Brasão dos Correia da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Brasão dos Correia da Silva

#11874 | _fRoEs_ | 26 out 2001 12:16

Meus Caros Senhores,

Já a algum tempo que tenho uma dúvida sobre a família Correia da Silva ( Paço d' Arcos ).
Detem esta família Brasão d' Armas ou usam o Brasão Silva?

Obrigado
Cumprimentos
Luís Maria Correia da Silva Froes

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#11876 | PMEQAAT | 26 out 2001 12:37 | Em resposta a: #11874

Olá Luiz

Como Grande do Reino que é,o Conde de Paço d'Arcos e a sua família têm direito a Brasão de Armas(não sei se lhe foi passada CBA).Não sei se são descendentes dos antigos Silvas e Correias,mas mesmo que o não sejam poderão sempre usar as respectivas armas com diferença e cores ou esmaltes alterados.
Não sou perito em heráldica mas esta parece-me a resposta adequada à sua pergunta.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#11885 | Portuguez | 26 out 2001 15:35 | Em resposta a: #11874

Luis
Embora com direito a solicitar/usar armas proprias, inerentes aa Grandeza, tal nao foi nunca feito pela familia P.A. Esta situaçao foi comum a varias outras familias nobilitadas no final da Monarquia. Penso ser eu actual/ a unica pessoa viva que estudou o arquivo P.A., conjuntamente com meu tio Anrique Paço d'Arcos, e posso garantir-lhe que os Silvas, os Correias e os Assumpcao de que descendia o 1º conde nao usavam nem tinham direito aas armas de familias suas homonimas.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#11900 | FCS/FATCS | 26 out 2001 18:20 | Em resposta a: #11874

Caro Luís Froes

Num Seminário recentemente realizado sobre Heráldica Militar foi apresentado um trabalho baseado num esboço que terá sido elaborado para o "brazão de armas" do 1º Conde de Paço de Arcos.
De momento não tenho em meu poder os elementos então apresentados.
Quando os tiver entrarei em contacto.
De qualquer forma posso adiantar, com a esperança de não ser traído pela memória,
que segundo a conclusão desse trabalho a carta de Armas referente a esse estudo não teria chegado a ser passada.
Cumprimentos

Fernando Correia da Silva
(conforme já elucidei em outro tema, não sou
da família "Paço de Arcos")

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#14725 | DABH | 27 dez 2001 16:11 | Em resposta a: #11900

Caro Luís,
Só agora reparei neste tópico.
De facto, no seminário de heráldica militar o Arq. Segismundo Pinto apresentou um esboço de armas feitas para o 1º Conde de Paço d´Arcos. Essse esboço foi-lhe dado por mim, pois o seu primo Henrique (actual Conde) ofereceu-me uma cópia.

Apesar de não ter existido CBA destas armas elas foram usadas pelos Condes de Paço d´Arcos em sinetes, aneis, vidros, etc...

Não tenho esse desenho aqui comigo mas, se me recordo correctamente, penso que é o seguinte:

Escudo esquartelado: I de vermelho uma espada de prata com a guarda de ouro cruzada em aspa com uma âncora de prata; II de azul uma doble cruz de ouro com quatro besantes do mesmo nos cantos do campo; III de prata fretado de quatro verguetas de negro; IV de ouro. um leão de púrpura.

Como se nota este brazão seria um misto de alteração dos esmaltes e número de peças das armas presentes nos apelidos da família do agraciado (II Almeida, III Correia e IV Silva) e uma simbologia da sua vida (marinheiro e soldado).

É, na minha opinião, um bom exemplo do que poderia ter sido a nossa heráldica para as mercês novas do sec. XIX.

Com desejo de um bom ano novo,
Diogo Afonso de Belford Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#14727 | _fRoEs_ | 27 dez 2001 16:26 | Em resposta a: #14725

Caro Diogo de Belford Henriques,

Aqui à dois dias estive em casa do meu avô materno, onde este me mostrou um anel, que seu pai ( meu bisavô ) lhe deixou, em que se encontram as armas dos Condes de Paço d' Arcos.
De qualquer maneira, muito obrigado pela resposta!
Obrigado a TODOS!

BOM ANO NOVO
Cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#14728 | DABH | 27 dez 2001 16:38 | Em resposta a: #14727

Caro Luís,
E as armas? Eram estas que eu descrevi?
Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#14729 | _fRoEs_ | 27 dez 2001 16:41 | Em resposta a: #14728

Caro Diogo,

Sinceramente, não estive muito tempo a olhar para ele, mas parece me que tinham bastantes semelhanças!

Muito Obrigado
Cumprimentos do primo muito afastado,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#118590 | janus | 14 mai 2006 21:29 | Em resposta a: #14729

Caros Confrades e Primos,
Foi com grande alegria e alguma surpresa que descobri muito recentemente este site, em especial o seu fórum, o qual me permitirá, doravante, aprofundar este hobby que estava há muito adormecido.
Apesar deste tópico ser já antigo veio despertar uma dúvida que tinha desde a minha infância. Lembro-me perfeitamente da minha avó Bolinha (2ª condessa) usar o anel de brasão dos condes de Paço d'Arcos mas nunca o ter visto em nenhum armorial publicado, o que sempre achei estranho e ninguém me soube explicar. Agora tomei conhecimento através deste fórum que houve mesmo um trabalho apresentado pelo Arq. Segismundo Pinto sobre o Brasão.
Gostaria de pedir a quem tivesse cópia desse estudo que entre em contacto comigo e, se possível, mo forneça ou indique onde o poderei encontrar.

Obrigado

Com os melhores cumprimentos
Henrique Corrêa da Silva

P.S. Ao primo DABH: tenho quase a certeza que não havia espada no brasão, mas apenas uma âncora, já que o 1º conde era Almirante, nunca tendo sido soldado. Vou procurar melhor porque julgo ter uma cópia a cores algures dessas armas.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#122057 | corréia2 | 02 jul 2006 18:17 | Em resposta a: #11874

bonjour je me présente da Silva olivier je recherche des membres de la familles de mon grand père paternelle
sont nom et correia da silva agostinho né a s Cosme gondomar le 13 mars 1895 ses parent josé da silva et maria corréia
ses frère vincent ,arnoud, sa soeur caroline ; on du avoir des enfants ?
il a fait la première guerre mondial , corps expéditionnaire portugais

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#126990 | corréia2 | 01 set 2006 15:33 | Em resposta a: #11874

bom-dia apresento-me IP Silva oliveira mim procuro membros das famílias do meu grande pai paternelle sou nome e correia IP silva agostinho nascida tem s Cosme gondomar o 13 de Março de 1895 o seu parente José IP silva e Maria corréia o seu irmão Vincent, arnoud, a sua irmã caroline; ele de ter de enfan

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#127009 | JCC | 01 set 2006 16:40 | Em resposta a: #126990

Bonjour je crois que vous etes en France et il serat plus facille de vous comprendre si vous ecrivez en français.
A bientot

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Correia da Silva

#253626 | MJNFVC | 24 abr 2010 14:58 | Em resposta a: #118590

Com os melhores cumprimentos e com agradecimentos antecipados, tomo a liberdade de aproveitar o ensejo desta antiga consulta sobre o brasão dos Corrêa da Silva (Paço d'Arcos) para me pôr em contacto com um membro da família, evidentemente interessado nestes assuntos, a fim de obter informações genealógicas sobre um dos irmãos do 1º Conde de Paço d'Arcos, de seu nome Luís Corrêa da Silva, casado com D. Eugénia James de Oliveira. Para incluir num estudo que tenho entre mãos, teria interesse em saber qual a data e qual a freguesia do seu nascimento, casamento e óbito, bem como idênticos dados relativamente a sua mulher, e, ainda, se este casal terá tido descendência e, caso afirmativo, qual a respectiva identificação. Fico ao dispor para prestar qualquer esclarecimento que julge necessário. Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 04:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen