Familia Dias

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Dias

#115020 | ramiroperes | 25 mar 2006 00:14

Procuro pessoas com o apelido Dias, com origens em Viseu, principalmente zona de Abraveses, e São Joaninho de Castro Daire.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias

#200783 | lmdaccn_81 | 18 jun 2008 01:08 | Em resposta a: #115020

Meus Caros,

Alguêm tem informações sobre este Baltasar Dias, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=987909?
Segundo consta foi Caseiro da Comenda de Chavão de Santa Marta e São João Baptista do Casal de Sarrela.

Cumps,
Miguel

Resposta

Link directo:

Familia Dias

#200834 | salen | 18 jun 2008 12:44 | Em resposta a: #115020

Caro Ramiro Peres,
"... apelido Dias, com origens em Viseu, principalmente zona de Abraveses, e São Joaninho de Castro Daire"
... em que século?
A pergunta justifica-se. No séc XVII um 'Dias' em Abraveses era muito provavelmente de Abraveses; no séc XX um 'Dias' em Abraveses pode ser de Abraveses ou pode ter vindo do Algarve quando o Banco em que trabalha o mandou para uma agência de Viseu. O primeiro Dias seria de origem local; o segundo podia ser neto de um emigrante na Alemanha e que ele nem sequer sabe muito bem de que terra era em Portugal. O segundo Dias era provavelmente filho e neto de outros Dias; o primeiro Dias podia ser filho de um Rodrigues, neto de um Fernandes e bisneto de um Gonçalves, sem que houvesse a menor dúvida de que eram da mesma família (no interior os apelidos 'flutuaram' muito até bem entrados no século XVIII), e neste último caso V. estaria à procura de uma 'família' inexistente, pelo menos uma 'família Dias' que podia ser Gonçalves, Rodrigues, Soares ou outro apelido qualquer.
Tente ser mais preciso com as datas e a localização geográfica. No caso de 'Dias' o apelido é tão disseminado que pode haver até na mesma aldeia duas ou três famílias com o mesmo apelido provenientes de diferentes ancestrais e sem que tenham de facto nada a ver umas com as outras.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias

#200850 | MariaDavid | 18 jun 2008 14:24 | Em resposta a: #200834

Caros confrades

Aproveitando a boleia deste tópico sobre o apelido Dias, coloco aqui um pedido, passando, primeiro, aos dados que tenho, ainda que muito escassos:

1 Clara Dias, b:13.11.1625 que, embora nascida na cidade da Guarda, teve a sua ascendência paterna na freguesia de Sta.Marinha, Covilhã, ascendência essa para a qual ainda não consegui passar, em termos de paroquiais:
2 João Rodrigues Vaz
3 Brites Mendes, n cerca de 1599 em S.Vicente, Guarda
4 Lourenço Vaz
5 Clara Dias
6 Manuel Lopes Sarzedas, natural das Sarzedas, Castelo Branco
7 Leonor Mendes, natural de Vila Nova Foz Côa
8...
9...
10 Manuel Dias
11 Guiomar Dias
12 Francisco Lopes, natural das Sarzedas, Castelo Branco
13 Catarina Rodrigues, natural das Sarzedas, Castelo Branco
14 Manuel Vaz, natural de Vila Nova Foz Côa
15 Francisca Fernandes, natural de Vila Nova Foz Côa

Qualquer achega sobre esta gente será muito bem vinda, tanto mais que cada vez se vai tornando mais difícil encontrar assentos.

Com os meus agradecimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias

#222355 | dias2817 | 27 fev 2009 16:17 | Em resposta a: #200850

Olá MariaDavid,
aproveitando a listagem que aqui deixou, gostaria de obter mais informações sobre Mauel Dias (tais como data de nascimenti) de modo a confirmar se cruza com a minha família ou não. Os meus avós são naturais de Santiago da Guarda, Ansião, mas suspeita-se que a ascendência vinham da Beira Interior.
Melhores cumprimentos e desde já obrigado,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias

#222363 | henrdias | 27 fev 2009 17:32 | Em resposta a: #222355

Olá Paula,

ao ouvir falar em Santiago da Guarda, fiquei logo de orelhas no ar...

Convido-a a visitar o tópico onde coloquei alguns ascendentes que tenho nessa localidade, e se assim o entender, a fazer o mesmo.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=222314

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias

#222367 | MariaDavid | 27 fev 2009 17:48 | Em resposta a: #222355

Olá, Paula

Acabei de ver a sua mensagem e fiquei muito entusiasmada, pois parece que nunca consigo estabelecer ligações genealógicas com os outros participantes deste forun.

Desde que coloquei os meus dados, a única confirmação que consegui posteriormente ao que acima está escrito foi a data de casamento de João Rodrigues Vaz com Brites Mendes, que é 27.06.1621. O casamento é de S.Vicente, da Guarda.

Espero ter sido de alguma utilidade. Se houver do seu lado outras informações que me ajudem em outras ligações,, agradecia que me elucidasse. Da minha parte. logo que encontre mais paroquiais, informo. Não se esqueça que cada vez vão sendo mais difíceis de encontrar, pelas datas.

Com os melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen