, infelizmente os dados são tirados de um pequeno livro de apontamentos de meu bisavo Alvaro Viana de Lemos, pelo que não poderia propor a correcçao da pagina sem a devida certificação dos dados.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119882 | Ricardo Anjo | 02 jun 2006 00:33 | Em resposta a: #119765

Cara Aniset

Obrigado pela informação fornecida, embora já tenha conhecimento do facto de que a familia esteja ligada à lousã.

Deveria ter sido mais explicito!
Eu tenho alguns dados que não se encontram no genea contudo foram tirados de uma fonte que não pode ou deve ser considerada certificada pelo que não posso sugerir correcção da pagina do genea.
Entretanto ja coloquei a questão a JJML (meu parente), sobre qual seria a melhor atitude a tomar: procurar nos arquivos de Coimbra ou na torre do tombo.

Obrigado
Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119885 | Ricardo Anjo | 02 jun 2006 00:44 | Em resposta a: #119746

Segundo as informações que tenho a origem da familia Viana de Lemos prende-se com Luis Gonçalves Viana de Lemos (id=144065) que recebeu de seu pai o apelido Lemos e de sua mae o apelido Viana.

de sua mulher também temos o apelido Lemos...não Viana, pois é prima em 2 grau de seu marido por lado paterno (informação que não se encontra no genea)

São alguns dos dados que possuo, contudo não são certificado pelo que não posso (penso eu) sugerir a correcção da página do genea.

Gostaria além disso de saber um pouco mais da ascendencia desta familia (que também é minha)

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

Continuação: Familia Cesar Anjo

#119886 | Ricardo Anjo | 02 jun 2006 00:51 | Em resposta a: #119746

Relativamente à familia Cesar Anjo tenho poucos dados.
Pelo que sei, a origem do apelido situa-se perto de Santa Comba Dão, não sendo este de origem anterior ao sec. XIX.
O apelido por de tras deste seria BORGES. O que se sucedeu foi que "um" (peço desculpa por não saber o nome) padre Borges enamorou-se por uma bela moça da qual teve um filho que foi chamado de: Cesar Augusto Rodrigues Anjo de Deus. Que mais tarde e para a descendência passaria a Cesar Anjo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119911 | JJML | 02 jun 2006 12:55 | Em resposta a: #119880

Caro Ricardo Anjo,

Sou descendente dos Viana de Lemos, pelo meu Avô paterno Eugénio Mascarenhas Viana de Lemos (id=177795). Quanto ao Primo Américo, realmente a sua descendência ainda não se enconta no Genea, embora já tenha enviado alguma informação (há que aguardar c/ paciência).

Pelo que percebi, será neto de Professora Drª. Carolina Tavares de Lemos (id=496574) irmã do Eng. Fernando de Lemos ambos filhos de Alvaro Viana de Lemos (id=336945) e de Laura Tavares de Lemos (id=336946).

Sobre a familia da Lousã, poderá procurar informação na internet, nos sites da C.M. da Lousã, da Biblioteca Municipal da Lousã, no Neps da Universidade do Minho e em muitas publicações como por exemplo: Costados Nobres de Portugal; História do Banco Fonsecas & Burnay; Árvores de Costados do Embaixador Moya Ribera; O Banco de Portugal - Das Origens a 1914 (I Volume); Familias Titulares de Portugal de Pinto Baena; Subsidios para a história da Lousã por Julio Mascarenhas Viana de Lemos, etc.

Quanto ao pequeno livro de apontamentos do seu bisavô Alvaro Viana de Lemos, quais são os dados que ainda não estão no Genea. Será que não mos poderia facultar, se não for pedir demasiado.

Cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119912 | JJML | 02 jun 2006 13:22 | Em resposta a: #119885

Caro Ricardo Anjo,

Fiquei deveras interessado na mulher de Luis Gonlaves Viana de Lemos (id=144065) ou seja em Maria Joana de Lemos (id=144065).

Aqui no Genea aparece como sendo filha de Diogo José de Lemos e de Joaquina Fernandes Soares d'Ornelas e Lemos, no entanto as informações que possuo era que o nome desta última senhora seria Maria Joaquina Fernandes de Abreu. Penso que aqui haverá alguma confusão. Uma vez que fala que Maria Joana de Lemos seria prima em 2º grau de seu marido pelo lado paterno, não se importaria de explicar como.

Melhores cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119921 | Ricardo Anjo | 02 jun 2006 15:00 | Em resposta a: #119912

Caro João M. de Lemos,

A descendência da minha avó tb se encontra incompleta: ela teve três filhos, Aurora, Benilde e Alvaro (meu pai).

De facto a mãe de Maria Joana chamava-se joaquina Soares Fernandes d'Abreu (o seu apelido d'Ornelas seria por casamento (um outro,pois tenho a memoria de que contraiu matrimonio 2 vezes)

Cometi um erro, não são primos em 2ºgrau mas sim em 3º! A minha avó sempre os referiu como sendo primos, mas não se sabia em que grau...

5.2Maria Joana de Lemos (prima em 3 grau de seu marido)
Progenitores:
4.1Diogo Jose de Lemos
4.2Joaquina Soares Fernandes d'Abreu

4.1Diogo Jose de Lemos (primo em 2 grau)
Progenitores:
3.2Fancisco Simões da Cruz Cacheiro
3.1Joaquina Inácia de Lemos

4.2Joaquina Soares Fernandes d'Abreu
Progenitores:
3.3José Fernandes
3.4Rosa ( frequesia de S. António Funchal)

3.2Francisco Simões da Cruz Cacheiro (toda a informação a partir daqui não existe no genea)
Progenitores:
2.3Carlos Simões Cacheiro
2.4Maria da Cruz

3.1Joaquina Inácia de Lemos (prima 1 grau)
Progenitores:
2.1Joaquim de Lemos
2.2Clara Teresa de Jesus

2.1Joaquim de Lemos (irmão de Maria Joana de Lemos id=215952)
Progenitores.
1.1Manuel Jose de Lemos
1.2Joana Maria Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119922 | Ricardo Anjo | 02 jun 2006 15:11 | Em resposta a: #119921

Maria Joana de Lemos id=215952, bisavó de Luis Eugénio Gonçalves Viana de Lemos.

Portanto, o casal Luis E.G. Viana de Lemos e Maria Joana Lemos tem em comum os seus trisavõs.

Penso ainda ter informação sobre a maioria dos trisovós e tetravós do casal supracitado. Ainda tenho refereência aos pais de uns dos tetravós (recuando assim até meados de 1700).

Outro facto bastante interessante é o facto de os apelidos Lemos, Rodrigues, Simões e Fonseca aparecer mais do que 1 vez na ascendência da familia (podera pressupor-se sofre o facto de a familia ser mais restrita sobre si mesma (consanguinidade))

Cumprimentos

Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#119990 | JJML | 03 jun 2006 12:24 | Em resposta a: #119921

Caro Ricardo Anjo,

A origem dos Cacheiros será de Cernache? Não tem datas ou outra informação sobre esta familia. Sobre os Lemos também não tem mais dados (origem, datas, etc.)

Cumps
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120060 | Ricardo Anjo | 04 jun 2006 15:00 | Em resposta a: #119990

Caro João M Lemos,

Embora não tenha feito referencia ao facto do casal Maria Joana e Luis Eugénio serem primos, penso ter esclarecido a sua dúvida.

Sim penso que a origem dos Cacheiros passe por Cernache, porque inclusive a minha avó fez uma referência ao facto de haver um senhor com bastante jeito para trabalhos manuais que teria apelido Cacheiro.
Sobre os Cacheiros não tenho mais informaçao.

Os Lemos, os Fonsecas penso tb serem de Cernache. A ligação à Lousã deve ter sido por um dos ascendentes que foi para lá com o intuito de trabalhar.... e que depois levou a criação de vasos com a dita vila.

Em relação à Madeira penso que terá sido pela mesma razão mas desconheço em parte se já la havia familia (mesmo que distante).

As referencia mais antigas que tenho são de uma Mariana Lemos e de Francisco Rodrigues pais de Manuel Jose de Lemos que foram pais dos irmãos que dariam mais tarde descendencia a Luis Eugénio e Maria Joana.

Contudo tenho na mesma linha de ascendencia um Manuel Simões de Lemos (filho de Manuel Simões e de Maria de Lemos) que foi pai de Maria Teresa da Assunção Lemos. Esta por sua vez, foi mae de Isabel MAria da Fonseca (casada com Caetano Luis Jacques).

Em suma, estes são dos mais antigos ascendentes que tenho referencia... recuando numa estimativa grosseira de 1700 a 1725. Temos portanto 2 lemos... serão familia? Isso já não posso dizer...

Em relação aos fonseca a referencia mais antiga que tenho é a Cristovaõ da Fonseca na mesma linha de ascendencia de Manuel Simoes e de Maria de Lemos.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120066 | Ricardo Anjo | 04 jun 2006 15:42 | Em resposta a: #120060

Continuando a nossa "conversa" vou dar-lhe algumas datas que tenho encontrado...

Isidoro Bergante era de origem Genoveza, cambista, bancário, negociante.

Luis Manuel Gonçalves Viana, nasceu em 16-1-1789

Seria apelido Cacheiro e não Caxeiro... no livro de meu bisavo, ele corrige este erro.

Joaquina Soares Fernandes de Abreu teve o 1 casamento com Antonio Soares de Ornelas do qual teve descendencia.
Seria do 2 casamento com Diogo Jose de Lemos que teria a nossa ascedente Maria Joana de Lemos.

Os filhos de Luis Eugénio e Maria Joana não foram 3 mas 4 todos rapazes... Luis Eugénio Viana de Lemos (filho) faleceu em criança com difteria.

Temos ascendentes com referencia a pampilhosa por volta de 1700-1725 (estimativa minha)

Na mesma linha de ascendência ligação a Vila Chã, concelho da Maia pelo apelido Gonlçalves.

O apelido Jaques, tetravos de Luis Eugénio V. Lemos por avó paterna com a referencia: do Avenal entre parentisis.
Os avós de Luis Eugénio, via paterna, terão morrido em 13-10-1842 e 22-5-1859 para o avô e avó respectivamente.

Os Fonseca também que coloca a questão se seriam do avenal. Tenho na minha frente a Certidão de Identida de Ana Maria da Fonseca, irma de Isabel Maria da Fonseca (sendo esta a mãe de Mariana Rita Gonçalves)
que refre que nasceu em 26-02-1782
sendo baptizada em 6-março 1782
As letras são um pouco dificeis de ler, em virtude da caligrafia.
Tenho anotado que Isabel Maria da Fonseca terá nascido em 1780...mas não me lembro de onde retirei a informação... possivelmente do livro de meu bisavo.

Que informações tem/não se importaria de referir?

Cumprimentos Ricardo Anjo




O

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120138 | JJML | 05 jun 2006 21:23 | Em resposta a: #120060

Caro Ricardo Anjo,

Estive a tentar sistematizar a sua informação e surgiram as seguintes duvidas:

Como é que Cristovão da Fonseca segue na mesma linha de ascendencia de Manuel Simões e Maria de Lemos. A informação que tenho de Cristovão de Lemos é que MARIANA RITA DA FONSECA E LEMOS (mulher de António José Gonçalves de Lemos) foi Senhora da Casa dos Fonsecas em Cernache, herdada de seu tio Padre Francisco da Fonseca (em religião Fr. Francisco do Espirito Santo, frei egresso da Ordem dos Barbadinhos), casa que pertencera a Cristóvão da Fonseca e Lemos, COX, FSO, casado c/ sua prima Maria Franca da Fonseca, Sr.ª de Casa vinculada em Formoselha. Família relacionada com: Capitão Manuel da Affonseca que morreu durante a Guerra da Aclamação (Séc. XVII); António da Fonseca e Lemos, Escudeiro fidalgo e mais tarde Cavaleiro fidalgo; Capitão António Inácio da Fonseca e Lemos que serviu na Índia.

Quando menciona que os avós de Luis Eugénio por via paterna terão morrido em 13/10/1842 e 22/05/1859 (depreendo que se trata António José Gonçalves de Lemos e de Mariana Rita da Fonseca e Lemos) eu tenho este António José como tendo morrido em 1840 em Cernache de onde era natural.

Quanto aos ascendentes da Pampilhosa, a quem se refere.
Quanto aos Gonçalves de Vila Chã, Maia, de quem se trata.

Quanto ao Luis Manuel Gonçalves Viana tenho a seguinte informação:
Nasceu a 17/01/1789 na freguesia de Nª Srª de Monserrate, Viana do Castelo, baptizado a 20/01/1789 na freguesia de Nª Srª de Monserrate, Viana do Castelo, faleceu 27/07/1875 na Quinta do Lado Ocidental do Campo, Lisboa, casou a 11/09/1818 na freguesia de Stª Catarina , Lisboa c/ Eugénia Maria Rodrigues Berganti, natural de Lisboa, baptizada na freguesia de Nª Srª dos Mártires, Lisboa
Também tiveram:
Francisco Isidoro Viana cc Capitolina da Silveira, com sucessão.
José Isidoro Viana cc (?). Sem sucessão.
Luis Isidoro Viana, sem sucessão
Lino Isidoro Viana, sem sucessão
Izidora Eugénia Viana, sem sucessão
Maria Isidora Viana, sem sucessão

Por sua vez Luis Manuel Gonçalves Viana era filho de Matheus ou Mathias António Gonçalves Viana, nasceu em Viana do Minho em 1760 casou com Teresa de Jesus de Espirito Santo Amorim e Vasconcelos. Que também tiveram:
Luis Manuel Gonçalves Viana, nasceu a 08/04/1787 na freguesia de Nª Srª de Monserrate, Viana do Castelo, baptizado a 12/04/1787 na freguesia de Nª Srª de Monserrate, Viana do Castelo, faleceu a 22/03/1788 na freguesia de Nª Srª de Monserrate, Viana do Castelo

Este Matheus ou Mathias seria filho de Lourenço António Gonçalves, natural da vila de Ponte de Lima e de Isabel Teresa de Abreu, também natural de Ponte de Lima.

Quanto aos Bergante ou Berganti possuo a mesma informação.

De qualquer forma muito obrigado,

Cumprimentos, João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120144 | Ricardo Anjo | 05 jun 2006 22:55 | Em resposta a: #120138

Caro João M de Lemos,

Peço desculpa pelas dúvidas que surgiram, muito possivelmente foi devido a uma explicação deficiente ou devido a erros na sistematização da materia.

Antes de avançar, gostaria de agradecer-lhe a informação disponibilizada. Contudo surgiram-me algumas questões:
1. Mariana Rita Gonçalves de Lemos (o apelido Gonçalves é do marido, e Lemos é lhe pertencente ...Fonseca e Lemos....será então o correcto (!?))
2. QUando se referse a senhora da casa dos Fonseca (o que quer dizer especificamente, peço desculpa a minha ignorancia, significa a sua posse ou algo mais (?))
3.Qual o significado de COX, FSO
4. Portanto é Cristovão da Fonseca e LEMOS (estes 2 apelidos estão portanto bastante proximos, que ascendencia se encontra por detras deles (?))
5. Desconhecia a esposa de Cristovão, Maria Franca da Fonseca, contudo refere serem primos (serão primos direitos, em 2º ou 3º (?))
6. Refere que Maria Franca da Fonseca é senhora da casa vinculado em Formoselha (mais um vez, qual o significado concreto e a razão de refrir: vinculada (?))
7. A guerra da aclamação (será das guerras da restuaração (?))
8. Desconheço por completo donde surge o apelido Vasconcelos (em todo o material que tive acesso, nunca houve referencia ao apelido)

Está correcto quando refere aos avós paternos de LUis Eugénio, contudo as datas que tenho são as que referi...estão a lapis, escrito pelo meu bisavo Alvaro V. Lemos, não refere contudo o local.

Os ascendentes da Pampilhosa é: Francisco Fernandes que casou com Maria Nunes (de Cernache), sendo os pais de Bernanda da Encarnação Fernandes (casada com Custódio Gonçalves Caetano.
Os ascenentes de Vila Cha, Maia, é: João Gonçalves, pai de Custódio Gonlaves Caetano (tb da mesma vila), sendo este pai de Francisco Gonçalves Caetano, sendo este por fim pai de António Gonçalves (esposo de Mariana Rita).

Quando dás as datas de Luis Manuel Gonçalves, da 2 datas de nascimento, morte e locais diferentes.... 2 filhos com o mesmo nome?

Donde surge o apelido Viana? É por ascendencia ou local que viveu. Tinha a vaga ideia que até terá sido por bastardia.

Quando referia a mesma linha de ascendecia, e para o caso concreto que refere, queria dizer que ambos são os pentavós de Luis Eugénio, ou seja, que ambos se encontram numa mesma linha horizontal apresentando o mesmo grau de parentesco referente ao descendente especifico

Referente aos filhos de Luis Manuel G. Viana
Lino cc Maria Carolina Neves (filhos ?)
Maria cc Maximino Abranches (filhos ?)
Luis (faleceu solteiro)
Eugenia cc Joao G. Lemos (com descendencia)
(Dr.) Jose cc Francisca (filhos ?)
Francisco cc Capitolina Silveira (com descendecia)

1. Qual a origem do apelido Bergante ou Berganti (?), e que ramos familiares possui (?)
2. Belchior da Fonseca, pintor da renascença (penso eu) terá alguma liação à familia (?)
3. Que mais ascendencia existirá por Cernache (?)
4. que mais ascendencia existirá então na Formoselha (do apelido Fonseca) (?)

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120147 | Ricardo Anjo | 05 jun 2006 23:16 | Em resposta a: #120144

Depois de saber estes novos dados encontrei isto: id=213127, Fonseca por parte do pai.... e casado com Maria Franca (?)Saro(?) com apelido Fonseca por parte da mae...contudo só aparece uma filha... tive a seguir uma das linhas e vai dar nos condes de Condeixa (tem apelido Lemos) portanto na zona geográfica de interesse.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120176 | JJML | 06 jun 2006 12:01 | Em resposta a: #120144

Caro Ricardo Anjo,

Vou tentar responder-lhe ponto por ponto.

1- Nome correcto Mariana Rita da Fonseca e Lemos (id=144130)
2-Senhora da casa dos Fonsecas, significa sua posse, por herança de seu tio o Padre Francisco da Fonseca.
3-COX = Cavaleiro da Ordem de Cristo; FSO = Familiar do Stº Oficio
4-ver id=213127 (ainda não sei mais)
5-não sei ainda o seu grau de parentesco.
6-foi instituido um vinculo ou morgadio em seu nome (a casa fazia parte do mesmo)
7-Trata-se da guerra da Restauração.
8-ver id=144128 e sua avó id=295014, sobre esta última seu que teve dois sobrinhos: o Padre João José de Vasconcelos, nascido em Ponte de Lima,
Abade de S. Pedro em Coimbra, Capelão-chefe na Expedição do Duque de Terceira ao Algarve, Lente da Academia Politécnica do Porto de 1839 a 1844, Abade de Gondar no Arcebispado de Braga, Provedor da Misericórdia do Porto a 02/07/1873 e manteve o cargo durante 2 anos, teve como escrivão o Dr. Francisco de Sales Gomes Cardoso, existe um relatório do seu Testamento na Stª Casa da Misericórdia do Porto sob a Série H, Banco 6, n.º 68;
e o Dr. José Maria de Vasconcelos, advogado em Lisboa).

Agradeço-lhe os ascendentes da Pampilhosa e de Vila Chã que desconhecia.

Quanto a Luis Manuel Gonçalves, existiram realmente 2 exactamente c/ o mesmo nome, tendo o 1º morrido menor conforme pode ver pelas datas e o 2º que casou c/ Eugénia Maria de Jesus Rodrigues Berganti.

O apelido Viana é patronimico (ou seja pelo local onde nasceram e viveram), tanto quanto sei não se trata de bastardia.

Quanto aos filhos de Luis Manuel Gonçalves Viana posso dizer-lhe o seguinte:
Lino Izidoro Viana, nasceu em 1830 e morreu a 02/04/1902 na ua das Olarias nº 39 - 1º, freguesia dos Anjos em Lisboa, efectivamente casou c/ Maria Carolina Neves que terá falecido antes de seu marido. Não conheço descendencia.
Maria Izidora Viana, deconhecia que tinha casado c/ Maximiano Abranches.
Luis Izidoro Viana, nasceu na freguesia de Stª Catarina em Lisboa a 21/04/1822, foi baptizado na mesma freguesia a 12/05/1822 e morreu também em Lisboa a 23/11/1863 terá sido militar (?) e num pequeno apontamento familiar existe a menção “Faleceu novo depois de regressar de Paris onde procurou remédio para o seu mal” era gémeo de Francisco Izidoro Viana.
Eugénia cc João G. Lemos, seguir a informação existente aqui no Genea no id=144128
Dr. José Izidoro Viana desconhecia que tivesse casado (diz que foi c/ Francisca (qual o apelido)) nasceu a 29/07/1825 na freguesia de Stª Catarina do Monte Sinai, na casa de seu pai na Calçada do Combro em Lisboa.
baptizado a 20/08/1825 em Lisboa sendo seus padrinhos, sua Tia materna, Maria Isidora Berganti e José Nunes da Silveira. Faleceu a 07/11/1902 em Lisboa, sem geração. FoiMédico da Real Câmara (D. Pedro V). Formou-se na Escola Médico Cirúrgica de Lisboa em 01/04/1852. Eleito vereador da Câmara de Lisboa de 1866 a 1868. Eleito para a gerência da CML de 1874 a 1875, sob a presidencia de Rosa Araújo. Trabalhou no Lazareto de Lisboa. Subdelegado de Saúde de Lisboa durante 36 anos. Cavaleiro da Torre e Espada. Medalha de prata da CML, pelo combate à febre amarela. Presidente da Comissão Paroquial da Freguesia das Mercês. Mandou restaurar à sua custa a Capela da Rua dos Caetanos em Lisboa. Maçom do 33º Grau.
Francisco cc Capitolina da Silveira, seguir a informação aqui existente no Genea (id=218245)

1-Quanto à origem do apelido Berganti, tudo o que sei já foi dito e está aqui no Genea.
2-Ligação ao pintor Belchior da Fonseca, desconheço.
3-Não tenho mais dados sobre Cernache.
4-Ainda estou a investigar o ramo Fonseca de Formoselha

Cumprimentos,
João M. Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120179 | JJML | 06 jun 2006 12:13 | Em resposta a: #120147

Caro Ricardo Anjo,

Os Condes de Condeixa, são efectivamente parentes. A sua casa de residencia em condeixa pertence actualmente à familia Sotomayor (por compra).

Poderá consultar mais sobre esta familia na monografia de Condeixa editada em 1941. Envio-lhe dados mais concretos em breve.

Cumprimentos,
João M. Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120189 | Ricardo Anjo | 06 jun 2006 13:11 | Em resposta a: #120176

Caro João M. Lemos,

Muito apreciei toda a informação que me forneceu, e da qual tinha desconhecimento completo.

Contudo ainda tenho algumas dúvidas...
- Qual o significado concreto de familiar do santo´ofício (?)
- Relativamente aos Condes de Condeixa, gostaria de confirmar se fora o atribuido por D. Miguel (que foi o que encontrei) ou outro, pois de facto houve 2 condes de Condeixa no espaço temporal diferente
- "Numa de" titulos nobiliarquicos posso dizer que pela informação que tenho, temos parentes afastados, contudo tudo por ramos colaterais e de casamento: viscondes do Serrado, viscondes de Wren, viscondes S. sebastião, viscondes outeiro, condes de Caria, condes Idanha a nova, e ainda referencia aos marqueses de Chaves.

O minha informação sobre o ramo fonseca de formoselha era nula, como referi. Será que ascendencia tem sangue de Portugal?ou por algum dos ramos?

Cumprimentos,
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120193 | JJML | 06 jun 2006 14:22 | Em resposta a: #120189

Caro Ricardo Anjo,

Quanto ao significado de familiar do Stº Oficio, trata-se de cargo honorifico (ver leitura da especialidade e alguns titulos neste forum de pessoas muito mais habilitadas para o esclarecer do que eu)
Quanto aos Condes de Condeixa, trata-se efectivamente do titulo atribuido por D. Miguel em 1853 (ver Id=54488), a nossa ligação será por sua Avó Maria do Cardal Fonseca.
Como lhe disse ainda estou a investigar esse ramo, sobre o qual existe pouca literatura, que eu saiba.

Já agora sempre tem o apelido da mulher do Dr. José Isidoro Viana ?

Também o informo que os pais de Teresa de Jesus do Espirito Santo Amorim e Vasconcelos foram Manuel do Espirito Santo e Maria de Jesus Amorim

Cumprimentos,
João M. Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#120203 | Ricardo Anjo | 06 jun 2006 16:06 | Em resposta a: #120193

Caro João M. Lemos,

Ja tinha o feito o meu apontamento quando o servidor foi abaixo.

A origem Cacheiro penso que será de Cernache mais concretamente da Pousada.

Infelizmente não tenho o apelido da mulher do Dr. Jose Isidoro Viana.

Agradeço a informação referente a Teresa J. E. S. Amorim, mas já tinha conhecimento do mesmo.
Qual a origem do apelido Espirito Santo? E do Amorim? ... portanto terão de ser ver os avós de Teresa J. E. S Amorim dos quais não tenho conhecimento.

Pelos vistos, o meu bisavo Alvaro Viana de Lemos sempre referiu que a familia Lemos de Condeixa não tinha "nada a ver" com a nossa de Cernache. Contudo se somos parentes dos condes de Condeixa-a e sabendo que estes tinham o apelido Lemos "escondido" pelo de Fonseca, tendo outro Lemos dos Lemos Lacerda a proposição só seria verdadeira se estes Lemos via Lemos Lacerda não se relacionam com a familia... no entanto também podera ser falso pelo desconhecimento da ascendencia.

Portanto sistematizando:

Familia Fonseca
1.1 Francisco da Fonseca cc
1.2 ...
descendente
2.1 Cristovão da Fonseca Lemos (1º lemos)

1.3 António Luis Franco cc
1.4 Sebastiana Fonseca Camelo (prima, irmã de 1.1 (?))
descendente
2.2 Maria Franco Saro

2.1 cc 2.2
descendente
3.1 Manuel Fonseca

3.1 cc
3.2 Mariana de Figueredo Ferreira
descendente
4.1 Leandro da Fonseca

2.3 Manuel Simões cc
2.4 Maria Lemos (2º Lemos)
descedente
3.3 Manuel Simões Lemos

3.3 cc
3.4 Antónia Assunção Rodrigues
descendente
4.2 Maria Teresa da Assunção Lemos

4.1 cc 4.2
descendente
5.1 Isabel Maria da Fonseca

5.1 cc com
5.2 Caetano Luis Jaques
descendente
Mariana Rita Fonseca Lemos que eu tinha como M. R.Gonçalves, pelo que fiz a pressunção de que o Lemos de Viana de Lemos viria do marido que tinha somente como António Gonçalves, mas que também descedende de apelido Lemos (3º Lemos)

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Ps: De seguida envio a ascendencia de Caetano Luis Jaques e do 3º Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120205 | Ricardo Anjo | 06 jun 2006 16:15 | Em resposta a: #120193

Simões/Jaques
1.1 Bento Simoes cc
1.2 Isabel Rodrigues
desdendentes
2.1 Manuel Luis Jaques

1.3 Simões Mateus Colaço (Cabeça ?) cc
1.4 Antónia Rodrigues
descendentes
2.2 Maria Antónia Mateus Neto Colaço

2.1 cc 2.2
descedentes
3.1 Caetano Luis Jaques

Ramo 3º Lemos
1.1 Francisco Fernandes cc
1.2Mariana Lemos
descendentes
2.1 Manuel Jose de Lemos

1.3 M. (?) Rodrigues cc
1.4Isabel Simões
descendentes
2.2 Joana Maria Rodruigues

2.1 cc 2.2
descedentes
3.1 Maria Joana de Lemos (bisavó de Luis Eugénio)
3.2 Joaquim de Lemos (bisavô de Maria Joana)
Sendo nestes que persistiu o apelido Lemos, ou seja, tanto o Lemos de Maria Joana (por direito proprio) como o do marido provieram dos 3º Lemos!

Agora a questão coloca-se serão da mesma familia, os três Lemos?
Se reparou também temos repetição do apelido Simões e Rodrigues, que entretanto "escondem-se"; o mesmo se passará?

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120213 | JJML | 06 jun 2006 18:06 | Em resposta a: #120205

Caro Ricardo Anjo,

As duvidas quanto aos 3 ramos Lemos só desparecem quando se souber algo mais, como datas de nascimento, baptismo, morte, locais destes acontecimentos. Possivelmente há que investigar processos de genere (falo do tal padre Francisco de Lemos, que deixa a casa de Cernache à sua sobrinha) etc..

Desculpe mas o apelido do pai de Manuel José de Lemos será Fernandes ou Rodrigues?

Quanto aos Simões e Rodrigues poderá haver aqui alguma "limpeza" de nomes e ou "programação" de ascendencia social.

Cumprimentos,
João M. Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120221 | Ricardo Anjo | 06 jun 2006 19:49 | Em resposta a: #120213

Caro João M. Lemos,

Agora vai me ser um pouco dificil investigar nos Arquivos da Universidade Coimbra, mas possivelmente em Outubro terei tempo para o investigar e procurar.

Quando refere processos de genere, a que se refere (mais uma vez peço desculpa da minha ignorância)? Trata-se de documentos que através de transações põe a descoberto a familia subjacente?

Quando refere Padre Francisco Lemos está-se a referir ao Padre Francisco Fonseca Lemos, correcto? Esta casa, a casa de Cernache é a casa que actualmente pertence à Viscondessa do Serrado (Casa do Cabo)?
A minha avó disse-me que esta seria dos Gonçalves, ao qual está associado o jazigo dos Gonçalves e no qual esta sepultada Mariana Rita F. Lemos.

Contudo a minha avó ainda refere que os Lemos de Maria Jana Lemos seriam da barróca, local perto de Cernache (como exemplo: Celas para Coimbra), e da qual haveria o jazigo da Quinta da Cerca, correspondente a Quinta da Cerca na barroca (?)

O apelido que tenho do pai de Manuel Jose de Lemos é Francisco Rodrigues. Porque refere Fernandes? Como Francisco Fernandes, só poderia ser o pai de Bernarda Maria da Encarnação Fernandes, trisavó de Luis E. G. V. Lemos.

Ao que se refere com o facto de limpeza e ou programação de ascendencia social? Com o facto dos apelidos Lemos, Gonçalves serem mais marcantes e mais distintivos do que os outros??

Na maioria dos apontamentos que tinha, da minha avó e meu bisavó temos como certo Mariana Rita Gonçalves, sendo misterioso o facto de ser assim sempre tratada´supondo ser a herdeira da casa de Cernache e do suposto morgado da Formoselha e portanto de maior ascendencia social que seu marido! Mas o seu filho já seria João G. Lemos (que poderia ser e que muito possivelmente é da mãe, contudo há a hipotese de ter sido do pai)

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120268 | JJML | 07 jun 2006 11:11 | Em resposta a: #120221

Caro Ricaro Anjo,

Continuemos então esta conversa.

Quando me refiro ao processos de genere, ou mesmo às habilitações do Stº Oficio, trata-se de documentos que muitas vezes possuem informação sobre a famila dos inquiridos e que de alguma forma serviam à época para reforçar o direito que essas pesoas tinham a determinados cargos (sejam da governança local, sejam a cargos eclesiásticos, etc.), terá que se procurar na Torre do Tombo, ou nos arquivos regionais, etc.

O Padre Francisco Fonseca de Lemos é a pessoa que me refiro. A casa de Cernache é a Casa do Cabo. Fala-me do jazigo dos Gonçalves onde está sepultada Mariana Rita da Fonseca e Lemos, onde se situa? Em Cernache?

Quanto aos Lemos de Maria Joana de Lemos, desconhecia serem da Barroca, bem como o seu jazigo na Quinta da Cerca.

A duvida c/ o pai de Manuel José de Lemos, prende-se com o facto de na sua descrição dos Simões/Jaques de ontem mencionar o nome de Francisco Fernandes e de Mariana Lemos como seus pais, quando antes me havia comunicado ser Francisco Rodrigues. Estou agora esclarecido, muito obrigado.

Quando falo de "limpeza" e de "ascenção social" trata-se de uma maior "distinção" dos apelidos.

Quanto à Mariana Rita da Fonseca e Lemos, usar também o apelido de seu marido, ou seja Gonçalves não é de estranhar e era muito comun à época. Quanto ao nome do seu filho (João José Gonçalves de Lemos) ser como é deve-se ao facto de o seu padrinho ter sido seu Tio João José de Lemos, natural de Cernache, falecido em 1843, sem geração, abastado proprietário e comerciante em Coimbra, sócio da firma Pereira & Cia, proprietária da fábrica de papel da Lousã em 1824 e desde 1833 seu único dono, que foi também Delegado do Recebedor Geral da Província do Douro, depois residente na Rua de S. Julião em Lisboa, e que deixou testamento datado de 18/04/1840, a favor do seu afilhado João José Gonçalves de Lemos. Este senhor foi talvez a pessoa mais preponderante da familia no periodo que estamos a falar.

Mais uma vez há que solicitar certidões de nascimento, casamento, baptizados, etc.. um trabalho que nunca mais acaba, mas que tem as suas compensações.

Cumprimentos,
João M. Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120317 | JJML | 07 jun 2006 23:34 | Em resposta a: #120189

Caro Ricardo Anjo

Existe uma menção à "casa vinculada de Formoselha" na monografia de Augusto dos Santos Conceição, Terras de Montemor o Velho, Ed. 1944, Coimbra, pg. 297.

Cumprimentos,

João M. Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120433 | Ricardo Anjo | 09 jun 2006 22:34 | Em resposta a: #120268

Caro João M Lemos,

Peço desculpa pela demora mas tenho andado bastante ocupado.

De facto Mariana Rita Fonseca e Lemos encontra-se sepulatada no jazigo dos Gonçalves em Cernache, Jazigo esse pertencente à casa do cabo. Pelo que daqui se pode concluir que o dito jazigo pertence actualmente à viscondessa do Serrado.

Penso que o jazigo como "pertencente" à casa do cabo, coloca a questão de o jazigo ser da familia gonçalves e a casa do cabo ser fonseca e lemos, contudo provavelmente em virtudes de partilhas e de mariana rita fonseca e lemos usar ou pelos menos pressupor-se o uso do apelido do marido (gonçalves) explique a situação
Entretanto o jazigo da Quinta da Cerca, pertence à minha avó.
A Barroca penso que seja entre Cernache e Vila Pouca, ou seja, a partir do largo de Cernache para quem vai para a Igreja, segue sempre pela mesma rua/estrada.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120471 | felpo | 10 jun 2006 03:13 | Em resposta a: #120317

Caros Ricardo Anjo e João M. Lemos

É muito engraçado estar a ler a troca de correspondência entre dois primos sendo, eu por sua vez, parente ainda mais próximo de cada um. A minha avó Maria Luísa Mascarenhas de Lemos era irmã do meu tio Eugénio Mascarenhas de Lemos, pai de Fernando que penso ser avô de João Mascarenhas de Lemos e o meu avô Américo Viana de Lemos primo direito da minha avó e irmão de Álvaro Viana de Lemos bisavô de Ricardo Anjo.
Um, Artista, revolucionário para a época, introdutor em Portugal dos ensinamentos de Pestalozzi, o outro jurisconsulto, governador Civil de Coimbra e de Santarém. Conheci bem os vossos bisavôs, e recordo-os a ambos com muita saudade.
Todos os dados que têm trocado na generalidade conferem com os dados que possuo.
Em relação à casa dos Lemos Ramalho de Condeixa existe uma relação longínqua pelo ramo Arnau (grafado também Arnault, ou Arnao), a minha tetravó chamava-se Maria Liberata Arnao Gambôa. A casa de Condeixa foi primeiro propriedade José Rodrigues Ramalho, seu filho herdeiro João casou com Antónia Luísa da Fonseca e Lemos e deste casal é neta Maria do Cardal Ramalho da Fonseca Arnao do Rivo.
Até breve ficarei satisfeito se descobrirem outras novidades.

Com os melhores cumprimentos Fernando E. Lemos Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120766 | JJML | 14 jun 2006 11:34 | Em resposta a: #120471

Caro "Primo",

De facto é bastante engraçado e proveitoso esta troca de mensagens. O nosso primo que muito me tem ajudado nestas "lides" tem sem duvida bastante informação sobre os Lemos de Cernache e não só. Passando aos seus dados, confirmo que sou filho do Fernando Carlos e neto do seu tio Eugénio Viana Mascarenhas de Lemos. Em relação aos Lemos Ramalho de Condeixa os seus dados são também os meus. Fala contudo que os dados aqui trocados "na generalidade conferem" com os seus, já agora onde é que não "conferem".
Entretanto estive na Lousã na casa de meus Avós, que agora me pertence e procurando mais algum indicio "descobri" dois possiveis parentes que será necessario investigar um pouco mais, para saber se pertencem ou não à mesma familia, falo dos Fonseca e Lemos, são eles:
- Maria Isabel da Fonseca e Lemos, freira no Mosteiro de Stª Maria de Celas e aì sepultada a 03/06/1758, de acordo c/ o Inventário Artistico de Portugal - Cidade de Coimbra, Vol II, Edição de 1947, pg. 71, por Vergilio Correia e Nogueira Gonçalves.
- Dr. António José da Fonseca e Lemos, nomeado em 15/04/1734 para Dezembargador da Relação da Bahia, de acordo c/ as Noticias Históricas de Portugal e Brasil (1715-1750), edição de 1961, pg. 182.

Com os melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120767 | JJML | 14 jun 2006 11:49 | Em resposta a: #120433

Caro Ricardo Anjo,

Como já deve ter reparado temos mais um primo no meio desta nossa conversa, o que só pode ajudar ainda mais. Hoje mesmo lhe respondi e enviei mais alguns dados sobre os Fonseca e Lemos.
Quanto ao uso do apelido Gonçalves por parte de Mariana Rita penso tratar-se de um facto comum à época o assumir o apelido do marido. Não tenho muito mais para acrescentar do que isto.

Conhece sem duvida muito melhor do que eu a vila de Cernache onde eu só me desloquei uma unica vez e ainda em vida de meu Avô. Pretendo nas minhas próximas férias aì deslocar-me e verificar "in loco" as preciosas indicações que me tem enviado. Possuo algumas cópias de desenhos da vila efectuados por Alvaro Viana de Lemos que assim fariam mais sentido.

Cumprimentos,
João M. Lmeos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120788 | Ricardo Anjo | 14 jun 2006 18:36 | Em resposta a: #120766

Caro João,

Fiquei deveras feliz ao saber de mais noticias, mais familia, enfim um pouco mais da nossa história e das suas relações!

Pois também tenho mais informações...
fui ao AUC! Consegui arranjar um pouco tempo dentro da minha agenda e como estava lá perto aproveitei. No entanto como não tinha apontamentos, fui apenas para conhecer o sítio e quem sabe algo mais.

Entretanto tive nas minhas mãos o registo de nascimentos da freguesia de Cernache de 1745 a 1790 (salvo erro a última data), e tive folheando, como quem não quer a coisa. É um pouco dificil face à caligrafia, e à cor. O sentir do livro nas mãos foi uma sensação indescritivivel...tanta historia "escondida" à espera de ser vista e contada! Mas voltando ao que interessa, tirei os seguintes dados:

Aos 22 de Maio de 1780 baptizei solenemente e pús os santos óleos a ANA filha legítima de Caetano José e de Isabel Maria, aquele natural do Avenal da freguesia de são pedro de ...sebogrande (não consegui perceber mais do que isto), neta paterna de Manuel Luís e de Maria Cabeça e neta materna de Leandro de Afonseca (penso que foi afonseca que li) e de Maria teresa da assunção. Foi padrinho o reverendo Francisco do Espirito Santo e Ana Maria da Fonseca ...(ja não me lembro muito bem das palavras que la estavam, mas penso que seria a irma, que por procuração pode ser madrinha (?))
--->Assim sendo os nossos dados estão correctissímos! Contudo é um pouco dificil tratar dos apelidos em virtude do nome "pequeno", o qual aparece nos registos. Penso portanto tratar-se de uma irmão de Mariana Rita Fonseca e Lemos....

Francisco Cacheiro li qualquer coisa na pagina 294 do livro... o que remete para nascimentos entre 1775 e 1780, agora que cheguei a casa e confirmei que de facto temos uma francisco cacheiro e dentro da mesma linha temporal. Ei de investigar melhor!

No verso da 273 tem que: Nasceu a 8 de Maio de 1777 José filho de Francisco Gonçalves e maria Josefina (foi o que me pareceu) de Lemos, ...avós paternos Custódio Gonçalves e Bernarda Maria da Encarnação...avós maternos Manuel Jose de Lemos e Joana Maria. Padrinho Jose Ferreira Gonçalves e Teresa Caetano (...) mais á frente no livro de regsistos aparece que tiveram outro filho em 1777 chamado António... e que muito provavelmente, senão mesmo, o António Gonçalves avô do Luis Eugénio.

Outra coisa que vi também foi que os livros de registo em Cernache recuam até 1580, ou seja existem livros desde essa epoca e até aos quais podemos investigar.

Para investigar os Fonseca e Lemos, provavelmente chegara a uma altura que terá de se recuar à formoselha, como é obvio.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120807 | felpo | 15 jun 2006 01:19 | Em resposta a: #120766

Caros Primos

Estou muito entusiasmado com a vossa vontade de investigar que a todos trás proveito.
Em relação aos dados por vós já adiantados, há algumas novidades para mim, e quando disse que, “na generalidade conferem com os dados que possuo” referiam-me ao que há a mais e, sem duvidar da sua autenticidade, corresponde a essa diferença.
Mais uma pequena achega, se consultarem o livro de Luís Peter Clode, “Registo Bio-Bibliográfico De Madeirenses”, na página 283 pode ler-se:
-José Júlio de Lemos (1885-1914) industrial e proprietário, * 23.7.1855 + Lisboa, 20.10.1917. Filho de Diogo José de Lemos, natural de Sernache, Coimbra e de D. Joaquina de Jesus, viúva de António Soares de Ornelas.
Foi director e proprietário da fábrica de destilação de álcool denominada Companhia Nova, …
…Casou no Funchal a 1.9.1881, com D. Maria Augusta Machado, filha de Vicente Cândido Machado e de Carolina Augusta de quem teve: Ilda Machado de Lemos Soares, Isabel Olga Machado de Lemos Lereno, casada com o Dr. António Augusto Paiva Lereno; Maria Ema Machado Lemos de Nóbrega, casada com Marinho de Nóbrega; e Eugénia Machado de Lemos, casada com o Dr. Nuno de Vasconcelos Porto, c.g.
Este José Júlio era irmão da avó Joana (Maria Joana de Lemos).

Em vez de Sebo Grande deverá ser freguesia de Sebal Grande.

O apelido Neto Colaço não será uma corruptela de Neto Calaça, apelido existente na Madeira e de que pelo lado do meu pai também sou descendente.
E em vez de Cabeça não será Calaça?

Os Lemos de Condeixa, são: Lemos de Faria, natural da Ilha das Flores, Fonseca Lemos de Cernache dos Alhos e Formoselhe, e Lemos Pereira de Lacerda. Se consultarmos os arquivos do GENEA em Cristóvão da Fonseca e Lemos filho de Francisco da Fonseca e casado com Maria Franco Saro, vemos a relação com a com os Lemos de Condeixa, sei que são de Cernache mas não entendi bem como se relacionam connosco.

À espera de novidades
Fernando Pinto coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120823 | Ricardo Anjo | 15 jun 2006 15:25 | Em resposta a: #120807

Caro Fernando Coelho,

Tenho muito gosto em conhecê-lo! Espero que se junte "ao grupo" e deste modo aprofundar/trocar informações sobre a nossa grande familia!

Espero assim, depois de ter uma actualização e maior numero de informações sobre a ascendencia completar os dados existentes no genea (como eu gosto de chamar a este website).

Desde já o convido a ler a ultima informação/mensagem que enviei ao primo João M. Lemos sobre o que encontrei ontem no AUC. Infelizmente o tempo não me permite dispor de mais, contudo assim que puder ei de investigar melhor os registos!

(entretanto já vi que a mensagem e de 15/06 ja viu a mensagem que deixei)

Agradeço a correcção de Sebal Grande, pois desconhecia por completo o nome e a existência desta freguesia.

Os registos que tenho de Neto Colaço, reportam-se a Caetano Luis (do Avenal salvo erro) pelo que presumo que o apelido seja no continente, contudo em ramos mais antigos talvez possa ser das ilhas.

O que consegui ler na AUC, e o que me deu a perceber foi apelido Cabeça (o meu bisavô Alvaro V. Lemos até deixou com um parentesis o apelido se seria Colaço ou Cabeça) contudo podera ser Calaça... terá de ser investigado melhor!

Refere que os lemos de Condeixa descendem de 3 ramos Lemos é isso? O Genea encontra-se incompleto! Sim de facto em ramos colaterais estamos ligados aos condes de condeixa-a (Lemos, Lemos esse que não será de Fonseca Lemos mas de Lemos de Lacerda (penso eu), por descendencia...os fonseca lemos neste ramo vão descender no feminino, pelo que o apelido se encontra "escondido").

Voltando aos Cristovão Fonseca Lemos ele tem também um filho Manuel Fonseca Lemos (este NÂO se encontra no Genea) do qual descende Mariana Rita Fonseca Lemos (sua bisneta e minha 5º avó).

Como deve lido nas mensagens, estou muito curioso pelo facto de termos 3 ramos Lemos (como eu também gosto de dizer), e na minha opinião penso que eles são familia... um senão é o facto do apelido Lemos ser, digamos, comum.

O meu bisavo sempre disse que os Lemos de Cernache não se "misturavam" com os Lemos de condeixa, estou fortemente convencido que, e como já vimos, somos familiares distantes destes, mas o apelido Lemos deriva do Lemos Lacerda.

E como já disse ao primo João, tenho as minhas reticencias ao facto do livro de registo de nascimentos não ser muito completo, ou seja, não aparecerem os apelidos todos (se é que existem mesmo). Veja-se o Manuel Luis Jacques.... o que eu li foi apenas Manuel Luis... não tem referencia ao Jacques.

Quanto à ascendencia no distrito de Coimbra, poderei fazer muita pesquisa (via AUC), contudo agradecia que a pesquisa em Viana do Castelo (familia Viana), o apelido Bergante, e a familia que possa ascender na Madeira seja feita por vós pois penso que tenhais mais informação que eu.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120824 | Ricardo Anjo | 15 jun 2006 15:33 | Em resposta a: #120767

Caro João M Lemos,

É bastante interessante as cópias de desenhos da vila que tem de Alvaro Viana de Lemos.

Se não fosse pedir muito, seria posssivel scanea-las e envia-las por mail? O meu mail é ricardoanjo28@gmail.com

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120832 | felpo | 15 jun 2006 18:25 | Em resposta a: #120823

Caros Primos

Há já uns anos (talvez 2) tive um contacto por interposta pessoa com um senhor de Ponte de Lima (que será nosso familiar) e que conhece as casas e lugares dos antepassados dos que, chegados a Lisboa, passariam a ser conhecidos por Viana.
Na altura contactei os nossos primos João Cunha Matos, Luís Manuel Viana de Lemos e Eduardo Mascarenhas de Lemos, para em excursão irmos a Ponte de Lima.
Foi muito complicado conciliar um calendário compatível com os quatro.
Se calhar podia-se agora reiniciar o contacto e organizar o passeio a Ponte de Lima.

Sei que o tio Álvaro Viana de Lemos esteve ou viveu em Viana do Castelo, talvez em serviço militar, como era uma pessoa muito interessada e curiosa, ele mesmo deve ter feito alguma investigação nessa sua estadia.

Sempre à espera de novidades

Com os melhores cumprimentos
Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120908 | felpo | 16 jun 2006 19:01 | Em resposta a: #120767

Caros Primos
Aqui no Fórum, no tópico "genalogias em Viana do Castelo" Tiago Silva encontrou dados referentes a nossos tetra e quintos avós talvez ele nos possa descobrir mais alguma coisa.
Abraços

Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120936 | Ricardo Anjo | 17 jun 2006 04:26 | Em resposta a: #120832

Caro Fernando,

Seria uma ideia bastante interessante mas de facto encontrar um calendário compativel para um numero crescente de familia e tanto menor. Contudoalgo se pode arranjar.
Em que periodos lhe seria mais conveniente embarcar em tal passeio?

Infelizmente relativamente a Alvaro Viana de Lemos, penso que pouca coisa deva ter deixado sobre a sua estadia por Viana do Castelo, contudo é um pergunta que ainda colocarei à minha avo Carolina.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#120959 | felpo | 17 jun 2006 13:37 | Em resposta a: #120936

Caros Primos
Aqui no Fórum, no tópico "genalogias em Viana do Castelo" Tiago Silva encontrou dados referentes a nossos tetra e quintos avós talvez ele nos possa descobrir mais alguma coisa.
Abraços

Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121138 | tiagova | 20 jun 2006 10:47 | Em resposta a: #120144

Caro Ricardo Anjo,

Por análise ao registo de óbito de Lino Izidoro Viana (casado com Carolina Neves Viana) verifico que não se conhece testamento e deixou 3 filhos maiores. Portanto, e ao contrário do que tenho lido, Lino deixou descendentes.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121179 | Ricardo Anjo | 20 jun 2006 18:01 | Em resposta a: #121138

Caro Tiago Silva,

Agradeço a informação adicional que me dá! Efectivamente tinha presente o casamento deste mas a sua descendência era um facto desconhecido para mim... e para os apontamentos que o meu bisavô Alvaro Viana de Lemos deixou.

Numa das suas mensagens anteriores no tópico de Genealogias de Viana do Castelo refere a sua ascendência/descêndencia na freguesia de Monserrate donde também teho ascendentes comuns a mim e aos dos meus "primos". É descendente deste ramo?

Que mais informações dispoem das que estão existentes no genea?
De facto os dados que tenho em resposta ao topico de Viana do Castelo é que Eugénia Maria Rodrigues ( de Via Longa, arredores de Lsiboa - Saloios) casou com Isidoro Bergante (Genovez) dos quais teve:
a) Eugénia Maria Isidoro Rodrigues cc Luis Manuel Gonçalves de Amorim Viana
b) Luis Rodrigues (solteiro)
c) Feminino (mãe de Maria da Assunção)

a) Tiveram
1) Maria Isidora Viana
2) Lino Isidoro Viana
3) Luis Isidoro Viana
4) Isidora Eugénia Viana (4 e 5 são gemeas)
5)Eugenia Isidoro Viana (minha tetraavó)
6) Francisco Isidoro Viana
7) Dr. Jose Isidoro Viana

A confusão que podera surgir no nosso ramo é o facto de a minha tetraavo, a minha 5ªavó e a minha 6ªavó terem o mesmo nome!

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121180 | Ricardo Anjo | 20 jun 2006 18:04 | Em resposta a: #120959

Caro Fernando Pinto Coelho,

Vamos ver se de facto encontramos mais qualquer coisa... quem sabe mais um parente! Sempre à espera de novidades

O nosso primo João . Lemos é que parece estar incontactável....

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121182 | Ricardo Anjo | 20 jun 2006 18:06 | Em resposta a: #120766

Caro Joao M. Lemos,

Gostaria de saber se tem recebido a informação que tem surgido neste tópico, visto que ainda tenho recebido respostas suas nestes ultimos dias.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121185 | tiagova | 20 jun 2006 18:25 | Em resposta a: #121179

Caro Ricardo Anjo,

Sou descendente, da parte de minha mãe (Maria Isabel Wrem da Silveira Vianna), de Luís Manuel da Silveira Vianna> Francisco da Silveira Vianna> Francisco Izidoro Vianna> Luis Manuel Gonçalves Vianna> Mathias António Gonçalves> Lourenço António Gonçalves> Mathias Gonçalves, sucessivamente e por geração.

Quanto aos gémeos, diria que Francisco Izidoro Vianna é gémeo de Luís Izidoro Vianna.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121208 | felpo | 20 jun 2006 23:36 | Em resposta a: #121185

Caro Tiago

Fico contente por poder contar com a colaboração de outro primo.
A minha mãe conheceu a tia Fina e fala dela como sendo muito bonita se não estou enganado deve ser a sua bisavó.
Esteve presente num almoço na Casa do Campo Pequeno em 28 de Outubro de 2000, organizado pelo Luís Carlos MacMahon Wrem Vianna?
Eu fui com a minha mãe e o meu filho, fiquei com pena de não ter havido maior partilha de histórias e de dados concretos.
Apesar de já muito desfigurada gostei imenso de conhecer a casa, foi o momento alto.

Abraço
Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121217 | tiagova | 21 jun 2006 09:06 | Em resposta a: #121208

Caro Fernando Coelho,

Estive em dois almoços de família nessa casa não consigo é precisar as datas. Para mim, o momento alto foi visitar o quarto onde dormiu minha mãe. Arrepiou verificar estar praticamente intacto.
Quanto ao resto, e por serem muitas pessoas, teria sido desejável ter havido uma apresentação geral dos presentes. Por ventura não terá uma lista das pessoas que estiveram presentes? Sei que essa lista existe, lembro-me de a ter visto algures. Era um elemento interessantissimo para todos nós.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121221 | felpo | 21 jun 2006 11:39 | Em resposta a: #121217

Caro Tiago

Não sabia da existência da lista, mas talvez pedindo a quem organizou seja possível obtê-la.
Conheci pessoas mas não fiquei a relacioná-las, foi isso que faltou, não houve a divulgação da lista dos presentes nem a sua articulação genealógica, por timidez quem estava, falava com os que já conhecia e quando ousava falar com alguém diferente a conversa ficava muito reduzida a comentários de circunstância.
Também não sei se os objectivos de quem organizou fossem esses, pareceu-me que foi uma singela confraternização, tendo por base o encontro com o lugar. Calculo que seja muito complicado organizar um encontro de outro modo pois nem todos se sentem à vontade com a investigação genealógica. Do lado da Lousã, descendentes da Eugénia Isidora de Vasconcelos Viana, se não me engano, só estavam 12 pessoas. Muitas se calhar nem souberam.
Talvez as novas gerações consigam imprimir um novo interesse a estas investigações.

Abraço

Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#121226 | JJML | 21 jun 2006 12:26 | Em resposta a: #121182

Caro Ricardo Anjo,

Confirmo ter recebido as últimas informações, que tenho lido com bastante agrado e surpresa (boa é claro). Contactei entertanto o nosso primo Tiago Silva, que aqui já interviu e que tem um trabalho muitissimo premenorizado sobre a familia Viana. O mesmo disse-me também que se irá deslocar ao Minho muito em breve para saber mais detalhes sobre a familia.

No entanto eis mais algumas novidades e dúvidas.

Mais alguns nomes desgarrados:

António da Fonseca e Lemos, natural de Cernache, escudeiro-fidalgo e mais trade cavaleiro-fidalgo, por alvará de 16/03/1664, filho de Manuel da Fonseca.
António Inácio da Fonseca e Lemos, Capitão que serviu na India.

Descobri que na Torre do Tombo existem alguns processos de possiveis antepassados são eles:
António José da Fonseca e Lemos, datado de 1762, Maço 20, Letra A, nº 26, possivelmente o tal que em 15/04/1734 foi nomeado para Desembargador da Relação da Bahia.
Eugénio da Fonseca e Lemos, sem mais detalhes.
João de Seixas Caldeira da Fonseca e Lemos, sem mais detalhes.

Quanto ao Maximino Abranches casado c/ Maria Isidora Viana, descobri um pequeno apontamento do meu Avô Eugénio que diz o seguinte:
Maximino Abranches seria irmão de Libânia do Carmo da Silva Abranches cc o Dr. José Luis Gonçalves Ferreira da Cunha (id=509117), este filho de Damaso Ferreira da Cunha, natural de Casal Combo (?) e de D. Josefa do Carmo Simões, esta irmã de Faustino Simões Ferreira, natural de Casal d'Ermio, Lousã, vereador da Camara da Lousã, Lente da faculdade de Direito de Coimbra e Desembargador da Relação cc Rita Quaresma de Carvalho e Vasconcelos, sem geração.
O Dr. José Luis G. F. Cunha e sua mulher teram tido: Ernesto Abranches Ferreira da Cunha, Coronel do Exercito e este por sua vez Roberto Brito Abranches Ferreira da Cunha, antigo oficial do exercito e regente agricola cc D. Izaura Marques (Mosteiró ?).

Quanto ao Padre Francisco da Fonseca, o que deixou a casa dos Fonsecas em Cernache à sua sobrinha Mariana Rita da Fonseca e Lemos e que também aparece como padrinho de uma ANA (baptizada a 22/05/1780) em religião o seu "nome" era Fr. Francisco do Espirito Santo e era frei egresso da Ordem dos Barbadinhos.

João Jose Gonçalves de Lemos, n. 11/04/1821 em Cernache cc Eugénia Isidora de Vasconcelos Viana, era primo de um Capitão de Cernache de nome Estevão José de Lemos Saraiva, que foi representante da sua Fabrica de Papel em Lisboa. Não tenho mais dados sobre este militar.

Foi fantástica a sua ida ao AUC, mas fiquei c/ algumas dúvidas, são elas:

Referiu que Ana Maria da Fonseca nasceu a 26/02/1782 e foi baptizada a 06/03/1782 e era irma de Isabel Maria da Fonseca nascida em 1780 cc Caetano (José ou Luis) Jacques. Como é que Isabel Maria teria tido uma filha de nome ANA baptizada a 22/05/1780. As datas não podem estar correctas.

Referiu que JOSÉ, nasceu a 08/05/1777, filho de Francisco Gonçalves e Maria Josefina de Lemos e que estes últimos terão tido um outro filho em 1777 de nome ANTÓNIO. Verificando as datas não podem ter ambos nascido em 1777.

Passando a outro assunto, neste caso as cópias dos desenhos de Cernache de Alvaro Viana de Lemos, na minha próxima deslocação à Lousã vou tentar descobrir o seu paradeiro. Tenho também pequenos desenhos efectuados pelo mesmo da familia, nomeadamente dos seus filhos que terei imenso gosto em enviar-lhe.

Assim ficaremos a aguardar noticias do nosso primo Tiago e outras que entretando possam surgir.

Cumprimentos,
João M. Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#121303 | tiagova | 22 jun 2006 14:11 | Em resposta a: #121226

Caro João Lemos,

Tive oportunidade de ler o teu post de ontem, dia 21.6, e faço os seguintes comentários:

1 – Quanto ao casal Libânia e José L.Gonçalves Ferreira da Cunha (casamento em 10.10.1839, na freguesia de Santa Justa, Lisboa);

pais dele: filho legítimo de Manoel Luís Gonçalves (já falecido à data do matrimónio do filho) e de Micaella Joaquina do Carmo, baptizada na freguesia de São Martinho de Casal Comba no Bispado de Coimbra e moradora na freguesia de Santa Justa, Lisboa.

pais dela: filha legítima de Dr. José Madeira Abranches e de Leonor Casemira da Silva [Abranches]. Libânia foi baptizada na freguesia de Santo Ildefonso, Porto e era moradora na freguesia de Santa Justa, Lisboa.

padrinhos de casamento: António Joaquim da Victória (tio de Libânia), António Joaquim da Silva Abranches (irmão de Libânia), Constantino Luís Simões Ferreira Gonçalves (irmão de José Luís).

2 – Quanto à dúvida de “Casal Combo”, que referes no teu post, julgo tratar-se de São Martinho de Casal Comba, em Coimbra.

1 abraço,

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação: Familia Cesar Anjo

#121480 | felpo | 24 jun 2006 17:11 | Em resposta a: #119886

Caro Ricardo

O tópico aqui no fórum, Borges Garcia 2 padres com esse apelido, chamou-me a atenção. São netos maternos de Francisco Borges e nascidos na vila de Lagares, perto de Santa Comba Dão.
Um abraço do primo

Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121517 | jorge_arez | 25 jun 2006 01:49 | Em resposta a: #121217

--------------------------------------------------------------------------------
caro tiago
desculpe o abuso voce que esta ligado á familia viana da casa bancaria fonseca santos e viana ? talvez me possa ajudar procurei desesperadamante algumas informações sobre essa famila .Segundo a tradição familiar a bisavó materna da minha mulher Secunda de Figueiredo nasc c de 1860 cc Antonio Rodrigues este natural de Remoães MELGAÇO ,comerciante , falecidos em 1904 deixando dois filhos menores Eugénia de Figueiredo Rodrigues * c 1888 e Carlos de Figueiredo Rodrigues.
Teria Sido só 4 irmãs .1-uma das manAs figueiredo terá casado com um José Severo da Cunha este ainda sem dados biograficos mas ja identifiquei como um eng que pertenceu á Companhia das Aguas de LISBOA CS Familia Cunha Pacheco .
2-outra com um vianas da casa bancaria fonseca santos e viana
3- outra com um vanzeller(tenho duvidas sobre este ultimo que pelo menos terá sido amigo visita de casa?
será que me pode dar alguma informa ção as datas de nascimento das manas figueiredo será cerca d 1860 agradeço toda e uqalquer ajuda
Entretanto a minha sogra faleceu ha 5 anos e tudo o que tenho fui recolhendo ao longo de varios anos de conversas com checkups ao que a sra dizia

[Topo]
RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS
muito grato
jorgre arez

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121580 | tiagova | 26 jun 2006 09:01 | Em resposta a: #121517

Caro Jorge Arez,

De facto sou descendente da família Viana, pela parte da minha mãe. Quanto ao seu post no forum, a Casa Bancária Fonsecas, Santos & Vianna foi fundada em 1861 por 4 homens. 2 Fonsecas, 1 Santos e 1 Vianna:

1. António Pinto da Fonseca;
2. Joaquim Pinto da Fonseca;
3. Carlos Ferreira dos Santos Silva;
4. Francisco Izidoro Vianna.

Quando me diz que uma “mana” Figueiredo terá casado com um Viana, tal só poderia ter acontecido com o fundador Francisco Izidoro Vianna ou com o seu filho Francisco da Silveira Vianna. Conheço os casamentos destas pessoas e nada me indica que tenha envolvido uma “mana” Figueiredo.

Cumps.
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121614 | jorge_arez | 26 jun 2006 14:40 | Em resposta a: #121580

Meu Caro Tiago
Obrigado pela sua resposta
O problema é que a Avó Eugenia (EUGENIA Mª de FIGUEIREDO RODRIGUES)nasc em 26 Abril 1889ficou orfã adolescente (mãe Secunda da Conceição de Figueiredo *c13 Setembro 1860+15 Julho 1905,LX pai António Manuel Rodrigues*c1855 )Melgaço(freg.S.João Baptista de Remoães+4 Outubro 1905LX)e ouve um problema de heranças que envolveu fraudes de registo dos orfãos so resolvido em tribunal em 1911.Houve certidões alteradas com testemunhas coniventes do procuradoR e dos alguns dos tios ,pela maneira como foi feito penso que estaria em jogo mais bens herdados pelo lado dos avos maternos Figueiredo .Segundo os meus calculos e falando com a minha sogra e irmãos as ir mãs seriam nascidas entre 1855 e 75 quanto á identificação como tendo casado com um membro da familia Viana da Casa Bancariabera uma certeza nunca desmentido pelos vearios elementos. Por isso qual o elemento da sua familia Viana que possa ter casado cerca de 1875e 1895 e de que talvez desconheça o nome completo da mulher.Te nho alguns nomes proprios para as irmãs da bisavó secunda mas nunca consegui uma certeza suficiente de qual elas era casada com quem .foi sempre uma investigação de entreevista ao longo de muitos serões.
cumps
Jorge Arez

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121707 | tiagova | 27 jun 2006 15:57 | Em resposta a: #121614

Caro Jorge Arez,

Conforme referi anteriormente, Francisco Izidoro Vianna e Francisco da Silveira Vianna foram sócios da referida Casa Bancária e casaram nos anos de 1839 e 1867, respectivamente. O primeiro com Capitolina Nunes da Silveira e o segundo com Eugénia Ludovina Viana Gonçalves de Lemos (sua prima em consaguinidade de 2º grau).

Para além de cópias dos registos de casamento, supostamente verídicos, sugiro-lhe que leia a publicação História do Banco Fonsecas & Burnay, de João de Sousa da Câmara.

Quanto aos restantes factos que refere no seu post, não os conheço e, sem mais elementos disponíveis, terei alguma dificuldade em certificá-los.

Cumps.
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121731 | jorge_arez | 27 jun 2006 21:26 | Em resposta a: #121707

caro tiago
muito grato pela atenção .vou tentar arranjar o livro .Em relação á familia viana existe algum irmão ou primo co irmão do segundo de que desconheça o apelido da mulher ,só por curiosidade....entretanto vou rever as minhas notas para ver se encontro mais algum dado .
cumprimentos
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#121766 | tiagova | 28 jun 2006 08:49 | Em resposta a: #121731

Caro Jorge Arez,

Francisco da Silveira Vianna era irmão de:

1. Eugénia da Silveira Vianna casada com Bernardo Homem Machado de Figueiredo de Abreu Castelo Branco (2º conde de Caria);
2. José Nunes da Silveira Vianna casado com Maria Ernestina Iglésias e;
3. Capitolina da Silveira Vianna casada com António Pinto da Fonseca (fundador da Casa Bancária Fonsecas, Santos & Vianna).

Se conseguir obter o livro que lhe sugeri, terá oportunidade de conhecer a razão pela qual a Casa Bancária deixou de pertencer à família Viana. Por um lado, não havia interesse dos Vianas nessa continuidade e, por outro, surgiu o interesse do banqueiro Henry Burnay em adquirir o quinhão de Francisco da Silveira Vianna.

Cumps.
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#122004 | felpo | 01 jul 2006 02:05 | Em resposta a: #121217

Caro Tiago

Fiquei interessado em procurar o livro “História do Banco Fonsecas & Burnay", de João de Sousa da Câmara, gostava de saber, qual a editora, para ser mais fácil encontrá-lo.
Não há muito tempo apareceu um livro, “Amigos da Dinamarca”, de Pedro O’Neill, onde são citados nomes da família Amorim Viana. Saber-me-á dizer se há alguma relação, e qual, de João António de Amorim Viana * 15.02.1739 cc Ana Maria Febrónia de Jesus Fernandes Branco * Lisboa, 25.06.1754, com os nossos Vianas? Um filho deste casal, casou com Maria Felizarda O’Neill e todos estes dados e outros sobre os seus descendentes encontram-se nos registos do GENEA.
Num outro livro, que se calhar conhece, “O Tabaco e o Poder” de Maria Filomena Mónica, aparece o retrato de Francisco Isidoro Viana numa gravura com o “Zé-povinho”, do Bordalo Pinheiro a acenar. Tenho um outro, infelizmente em fotocópia (mandei encaderna-lo quase não se nota), que se chama, “Uma digressão à Lousã em 1846”, de José Isidoro Viana, com introdução de Eugénio de Lemos (bisavô do nosso primo JJML) e uma dedicatória a Luís Isidoro Viana. Se souber de outros livros ou qualquer outra coisa com a família relacionada, já sabe, estou sempre à espera de novidades.

1 abraço,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#122019 | tiagova | 01 jul 2006 20:05 | Em resposta a: #122004

Caro Fernando,

Quanto ao livro “História do Banco Fonsecas & Burnay", de João de Sousa da Câmara, só o encontrará num alfarrabista. Trata-se de uma edição comemorativa em poucos exemplares.
Estive em Viana do Castelo e posso adiantar-lhe que não encontrei o registo de João António de Amorim Viana na freguesia de Monserrate e para aquela data. Diga-se, que estaremos a falar de registos de baptismo e não de nascimento, pelo que torna as pesquisas mais difíceis.
Pela data que indica, as hipóteses de ser irmão de Luís Manuel Gonçalves Vianna são reduzidas, no entanto nunca se saberá.

Cumprimentos,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#122391 | tiagova | 09 jul 2006 12:00 | Em resposta a: #121221

Caro Fernando,

Já consegui obter a referida lista de presenças no almoço de 28.10.2000. Se me indicar o seu e-mail, terei muito gosto em lhe remeter uma imagem da lista.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#122404 | felpo | 09 jul 2006 16:37 | Em resposta a: #122391

Caro Tiago

Muito obrigado pela sua atenção.
O meu e-mail é: felpo@aeiou.pt

1 abraço
Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#122545 | barbados | 11 jul 2006 16:42 | Em resposta a: #120766

Nasci em Cernache, tenho feito pesquisas àcerca do apelido Goulão (do lado de m/ mulher) e encontrei algo que eventualmente vos poderá interessar: O Visconde do Outeiro era neto de D. Julia Adelaide de Oliveira Lemos (n.1850), filha do Dr. Francisco Gonçalves de Lemos c/c Julia Adelaide de Oliveira, ambos de Cernache e trineto de um Goulão, de Alcains. A ascendência dos Lemos de Cernache, até aos tetravós coincide praticamente com a que tem sido descrita por si e seus primos na Genea, mas disponho de mais alguns elementos da ascendência dos Lemos, Gonçalves, Jacques, Fonsecas e Oliveiras de Cernache que poderão encontrar no livro que consultei "Alcains e a sua história" de Sanches Roque, 1970. Deve estar esgotado mas se vos interessar posso colocar no Fórum os dados que tive oportunidade de consultar relativos aos Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#122595 | JJML | 12 jul 2006 11:13 | Em resposta a: #122545

Caro Barbados,

Fiquei deveras interessado nos dados que possui. Realmente o livro que refere está esgotado, irei procura-lo nos alfarrabistas lisboetas. Entretano será que seria demasiado inconveniente colocar no Fórum os dados que refere. De certeza que "nós" lhe ficaria-mos extremamente agradecidos.

Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#122618 | barbados | 12 jul 2006 17:42 | Em resposta a: #122595

Os dados que a seguir apresento foram extraídos do livro que já referi.
Ramo Gonçalves:
1.1 João Gonçalves, Cernache cc
1.2 ???
Descendente:
2.1 Custódio Gonçalves Caetano, Vila Chã

1.3 Francisco Gonçalves, Pampilhosa cc
1.4 Maria Nunes
Descendente:
2.2 Bernardina da Encarnação Nunes

2.1 cc 2.2
Descendente:
3.1 Francisco José Gonçalves Caetano, Cernache

Ramo Lemos:
1.4 Manuel Rodrigues, Cernache cc
1.5 Isabel Simoa

Descendente:
2.3 Manuel José de Lemos, Cernache

Alternativa por mim encontrada:
1.4’ Francisco Rodrigues, Cernache
1.5’ Mariana de Lemos, Cernache

Descendente:
2.3’ Manuel José de Lemos, Cernache, n.1728
(irmão da ascendente de m/ avó materna em 5º grau)

1.6 Bento Simões, Cernache cc
1.7 Isabel Rodrigues,
Descendente:
2.4 Joana Maria Rodrigues

2.3 (ou 2.3’) cc 2.4
Descendente.
3.2 Maria Joana de Lemos, Cernache

Ramo Jacques
1.8 Simão Mateus Cabeça cc
1.9 Antónia Rodrigues Colaço
Descendente:
2.5 Manuel Luís Jacques, Cernache
Nota: É possível que a ascendência Cabeça/Colaço não esteja correcta porque encontrei
outros nomes de apelido Jacques que podem ter sido ascendentes do Manuel Luis

1.10 Manuel da Fonseca Firmino, Cernache cc
????
Descendente:
2.6 Maria Antónia Mateus Neto

2.5 cc 2.6
Descendente:
3.3 Caetano Luís Jacques, Cernache

Ramo Fonseca
???? cc
????
Descendente:
2.7 Leandro da Fonseca, Cernache

1.11 Manuel Simões de Lemos, Cernache cc
1.12 Antónia de Anunciação Simões Rodrigues
Descendente:
2.8 Maria Teresa de Anunciação Simões Lemos

2.7 cc 2.8
Descendente:
3. 4 Isabel Maria da Fonseca Lemos

Consolidação dos Ramos
3.1 cc 3.2
Descendente:
4.1 António José Gonçalves de Lemos, Cernache

3.3 cc 3.4
Descendente:
4.2 Mariana Rita da Fonseca Lemos

4.1 cc 4.2
Descendente:
5.1 Dr. Francisco Gonçalves de Lemos cc
5.2 Júlia Adelaide de Oliveira, filha de António de Pádua de Oliveira, Cernache,
e Maria Bárbara de Albuquerque Henriques de Oliveira; avós paternos Joaquim Alexandre de Oliveira, Coimbra e Rosa Inês de Oliveira; avós maternos
José Henriques Seco, Cernache e Maria Inácia da Conceição de Albuquerque
Descendente:
6.1 Julia Adelaide de Oliveira Lemos, n. 1850, Sta. Cruz, Coimbra cc
6.2 Dr. Francisco Pereira de Torres Coelho, n. 1825, Alcains
Descendente.
Maria Angélica de Lemos Torres Coelho, n. 1872, Coimbra, 2ª Condessa de Idanha a Nova e mãe do Visconde do Outeiro

Comentários:
Lembro-me de ter conhecido em Cernache o sogro do Engº Cunha Matos de quem fui colega de profissão; o apelido Cacheiro é possível que seja antes Caixeiro, apelido mais comum naquela freguesia (na minha ascendência anterior ao 5º grau existem vários Caixeiros); Os Jacques são do Avenal ou anteriormente de Figueiró do Campo (alguns estão na minha ascendência); Hoje ao fazer pesquisas no AUC encontrei uma escritura notarial de transacção de um prédio em 1888 no notário Braga de Condeixa, cota 15-1-93, f. 25 de Diogo José de Lemos do Funchal.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#123789 | Ricardo Anjo | 28 jul 2006 17:49 | Em resposta a: #119746

Caros primos,

primeiro que tudo queria pedir desculpa de me ter ausentado do forum, mas tenho andado extremamente ocupado.

Em segundo queria agradecer ao Doutor Pedro França pela excelente companhia que me tem dado nestes últimos dias e por todo o apoio e conhecimento ao qual não pude ficar indeferente.

Em terceiro, tenho mais algumas noticias para vos dar sobre a nossa familia!!!!

Mas antes de começar não posso deixar de contar como conheci o Doutor Pedro França. Eu tinha acabado de entrar nos AUC e de pedir os livro de baptimo, quando a senhora responsável me disse que um deles já estava ocupado...entretanto não pude deixar de reparar que também havia um livro com a marcação Lousã....a curiosidade foi tanta que acabei por perguntar que familia estaria a estudar e a resposta foi Viana de Lemos!!!!
Fiquei atonito...seria familia?! Não! Era o doutor Pedro França que estava a pesquizar a nossa familia a pedido do "primo" Tiago.

Voltando ao trabalho...e deveras emocionante pegar num livro com tantas dezenas de anos, centenas (e no qual podermos tirar as nossas certezas), eu apenas tinha uma folha com a arvore... bem a emoção e a vontade de verificar até que ponto o que eu tinha estaria certo que não consegui durante 15 minutos e sem nenhum objectivo parar de ler!!!

Mas vamos ao que interessa!

Tenho algumas datas de baptimo
Tenho algumas datas de casamentos

Descobri mais alguma ascendência
Tenho algumas correcções a fazer à arvore

E o caso de Luis Eugénio e Maria Joana serem primos.....
não é o unico na familia...
e penso ter descoberto também algumas relações interessantes.

De momento tenho de sair, mas logo que possa, em principio esta noite irei por toda a informação que conseguir obter

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124050 | felpo | 01 ago 2006 18:10 | Em resposta a: #123789

Caro Ricardo,

Fiquei contente com este regresso auspicioso, também eu tenho andado arredado.
Nas páginas familiares, em Fernando Pinto Coelho, pus todos os dados que possuo sobre o ramo Viana de Lemos; gostava de saber se coincidem ou se ficam desactualizados com as novidades das suas pesquisas.

Com os melhores cumprimentos
Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124053 | felpo | 01 ago 2006 19:04 | Em resposta a: #124050

Caro Ricardo

Quando disse todos os dados esqueci-me de dizer que é só uma árvore de costados, contemplando, unicamente(com algumas excepções), os nomes do pai e da mãe. Por isso não coloquei nessa página familiar o nomes de muita gente como por exemplo de José Júlio de Lemos (filho de Diogo José de Lemos, irmão de Maria Joana de Lemos, nascido a 13.11.1889, pai de: Ilda, Isabel Olga, Maria Ema e Eugénia Carmina Machado de Lemos, esta última casada com Nuno Alberto Queriol de Vasconcelos Porto… etc), neste caso já consta das páginas do GENEA.

Abraço
Fernando PintoCoelho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124059 | Ricardo Anjo | 01 ago 2006 20:29 | Em resposta a: #124053

Caro Fernando,

Mais uma vez peço desculpa pela demora. De seguida passo-lhe já as informações que obtive.

Familia Fonseca tive alguns dados que não batem certos com os que foram discutidos aqui, assim tenho que:

1.1 António Rodrigues cc
1.2 Maria Rodrigues
descendente
2.1 Domingues Rodrigues

1.3 Manuel da Fonseca cc
1.4 Marta Cruz
descendentes
2.2 Marta da Fonseca

2.1 Domingues Rodrigues cc (24/11/1673, ambos da vila de Cernache)
2.2 Marta da Fonseca
descendente
3.1 Manuel da Fonseca - o velho (b. 8/10/1677)

2.3 Francisco Fernandes cc
2.4 Maria de Figueredo
descedentes
3.2 Mariana da Figueiredo (b. 19/07/1682,vila de Cernache)

3.1 cc (8/1/1701, pagina 102)
3.2
descendente
4.1 Leandro da Fonseca (b. 6/11/1718, pag.123) era pai de Francisco Fonseca ou Francisco do Espirito Santo e no processo de ordenação deste mais concretamente no genere refere: vivia da profissão de sapateiro e das fazendas...qualidade omilde (humilde)...por aqui vimos também que eram cristões velhos.

4.1 cc (18/7/1740, pag. 175)
4.2 Maria Teresa da Assunção Lemos
descendentes
5.1 Isabel Maria da Fonseca (nossa ascendente)
5.2 Maria 10/11/1746
5.3 Ana 10/03/1758

5.1 cc (18/3/1779, Cernache na pag. 77 e 77 verso)
5.4 Caetano Luis Jaques
descendentes
6.1 Mariana Rita Fonseca Lemos

6.1 cc
6.2 António Gonçalves (agora vem a parte interessante, no livro que foi escrito sobre a fabrica de papel da lousa de eugenio v.lemos, refere que eles são primos... e pelo que eu consegui investigar é verdade!!!! serão primos em 3ºgrau tal como luis eugenio e maria joana, no "novo ramo integrado" lemos passarei a explicar)

Contudo como se percebe não encontrei o Cristovão na familia...encontrei um cristõvão fonseca é facto, mas este é filho de Maria Fonseca e Manuel Gonçalves cc (30/08/1679) sendo Maria da Fonseca filha de Marta da Cruz e Manuel Fonseca pelo que ele não seria ascendente directo mas primo....a Maria e Marta Fonseca são irmãs portanto. É estranho de facto...e não encontrei o apelido Lemos de Leandro Fonseca para cima (maior ascendencia).. tenho de investigar melhor..

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124064 | Ricardo Anjo | 01 ago 2006 21:12 | Em resposta a: #124053

E tenho mais ainda ... este Cristovão Fonseca casou com Maria Simões...
Ainda encontrei um Cristovão Camello salvo erro.

Familia Lemos

1.1 Manuel Simões cc
1.2 Maria de LEMOS
descendentes
2.1 Manuel Simões Lemos (b.1/9/1691, vila Cernache, alfaiate)
2.2 Mariana Lemos

1.3 Manuel Simões cc
1.4 Catarina Rodrigues (da ribeira de Pão Quente)
descendentes
2.3 António da Assunção Rodrigues (b 25/10/1693, pag 185)

2.1 cc 2/7/1718 pag 140
2.3
descendentes
3.1 Maria Teresa da Assunção Lemos (b, 25/10/1722 pag139, cc Leandro da Fonseca em 28/7/1740 pag 175)
3.2 Maria Josefa de Lemos (trabalhava na casa dos Condes de Alva ou Alba..foi o que percebi dos escritos)

1.5 Manuel Rodrigues cc
1.6 Maria Luis (vale centeio)
descendentes
2.3 Francisco Rodrigues ...sapateiro, lopeiro(?)

2.2 cc (1/08/1701)
2.3
descendentes
3.3 Manuel Jose Lemos (b.1/5/1728 pag 159)
3.4 Josefa de Lemos

3.3 cc
3.5 Joana Maria Rodrigues
descendentes
4.1 Maria Joana de Lemos (ramo do Luis Eugénio) (b. 2/9/1753, n. 24/8, cc Francisco Gonçalves (b 30/3/1752 pag89 filho de Bernarda maria da Encarnação e de Custodio Gonlçalves Caetano (carpinteiro), neto materno de Maria Nunes (Cernache e de Francisco Fernandes natural da pampilhosa ...perto de Espinho e neto paterno de Domingues Gonçalves e de João Gonçalves (São mamede vila Chã-Porto) a 25/2/1772, e tem descendente António (avo paterno do Luis Eugenio) b. 7/6/1777)
4.2 Joaquim Jose de Lemos (ramo da Maria Joana)

4.2 cc
4.3 Teresa Maria da Encarnação (no registo anterior estava Clara Teresa de Jesus, era filha de Custódio Gonçalves e de Beranarda Maria da Encarnação... pelo que temos o casal de Lemos (rapaz/rapariga) a casar com o casal de Gonçalves(rapariga/rapaz))
descendente
5.1 Joaquina Inácia de Lemos b 3/6/1786, n.24/5 (pag365 verso)

5.1 cc
5.2 Francisco Simões da Cruz CaXeiro (com X) b. 8/5/1783, n. 30/4 verso pag 347

5.2 descende de
4.4 Carlos Simões Caxeiro (filho de Manuel Simões Caxeiro e de Maria Ferreira (Foz Arouce) cc
4.5 Maria da Cruz b. 10/9/1755 (verso de pag112)

4.5 descende de
3.4 JOSEFA DE LEMOS cc
3.6 Manuel Cruz (sapateiro) filho de João Rodrigues (Casconha) e de Maria da Cruz (vila de Cernache)

Os avós paternos de Maria Joana eram primos em 2 grau!! O pai de Maria Joana era natural de Cernache

Resumindo, os 2 ramos Lemos tem de facto origem comum!!! Em MARIA DE LEMOS. Agora falta saber se existe o apelido Lemos subjacente ao apelido Fonseca, verificar a historia do Cristovão Fonseca e recuar na ascendencia Lemos. O trabalho cada vez está a tornar-se mais interessante, contudo também está a aumentar de dificuldade!!!

À espera de novidade e de comentarios

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124066 | Ricardo Anjo | 01 ago 2006 21:20 | Em resposta a: #124053

o Doutor Pedro França em achou bastante interessante a nossa arvore referindo ao trabalho mecanico da nossa familia (alfaiate,sapateiro), contudo esta podera ter subjacente familias digamos importantes que por desconhecimento das gerações seguintes tera caido em esquecimento...mais investigação é necessaria!!!

O apelido Lemos persiste por gerações... desde de Maria de Lemos....

O ramo fonseca sofreu uma volta grande, qualidade omilde....o Cristovão passa a primo....para COX e FSO pressupoem-se riqueza....muitas perguntas ficam assim em aberto!!!

Esta demanda está a tornar-se verdadeiramente interessante!!!

Abraço
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124123 | felpo | 02 ago 2006 17:00 | Em resposta a: #124064

É surpreendente!

Gostava de com calma pôr estes dados ordenados para perceber melhor o que acrescenta ao que já tenho e se desactualiza alguma coisa.
Em relação a Manuel José de Lemos casado com Joana Maria Rodrigues ser comum aos dois ramos, pensei que fosse um dado adquirido, pois há muitos anos que possuo essa informação.

E sobre Francisco da Fonseca pai de Cristóvão da Fonseca e Lemos, Maria Franca Saro, Antónia Luísa da Fonseca Camelo de Lemos * 1700 casada com João Ramalho de Oliveira Catana * 1690, filho de Úrsula de Oliveira Catana?
É fácil mandar palpites para os outros que estão a trabalhar, espero que não me leve a mal.
Com os melhores cumprimentos
Insaciável e sempre à espera de novidades
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124153 | Ricardo Anjo | 03 ago 2006 05:30 | Em resposta a: #124123

Caro Fernando,

Infelizmente tive de levar a mal...... pois eu evito mandar palpites sobre tudo o que faço...procuro sempre implantar o raciocinio lógico e caso eu refira estritamente que é uma possibilidade ou hipotese, eu menciono como tal; do mesmo modo que quando apresento dados concretos como este caso, trato sempre dos confirmar antes dos expor.
Para mais, a maioria dos dados foram vistos pela minha pessoa nos livros de baptismo da freguesia de Cernache do concelho de Coimbra no intervalo de tempo para as datas apresentadas, no AUC como o doutor Pedro França pode confirmar!

É verdade que o ramo Manuel Jose de Lemos casado com Joana Maria Rodrigues ser comum aos dois ramos....e foi muito provavelmente dai que sempre ficou provada (pelo menos para mim, no inicio do meu estudo) a consanguinidade de Luis Eugenio e Maria Joana.

O que eu apresento são mais 2 casos de consanguinidade, como se poderá ler na mensagem anterior.

Um deles é entre Mariana Rita e António Gonçalves (avós paternos de Luis Eugenio), no livro que referi...de Eugenio V. Lemos, e que só reparei sensivelmente na semana passada no termo "primos" entre os nomes que ja referi, e que penso ter confirmado pelo facto de Manuel Simões Lemos e Mariana Lemos serem irmãos, de acordo com os dados do batismo de ambos.

O outro é entre Josefa de Lemos e Manuel José de Lemos serem irmãos, dando origem na descendencia à mae e pai de Diogo Jose de Lemos.

As datas de batismo anteriores a 1700, foram-me fornecidas gentilmente pelo Doutor Pedro França...não tive tempo de as encontrar e confirmar por mim.

Sobre o ramo Fonseca, encontrei Leandro da Fonseca no livro de baptismos e referencia aos seus progenitores...não tenho a certeza se fazia referencia aos avos (tal referencia deixa de aparecer em extratos mais antigos), pois não tirei fotocópia do extrato nem o passei (optei por completar de uma forma mais sistematica o grafico que tenho) de qualquer das formas mais tarde irei proceder à fotocopia dos mesmos.
Contudo a informação dos progenitores de Manuel da Fonseca, e com certeza absoluta pois eu li e o Doutor Pedro França leu-os para mim encontram-se no processo de ordenação de Francisco do Espirito Santo, ao nível do genere (limpeza de sangue) e la estava escrito também "de qualidade omilde" entre outros.

As hipoteses que tenho para Cristovão Fonseca depois do que consegui averiguar são as seguintes: ou é primo de Manuel Fonseca (na altura fiz um esboço do arvore), ou é pai do pai de MArta Fonseca (avô), pois o pai desta também era Manuel Fonseca (esta é uma possiblidade pois não tenho dados). Contudo se Antónia Luísa da Fonseca Camelo de Lemos * c. 1700 (casa em 1700) daqui se depreende que quanto muito seria tio de Manuel da Fonseca (b, 8/10/1677)...além de que Critovão é um nome muito incomum.

Entretanto existe uma hipotese remota.... durante esta minha estadia no Algarve tive a procurar dados familiares no ADF , e pelos dados que dispunha (data nascimento, para nome incomum, encontrei a minha "hipotetica ascendente" (caso unico nesse ano, o nome era Deolinda) contudo o nome da mae estava ttrocado: Maria Jacinta ->Jacinta Maria, e os dados de casamento ao lado na folha não batia certo....vi o livro de casamentos do qual ja tinha a data pelo lado do marido e confirmei a presença dos dados que dispunha...faltava so a data de nascimento...fui ver no ano seguinte...caso unico também para Deolinda...era esta que procurava!! Tudo já batia certo!

Daqui tiro algumas conclusões, não me posso guiar a 100% pela informação que tenho (não quero ofender ninguem, e penso que é uma conclusão logica do texto), que os nomes podem provocar partidas...serem muito parecidos, contudo para a historia de familia Viana de Lemos não penso que tal aconteça devido aos apelidos que aparecem constantemente tanto no pai como na mae do caso em estudo. aliado a alguns apelidos digamos fora do comum para o contexto da vila; por fim, a menos que tenhamos sempre referencia aos avós do caso em estudo poderemos cometer erros, devido à não confirmação dos dados que dispomos.


Contudo achei de extremo mau gosto: "É fácil mandar palpites para os outros que estão a trabalhar"

- Eu reconheço que sou novo nestas lides,
- Sou novo de idade,
- Posso cometer erros (como qualquer ser humano),
- Estou disposto a ver, e a confirmar tudo novamente,
- Procuro soluções para informações que não "batem certo",
- Evito mandar palpites, e penso que o termo deveria ser "hipoteses" em virtude dos novos dados que disponho e que contradizem os existentes, contudo nunca menosprezo os dados que já detinha...o que procuro são as respostas, e por vezes temos de dar hipoteses e tenta-las confirmar ou de as falsificar (Popper)
- Eu também "estou a trabalhar".

Deste modo penso que terá percebido como fiquei um pouco magoado e ofendido face ao trabalho que desenvolvi e face às palavras que mencionou na sua ultima mensagem.
Contudo reconheço também que poderei não ter exposto da melhor forma os dados que tenho e/ou na sua ansia/incompreensão face a estes novos dados e desta forma naõ se ter expressado da melhor maneira.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

PS: Não voltarei a tocar neste assunto em particular; face às palavras que penso não terem sido as melhores, exprimi a minha descontentação. Seguiremos em frente na nossa demanda! Caso existam incoerencias numa ou em ambas as partes relativamente aos dados existentes procederemos a juizo critico e aos livros dos quais poderemos tirar as devidas e correctas ilações.
PS2: Sempre que tiver informações adicionais, irei coloca-las de imediato neste tópico.
PS3: Logo que puder irei confirmar novamente os dados que disponho de Manuel da Fonseca de forma a tentar esclarer o equivoco.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124166 | tiagova | 03 ago 2006 12:20 | Em resposta a: #124064

Caro Ricardo Anjo,

Primeiro queria felicitá-lo pelo trabalho impressionante que desenvolveu junto do UAC. Segundo, fiquei confuso com alguns dados apresentados. A saber:
1 - Refere que 2.1 Manuel Simões cc 2.3 António da Assunção Rodrigues?
2 - Refere que 1.5 cc 1.6 e tem descendente 2.3 Francisco Rodrigues?

Gostaria de saber se haverá alguma troca nas referências utilizadas.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124175 | felpo | 03 ago 2006 14:22 | Em resposta a: #124153

Caro Ricardo,

Estou muito triste!
Escrevi de uma forma tão pouco clara que a sua interpretação foi exactamente ao contrário do que eu queria verdadeiramente dizer.

Por sorte minha, tudo o que sei sobre a família foi-me dado de mão beijada, nunca tive de ir a arquivos, nunca fiz verdadeira investigação. Daí eu querer ter dito, a quem a está a fazer, “ espero que não me leve a mal”, porque a mim, “é fácil mandar palpites para os outros que estão a trabalhar”. E também porque achei que da minha parte era um abuso, em vez de o felicitar por tantas conquistas e descobertas, ainda ter o topete de sugerir novas investigações acerca de ligações hipotéticas (só porque um parente nosso ter dito, em vida, que elas existiam).

-Ser novo nestas lides é uma vantagem, dá-lhe a calma e o cuidado coisas que tendem a desaparecer com a rotina.
-Ser novo de idade é outra grande vantagem, disponibilidade, força, entusiasmo, candura.
-Cometer erros é a nossa condição, por isso é importante a coragem, a força, a humildade, para poder arrepiar caminho.
-Fico contente por saber que tem estas e as outras qualidades inerentes a um bom detective (como o cientista, formula hipóteses e depois tenta prová-las).

Espero que estas linhas sirvam para sanar as feridas e creia que estou muito feliz com o trabalho que está desenvolver.

Com os melhores cumprimentos
Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124187 | Ricardo Anjo | 03 ago 2006 15:37 | Em resposta a: #124166

Caro Tiago Silva,

Muito me satisfaz saber que o meu trabalho de descobrir a minha/nossas origens e considerado não só por mim mas pelos meus!

1- De facto, a questão é perfeitamente natural, assim como a reposta, trata-se de 1 erros ortográfico.
2.1 Manuel Simões Lemos cc 2.3 AntóniA da Assunção Rodrigues

2 - 2.3 Francisco Rodrigues não deveria ser 2.3, deveria ter outro numero e para evitar confusoes talvez seja melhor referi-lo aqui como 2.3', sendo que este 2.3' casou com 2.2 Mariana Lemos.
Como vimos no ponto anterior o verdadeiro 2.3, em vez de António deveria ler-se AntóniA

É possivel haver mais algum erro ortografico, contudo talvez seja melhor que me tirem duvidas acerca do que escrevi pois o meu olho ficou, digamos, viciado.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124190 | Ricardo Anjo | 03 ago 2006 16:05 | Em resposta a: #124175

Caro Fernando,

Afinal tudo não passou de erros de interpretação! Seguiremos em frente na nossa demanda!(para mim ja está tudo esquecido).

Eu estou bastante curioso relativamente a esse Cristovão... pois ele não só aparece no livro de Eugénio V. Lemos como também o Fernando o refere e também no livro do meu bisavo.

Donde foi tirado esse Cristovão Fonseca Lemos? Ou seja em que se baseia, quais os seus dados para referir a Cristovão da Fonseca LEmos...entretanto já vi que a ligação deste com a nossa familia está efectuada no genea.

No livro de meu bisavo, no livro de Eugenio V. Lemos e nos dados do AUC nunca refere a familia Fonseca como Fonseca Lemos (talvez lapso meu que no livro de Eugenio o refira)

E quais os dados que suportam que Cristovão era COX e FSO? E quais os dados em que se baseia o morgado da Formoselha?Muitas questões por resolver e descobrir....Mas sem dúvida são estas questões e as respostas que encontramos que nos entusiasmam a continuar.

Não tenha medo de dar palpites! Na minha opinião "hipoteses", talvez na sua ingenuidade uma hipotese venha a ser provada (quando esta no inicio apresentasse pouca veracidade)

Que mais dados dispõem? Quais as suas fontes? Partindo do principio que as pode fornecer.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124191 | Ricardo Anjo | 03 ago 2006 16:06 | Em resposta a: #124175

Caro Fernando,

Afinal tudo não passou de erros de interpretação! Seguiremos em frente na nossa demanda!(para mim ja está tudo esquecido).

Eu estou bastante curioso relativamente a esse Cristovão... pois ele não só aparece no livro de Eugénio V. Lemos como também o Fernando o refere e também no livro do meu bisavo.

Donde foi tirado esse Cristovão Fonseca Lemos? Ou seja em que se baseia, quais os seus dados para referir a Cristovão da Fonseca LEmos...entretanto já vi que a ligação deste com a nossa familia está efectuada no genea.

No livro de meu bisavo, no livro de Eugenio V. Lemos e nos dados do AUC nunca refere a familia Fonseca como Fonseca Lemos (talvez lapso meu que no livro de Eugenio o refira)

E quais os dados que suportam que Cristovão era COX e FSO? E quais os dados em que se baseia o morgado da Formoselha?Muitas questões por resolver e descobrir....Mas sem dúvida são estas questões e as respostas que encontramos que nos entusiasmam a continuar.

Não tenha medo de dar palpites! Na minha opinião "hipoteses", talvez na sua ingenuidade uma hipotese venha a ser provada (quando esta no inicio apresentasse pouca veracidade)

Que mais dados dispõem? Quais as suas fontes? Partindo do principio que as pode fornecer.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124267 | felpo | 04 ago 2006 00:54 | Em resposta a: #124191

Caro Ricardo,

Fico contente com a sua capacidade de apagar o que não interessa

Gosto de ser frontal mas aqui, neste espaço a que toda a gente tem acesso, talvez não seja o sítio mais indicado para expor certas minudências. Uma coisa é fornecer dados outra é gostar de comentar e de partilhar histórias sobre esses dados, que incluem pessoas que nos são queridas.
Por isso, para tentar informar sem entrar em justificações escrevi um rascunho, mesmo assim fiquei com dúvidas sobre a conveniência de colocar o seu conteúdo na rede (net). Garanto que isto não é nenhum estratagema para criar suspense, talvez seja sim, a minha in “capacidade de apagar o que não interessa” .Se puder facultar o mail ficava-lhe agradecido.
O meu é felpo@aeiou.pt
Um abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124316 | Ricardo Anjo | 04 ago 2006 21:12 | Em resposta a: #124267

Caro Fernando,

Com muito gosto lhe dou o meu mail: ricardoanjo28@gmail.com

O seu ponto de vista está correcto infelizmente, nos dominios publicos devemos abster-nos de fazer determinados comentarios ou de expor certas ideias, não é que o devessemos, pois devemos ser sempre verdadeiros, contudo quando podemos evitar inconvenientes esta talvez seja a melhor atitude a tomar.

A sua mensagem criou um pouco de suspense para mim, mas também tenho de confessar que gosto! Nesse sentido o "Codigo da Vinci" está muito bem concebido! (opinião própria)

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124350 | Ricardo Anjo | 05 ago 2006 14:58 | Em resposta a: #124267

Caro Fernando,

Talvez não tenha deixado bem claro uma idea que até queria frisar. É a seguinte:
Na minha opinião Cristovão da Fonseca e Lemos não será o que estamos à procura... ou pelo menos não será o que é apresentado no genea como ascendente, em virtude do que pesquisei, do que li, e na minha modesta opinião poderemos encontrar quanto muito um Cristovão Fonseca mas não de apelido Lemos.

Penso que o apelido Lemos virá de Maria de Lemos. O interessante é este apelido persistir por tanta geração mesmo por descendência "femea"; até ao meu pai que ainda apresenta o apelido, temos 9 gerações. Para mim este apelido Lemos tras água no bico! Ou seja talvez poderemos encontrar algo bastante interessante por aqui.

O meu bisavó, segundo o que a minha avó Carolina diz, dizia que os Lemos de Cernache não se misturavam com os Lemos de Condeixa.... facto muito curioso que agora até mais parece verdade...talvez em gerações mais antigas e desconhecidas fosse verdade...de qualquer das formas todos os dados que recolhi do meu bisavô vieram provar serem verdade....

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#124353 | felpo | 05 ago 2006 17:34 | Em resposta a: #124350

O Ricardo é que tem a mão na massa, neste momento a única coisa que posso fazer é entusiasmá-lo, dar-lhe força, agradecer.
Abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#136649 | tiagova | 06 dez 2006 22:35 | Em resposta a: #119885

Caro Ricardo Anjo,

Porventura saberá alguma coisa sobre Elsa Vaz Viana de Lemos * 15.1.1951? Será filha de Fernando Tavares de Lemos, irmão de Carolina Tavares de Lemos, casado com Maria Virginia Santos Vaz?

Antecipadamente grato,

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#136661 | Ricardo Anjo | 07 dez 2006 00:58 | Em resposta a: #136649

Caro Tiago,

o irmão de Carolina Tavares de Lemos é Fernando Tavares de Lemos, o qual tem uma filha chamada Elsa e um filho que penso chamar-se Joel. Pelo que sei a minha avó e familia tratava a mulher do tio Fernando como Gininha ... muito possivelmente de Virginia. Hoje de manhã ou à tarde já confirmo os nomes. Relativamente à prima Elsa casou tendo 2 filhos: Iva e Joel.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#137464 | Ricardo Anjo | 16 dez 2006 23:56 | Em resposta a: #122618

Caro bardados,

Afirmou ter ascendencia pela irmã de Manuel Jose de Lemos, será Maria Josefa de Lemos?

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#137467 | Ricardo Anjo | 17 dez 2006 00:05 | Em resposta a: #124064

Cardo Fernando,

o tempo tem sido curto, mas sempre que posso venho pesquisar um pouco.

Tive a pesquisar a base de dados do genea. E achei interessante é que a referencia mais aintiga a Lemos passa pelo Giraldo Martins Lemos e pesquisando um pouco mais vejo que a ascendencia que persiste com este apelido vai dar ao senhorio da trofa. (talvez os mais versados nestas lidas já o saibam à muito tempo) Deste modo pressuponho que:
Se Maria de Lemos for a "resposta" aos Lemos na nossa familia, terá alguma ligação aos Lemos da Trofa! Pressupondo o seu nascimento a 1670 e as linhagens que existem no genea talvez seja este o meio indicado para seguir a pesquisa.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#137490 | Ricardo Anjo | 17 dez 2006 13:01 | Em resposta a: #124353

Relativamente à messagem que deixei aqui ontem, ainda tive a oportunidade de investigar um pouco mais.

Talvez seja presunçoso admitir uma relação com o senhorio da Trofa (para espanto meu Trofa não é a Trofa sede de concelho perto do Porto, mas sim uma vila ou aldeia do concelho de Agueda, distrito de Aveiro).

Porque? Porque seguidamente tive a ler um ensaio de Manuel Abranches de Soveral sobre os Lemos da Trofa, no qual refere que muitos genealogista "forçavam" a ideia de que os Lemos proviriam desta casa, referindo depois que provavelmente existira o apelido Lemos de baixa nobreza, comerciante entre outros na mesma altura...

Outros dados interessantes são descobrir de onde provem a linhagem Lemos de Cernache (peço desculpa por só estudar este apelido por agora, mas penso ser o mais fácil de pesquisar e de obter respostas), visto estes serem da "villa" desde o ascendente mais remoto econtrado. Por outro lado temos que Cernache é atravessada pela estrada nacional 1 (antiga estrada real) pelo que talvez possamos admitir uma migração de ??? para esta villa.

Sempre à espera de novidades!

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#137516 | barbados | 17 dez 2006 17:13 | Em resposta a: #137464

caro Ricardo
A minha ascendente chamava-se Josefa (Rodrigues) de Lemos, n.1718, casou com Manuel da Cruz, sapateiro e teve vários filhos vindo a descendência até minha avó Maria Teresa Dias. Josefa de Lemos teve os seguintes irmãos: José Rodrigues de Lemos, João Rodrigues de Lemos (1705), outra Josefa (1709), Maria (1712), outra Josefa (1715), Jacinta (1725) e Manuel José de Lemos (1728).

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#137542 | Ricardo Anjo | 17 dez 2006 21:57 | Em resposta a: #137516

Caro barbados,

é bastante interessante! O nosso ramo, meu e do primo Fernando tb descendemos de Josefa Rodrigues Lemos e de Manuel da Cruz. Talvez tenha informações sobre os ascendentes desta que eu desconheça.

Josefa Rodrigues Lemos é filha de Mariana Lemos e de Francisco Rodrigues. Por sua vez Mariana Lemos é filha de Maria de Lemos e de Manuel Simões. Tem mais informações sobre Maria de Lemos? Seus ascendentes?

Não sei se leu atentamente os testemunhos aqui deixados mas na nossa arvores (minha e do primo Fernando) temos pelo menos 3 casamentos entre primos. O apelido Lemos persiste, há excepção da filiação de Josefa Lemos e Manuel Cruz (saberá a razão? A transmissão de apelido ora nuns vai por via paterna e noutros por via materna...)

Que dados nos poderá fornecer ao nosso tronco comum?

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#137627 | barbados | 18 dez 2006 19:32 | Em resposta a: #137542

Confirmo a sua informação, mas também não tenho a ascendência de Maria de Lemos. O Francisco Rodrigues tem a alcunha "sopeyro".
Manuel da Cruz é filho de João Rodrigues da Santa, de Casconha e de Maria da Cruz, da Feteira.
Daqui a dias darei os elementos que possuo sobre a descendência de Josefa de Lemos até chegar à minha avó. Há também um outro parente meu de nome Manuel Rosendo de Lemos que ainda não investiguei a ascendência. Sei que houve um Rosendo Alves que no registo paroquial aparece como filho d'El Rey no tempo de D. José I.

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#137666 | Ricardo Anjo | 19 dez 2006 02:40 | Em resposta a: #137627

Caro Barbados,

confiro a alcunha! Eu tinha lido como "loupeiro"... ainda pensei que fosse uma profissão. Já agora qual o significado das mesma?

Pelo que li nos registos, a mae de Manuel da Cruz seria da "villa", mas é possivel que esteja equivocado.

Fico á espera de novidades sobre a sua árvore!

Presumo que o Manuel Rosendo Lemos (esteja só a referir como seu parente)... numa suposição minha talvez por descendencia venha de Maria de Lemos!

Rosendo Alves no registo paroquial de Cernahce como filho d'el rey? Perdou-me a minha ignorância...mas é de supor que é de descendencia real?

O que me roi por dentro é saber de onde veio este apelido...como presumo que saiba, no meio de Cernache passa a estrada real que ligava Lisboa ao Porto, pelo que penso que algo se poderá especular e possivelmente concluir sobre as familias desta "villa".

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#137827 | JJML | 20 dez 2006 23:47 | Em resposta a: #120823

Caro Ricaro Anjo,

Tenho andado arredado destas lides, contudo tenho seguido com curiosidade os últimos desenvolvimentos aqui apresentados.
Em relação ao ramo Colaço, encontrei uma pequena nota no livro de Candido Teixeira - Antiguidades, Familias e Varões Ilustres de Sernache do Bom Jardim, ed. 1925, Vol I, pg. 659, em que menciona o Prior de Sernache dos Alhos em 1727, António Gomes Colaço, filho de Francisco Gomes Colaço "que casou à sua vontade em Coimbra", neto paterno de António Gomes Colaço, FSO (dos Colaços de Pedrogão Grande) e de sua mulher Catarina de magalhães (casados em Tomar), etc... poderá ser uma pista para o aparecimento deste apelido em Cernache (Coimbra).

Com os melhores cumprimentos
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#137952 | Ricardo Anjo | 22 dez 2006 13:35 | Em resposta a: #137627

Caro barbados,

Só ante-ontem é que fiquei a saber o significado de sopeiro (que confirmo ter encontrado nos registo) e tenho mais algumas novidades na manga!

Sopeira significa (como deve saber) criada, subalterna, com modos por vezes brutos em virtude da sua ignorancia.

Francisco Rodrigues poderia ter a alcunha por 2 motivos! Ou porque de facto era "mulherengo" ou porque talvez fosse subalterno relativamente à espasa e familia. Não qual dos 2 poderá ser (ou se por ventura outro)

A verdade é que descobri nos AUC mais alguma coisa no ramo Lemos.

1.1 Mariana Lemos cc 1.2 Francisco Rodrigues 01/08/1701

1.2 é filho de 2.1 Maria Luís (vale centeio) e de 2.2 Manuel Rodrigues

1.1 é filho de 2.3 Maria Lemos e 2.4 Manuel Simões (que casam a 15/12/1684)

--> Portanto Mariana Lemos casa por volta dos 16 anos (ou menos)!!!

2.4 é filho de 3.1 António João e 3.2 Maria Simões

2.3 é filho de 3.3 Francisco Gonçalves e 3.4 Maria Lemos (casam em 09/02/1664)

3.3 é filho de 4.1 António Gonçalves e 4.2 Catarina Fernandes

3.4 é filho de 4.3 Manuel LEMOS e de 4.4 Ana Fernandes

à data do casamento da filha (3.4) Manuel de Lemos já é defunto, e foi casado anteriormente com Simõa Rodrigues. Ainda tentei encontrar o casamento de 4.3 com 4.4 mas a letra dificultou muito e não consegui encontrar (ainda!) por outro lado vi os registo de obito nos ultimos 4 anos e não me parece que esteja por lá. ~Talvez 4.3 não seja de Cernache.... (tb não encontrei a nascimento de Maria de Lemos mãe) pelo que talvez tenham vindo de fora. O marido deste é de Cernache (ribeira de cernache)

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#137953 | Ricardo Anjo | 22 dez 2006 13:43 | Em resposta a: #137827

Caro João,

É provavel. Contudo como deve saber o ramo Colaço (o do nosso ramo) tem origem (através do que ja sabemos) no Avenal (freguesia do Sebal, Condeixa).

Confirmo o Prior de Cernache com esse nome! Acabei de vir dos AUC e de o ler nos registos.

Em virtude do pouco que sei não posso nem sei fazer mais comentarios. É uma possibilidade como referi... temos de investigar mais!

Cumprimentos
Ricardo Anjo

PS: reveja esta nota que deixei a barbados.

Caro barbados,

Só ante-ontem é que fiquei a saber o significado de sopeiro (que confirmo ter encontrado nos registo) e tenho mais algumas novidades na manga!

Sopeira significa (como deve saber) criada, subalterna, com modos por vezes brutos em virtude da sua ignorancia.

Francisco Rodrigues poderia ter a alcunha por 2 motivos! Ou porque de facto era "mulherengo" ou porque talvez fosse subalterno relativamente à espasa e familia. Não qual dos 2 poderá ser (ou se por ventura outro)

A verdade é que descobri nos AUC mais alguma coisa no ramo Lemos.

1.1 Mariana Lemos cc 1.2 Francisco Rodrigues 01/08/1701

1.2 é filho de 2.1 Maria Luís (vale centeio) e de 2.2 Manuel Rodrigues

1.1 é filho de 2.3 Maria Lemos e 2.4 Manuel Simões (que casam a 15/12/1684)

--> Portanto Mariana Lemos casa por volta dos 16 anos (ou menos)!!!

2.4 é filho de 3.1 António João e 3.2 Maria Simões

2.3 é filho de 3.3 Francisco Gonçalves e 3.4 Maria Lemos (casam em 09/02/1664)

3.3 é filho de 4.1 António Gonçalves e 4.2 Catarina Fernandes

3.4 é filho de 4.3 Manuel LEMOS e de 4.4 Ana Fernandes

à data do casamento da filha (3.4) Manuel de Lemos já é defunto, e foi casado anteriormente com Simõa Rodrigues. Ainda tentei encontrar o casamento de 4.3 com 4.4 mas a letra dificultou muito e não consegui encontrar (ainda!) por outro lado vi os registo de obito nos ultimos 4 anos e não me parece que esteja por lá. ~Talvez 4.3 não seja de Cernache.... (tb não encontrei a nascimento de Maria de Lemos mãe) pelo que talvez tenham vindo de fora. O marido deste é de Cernache (ribeira de cernache)

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#137954 | Ricardo Anjo | 22 dez 2006 13:44 | Em resposta a: #124050

Caro Fernando,

Peço-lhe que veja a nota mais recente que deixei a Barbados!

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#138055 | JJML | 23 dez 2006 12:08 | Em resposta a: #137953

Caro Ricardo,

Aproveito ainda para lhe indicar um outro livro sobre Cernache que não sei se já possui. Trata-se da "Monographia histórica de Cernache e apontamentos biographicos" de Henrique Matheus dos Santos, edição da Estamparia do Banco de Portugal de 1821. Nele são mencionadas algumas das familias aqui focadas, nomeadamente os Lemos (pg. 85), Colaços (pg. 79 a 81) e Couceiros (pg. 88/89) Fonsecas (pg. 90).

Cumprimentos e um Santo Natal,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos &/ou Ce

#138134 | barbados | 25 dez 2006 16:16 | Em resposta a: #137542

Mais uma achega, resultante das minhas averiguações no ADC (UC):
Josefa de Lemos teve pelo menos 7 irmãos: José Rodrigues de Lemos, João Rodrigues de Lemos (1705), Josefa (1709), Maria (1712), Josefa (1715), Jacinta (1725) e Manuel José de Lemos (1728) cuja descendência já referenciei numa mensagem anterior.
O casal Josefa de Lemos - Manuel da Cruz teve 7 filhos: Maria da Cruz, António (1745), Ana (1747), Manuel (1749), Bernarda Cruz (1751), Isabel (1753) e Teresa da Cruz.
Esta última veio a casar com Manuel de Magalhães e teve 3 filhos: Inácia (1788), Francisco de Magalhães, (1791) e Manuel (1794).
Do casamento do Francisco com Francisca Bacalhôa (1790) nasceram pelo menos 2 filhos: Maria de Jesus, bacalhôa (1824) e José de Magalhães, bacalhau.
A Maria de Jesus casou em 1842 com António Inácio Coelho (1815) e teve 5 filhos: José Inácio Frade (1844), padeiro, Maria Emília, António (1850), Joaquim (1852) e Teresa (1855).
O José Inácio casou com Maria Dias (1847) de quem teve 6 filhos, de entre eles a minha avó materna Maria Teresa Dias (1881).

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#143964 | mtt | 13 fev 2007 23:37 | Em resposta a: #119911

Caro João Mascarenhas de Lemos
Comprei hoje um livro da autoria de Vieira de Castro (José Cardoso VdC, 1838-1872), com a seguinte dedicatória manuscrita: “Ao seu compadre e Amigo – Eugénio de Mascarenhas”. O livro ostenta ainda uma assinatura, em caligrafia do séc. XIX, de uma antiga proprietária, Bernardina Adelaide da Rocha.
Um Eugénio de Mascarenhas, aparentemente literato ou artista plástico da escola realista, é citado como tendo participado num jantar organizado por Eça de Queiroz, em 1880, tal como consta num texto biografia sobre o romancista, no site da BN:

[Eça de Queiros] Reúne-se no Montijo (Maio) com um grupo de «realistas» - Teixeira de Queirós, Mariano de Carvalho, Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro, Jaime de Séguier, Luís Bastos, Ernesto Biester, Cristóvão Aires, Eugénio de Mascarenhas e Zenóglio - num jantar documentado por Rafael Bordalo Pinheiro, que também lhe dedica uma caricatura no Álbum das Glórias.

Pesquisando na base de dados, quem melhor parece ajustar-se seriam:
1 – Eugénio de Mascarenhas, id=131858.
2 – Eugénio Eduardo de Mascarenhas e Meneses, nascido em 1834, id=131862.
Algum destes Mascarenhas é seu antepassado?
E se esse fôr o caso, possui dados sobre a sua biografia?
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#144010 | JJML | 14 fev 2007 12:31 | Em resposta a: #143964

Caro Manuel,

Vi com muito interesse a sua mensagem. Sou efectivamente neto de Eugénio Masacrenhas Viana de Lemos (id=131858), no entanto penso não ser a pessoa que frequentou o jantar a que faz alusão. O meu Avô nasceu em 1889 e o jantar pelo que me escreve foi em 1880. Se desejar saber algo sobre a biografia do meu Avô poderá consultar o site da Biblioteca Municipal da Lousã.

Peço desculpa por não o poder ajudar com algo mais nessa sua demanda.

Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Viana de Lemos &/ou Cesar Anjo

#144149 | mtt | 15 fev 2007 01:50 | Em resposta a: #144010

Caro João Mascarenhas de Lemos
Agradeço-lhe a resposta, e peço-lhe que, se por acaso lhe surgir um Eugénio Mascarenhas apropriado, tenha a caridade de mo faça saber.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos /ou Cesar Anjo

#168786 | Ricardo Anjo | 28 set 2007 20:12 | Em resposta a: #136649

Caro Tiago,

parabens pelo seu site de geneaologia!...Mas antes de continuar não podia deixar de dizer que fiquei estupefacto e e extremamente feliz (talvez lapso meu e não tenha visto antes aqui no genea), o primo Tiago...é um Vianna de Lemos!!

Bem então terá todo o interesse nas pesquisas que tenho efectuado nos AUC, visto que o ramo que tenho estado a investigar tem sido o ramo Lemos!

....Desde as ultimas novidades que apresentei à cerca de uns largos meses no topico Viana de Lemos, tenho novidades!!! Não tenho aqui os dados ao meu lado mas penso ter recuado cerca de 1 geração em todos os ascendentes que apresentei (ramo Lemos Cernache bem entendido).

Sobre o apelido Lemos também trago novidades...
Maria de Lemos casado com Manuel Simões é filha de outra Maria de Lemos e de Francisco Gonçalves. Esta Maria de Lemos (a velha) é filha de Manuel de Lemos e Ana Fernandes).

Andei perdido com este Manuel de Lemos... visto não encontrar casamento nem nascimento. Pelo que optei por ir ver individuos com este apelido nos assentos de casamento da suposta altura de Manuel de Lemos... e encontrei dados interessantes...e que me levam a pressupor que o apelido Lemos tenha sido trazido para Cernache por volta de 1600.

Para ter uma melhor noção do caso: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=168099&fview=e

Topico que coloquei mas que não obtive respostas.
Pelo que se encontrar um facto que comprove a ligação da "nossa familia Lemos" com a "familia Lemos Cernache 1600" (por mim tenho a certeza que se trata da mesma familia - so falta mesmo um dado a comprovar) fará com que o tal capitão Manuel da Fonseca e o Cristovão da Fonseca Lemos (nome para o qual andava mesmo perdido e que se apresenta aqui no genea como ascendente) não seja ascendente... nem deixe de ser familia... é um ramo colateral!

Vou passar os dados para o paf4 e depois se quiser, terei toda a amabilidade de os enviar.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos /ou Cesar Anjo

#168925 | tiagova | 30 set 2007 13:38 | Em resposta a: #168786

Caro Ricardo Anjo,

Obrigado pela sua visita ao meu site e espero que lá possa encontrar alguma informação que lhe seja útil.
Tenho bem presente a sua anterior investigação e que me foi bastante útil. Muito agradeço a sua amabilidade em me enviar os dados que fala.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos /ou Ce

#223702 | kaekei02 | 14 mar 2009 15:29 | Em resposta a: #122618

Boa tarde,
Estou a procurar descendentes de José Gonçalves de Lemos, seus pais Manuel Gonçalves de Lemos e Maria Rosália.

Resposta

Link directo:

RE: Continuação:Familia Viana de Lemos /ou Ce

#223749 | NISGM | 14 mar 2009 23:32 | Em resposta a: #223702

mas sabe de onde era o referido senhor? e em que ano nasceu. é bem provável que nada tivesse a ver com os viana de lemos, da lousã. também tenho uma parenta, maria de lemos, de atei, mondim de basto, que como vê nada tem a ver, em principio com a Lousã.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 01:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen