Inacio Antonio da Fonseca Benevides

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#117999 | Fmaia | 04 mai 2006 13:52

Caros confrades,

Procuro descendência actual de Inácio António da Fonseca Benevides, nascido em Ervedal da Beira a 15/1/1788. Foi Presidente do Conselho de Saude Naval, médico efectivo da Real Câmara, Fisico Mor da Armada, do conselho se S.M. a rainha D. Maria II, Comendador da Ordem de Cristo, da de NªSª....etc, etc.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#118055 | mjborges | 05 mai 2006 16:26 | Em resposta a: #117999

Caro Confrade
O único descendente que eu conheço do referido senhor é Francisco da Fonseca Benevides (1835-1911) o célebre autor de «O Real Teatro de S. Carlos de Lisboa: estudo histórico» (1893) Ed. facsimilada. - Lisboa : Instituto da Biblioteca Nacional e do livro, 1993

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#118058 | aeiou2 | 05 mai 2006 17:33 | Em resposta a: #117999

Boa tarde,

Segundo a GELB.vol. 11, pág.572, há ainda outro filho Doutor em Medicina, U. de Pisa, n.11.11.1816, Lisboa e m.ib. a 7.5.1885.Nada diz sobre descendentes.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#118061 | Fmaia | 05 mai 2006 18:00 | Em resposta a: #118058

Estimadas confreiras,

Igualmente p/ as Sras. uma muito boa tarde.
Realmente, o interesse que tenho é na descendência actual, com o propósito de poder dar algumas achegas mais à minha pesquisa genealógica (por exemplo, o nome Benevides como aparece naquele ramo da minha família?).
Sei que existiram esses dois filhos, que constam do Dicionário Histórico, sendo que o Francisco deu o nome à Escola Fonseca Benevides em Lisboa.
Conheço o nome de uma filha, casada com Bernardo José Fernandes, comerciante da praça de Lisboa mas, a partir daqui, e porque me encontro um pouco longe de Lisboa, torna-se difícil iniciar a pesquisa nos locais indicados - Conservatórias/Registos.
Assim, pensei ser mais fácil aligeirar a demanda se colocasse no Forum a questão, na esperança de encontrar um descendente.
Fico-lhes grato pela pronta participação.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#118579 | Fmaia | 14 mai 2006 17:08 | Em resposta a: #117999

Caros confrades,

Renovo o pedido. Antecipadamente grato.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#119569 | Fmaia | 29 mai 2006 16:52 | Em resposta a: #118579

Caros confrades,

Renovação do pedido

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#125388 | Ricardobenevides | 21 ago 2006 01:10 | Em resposta a: #119569

Caro Maia,
procuro também saber mais sobre o meu apelido Benevides, no entanto temo estar apenas no inicio da "demanda".
Se puder ajudar em alguma coisa...

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#161099 | Fmaia | 27 jun 2007 18:12 | Em resposta a: #117999

Caros confrades:

Renovo o meu pedido - Descendência de Dr. Inácio da Fonseca Benevides, Dr. Francisco da Fonseca Benevides, Dr. Antonio Albino da Fonseca Benevides.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#194804 | Fmaia | 30 abr 2008 16:55 | Em resposta a: #161099

Caros confrades:

Renovo o meu pedido - Descendência de Dr. Inácio da Fonseca Benevides, Dr. Francisco da Fonseca Benevides, Dr. Antonio Albino da Fonseca Benevides.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#195202 | Fmaia | 04 mai 2008 14:22 | Em resposta a: #194804

Caros confrades:

Renovo o meu pedido - Descendência de Dr. Inácio da Fonseca Benevides, natural de Ervedal da Beira, Dr. Francisco da Fonseca Benevides, Dr. Antonio Albino da Fonseca Benevides.

Mcumptos
Maia da Fonseca

[

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#195373 | Fmaia | 06 mai 2008 10:03 | Em resposta a: #195202

Caros confrades:

Renovo o meu pedido - Descendência de Dr. Inácio da Fonseca Benevides, natural de Ervedal da Beira, Dr. Francisco da Fonseca Benevides, Dr. Antonio Albino da Fonseca Benevides.

Mcumptos
Maia da Fonseca

[

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#257722 | MJNFVC | 02 jul 2010 15:20 | Em resposta a: #195373

Caro Confrade:

No Cemitério Britânico, à Estrela, em Lisboa, encontra-se um túmulo onde estão inscritos os seguintes nomes:

ALBERTO GARIBALDI (*c.1872) +4.8.1880
ALBERTO GIOVETTI *18.4.1818 +4.2.1899 =
VIRGÍNIA ELISA GIOVETTI BENEVIDES +26.1.1907
INÁCIO DA FONSECA BENEVIDES
LUCIA VIOLETA BENEVIDES (*c.1828) +13.7.1907

Cumprimentos,

M. J. Craigie

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#257771 | Fmaia | 03 jul 2010 06:24 | Em resposta a: #257722

Estimado(a) confrade

Foi com enorme satisfação que vi a resposta ao meu pedido feito há quase 4 anos e, até há data, sem grandes resultados.
Creio que este Inácio seria um dos filhos, com o mesmo nome, do Inácio António da Fonseca Benevides. Assim sendo, posso concluir, ou melhor, supor até confirmação, que pelo menos de um ramo já tenho notícias da descendência
Já tinha programado uma visita ao cemitério dos Prazeres, local onde se encontra o túmulo do Inácio António, provável pai do Inácio constante da sua msg, isto no dizer dos Paroquiais.
Já agora permita-me uma interpelação. Este cemitério Britânico de que trata tem alguma coisa a ver com o dos Prazeres ou é autónomo?
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda preciosa.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Renovação de pedido

#257847 | MJNFVC | 04 jul 2010 11:51 | Em resposta a: #257771

Estimado Confrade:

O Cemitério Britânico pertence à Comunidade Britânica e pode ser visitado pelo público em geral de manhã, entre as 10 e as 13 horas, mas informo que esta sepultura em si será de muito difícil localização por um visitante, tal como a maioria delas. Se quiser fazer o favor de me indicar quais as restantes informações que aí pretende obter, farei por satisfazer o seu pedido por outros dos meios ao meu alcance.

Quanto ao Cemitério dos Prazeres, o acesso à documentação é reservado, mas estou autorizada superiormente a consultar eu própria o respectivo arquivo. Fico, portanto, ao dispor para transcrever o conteúdo do jazigo em questão. Caso tenha conhecimento do número, será mais fácil. Se não, basta a data de óbito de algum dos defuntos aí sepultado. Os registos dos jazigos são excelentes fontes de informação.

Cordiais cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Renovação de pedido

#257870 | Fmaia | 04 jul 2010 16:36 | Em resposta a: #257847

Estimada Maria João Craigie

Como disse, e muito bem, os jazigos são excelentes fontes de informação. Como tal, e porque não possuo qualquer referência à descendência dos Fonseca Benevides, a não ser pelos Paroquiais, e somente na primeira geração da descendência de Inácio António da Fonseca Benevides, tudo o que puder conseguir seria óptimo.
Poderia talvez indicar-me a data de óbito do Inácio Benevides porque, nos mesmos registos, consta a freguesia do falecimento, e, aí, seria uma dica importante para seguir os Paroquiais.
Por outo lado, saber quais os graus de parentesco dos sepultados era a cereja em cima do bolo.
Se lhe trouxer muita maçada com este pedido, basta facultar-me os dados constantes nos registos do cemitério que eu depois entreter-me-ei a tentar decifrar. Precisava era de ter uma ponta por onde começar. Saber pelo menos a freguesia de residência.
Com esta adrenalina toda não sei se fui o mais claro e objectivo possível.
Quanto ao cemitério dos Prazeres, por ora ainda não tenho elencado o que necessito pelo que, lhe agradeço os seus préstimos e esperando a sua oferta se mantenha para uma próxima oportunidade.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Renovação de pedido

#257917 | MJNFVC | 05 jul 2010 00:50 | Em resposta a: #257870

Estimado Confrade:

Relativamente ao jazigo do Cemitério Britânico, tentarei obter ali mais alguns elementos sobre este ramo da família. O único dado extra de que disponho de momento é que Lucia Violeta Giovetti Benevides faleceu a 13.7.1907 na Rua de São Bernardo, ou seja, na freguesia de Santa Isabel, onde talvez tenha falecido também, a 26.1.1907, Virginia Elisa Giovetti Benevides. Infelizmente, a Torre do Tombo não tem livro de registo dos óbito desta freguesia para o ano de 1907, nem mesmo o duplicado. Talvez estejam ainda na Conservatória do Registo Civil de Lisboa...

Quanto ao jazigo do Cemitério dos Prazeres, à falta de melhor, proponho guiar-me pelas datas que encontrei em 'Portugal - Dicionário Histórico', edição on-line, a saber:

Benevides (Inácio António da Fonseca)
n. 15 de Janeiro de 1788.
f. 29 de Dezembro de 1857.

Benevides (António Albino da Fonseca)
n. 11 de Fevereiro de 1816.
f. 7 de Maio de 1885.

Assim que me for possível, tratarei destas pesquisas e voltarei a entrar em contacto.

Cordialmente,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Renovação de pedido

#257947 | Fmaia | 05 jul 2010 14:47 | Em resposta a: #257917

Estimada Maria Joao

Uma vez mais, reitero os meus agradecimentos.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: FONSECA BENEVIDES

#258135 | MJNFVC | 07 jul 2010 14:17 | Em resposta a: #257947

Estimado Confrade:

Salvo errro e omissão, eis a transcrição da lápide do Cemitério Britânico:

I CARA MEMORIA DE

ALBERTO GARIBALDI [GIOVETTI]
MORI LI 4 D'AUGUSTO 1880
ETA 18 ANNI

ALBERTO GIOVETTI
NATO 18 D'APRILE 1818
E MORTO LI 4 DI FEBBRAIO 1899
PREGATI PER LUI

À SAUDOSA MEMORIA DE
MINHA ESPOSA DEDICADO
VIRGINIA ELIZA GIOVETTI BENEVIDES
LISBOA 26 DE JANEIRO DE 1907
IGNACIO DA FONSECA BENEVIDES

ALSO OUR BELOVED MOTHER
LUCIA VIOLETA BENEVIDES
WHO DIED JULY 13TH 1907
AGE 79 YEARS

Além dos dados constantes da lápide, nos lacónicos registos de óbito apurou-se ainda o seguinte:

Alberto Garibaldi Giovetti era funcionário do 'Hotel Italiano' (?).
Virginia Elisa Giovetti Benevides nasceu cerca de 1854 e faleceu no 1º andar do nº 17 da Rua da Bela Vista à Lapa, Lisboa.
Lucia Violeta Benevides faleceu no nº 52 da Rua de S. Bernardo, Stª Isabel, Lisboa.

Cordialmente,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: FONSECA BENEVIDES

#258143 | Fmaia | 07 jul 2010 16:03 | Em resposta a: #258135

Estimada Maria João Craigie

O meu mais sincero obrigado.
De Viana do Castelo disponha sempre.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: FONSECA BENEVIDES

#258171 | MJNFVC | 08 jul 2010 10:02 | Em resposta a: #258143

Estimado Confrade:

Mais umas informações para o seu trabalho:

Inácio Albino da Fonseca Benevides, funcionário público, natural da freguesia de S. Paulo, em Lisboa, filho de Inácio António da Fonseca Benevides e de D. Gertrudes Perpétua Arbini, e D. Virgínia Elisa Giovetti, natural de Nice, França, filha de Hermenegildo Eleutério Giovetti e de D. Lúcia Giovetti, casaram na freguesia da Encarnação, em Lisboa, a 03.06.1882.

Os registos paroquiais de S. Paulo podem ser consultados online através do website http://etombo.com/paroquia/saopaulo.html

Os livros desta paróquia contêm índices onomásticos por nome de baptismo. Pode ser que aí encontre mais Fonsecas Benevides.

Cordialmente,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: FONSECA BENEVIDES

#258176 | Fmaia | 08 jul 2010 12:13 | Em resposta a: #258171

Estimada Maria João Craigie

Muito obrigado.

Cordialmente,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria

#258189 | roz | 08 jul 2010 16:18 | Em resposta a: #258171

Cara participante,

As minhas desculpas por intrometer-me neste topico dedicado a outra pessoa mas tendo notado a sua generosidade em ajudar o Sr. Maia, e visto os seus conhecimentos, atrevo-me eu tambem a pedir a sua ajuda. Vivo no estrangeiro e assim tudo se torna um pouco mais dificil.

Consegui apurar que uma minha bisavo' faleceu em Lisboa (nao sei a freguesia) entre Outubro de 1857 e 1868 e foi enterrada no cemiterio do Alto de S. Joao. Contudo, em 7/10/1886 foi transladada para o jazigo de familia que os filhos compraram no cemiterio dos Prazeres, segundo informacao dada por este cemiterio. Tao pouco diz a freguesia do obito, que 'e o que necessito.
Telefonei ao cemiterio do Alto de S. Joao e disseram que nao guardam documentos tao antigos. Fiquei com duvidas sobre a veracidade de essa afirmacao....

Ela chamava-se Gertrudes Maria Nosolini Ruiz (Duarte Ferreira pelo casamento), mas nos documentos da transladacao no cemiterio dos Prazeres esta' com o nome de Gertrudes Maria Nicolina Luiz Ferreira! O registo 'e o No. 10965 do jazigo No. 3.293.

Ja' agora, os seus contactos abragem o cemiterio do Funchal?

Desde ja' os meus agradecimentos por qualquer informacao que me possa prestar.
Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258220 | MJNFVC | 09 jul 2010 00:25 | Em resposta a: #258189

Senhora Dona Maria do Rosário:

Todos os cemitérios de Lisboa têm registos de enterramentos e de jazigos desde a respectiva fundação, alguns desde o segundo quartel do século XIX. Percorrer, porém, os milhares de entradas feitas nos registos do Alto de São João entre 1857 e 1868 é tarefa muito morosa para a qual, lamentavelmente, não disponho de tempo, pelo que verei o que se consegue nos Prazeres.

Aproveito para informar que não tenho possibilidade de aceder a arquivos de cemitérios fora da cidade de Lisboa.

Antes de terminar, uma pergunta: Quem foi o primeiro dos seus Nosolini a fixar-se em Portugal?

Até breve,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258237 | roz | 09 jul 2010 11:31 | Em resposta a: #258220

Cara Senhora Dona Maria Joao

Muito obrigada pela sua rapida resposta. A sua ajuda em qualquer dos cemiterios sera' sempre muito apreciada. Entao quer dizer que os registos devem estar, como eu pensei, ainda no Alto de S. Joao? Um dia que eu va' a Portugal, sabe se me deixarao procurar os registos, eu mesma, ou nao 'e permitido?

Que eu saiba, Andre Nosolini tera' sido o primeiro mas radicou-se em Cabo Verde e nao no Continente, vindo das Canarias c. 1790.

Aguardando as suas noticias.
Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258268 | MJNFVC | 09 jul 2010 22:26 | Em resposta a: #258237

Cara Senhora Dona Maria do Rosário:

Sim, os registos existem, mas lamento informar que a consulta directa dos arquivos cemiteriais só é permitida a quem estiver superiormente autorizado.

Voltarei a dar notícias e espero que sejam as pretendidas...

Cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258331 | roz | 10 jul 2010 20:35 | Em resposta a: #258268

Cara Senhora Dona Maria Joao,

Muito obrigada pela informacao.

Se nao for muita macada, ja' que vai procurar no cemiterio dos Prazeres, podia, por favor, ver tambem o registo No. 13945 no mesmo jazigo com o nome de Jose' Severiano Duarte Ferreira (o correcto 'e Joao e nao Jose', mas paciencia....! e que 'e o marido da Gertrudes Maria). Ele faleceu na Madeira em 1868 (nao sei dia ou mes) mas o Arquivo nao encontrou o registo, contudo sei que foi transladado do Funchal para os Prazeres em 10/9/1889. Se tivesse a data do falecimento ou a freguesia, talvez o Arquivo da Madeira conseguisse encontrar.

Desculpe mais este incomodo mas qualquer destas informacoes seria uma grande ajuda.

Com os meus melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258376 | MJNFVC | 11 jul 2010 12:43 | Em resposta a: #258331

Cara Senhora Dona Maria do Rosário:

Acederei com todo o gosto aos seus pedidos assim que tiver oportunidade, talvez já na próxima semana.

Maria João

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258468 | MJNFVC | 12 jul 2010 17:20 | Em resposta a: #258331

Cara Senhora Dona Maria do Rosário:

Afinal, tive de ir hoje mesmo ao arquivo do cemitério dos Prazeres, onde aproveitei para consultar o registo do jazigo nº3292, que, lamentavelmente, apenas indica que Gertrudes Maria Nosolini Ruiz foi transladada do Alto de São João juntamente com José Eugénio Duarte Ferreira em 23.10.1886, sem mencionar datas de óbito.

Só há uma coisa a fazer: é procurar nos registos de enterramentos deste último cemitério, de trás para a frente, a partir de Outubro de 1886, até encontrar os assentos pretendidos, tarefa para que não me posso oferecer por falta de tempo.

Anotei, contudo, o que passo a transcrever:

José/João Severiano D. F., s/ data de óbito (proveniente do Funchal em 9.1889).
Luísa Medina Ferreira, s/ data de óbito (proveniente de S. Vicente, Cabo Verde, em 2.1891).
Henrique Joaquim D. F. +29.6.1905
Frederico Jorge D. F. +3.12.1907
Joaquim Henrique D. F. +8.2.1919
Mary D. F. +12.7.1930
Victoria D. F. +9.7.1934
Gertrudes Martins D. F. +4.3.1944
Beatriz Barbosa D. F. +23.9.1957
José Henrique D. F. +3.6.1959

Quanto aos falecidos com data de óbito conhecida, é possível saber outros dados, tais como local de óbito, idade e estado, mediante uma busca, bem mais demorada do que a que hoje pude fazer.

Se estiver interessada em saber mais sobre alguém, queira dizer quem e tentarei informar-me numa possível próxima deslocação aos Prazeres.

Lamento as circunstâncias não me terem permitido satisfazer cabalmente o seu pedido.

Muitos cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: FONSECA BENEVIDES

#258473 | MJNFVC | 12 jul 2010 18:12 | Em resposta a: #258176

Estimado Confrade:

Eis o que se apurou nos registos dos jazigos 1204, 2550 e 3915 do Cemitério dos Prazeres:

J 1204

Inácio Antº F. B. - Médico - 70 anos - casado - +29.12.1857 Lx, S. Paulo, Pr. Remolares 12 - febre amarela

Gertrudes Perpétua Adelina Arbiné (B.) - 68 anos - viúva - +17.6.1858 Lx, S. Paulo, R. Nova do Carvalho 11

Adelaide Sofia B. - 60 anos - soltª - +5.6.1885 Lx, Santos, R. S. Bento 17-2ºE

J 2550

Francisco F. B. - Prof. Inst. Idustrial - 76 anos - viúvo - +19.5.1911 Lx., Mártires - pais: Inácio Antº F. B. e Gertrudes Perpétua Adelina Arbiné B.

J 3915

António Albino F. B. - Médico - 69 anos - casado - +7.5.1885 Lx, S. José, Cç. Glória 25-1º

Frederico Stadlin (Suíço de nacionalidade) - 70 anos - casado - +1.11.1891 Lx, Stª Isabel, R. Ferrª Borges - pais: Martino Antº Stadlin e Teresa Ghezzi (Suíços de nacionalidade)

Mª Adelaide B. (Stadlin) - 52 anos - viúva - +6.12.1892 Lx, Lapa - pais: Antº Albº F. B. e Emília Adelaide Almeida B.

Frederica Amélia B. - 85 anos - soltª - +30.12.1903 Lx, Santos, R. S. Bento 17-2ºE - pais: Inácio Antº F. B. e Gertrudes Perpétua Adelina Arbiné B.

Emília Augusta B. - 66 anos - soltª - +25.8.1912 Lx, Santos, R. S. Bento 17-2ºE - pais: Antº Albº F. B. e Emília Adelaide Almeida B.

Amália Rosa Pinto (B.) - 78 anos - casada/viúva - +25.9.1919 Loures, Camarate - pais: José Francisco Pinto e Mª do Carmo P.

Luísa Adelaide B. Stadlin (naturalizada Suíça)- Directora do Recolhimento de S. Cristóvão - 63 anos - soltª - +6.1.1927 Lx, S. Cristóvão, R. Achada - pais: Frederico Stadlin e Mª Adelaide B. Stadlin

Ema Stadlin (Baptista) - 62 anos - casada - +16.10.1949 Lx, Arroios, R. Alves Torgo 12-1º - *Lx, Santos - pais: N? e Luisa Stadlin

Manuel Baptista - Oficial da Marinha Mercante - 68 anos - +13.3.1954 Lx, Arroios, R. Alves Torgo 12-1º - * Lx, Socorro - pais: Antº Vicente Baptista e Mª Madalena

Assim concluo a minha colaboração, que espero tenha tido alguma utilidade para o seu trabalho.

Cordialmente,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258480 | roz | 12 jul 2010 19:02 | Em resposta a: #258468

Cara Senhora Dona Maria Joao,

Os meus sinceros agradecimentos pelos seus esforcos e ajuda.

Alguns dados ja' conhecia, outros confirmam os meus palpites aproximados. Como ja' desconfiava, nao tinham a informacao sobre o casal que sao os unicos cujos registos podem talvez mencionar a freguesia de nascimento do Joao Severiano . So' me resta numa proxima visita a Portugal tentar ir pessoalmente ao Alto de S. Joao e ver se consigo convence-los a ver os obitos entre Outubro de 1857 e 1868 que sempre sao menos anos do que recuar a partir de 1886. Sei que so' poderia ter acontecido entre estes anos por ter uns apontamentos do meu avo onde menciona terem regressado de Cabo Verde nessa data e a Gertrudes ter falecido antes do marido que morreu em 1868. Tentarei tambem escrever aos cemiterios do Funchal e ver o que dizem, nunca se sabe...

Muitissimo obrigada pela sua disponibilidade e gentileza.
Os meus agradecidos cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258541 | MJNFVC | 13 jul 2010 12:23 | Em resposta a: #258480

Cara Senhora Dona Maria do Rosário:

Queira informar-me quando vier a Portugal e poderei acompanhá-la à Secretaria do Alto de S. João, pois talvez assim a deixem fazer as buscas necessárias... Aviso desde já, porém, que, dependendo dos regulamentos cemiteriais à data do assento do óbito, há épocas em que não era registada a freguesia de nascimento. O trabalho do genealogista não é fácil...

Já tentou encontrar referência à freguesia de nascimento que procura nos assentos de nascimento dos filhos que João S. D. F. tenha tido?

O meu endereço electrónico é:

mariacraigie@gmail.com

Ao dispor,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Gertrudes Maria Nosolini Ruiz

#258548 | roz | 13 jul 2010 15:08 | Em resposta a: #258541

Estimada Senhora Dona Maria Joao

Fquei sensibilisada com a sua disponibilidade! Ja guardei o seu endereco para um futuro contacto na minha proxima ida a Portugal.

Tem muita razao ao dizer que o nosso trabalho nao 'e facil. Dos 4 filhos do dito casal, o meu avo nasceu em Bissau e os outros em Cabo Verde o que tambem nao facilita a pesquisa e onde era costume escrever so "natural do Reino". Mas isto de trocar impressoes consigo pode ser que de^ fruto. Sabe quantos e quais eram os cemiterios de Lisboa em 1839 e 1829? O bisavo Joao Severiano da' essas datas no tal manuscrito e assim a busca seria mais limitada mas nao sei se nessas datas ainda enterravam nas igrejas.

Uma vez mais o meu obrigada e cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: FONSECA BENEVIDES

#259859 | Fmaia | 03 ago 2010 12:24 | Em resposta a: #258473

Estimada Maria João Craigie

Efectivamente, só hoje me apercebi da sua mensagem, pelo que, do facto, me penitencio.
Agradeço a sua inestimável colaboração, reiterando os meus parcos préstimos para o que porventura possa necessitar.
Com elevada consideração e estima,

Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#267731 | IsabelFont | 31 dez 2010 12:46 | Em resposta a: #257847

Bom dia,
Cara confrade Maria João Craigie,

Venho pedir-lhe um favor; já que pode aceder a informação do cemitério dos Prazeres, penso que é aí que está sepultada parte da minha família do meu bisavô de apelido Regallo ou Araújo Regallo.

Haverá alguma maneira fácil de pesquisar se isto é verdade. se têm jazigo e quem lá está?
O meu bisavô chamava-se Manuel Justino de Araújo Regallo era nartural de Sta Maria do Bouro, mas faleceu em Lisboa e era filho de João Belmiro Carvalho de Araújo Regallo e de Maria Joaquina de Mattos Silva Regallo, e neto de Manoel José de Barros de Araújo Regallo e de Inês da Silva Carvalho.

O meu intuito era encontrar não os descendentes directos do meu bisavô, mas primos ainda que afastados com o mesmo apelido / mesma família.

Se tiver essa hipótese ficar-lhe-eu muito agradecida.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#267734 | roz | 31 dez 2010 13:46 | Em resposta a: #267731

Cara Maria Isabel

Desculpe intrometer-me ja' que a mensagem nao me 'e dirigida mas queria sugerir-lhe este link: http://www.pbi.pai.pt/advanced/regallo.html onde ha', pelo menos um Araujo Regallo.
Se escrever Regalo com um L aparecem ainda mais mas nao sei se se relacionam aos seus.

Os meus cumprimentos e desejos de um Ano Novo feliz.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#267750 | MJNFVC | 31 dez 2010 17:04 | Em resposta a: #267731

Cara Senhora Dona Maria Isabel:

Para ser bem sucedida na pesquisa que me pede, necessito saber o nome e a data de óbito de algum membro da família que suspeite estar sepultado nesse cemitério.

Fico a aguardar essas informações.

Cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#267784 | Filipe Reis | 01 jan 2011 16:20 | Em resposta a: #257722

Estimada M.J.Cragie

Existirá alguma sepultura no cemitério britânico de alguém da família Gallwey?

Os meus agradecimentos,

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#267804 | IsabelFont | 02 jan 2011 00:00 | Em resposta a: #267734

Cara confrade Rosário,

Grata pela sua sugestão. Suponho que as 3 pessoas que encontrei devem ser da mesma família, ou é provaével que sejam da mesma família que procuro. Vou tentar o contacto.

Votos também de um Feliz 2011.
Muitíssimo obrigada e cumprimentos,
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#267805 | IsabelFont | 02 jan 2011 00:19 | Em resposta a: #267750

Cara Senhora Dª Maria João Craigie,

A única pessoa que não conheci, mas cujos dados me foram passados pela minha tia que o conheceu quando nova, foi:
Henrique Belmiro de Araújo Regallo, que supomos que nasceu cerca de 1907, e que dizem que faleceu com 63 anos, portanto talvez que o óbito tenha ocorrido cerca de 1970.
Sua mulher chamava-se Isa, mas não sabemos mais!

O Pai deste primo Henrique seria Jorge Belmiro de Araújo Regallo, que teria nascido em 24 Abril de 1870 em Lisboa, mas cuja data de óbito desconheço, mas casada com Gina Luísa Vaz de Oliveira Ferreira, que também pode estar no mesmo jazigo, não sei?

Uma irmã deste Jorge Belmiro, seria Carminda de Araújo Regallo. que acho que faleceu depois de 1954, pq eu ainda a conheci e cheguei a Lisboa em 1954.

Provavelmente são dados muito vagos, mas neste momento é o que tenho.
Ah, e tenho ainda o Pai destes dois irmãos: Jorge e Carminda, que seria:
João de Jesus Belmiro de Araíjo Regallo, que não faço ideia se nasceu ou nã em Lisboa ou se faleceu em Lisboa.

Grata pela atenção
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#267892 | MJNFVC | 03 jan 2011 18:30 | Em resposta a: #267805

Tentarei satisfazer o seu pedido assim que me for possível.

Cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#271375 | LuisaNunes | 26 fev 2011 12:45 | Em resposta a: #117999

Caro Sr. Maia da Fonseca,

Comecei ha pouco tempo a coligir informações sobre a minha família e sou portanto ignorante no que concerne a arte da genealogia daí que só hoje encontrei este forum. Sou tri-neta de uma senhora que se chamou D. Maria da Glória da Fonseca Benevides e que foi irmã de Francisco da Fonseca Benevides. Tenho tentado encontrar rasto desta senhora mas sem conseguir resultados que não sejam os que conduzem ao seu irmão. Gostaria de trocar informações que ajudem a traçar a história da nossa família.

Cumprimentos

Maria Luisa Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#271380 | Fmaia | 26 fev 2011 14:39 | Em resposta a: #271375

Estimada parente,

Felicissimo por encontrar uma descendente destes Fonseca Benevides, Vou enviar, neste, alguns apontamentos que entretanto fui conseguindo coligir, ainda que muito insipidos.
Quanto a ignorancia, nao se preocupe. Eu, nestas andanças, sou um ignorante assumido que tenta todos os dias aprender um pouquinho mais.

Cordiais cumprimentos
Antonio J. da Fonseca e Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#271404 | MJNFVC | 26 fev 2011 20:35 | Em resposta a: #267805

Cara Senhora Dona Maria Isabel:

Eis o que várias horas de pesquisa revelaram nos registos de jazigos e de enterramentos do Cemitério dos Prazeres em Lisboa, relativamente a membros da família Araújo Regallo:

JAZIGO 4235 (Fundado em 1896 por José de Almeida Vidal)

João de Jesus Belmiro A. R. (Caixeiro comercial)
+23.12.1877 Lisboa, Santos, Rua do Olival (causa mortis: tuberculose)
*c.1843 Bouro
Casado

Gustavo Agostinho A. R.
+25.8.1909 Lisboa, S. Sebastião da Pedreira, Rua D. Estefânia 181 (causa mortis: meningite)
*c.1903 Lisboa
Filiação: Jorge Belmiro A. R. x Elisa Dias (A. R.)
Menor

Maria Eugénia A. R.
+20.8.1921 Lisboa, S. Sebastião da Pedreira, Rua Martens Ferrão (causa mortis: tuberculose)
*c.1900 Lisboa, Anjos
Filiação: Jorge Belmiro A. R. x Elisa Dias (A. R.)
Solteira

Rafael Delfim A. R. (Procurador da República)
+3.10.1924 Madeira, S. Roque do Pico, Madeira; residente em Lisboa
*c. 1898 Lisboa
Filiação: Jorge Belmiro A. R. x Elisa Dias (A. R.)

JAZIGO 6625 (Fundado por Henrique Belmiro de Araújo Regallo em 1935; concessionários sucessores: Eduardo Jorge Santos A. R. X Maria Manuela Martins Coelho Pedroso (A. R.), Maria José Santos A. R., solteira, e Maria Eugénia Santos (A. R.), viúva.)

Elisa Dias (A. R.)
+9.1.1933 Lisboa, S. Sebastião da Pedreira, Avenida 5 de Outubro 194 (causa mortis: pneumonia)
* c. 1871 Lisboa, Anjos
Filiação: Ricardo José Pereira Dias x Amélia das Dores Vidal (Dias)
Casada

Cristina dos Anjos Vidal (A. R.)
+14.1.1933 Lisboa, S. Sebastião da Pedreira, Avenida 5 de Outubro 194 (causa mortis: endocardite)
*c. 1843 Lisboa, S. Paulo
Filiação: José de Almeida Vidal x Ana Maria de Oliveira
Viúva

Ana Pidwell Novak (A. R.)
+30.4.1935 Lisboa, Socorro, Hosp. S. José; residente em Lisboa (causa mortis: septicemia puerperal)
*c.1910 Sines
Filiação: Vladimir Novak x Evelyn Pidwell
Casada

Jorge Belmiro A. R. (Gerente comercial)
+16.10.1950 Lisboa, S. Sebastião da Pedreira, Rua Fialho de Almeida 18
*c.1870 Lisboa
Filiação: João de Jesus Belmiro A. R. x Cristina dos Anjos Vidal (A. R.)
Casado

Carminda Amélia A. R.
+24.12.1960 Lisboa, S. Paulo, Travessa dos Remolares 10
Filiação: João de Jesus Belmiro A. R. x Cristina dos Anjos Vidal (A. R.)

Henrique Belmiro A. R.
+17.10.1970 Clínica S. Catarina, Funchal, Madeira; residente em Lisboa, Odivelas, Rua Alexandre Herculano 34
*c.1907
Filiação: Jorge Belmiro A. R. x Elisa Dias (A. R.)

Chamo a atenção para o facto de que, conforme os anos a que se referem, as informações exaradas nos registos cemiteriais são mais ou menos completas.

Espero que estas informações sejam de utilidade.

Cumprimentos,

Maria-João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#271412 | IsabelFont | 26 fev 2011 23:14 | Em resposta a: #271404

Cara confreira,
Dª Maria-João Craigie,

Nem sabe o quanto lhe agradeço as suas informações. Já estava desesperando, pensando que me tinha enganado.
E, calculo o trabalhão que estas lhe deram a obter! Mas facilita-me imenso as pesquisas de assentos e certidões de nascimento.

Muitíssimo obrigada.
Disponha sempre que precisar de algo que veja que eu a possa ajudar.

Os meus melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#271415 | Fmaia | 27 fev 2011 00:33 | Em resposta a: #271375

Estimada Maria Luisa Nunes

Tenho um ficheiro que lhe vou enviar, caso entenda. Parece-me mais pratico e curial enviar para o seu endereço electronico, assim me o disponibilize.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Família Regallo

#271428 | MJNFVC | 27 fev 2011 09:57 | Em resposta a: #271412

Sempre ao dispor!

M.-J. Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#271429 | LuisaNunes | 27 fev 2011 10:29 | Em resposta a: #271415

Caro António Costa Maia,

Eu também lhe posso dar conta de detalhes da descendência da minha antepassada, mas acho mais simpático que o façamos directamente nos nossos mails pessoais, o que pode utilizar para me contactar é mluisanunes@hotmail.com.

Aguardo o seu contacto,

Cumprimentos

Maria Luísa Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Inacio Antonio da Fonseca Benevides

#271433 | Fmaia | 27 fev 2011 12:02 | Em resposta a: #271429

Estimada Maria Luisa Nunes

Ja enviei para o seu email. Depois diga alguma coisa do que necessitar mais.

Cordiais Cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

Cemitério dos Prazeres

#312606 | pbrehm | 27 ago 2012 21:08 | Em resposta a: #257847

Cara Maria João Craigie,

Muito lhe agradeço a gentileza de me informar, ou qualquer outro confrade que veja esta mensagem, como e onde poderei saber, com uma data de funeral, se ainda existirá uma sepultura no cemitério dos prazeres em Lisboa e se haverá algum registo associado.

Trata-se de um sepultamento de 1910.

Obrigado/Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério dos Prazeres

#312642 | MJNFVC | 28 ago 2012 10:25 | Em resposta a: #312606

Caro Paulo Brehm:

Se me indicar o nome completo e a data, poderei fazer essa pesquisa na secretaria do cemitério, pois estou a isso superiormente autorizada.

Caso esteja em Lisboa, poderá tentar obter a informação pessoalmente na referida secretaria entre as 9 horas e as 16 horas.

Cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#312643 | MJNFVC | 28 ago 2012 10:27 | Em resposta a: #267784

Estimado Filipe Reis:

Tratarei de averiguar. Quando, não sei, mas tentarei que seja em breve.

Cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério dos Prazeres

#312649 | pbrehm | 28 ago 2012 12:56 | Em resposta a: #312642

Cara Maria João Craigie,

Trata-se do General Silvério Augusto Pereira da Silva, falecido a 5 de Abril de 1910, sepultado a 6 do mesmo mês e ano "em jazigo de família", segundo noticia o Diario de noticias desse dia.

Estou em Lisboa, mas limitadissimo nesse horário, pelo que se não lhe causar transtorno ficar-lhe-ia muito grato. De outra forma tentarei mais tarde.

Muito obrigado e cumpriementos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério dos Prazeres

#312650 | MJNFVC | 28 ago 2012 13:06 | Em resposta a: #312649

Caro Paulo Brehm:

Assim farei, logo que possível.

Até breve,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério dos Prazeres

#312820 | MJNFVC | 30 ago 2012 15:22 | Em resposta a: #312649

Caro Paulo Brehm:

Eis o que apurei nos registos cemiteriais:

SILVÉRIO AUGUSTO PEREIRA DA SILVA - General de Brigada reformado; filho de Joaquim Augusto Pereira da Silva da Fonseca e de Maria Luísa Mascarenhas Ataíde; nascido cerca de 1827 em Santarém, falecido com 83 anos a 5.4.1910 em Lisboa, Santos-o-Velho, Rua (Avenida) D. CarlosI, 144-1º, sepultado no jazigo nº 797 (concessionário: António Maria Fidié) do Cemitério dos Prazeres e trasladado a 25.5.1926 para Marrazes, Leiria.

Espero que estas informações tenham utilidade...

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério dos Prazeres

#312821 | pbrehm | 30 ago 2012 15:36 | Em resposta a: #312820

Cara Maria João Craigie,

Muitíssimo obrigado pela disponibilidade e pronta resposta. A informação oferece-me uma novidade, que é a confirmação de uma informação que tinha mas sem certezas, a trasladação para Marrazes e a respetiva data.

Por curiosidade, esse jazigo 797 ainda existirá?

uma vez mais obrigado e, no que puder assistir, não hesite.
Cumprimentos,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#312822 | MJNFVC | 30 ago 2012 15:47 | Em resposta a: #267784

Estimado Filipe Reis:

Apenas pude apurar, a partir da listagem existente no British Cemetery, uma sepultura relativa a um nome similar, Galloway, em vez de Gallwey, como indicou.

Trata-se da sepultura D.4.31, com a inscrição: "Beneath this stone lie the remains of Catherine Bailers, wife of J. M. Galloway of St Ubes, Merchant. Departed this life 27th October 1840. Age 35 years."

Aproveito para informar que, no século XIX, a cidade portuária de Setúbal era conhecida em inglês por St(Saint) Ubes ou, por vezes, St Elbes, e em francês por St(Saint) Yves...

Cordialmente,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério dos Prazeres

#312824 | MJNFVC | 30 ago 2012 16:16 | Em resposta a: #312821

Caro Paulo:

O jazigo existe, averbado à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Creio que pertenceria talvez a amigos ou a parentes por parte da mulher do general, que era casado à data do óbito, pois as pessoas nele sepultadas não têm apelidos relacionados com os do general e de seus pais.

Cumprimnetos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério dos Prazeres

#312826 | pbrehm | 30 ago 2012 16:24 | Em resposta a: #312824

Cara Maria João Craigie,

Obrigado. irei investigar. A viúva, que era a sua segunda mulher, tinha por apelido Portugal de Barros, sendo natural de Aveiro.

O António Fidié era engenheiro, tal como o meu trisavô Silvério, embora me pareça que de geração anterior à deste. Talvez a família fosse amiga.

Cumprimentos,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: renovação de pedido

#313052 | Filipe Reis | 03 set 2012 22:46 | Em resposta a: #312822

Estimada Maria João Craigie

Agradeço a sua informação.
cordialmente,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 04:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen