imigraçao para o Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Regiões | Brasil

imigraçao para o Brasil

#119531 | jorgemesquita | 29 mai 2006 05:57

Queria saber como procurar um tio do meu avo que foi para o Brasil entre as duas grandes guerras. Não sei como procura-lo...

Alguma ajuda o conselho seria bem vindo.

Jorge MESQUITA
Wassy - FRANçA

Resposta

Link directo:

imigraçao para o Brasil

#119557 | Lourval | 29 mai 2006 13:59 | Em resposta a: #119531

Caro Jorge Mesquita,

Procure-o através das listas telefônicas.

http://www.telelistas.net/
http://www.telesp.com.br/online/guias/

A primeira é todo Brasil menos São Paulo. A outra é só Estado de São Paulo.
Uma outra idéia é pedir ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro pelo prontuário dele. Mas tens de indicar onde ele reside. Eu arriscaria Rio de Janeiro ou Santos.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#119588 | jorgemesquita | 29 mai 2006 20:16 | Em resposta a: #119557

Obrigado, vou antão começar por ai... Sempre pensei que existia um registo d'imigrantes que saiam de PORTUGAL mas sem ter essa duvida.

Porquê começar por Rio de Janeiro o Santos, eram portos preferidos para portugueses ? Conheço muito mal a historia d'imigração portuguesa para o Brasil nos 30 primeiros anos de seculo passado.

Muito obrigado pela resposta.
Jorge MESQUITA
Wassy - HAUTE-MARNE
FRANçA

Resposta

Link directo:

imigraçao para o Brasil

#119590 | Lourval | 29 mai 2006 20:30 | Em resposta a: #119588

Caro Jorge Mesquita,

Tenho muito interesse neste registo português de imigrantes que saiam de Portugal. Mas até hoje eu não conheço ´o caminho das pedras´ ....se descobrir me diga :)

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#120100 | Marcio Pinto da Luz | 05 jun 2006 02:08 | Em resposta a: #119531

Necessito confirmar a data de emigração de Manuel Rodrigues da Luz, embarcado na Ilha terceira-Açores-porto de |ngra, junto ao primeiro contingente de casais açorianos para a ilha de Santa Catarina. dados não confirmados nos informam que a data foi de 21 e outubro de 1748. Também necessito confirmar se sua esposa Mariana Vivência da Encarnação emigrou para a Ilha de Santa Catarina na mesma data, ou se emigrou posteriormente.

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#121848 | cverde | 29 jun 2006 00:50 | Em resposta a: #119590

Não tem propriamente a ver com as mensagens anteriores mas gostaria se saber se ainda existe no Rio de Janeiro a Casa Leandro Martins, importante loja de moveis finos e qual o seu contato (endereço postal ou email). Tenho informação que um antepassado, de profissão marceneiro, emigrado para o Brasil em 1912, aí trabalhava por volta de 1916 e gostaria, caso o estabelecimento ainda exista, de tentar confirmar se existirá alguma referência a ele nos arquivos ... O referido marceneiro chamava-se Albano Alves de Figueiredo e era natural de Vila Real (Trás os Montes).

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

imigraçao para o Brasil

#121855 | Lourval | 29 jun 2006 03:21 | Em resposta a: #121848

Caro Luís Figueira,
Eu moro em São Paulo e não no Rio de Janeiro. Apesar disso, efetuei um pequena pesquisa e parece que a Casa de Móveis Leandro Martins fechou suas portas na décade de 1960.
Eu também localizei o telefone de um senhor português de 82, ainda atuante em marcenaria, que trabalhou na tal Casa. O telefone dele é 21-2263-1704 ou 21-2233-1532.
É bem provável que ele já tenha ouvido falar do Sr. Albano Alves de Figueiredo ou possa lhe dar maiores informações.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

MARCENEIRO/imigraçao para o Brasil

#121856 | FGJ | 29 jun 2006 03:25 | Em resposta a: #121848

Tente contato com http://eduardo-marceneiro.uolk.com.br pois ele se apresenta como tendo 40 anos de experiencia na casa LEANDRO MARTINS.
Frederico
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#121911 | cverde | 29 jun 2006 18:34 | Em resposta a: #121855

Muito obrigado pela informação e pela rápida resposta. Vou tentar entrar em contato com o Sr. a ver se consigo alguma informação

Atenciosamente

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: MARCENEIRO/imigraçao para o Brasil

#121912 | cverde | 29 jun 2006 18:35 | Em resposta a: #121856

Muito obrigado pela informação

Atenciosamente

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#124954 | FGJ | 15 ago 2006 01:23 | Em resposta a: #120100

MARCIO PINTO DA LUZ,
Eis a resposta q consegui para sua pergunta de 05/06/2006:
""Fred,
Há bastante tempo vc me mandou o texto abaixo e eu ainda não havia respondido.
Não sei quando vieram para o Brasil, só sei que se casaram em Santo Antônio, Sta. Catarina em 1744. Os dados deste casal foram obtidos do Anuário Genealógico Latino, IV, 218, constantes no CD/Obra do Barata & Bueno.
Um abraço
Laura de Saint-Brisson Ferrari
Rio de Janeiro - RJ""
Frederico
Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#124972 | luizinho | 15 ago 2006 14:08 | Em resposta a: #124954

FGJ.
Saudações.

Gostaria, caso possivel, de saber se o CD/Obra do Barata & Bueno,consta relação das familias portuguesas vindas para o Brasil, e a partir de qual data? E onde poderei adquirir o referido CD caso me interesse.
Pesquiso familia de Manuel Moraes Coutinho, filho de Antonio Moraes e Ana de Carvalho, nascido em S.Sebastião, Bispado de Lamego.
Agradeço antecipadamente.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#124975 | luizinho | 15 ago 2006 14:24 | Em resposta a: #119590

Lourval.
Saudações.

Ao ler a sua mensagem,lembrei que vi no sala Arquivo, tópico Embarque para o Brasil, 1755 a 1795- autor Alentejo de 2.8.2006,sobre as relações de imigrantes
vindos para o Brasil.
Saudações
Luizinho

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#124977 | FGJ | 15 ago 2006 15:04 | Em resposta a: #124972

LUIZ AUGUSTO,
Por favor, escreva para genes_brasil@yahoo.com.br
para fazer sua pergunta.
Eu não conheço o CD.
Atenciosamente,
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#126392 | Roberto Tumminelli | 29 ago 2006 22:24 | Em resposta a: #121848

Luis,

realmente a casa Leandro Martins não mais existe como foi dito acima. Era uma loja muito famosa aqui no Rio de Janeiro e de móveis de altissima qualidade (atualmente são encontrados em leilões). Particularmente acho belissimos os móveis. Com certeza esse seu parente devia ser um excelente marceneiro.

Tenho uma amiga que seu avô também veio de Vila Real. Ele era aqui no Brasil dono de uma barbearia (que não mais existe). Há pouco ela fez uma pesquisa sobre a chegada dele e da esposa (espanhola) aqui no Brasil no inicio do seculo XX, através do Arquivo Nacional. Tudo sobre ele foi encontrado lá.

No site do Arquivo Nacional há um link sobre busca de parentes e imigrantes. Não custa tentar:

http://www.arquivonacional.gov.br/

Abraço
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#127106 | cverde | 02 set 2006 01:00 | Em resposta a: #126392

Muito obrigado pelas informações. Vou entrar em contato com o Arquivo Nacional.

Abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#127258 | Marcio Pinto da Luz | 03 set 2006 03:44 | Em resposta a: #124954

Caro Frederico
Agradecendo a gentileza de tua resposta sobre a consulta que realizei em 25/06,solicito, se possivel, me informares aonde poderei encontrar o C.D. do Anuario Genealógico Latino,obra\ de barata & ribeiro,fonte indicada por Laura de Saint-brison Ferrari para responder a m/consulta.Renovo m/agradecimntos pela gentileza.
Márcio Pinto da Luz

Resposta

Link directo:

RE: imigraçao para o Brasil

#127335 | FGJ | 03 set 2006 17:18 | Em resposta a: #127258

MARCIO PINTO DA LUZ,
Por favor, escreva para genes_brasil@yahoo.com.br
para fazer sua pergunta.
Eu não conheço o CD.
Atenciosamente,
Frederico

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 22:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen