Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#118621 | Mário Pereira | 15 mai 2006 14:30

Caros Confrades,
Gostaria de saber alguma informação sobre a família "Lopes Fereira Neto" da Lousã, mais precisamente de Relvios, Foz de Arouce. O meu bisavô era Manuel Lopes Ferreira Neto. Sei que da parte de sua mãe eram Simões. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#183532 | javelho | 04 fev 2008 17:29 | Em resposta a: #118621

Caro Mário Pereira
Curiosamente neste momento encontro-me a tentar fazer a árvore genealógica desta mesma família "Lopes Ferreira Neto" uma vez que um dos seus membros, de seu nome Abílio era meu bisavô. Podíamos trocar algumas informações de mais membros, no entanto, gostaria de saber se conhece mais elementos desta família, seus nomes e datas. Esse seu bisavô terá nascido em que data? Quaisquer informações adicionais que me possa transmitir, por mais vagas que sejam, serão certamente úteis.

Um abraço

José Velho

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#183805 | Mário N Pereira | 06 fev 2008 11:52 | Em resposta a: #183532

Caro José Velho,

É curioso. Na véspera de receber a sua mensagem tinha estado a falar com a minha Mãe sobre esse meu bisavô. Não temos muitas informações mas as que tenho ponho à sua disposição.
- Manuel Lopes Ferreira Neto - nasceu por volta de 1887 em Relvios, Foz de Arouce, Lousã. Tenho algumas certidões antigas guardadas, onde talvez conste o nome dos pais mas neste momento estão numa arrecadação e terei de ir à procura. A minha Mãe disse-me que ele teria mais 2/3 irmãos e uma irmã. Recorda-se do avô mencionar os seguintes nomes familiares: Artur Paco L Ferreira Neto, Sílvio Pelico L F Neto (tio dele e professor no liceu de Coimbra), Rosa ou Conceição Simões (a mãe). Ele muito cedo deixou a família e foi com um tio para África. Terá regressado a Portugal mas em 1907 voltou definitivamente para Moçambique (este ano é quase certo pois foi na mesma viagem que o Príncipe Luis Filipe). Nunca mais voltou a Portugal e faleceu em 1970 em Lourenço Marques. Casou em 1910 com Maria Augusta Cristina de Andrade (nascida em Lourenço Marques em 1897) filha de um casal de madeirenses que foi no século XIX para Lourenço Marques. Tiveram um único filho, meu avô, Armando Lopes Ferreira Neto, nascido em Lourenço Marques em 1912 e falecido em 1948 na mesma cidade.
A minha Mãe sabe que um dos irmãos desse meu bisavô foi para o Brasil mas não sabe se regressou ou não a Portugal. Em 1959/60 conheceu um sobrinho neto desse meu bisavô (neto da irmã dele) que passou por Lourenço Marques mas perdeu o contacto.
Não tenho mais informações. Um dia terei que ir ao Arquivo Distrital de Coimbra ver se descubro mais elementos. O seu bisavô nasceu em que ano ? Também era de Foz de Arouce ? Falei há tempos com uma pessoa da família "Baeta Serra" da Lousã que me disse que eram aparentados com a dos "Lopes Fereira Neto".
Se no decurso das suas investigações descobrir alguma coisa agradecia que me informasse. Farei o mesmo.
O administrador do fórum poderá faciliatar-lhe o meu mail. Talvez seja mais fácil comunicarmos.
Um abraço.
Mário Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#183855 | javelho | 06 fev 2008 14:25 | Em resposta a: #183805

Caro Pereira
Estimo muito em ter respondido e fornecido os elementos sobre antepassados que eu desconhecia. O meu antepassado de referência chamava-se Abílio Lopes Ferreira Neto, nascido em Relvios em 13-9-1832 e casado com Maria Augusta Martins Ganilho, nascida a 25.6.1841 e casados em Foz de Arouce em 30.4.1864. Eles eram meus bisavós. Ele era de Relvios e ela era de Poiares. Eu herdei o apelido Ganilho e minha mãe, tias e irmãos herdámos curiosamente apenas o apelido Ganilho, uma vez que o meu avô, filho daquele casal era Lothário Lopes Martins Ganilho. Sou, então, do lado Ganilho, uma vez que o meu avô teve um irmão, (entre outros que estou a investigar), Sílvio Pélico Lopes Ferreira Neto que faz parte do outro ramo, os Netos, dos quais fazem parte vários elementos que também tenho estado a identificar. Este Sílvio Pélico nasceu em 27.1.1867 e faleceu em 25.10.1935 em Coimbra. Ele faz parte de uma linhagem de pessoas com algum relevo, uma vez que foi presidente da Câmara de Coimbra e profesor. O Abílio, seu pai, era professor e foi vereador na Câmara de Lousã.
O Sílvio Pélico foi casado com uma senhora de apelido Correia de Oliveira e os seus descendentes abandonaram o Ferreira tendo-o substituído por Oliveira e existem descendentes em especial em Lisboa, Oliveira Neto.
O pai de Abílio era António Lopes Ferreira Neto que se casou em 13.9.1832 com Maria de Jesus Cortez Serra (nascida a 25.6.1820) e casados em Foz de Arouce. Daqui "partem" dois ramos, um Ferreira Neto e outro Cortez Serra donde surge uma pessoa que ainda não consegui descobrir elementos que é o João António Baeta Cortez Serra. Seria interessante que esse amigo Baeta Serra identificasse alguns familiares.
Tenho andado no Arquivo Distrital de Coimbra a investigar e pretendo avançar no tempo à procura dos antepassados da Lousã.
Fico a aguardar mais notícias suas.

Um abraço
José Velho

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#183991 | Mário N Pereira | 07 fev 2008 13:40 | Em resposta a: #183855

Caro José Velho,

Agradeço o seu esclarecimento. Pelas datas de nascimento parece-me que o seu bisavô seria de uma geração mais antiga que o meu bisavô, visto este ter nascido em Setembro de 1887 +/-. Talvez fosse tio...
Já que se encontra no Arquivo Distrital de Coimbra (eu estou em Lisboa) e se por acaso deparar com o registo paraquial do meu bisavô - Manuel Lopes Ferreira Neto -talvez se consiga avançar alguma coisa.
Não percebi muito bem as datas de nascimento e casamento de Maria de Jesus Cortez Serra. Nascida em 1820 e casada em 1832 ? Com 12 anos !
Se entretanto souber mais alguma coisa entrarei em contacto consigo.
Obrigado e cumprimentos,

Mário Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#184042 | javelho | 07 fev 2008 21:22 | Em resposta a: #183991

Caro Mário Pereira

Os elementos que disponho mostram que Manuel Lopes Ferreira Neto era sobrinho do meu bisavô. Tinha mais três irmãos, Artur (1878-1965), Maria da Glória (1881) e Josefina Augusta. Os seus pais eram José Lopes Ferreira Neto (1847) que era casado com Maria José da Conceição. O José Lopes tinha pelo menos mais quatro irmãos, entre os quais o Abílio Lopes, meu bisavô.
A idade precoce de casamento da Maria de Jesus parece ser uma realidade.
Gostaria imenso se me fazia a sua árvore genealógica a partir do seu bisavô, seria uma forma de ter informações sobre parentes afastados mas que estão próximos no tempo.
O Manuel Lopes nasceu em 6.8.1882 e faleceu em 19.2.1970. Casou com Maria Augusta Andrade na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lourenço Marques em 8.7.1911.

Um abraço

José Lopes Velho

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#184090 | Mário N Pereira | 08 fev 2008 10:39 | Em resposta a: #184042

Caro José Velho,

Muito obrigado pelas informações que revelou. É interessante saber o nome dos irmãos dos meu bisavô. Como lhe disse anteriormente, não sei se algum dos irmãos se manteve pela zona de Coimbra e deixou progenitura ou não. A minha Mãe disse-me que pensa haver ainda um outro irmão.
Pela relação de pessoas que enuncia, parece que o José Velho e a minha Mãe têm um trisavô comum !
O parente que a minha Mãe conheceu nos anos 1959/60, em Moçambique, deve ser neto da Maria da Glória. Eram pessoas que estavam radicadas em Lisboa.
O administrador deste Forum poderá fornecer-lhe o meu mail pessoal para trocarmos outras informações.
Um abraço
Mário Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#321982 | mbpires | 26 jan 2013 21:16 | Em resposta a: #183855

Não encontrei nenhuma referência a Maria Augusta Martins Ganilho, nessa data nos assentos de Poiares. Tive uma "dica" que havia uma família Ganilho em Águas Santas, Maia mas também não consta nenhum assento. Tio (José Velho) encontrou mais alguma referência relativamente à trisavó? Estou muito interessada em descobrir o ramo Ganilho. Alías, um genealogista falou-me da existência deste apelido na zona de Arganil, o que me deixou muito surpresa.
Agradeço desde já alguma dica.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#321984 | Jorge Resende | 26 jan 2013 22:33 | Em resposta a: #118621

Tomei a iniciativa de pesquisar o assento de batismo de Manuel seu bisavô. Encontrei-o não em 1887 mas sim em 1882.

Neste endereço, estão todos os batismos, casamentos e ´bitos de Arouce

http://etombo.com/paroquia/fozdoarouce.html

Inscreva no google ETOMBO/COIMBRA/LOUSÃ/Foz de Arouce, (escolha a segunda linha de Foz de Arouce),
escolha em batismos o livros paroquial de 1878 a 1882, clic no livro a preto , e escolha a imagem número 92 da ordenação aposta ao lado esquerdo na página visualizada. Na imagem 92 ao seu lado direito está o assento de Manuel. Se não fôr fácil a minha explicação, envie-me o seu endereço email que lhe enviarei o dito assento. Boas pesquisas cumprimentos Jorge Resende
jbgresende@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Ferreira Neto (Lousã)

#321985 | Jorge Resende | 26 jan 2013 22:38 | Em resposta a: #321984

Desculpe os lapsos, foi a pressa , quis dizer óbitos e que tem nesse endereço do Etombo todos os livros paroquiais de Foz de Arouce.
Se quiser pesquisar em Coimbra (freguesias da cidade ) e arredores, inscreva ETOMBO COIMBRA e é só escolher o que desejar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen