Descendencia do Barao de Agua-Izé

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos | Regiões

Descendencia do Barao de Agua-Izé

#114849 | fertelde | 23 mar 2006 20:23

Estou buscando informaçoes sobre D. Antonia Carolina da Rocha Guimaraes, nasceu em Guimaraes entre 1830....1840 e foi "mulher" do 1º Barao de Agua Izé, com quem teve descendencia.-
Agradeçendo desde já qualquer informaçao,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#114868 | pgirao | 24 mar 2006 00:52 | Em resposta a: #114849

Caro Fernando de Telde,

Encontrei há poucos dias numa livraria especializada em Genealogia um pequeno livro acerca do Barão de Agua-Izé. Sabia da existência desse livro? Está interessado em que eu saiba qual o autor, a data, etc.?

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#114877 | Joman | 24 mar 2006 07:02 | Em resposta a: #114868

Caro Pedro Girão

Desculpe intervir assim na sua conversa. Por acaso neste livro vem algo sobre Inês de Almeida Viana, descendente, talvez neta, de João Maria de Sousa e Almeida, 1º Barão de Água-Izé? Ela casou-se com José António da Mota.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#114886 | fertelde | 24 mar 2006 10:28 | Em resposta a: #114868

Estimado Pedro Girao: Comprou esse livro??. Se nao o adquirio, e se o pode fazer por mim e envia-lo contrareembolso, agradeceria bastante. Conheci um livreto sobre o Barao que entretanto desapareceu da estanteria da casa dos meus pais, mas nao sei se será similar à publicaçao que encontrou nessa livraria.
Fico aguardando os seus comentarios.
Atentamente,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#114888 | fertelde | 24 mar 2006 10:40 | Em resposta a: #114877

Estimado Joao N de Oliveira: Conhece a ascendencia de Inês de Almeida Viana?
Estou recopilando datos sobre a descendencia do Barao de Agua-Izé e tudo o que me poder ajudar, agradeço. A descendencia de Inês e de José Antonio, nao será por acaso o insigne pianista e compositor Viana da Mota???
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115039 | Joman | 25 mar 2006 10:01 | Em resposta a: #114888

Caro Fernando Telde

Precisamente. São os pais do pianista. Num outro tópico, aqui neste Forum, em que perguntei isso garantiram-me que a mãe era da família. Mas ainda não consegui entroncá-los. Através de um amigo com ligações em S. Tomé, pedi para procurarem no Arquivo Histórico de S. Tomé (ou equivalente) mas a pessoa que se disponibilizou para fazer isso não encontrou nada, (o que não quer dizer que não exista uma certidão de baptismo ou de casamento).
O meu interesse é, por assim dizer, marginal, pois trabalho com famílias de Cabo Verde, onde há uma família Vera-Cruz e, por outro lado, a ligação dos Almeidas aos Medinas da ilha da Madeira, família que tem vários ramos em Cabo Verde, levaram-me a querer saber mais sobre os Almeidas de S. Tomé (para além do que vem nas enciclopédias). Igualmente os Padrel aparecem em Cabo Verde e ligados aos mesmos Almeidas. Assim, por assim dizer, decidi incluir uma nota de rodapé sobre estes Almeida, apontando estas ligações.
No que puder ajudá-lo, disponha.

João Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115040 | pgirao | 25 mar 2006 11:16 | Em resposta a: #114886

Caro Fernando de Telede,
Fui agora mesmo à tal Livraria e comprei o tal livrinho. Trata-se de uma obra em pequeno formato (18 cm x 11,5 cm) com 128 páginas, que versa sobretudo a biografia do 1º barão de Água-Izé, extensivamente descrita. De autoria de Amândio César, foi publicado em 1969 pela Agência Geral do Ultramar para comemorar a passagem do centenário da morte do 1º Barão. Inclui algumas gravuras, bem como cópias do assento de óbito do 1º Barão e do testamento do 2º Barão.
Quanto a genealogia propriamente dita, faz um breve resumo desde os avós do 1º Barão até ao casamento do seu filho Jacinto Carneiro de Sousa, 1º Visconde de Malanza, com sua sobrinha D. Pascoela Correia de Almeida (neta do 1º Barão), acrescentando "deixaram descendência que vive em Lisboa".
Diga-me se está interessado e a morada para onde quer que lho envie.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

P.S. - Quanto ao "contra-reembolso" de que fala, o livro custou-me apenas 17,50 euros, quantia bem inferior ao gosto que me dá a ajuda que lhe possa dar. Assim, preferia sinceramente que o Fernando se considerasse apenas devedor de um almoço ou de um jantar quando e se algum dia nos encontrarmos por qualquer motivo. Combinado?

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115044 | fertelde | 25 mar 2006 12:09 | Em resposta a: #115040

Estimado Pedro Girao: Agradeço imenso a sua disponibilidade e o favor de ter adquirido esse pequeno libro, mas que vai significar muito para mim.
Para que lhe possa dar a minha morada, por favor entre em contacto comigo para: fernandovelho@homail.com

Agradecido,
Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115052 | fertelde | 25 mar 2006 13:02 | Em resposta a: #115039

Estimado Joao Oliveira: Um tio meu, que conheceu a Viana da Mota, confirmou-me de que este era familia do 1º Barao de Agua-Izé...
Estou esperando noticias de um documento que se encontrou na TT, onde aparece com mais claridade alguns datos que poderao ajudar.
Ha a possibilidade de que D. Inês Almeida Viana tenha nascido em Benguela, Angola(?) Esperemos o tal documento para poder abrir pistas.-
Casualidades à parte, fui casado com uma Medina dos de Cabo Verde, de quem tenho dois filhos, neta de Hernesto Medina.
Se conseguir alguma pista sobre o entroncar dos Vera-Cruz de C. Verde com o Brasil, por favor, indique - me para seguir com as pistas por ali...
Já agora um pedido de ajuda Para S. Tomé: Estou buscando o registro de nascimento e de casamento de D. Luzia Albertina de Sousa e Almeida, nasceu em S. Tomé na freguesia de Nsª Srª da Conceiçao a 25 de Setembro de 1865, filha do 1º Barao de Agua Izé, Joao Maria de Sousa e Almeida e de D. Antonia Carolina da Rocha Guimaraes. Casou em S. Tomé na freguesia de Nsª Srª da Graça, provavelmente em 1886, com Macario Augusto Teixeira Felgueiras Leite.
Atençao: as buscas em S. Tomé, deverao ser efectuadas nas Igrejas paroquiais para os acentos de nascimento e casamento. No caso de D. Inês D´Almeida Viana, o seu amigo de S. Tomé deverá procurar os acentos de batismo na Igreja paroquial. Como è natural, será prioritário iniciar as buscas na Igreja de maior rango social, pois era neta de uma das principais figuras daquela ilha. Sugiro buscar na de Nsª Srª da Conceiçao e na da Graça.-
Cumprimentos,
Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115060 | Joman | 25 mar 2006 15:26 | Em resposta a: #115052

Olá

O mundo é mesmo pequeno! Você é pai do Gonçalo e do Diogo e foi casado com a Maria Helena pois, então, por assim dizer, fomos primos! Por acaso nunca os conheci. Sei disso através das conversas sobre genealogia com outros parentes. O Ernesto Medina era primo-irmão do meu avô João Arrobas Ferro. Bom, claro, a família Medina em questão é a mesma. Vou enviar o seu pedido ao meu contacto (indirecto) com S. Tomé.

Um grande abraço

João Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115063 | fertelde | 25 mar 2006 17:20 | Em resposta a: #115060

Olá Joao Manuel: Efectivamente assim è. Sim que este mundo è bem pequeno e esta via da internet, nos aproxima de forma sorpreendente cada vez mais...
Conheci bem o seu tio(?) Manuel Arrobas Ferro, a tia Ninita e quase toda a familia.
Assim, que um abraço deste quase parente,
Fernando Leite Velho
P.S. Agradecido desde já por encaminhar o pedido para S. Tomé,
Sempre ao dispor. Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115108 | Joman | 26 mar 2006 05:08 | Em resposta a: #115063

Olá Fernando

O meu avô era o irmão mais velho do Manuel Arrobas Ferro que conheceu. Então viveu em Nova Lisboa? Eu nunca estive em Angola embora tivesse parentes em várias das actuais províncias. Quanto ao pedido, de nada. Espero que ele tenha desta vez mais sorte.

Um abraço

João Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115116 | Lobo | 26 mar 2006 13:12 | Em resposta a: #114849

Caro Fernando de Telde

Um meu familiar teve uma prolongada relação profissional com a roça de Agua Izé em Cabo Verde, daí a ousadia da minha pergunta: tem conhecimentos quanto à exploração da roça que me possa disponibilizar? Se assim for não terei dúvidas em lhe dar o nome daquele meu familiar (tio avô). Sei que durante muitos anos, até à sua morte, esteve ao serviço da roça onde desempenhou um cargo elevado.

Antecipadamente grato pela tenção que possa dispensar ao meu pedido, creia-me com consideração.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115156 | fertelde | 26 mar 2006 22:42 | Em resposta a: #115116

Estimado A. de Seúlveda: Perimita- me dizer-lhe que nao è ousadia nenhuma entrar neste tópico, pelo contrario, estou até agradecido pela troca de informaçoes e experiencias que se possam trocar, este è o grande serviço que paginas como estas do Genea nos podem facilitar. Dito isto, sim que obtive a semana passada por intermedio de um amigo e parente de ramo antigo, um relatório de um aministrador da Roça de Agua-Izé, datado do ano 1908 e assinado por " Conde de Sousa e Faro". Este relatorio, publicado em Lisboa foi composto e impresso na Typografia do Annuario Commercial, Praça dos Restauradores, 27. ( no ano indicado), e com o titulo:" A Ilha de S. Tomé e a Roça Agua-Izé". Creio que poderá conseguir esse relatorio, na Camara de Comercio de Lisboa... Se nao o conseguir, diga-me. Terei todo o gosto em fazer fotocópias do mesmo para as enviar. este relatório dá detalhes muito exactos das dimençoes da Roça, datos estatisticos de produçao, nº de trabalhadores, instalaçoes, maquinaria etc...
Uma boa ocasiao para o estudo historico-etnografico da exploraçao, em si e, da historia colonial portuguesa.-
Agradeço a sua disponibilidade e, se tem algum material que o seu tiio Avô possa ter legado sobre a Roça, neste forum encontraremos pessoas muito interessadas no assunto.-
Aguardando a sua atenta reszposta,
receba um cordial saludo de,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115157 | fertelde | 26 mar 2006 22:47 | Em resposta a: #115108

Estimado Joao Manuel: Conheci o seu Tio Avô, Manuel A. F., no Lobito logo depois do meu casamento, depois em Luanda e logo em Lisboa... Como è natural, conheci a todos os Medinas e consortes nao só em Angola, mas logo em Portugal.
Aguardando noticias, receba um cordial abraço do:
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115161 | Lobo | 26 mar 2006 23:13 | Em resposta a: #115156

Caro Fernando de Telde

Agradeço a sua pronta resposta.
Infelizmente não disponho de qualquer informação que o meu tio, Raúl Sauvinet, possa ter deixado sobre a Roça. O meu tio faleceu em S. Tomé e o seu espólio terá ficado na posse da minha tia/prima que depois de viúva foi viver para Luanda.

Um meu primo, António Sauvinet, viveu alguns anos em S. Tomé ali falecendo. Era pessoa muito conhecida naquela então colónia portuguesa.

É tudo quanto posso dizer-lhe. Caso disponha de mais informações que me possam interessar e queira fazer o favor de mas disponibilizar muito lhe agradecerei.

Com os melhores cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115181 | Joman | 27 mar 2006 04:49 | Em resposta a: #115156

Caro Fernando Telde

O administrador em causa é Claudino Augusto de Sousa e Faro, oficial do exército e engenheiro, foi colocado cerca de 1876 em Cabo Verde onde foi nomeado Director de Obras Públicas da província, cargo que exerceu até 1881. Foi redactor e colaborador dos jornais praienses Correio de Cabo Verde e Imprensa e era sócio-correspondente da Sociedade de Geografia de Lisboa. Depois de deixar a vida militar foi, a partir de 1895, administrador da roça de Água Izé. Publicou alguns trabalhos técnicos sendo um sobre Cabo Verde: Estudos sobre as crises alimentícias no archipélago de Cabo Verde, Imprensa Nacional de Cabo Verde, Praia, I. Santiago, 1890. O escritor Miguel Sousa Tavares aproveitou a sua figura para um dos personagens do seu romance Equador.
Um neto do conde Sousa e faro veio a casar-se com uma descendente dos Medinas que falamos atrás, aliás, precisamente do ramo que tem ligações à família do barão de Água Izé.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115187 | Fmaia | 27 mar 2006 10:02 | Em resposta a: #115181

Caros confrades,

Um amigo meu tem interesse em saber qual a ascendência/descendência de um Jeremias Gomes da Silva que, julgo, foi administrador da roça Agua-Izé.Algúem pode dar uma ajuda?

Cordialmente,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115189 | fertelde | 27 mar 2006 10:46 | Em resposta a: #115161

Estimado A. de Sepulveda: Nao tenho nenhuma informaçao adicional àquela que lhe indiquei. Apenas um relatório de um administrador sobre a Roça:
Contorno: mais de 40Km
Orla costeira da Roça: 12 Km
Extençao: 80 Km2
Parte cultivada: 4.800 hect.
3.000 a àrea ocupada lelas plantaçoes
1.800 hect. prennchidos pelas edificaçoes, destinadas á acomodaçao do pessoal, e às numerosas instalaçoes para a preparaçao dos productos da roça. Cabe também uma grande parte d´esta área ao espasso ocupado pelas faixas de terreno, em que se desenvolve a rede ferroviaria das comunicaçoes interiores, pelas estradas e caminhos, leitos de rios, ribeiros e outras linhas de agua.
Serviços hospitalares e creche, bem como os estabulos.-area ocupada para as habitaçoes dos trabalhadores: 30.000 m2, para 2.500 obreiros e 50 empregados europeus...
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115193 | fertelde | 27 mar 2006 12:47 | Em resposta a: #115181

Estimado Joao Nobre de Oliveira:
Obrigado pela informaçao.
Entao os descendentes dos Medina por esta parte e pelo Conde Sousa, entroncam com Medinas. Já agora envie- me essa ligaçao entre os descendentes do Conde Sousa e a Medina de que fala.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115194 | fertelde | 27 mar 2006 12:50 | Em resposta a: #115187

Estimado Maia da Fonseca: Infelizmente nao tenho essa informaçao. Em que ano Jeremias G. da Silva foi administrador da róça de Agua-Izé?'
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115205 | Fmaia | 27 mar 2006 14:51 | Em resposta a: #115194

Caro Fernando de Telde

Não sei bem ao certo, muito provavelmente há 40/50 anos. O dito senhor é, supostamente, oriundo da zona do Fundão.
Li numa msg que o estimado Fernando esteve em Angola. O meu pai (Costa Maia) falou-me que conhece, ou melhor, conheceu em tempos "Leite Velho" de Nova Lisboa. Será da sua família?
Quanto à sua "encomenda" do livro dos presos de Almeida, só agora estou mais desafogado de modo que em breve a terá.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115208 | Joman | 27 mar 2006 16:15 | Em resposta a: #115193

Caro Fernando

Neste caso a resposta é fácil pois a investigação já está feita e publicada. Para ver a ligação basta consultar a obra de João Cabral do Nascimento,(J.C.D.N.) – Genealogia da Família Medina da Ilha da Madeira. Ed. Solução Editora, Lisboa, 1930, 96 p.
Na página 17 encontrará o nome Beatriz Amélia Medina (sua sogra); na página 31 vem "Raul Quintanilha Cabral [...] casou em Lisboa com a sua prima D. Alice de Almeida, filha de Jacinto Carneiro de Sousa, Visconde de Malanza e de sua segunda mulher a Viscondessa D. Lúcia de Lima e neta paterna do 1º Barão de Água-Izé"; e na mesma página ainda vem: "Henrique de Vasconcelos Cabral, nasc. em 1872, nat. do Funchal, Ilha da Madeira, fal. em 22 de Março de 1907, em Lisboa, casou em Agosto de 1906 com a sua prima Lúcia de Lima, viúva do Visconde de Malanza."
Na página 33 vem: "Ida Burnay casou com o seu primo Roberto Burnay, filho dos 1os Condes de Burnay". Esta Ida era filha de Adolfo Constant Burnay casado com Maria Matilde de Meneses Cabral, (esta também da família Medina e Vasconcelos e vem na página 32).
Para os casamentos das três filhas da Ida terá de valer do Genea (aliás, quase todos estes nomes já constam na base de dados do Genea).
Maria José Burnay, nasc. a 17 de Fevereiro de 1907, nat. de Alcântara, Lisboa, casou a 24 de Julho de 1934 em Cascais, com António Maria de Sousa e Faro de Lencastre, 2o Conde de Lencastre, nasc. a 17 de Novembro de 1908, filho de Fernando Maria de Lencastre e de Judite Carneiro de Sousa e Faro. S.G.
Maria João Burnay, nasc. a 17 de Janeiro de 1908, c/c. o seu primo José António Burnay Soares Cardoso, nasc. em 1905. C.G.
Maria Francisca (ou Teresa) Burnay, casou a 26 de Dezembro de 1933 em Cascais com João José de Sousa e Faro de Lencastre, nasc. a 01 de Abril de 1910, nat. de Lisboa, filho de Fernando Maria de Lencastre e de Judite Carneiro de Sousa e Faro e irmão do anterior. Esta Judite era filha do Conde de Sousa e Faro que administrou a roça de Água-Izé.
Estes Cabral descendem de Francisca Angélica de Medina e Vasconcelos e todos estes Medinas descendem de Manuel Francisco de Vasconcelos que viveu no século XVIII (página 12 do mesmo livro).

Um abraço
João Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115209 | fertelde | 27 mar 2006 16:26 | Em resposta a: #115205

Estimado Maia da Fonseca. Efectivamente sou sobrinho dos Leite Velho de Nova Lisboa: Emilio L.V. medico verterinario e Fernando L.V. medico, logo os meus primos, dependendo da idade do seu pai...
Estarei esperando entao as noticias sobre os presos de Almeida.
Agora, como este mundo è tao pequeno, vamos a ver se nao entroncamos pelos Fonseca. Tenho a Fonsecas por parte dos meus avós materno> materno. E também ha os Fonseca que entroncam pelo Barao de Agua-Izé, que creio nao terem nada que ver com os primeiros. Mas seria bom confrontar, a todos.-
Cumprimentos,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115210 | fertelde | 27 mar 2006 16:47 | Em resposta a: #115208

Estimado Joao Manuel:
Peço imensa desculpa para o facto de a memoria já me falhar. Claro que sim, em posse da minha ex-sogra, li essa genealogia em que aparece exactamente essa ligaçao entre os Medinas e o Visconde de Malanza. Idade e distancia nao perdoam...
E os Burnay, voltam a estar poucas geraçoes depois conectados, com os descendentes do Barao. Tenho sobrinhas conectadas com os Burnay.
Assim temos que o Conde de Sousa e Faro, veio a ser administrador da roça, com laços familiares ao Barao de Agua-Izé.
Agradeço o ter-me despertado do letargo da distancia e da idade e entrarei a tentar no genea que se entronque tudo. Fiz algumas entradas nos Medinas e vamos a ver se consigo, com paciencia conectar todos os ramos e familias que nos tocam...
Abraço, Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115291 | Lobo | 28 mar 2006 18:13 | Em resposta a: #115189

Caro fernando de Telde

Agradeço a sua mensagem e a sua boa vontade.

Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#115473 | Stella Leite Velho | 30 mar 2006 19:38 | Em resposta a: #115210

Sr. Pedro Girão,
Descendente do Barão, minha avó paterna era neta dele. Aliás, meu bisavô paterno, à época oficial do Exército português era o Comandante do Forte de Luanda, onde nasceu minha avó - Guilhermina Stella de Sousa e Almeida Leite Velho, foi casado com duas filhas do Barão, pois enviuvou muito cedo da 1°.
Por tradição oral da família e alguns documentos que me foram oferecidos, sei algo da vida e obra do Barão e de alguns dos filhos - Malanzas.
O livro que comprou, é um que tem a foto do Barão logo no começo?
Pode fazer o enorme favor de me informar onde posso ir ver o tal livro, para me certificar se efectivamente é o mesmo que me foi fotocopiado. Caso não, quando agora for a Lisboa vou adquirir. Nasci no Lobito-Angola, mas vivo na Bélgica. Caso queira pode utilizar o meu endereço electrónico
stella_leite_velho@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#116118 | fertelde | 07 abr 2006 20:22 | Em resposta a: #114849

Estimados Confrades e Primos: Em primeiro lugar, gostaria de deixar constancia publica do meu agradecimento ao Confrade Pedro de Macedo Girao, pela grande ajuda, favor e amabilidade que teve, em ter adquirido e enviado um livro que me è muito grato possuir.-
Segundo, gostaria de compartilhar com os interessados neste tópico, algumas informaçoes que me vao chegando sobre o Barao de Agua-Izé e, em especial as recolhidas no livro tao amavelmente enviado.
Assim, permitam-me chamar- vos a atençao para dois factos que me parecem da maior relevancia:
1º: Na base de datos do Genea aparecem duplicados os nomes dos 11 filhos do 1º Barao, que aparecem também como filhos do pai deste, Manuel da Vera Cruz e Almeida. Já tive o cuidado de escrever ao Genea sobre isto, e espero que em breve se faça a correcçao pertinente. Entretanto os Confrades que estejam a fazer algum estudo ou apontamentos sobre a descendencia do 1º Barao, deverao ter em conta isto.-
2º: Em algumas obras, onde aparece o nome de Joao Maria de Sousa e Almeida, 1º Barao de Agua-Izé se diz que teve vários filhos de muitas mulheres das suas Roças: ISTO è falso e nâo ha prova nenhuma de que assim tenha sucedido.
Os onze filhos que teve o 1º Barao, estao todos perfilhados por cédula real de 23 de Dezembro de 1868. Da leitura da documentaçao, tudo leva a crer que 8 de esses filhos sao irmaos de pai e mae, pelo menos os nascidos depois de 1851...
Os 2 primeiros, sao provavelmente tamém irmaos de pai e mae, natural de Benguela, onde o Barao se estableceu a partir de 1834/5, onde chegou a ser Governador do Distrito. De Benguela voltou para o Principe onde permaneceu entre 1843 a 1844. Estes dois filhos nasceram em 1835 e 1838( D. Leonor e Manuel, respectivamente).
Em 1845 estava em Lisboa e è neste ano que nasce o 3º filho Jacinto Carneiro de Sousa e Almeida, que foi o 1º Visconde de Malanza e que curiosamente vem a casar com a sua sobrinha D. Pascoela Correia de Almeida, filha de D. Leonor. Ora, só se compreende este casamento se fossem meio irmaos aqueles dois, pois o grao de consanguinidade, se irmaos de pai e mae, nao permitiria esse casamento...
De 1845 a 1850, o 1º Barao de Agua-Izé dedica- se a viajar pelas principais cidades Europeias, em companhia do célebre pintor e mestre de armas Henri Petit, figura bem conhecida na Lisboa da època. ( tinha entao Joao Maria 34 anos).
Tres anos depois, em 1853, regressou à sua terra, S. Tomé.-( Almada Negreiros, o chama de distintissimo agricultor, no seu livro: Historia Etnografica da Ilha de Sao Tome (1895)
Bem, o que pretendia: o 1º Visconde de Malanza, nasce em 1845, provávelmente em Lisboa, e logo o Barao vai de viagem, por 5 anos...
Em 1851, nasce Augusto Viana D´Almeida, que è batizado na Igreja do Sacramento em Lisboa, fruto de sua ligaçao com D. Antonia Carolina da Rocha Guimaraes, na altura solteira...
Logo lhe seguem Joao Maria 1856, nascido na freguesia de Santa Ana; Jesuino Vidal da Rocha e Almeida 1858, nascido também na freguesia de Santa Ana, ( note- se que este já aparece com o apelido Rocha); Fortunato José da Rocha e Almeida 1859, também natural de S. Tomé; Júlio César de Almeida 1862, batizado na Igreja de Nsª Srª da Graça em S. Tomé; D. Luzia Albertina de Sousa e Almeida 1863, que nasceu também na freguesia de Nsª Srª da Graça de S. Tomé... ( aqui temos a certeza que era filha de D. Antónia Carolina da Rocha Guimaraes, por termos em posse uma certidao de nascimento que assim o avala); Alberto da Vera Cruz e Almeida 1864; António Carolino da Rocha e Almeida, 1865, batizado na freguesia de Nsª Srª da Graça de S. Tomé, ( a ninguem escapa a coincidencia do nome da mae e a do Antonio).-
No testamento que faz em 1889 em S. Tomé, o 2º Barao de Agua-Izé declara que: " Outrossim também possuo três quartas partes de uma casa na cidade, na rua do General Calheiros, que foi dos herdeiros de Dona Antónia Carolina da Rocha Guimaraes.- Esta casa esta em nome do senhor Francisco Roeder, mas pertence-me". fim de citaçao.-

Estimados confrades, creio assim ter demonstrado que todos os filhos nascidos posteriormente a 1851 sao fruto da ligaçao com D Antónia Carolina da Rocha Guimaraes, que era filha de Joao da Costa Guimaraes e de D. Jacinta Francisca da Rocha, batizada na freguesia do Santissimo Sacramento do Rio e moradora na Calçada do Duque, 16 em Lisboa...
Apenas fica a duvida de se algum dia casou com D. Antonia Carolina, visto que, as crónicas dao como falecida em 30.6.1865 a D. Mariana Antónia de Carvalho, mulher legitima do 1º Barao, de quem nao teve descendencia e que, os filhos foram todos perfilhados em 12.5.1869 isto è, 4 anos após o falecimento da sua mulher e 5 meses antes de falecer.

3º: No que respeita ao 2º Barao de Agua-Izé, os mesmos autores que referem
o seu pai como tendo descendencia de muitas mulheres das suas roças, dizem exactamente o mesmo deste. Creio que esta afirmaçao também è FALSA.
No referido livro que me enviaram, no testamento de Manuel da Vera-Cruz e Almeida, 2º Barao de Agua-Izé, este refere que:" Sou maior, proprietario e casado em segundas núpcias. Do primeiro matrimónio nâo tive filho algum, e do segundo esxistente tenho dois filhos menores de nomes Joâo Maria de Sousa e Almeida e Mário Armando da Vera-Cruz e Almeida, senhores e possuidores da fazenda".... e mais adiante diz:"Ortossim tendo dito que era casado em segundas núpcias, nâo dei o nome da Baronesa, que é Marion Sneyd e Almeida, mâe dos meus dois filhos Joâo e Mário. Casados com separaçao de bens, tendo ela o seu dote, que é a roça situada na ilha do Principe, na importancia de quinze contos de reis, mas que se acha hipotecada ao Banco Ultramarino." fim de citaçao. Este testamento como já referi anteriormente tem a data de 10 de Julho de 1889.
No referido livro ainda diz que era viúvo de D. Faustina Maria da Conceiçao, natural do Principe, que faleceu em Lisboa ( Benfica) em 1875, sem descendencia.-
Assim, também fica demonstrado que nao ha qualquer base veridica para se atribuir ao 2º Barao outra descendencia que nao sejam aqueles dois filhos.-

Espero ter sido util, e que em breve se possa fazer a prova pertinente, sobre a tésis que aqui apresento.
Um abraço a todos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#117047 | fertelde | 21 abr 2006 12:08 | Em resposta a: #116118

A Roça de Agua-Izé: As roças Agua-Izé, própriamente dita, e Castelo do Sul, que constituem a maior parte da actual fazenda Agua-Izé, pertenciam a uma capela instituida por Gaspar de Araujo de Sousa na igreja do extinto convento dos Bentos em Lisboa, capela de que foi ùltimo administrador António José de Almeida Velho de Lencastre Carvalho da Fonseca Camôes, visconde de Vila Nova de Souto d´El-Rei, e foram arrematadas em hasta pública pelo primeiro Barao de Agua-Izé, Joao Maria de Sousa e Almeida, pela quantia de 2:000$00 reis cada uma... Compra efectuada provávelmente ou em 1845 ou entre 1850 -1853, ja que entre 45 e 50 Joao Maria esteve ausente de Portugal, viajando pelas diferentes capitais europeias e o Brasil.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#118062 | LSF | 05 mai 2006 18:21 | Em resposta a: #115156

Estimado Fernando de Telde
Curiosamente sou bisneto do 1º. Conde de Sousa e Faro, Claudino Augusto Carneiro de Sousa e Faro, administrador da Roça de Agua-Izé desde Março de 1895. Como me dedico à genealogia da minha família « Carneiro de Sousa e Faro » sou possuidor do livro mencionado « A Ilha de S.Thomé e a Roça Agua-Izé, publicado em 1908 pela Typographia do Annuario Commercial, e uma carta geográfica intitulada « Roça Agua-Izé da Companhia da Ilha do Príncipe, reconhecimento executado pelo seu administrador Bernardo de Souza e Faro 1915/1926 ( filho mais velho do 1º. Conde - Claudino Augusto Carneiro de Sousa e Faro ) que foi durante vários anos, funcionário superior da Companhia da Ilha do Príncipe. O interesse desta carta geográfica na escala de 1:10.000 elaborada pelo Bernardo de Souza e Faro, está na localização ( dentro da Roça ), das áreas de plantio de ( Palmar - Côco - Cacau e Café ) assim como os terreiros, viadutos, estradas públicas, estradas privadas, caminhos, rios e caminhos de ferro.
Um abraço
Luis Sousa e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#118067 | fertelde | 05 mai 2006 19:16 | Em resposta a: #118062

Estimado Luis : O mais sorpreendente è que Claudino Augusto Carneiro de Sousa e Faro, comparte apelido com o 1º Visconde de Malanza, Jacinto Carneiro de Sousa, 3º filho do 1º Barao de Agua-Izé. Mas como me diz que esta a dedicar se à genealogia da familia " Carneiro de Sousa e Faro", se tivesse tropeçado com alguma ligaçao, creio que já o teria apontado...
Mas fico bastante curioso com essa coincidencia.-
Sabe onde poderei ter acesso à mencionada cartografia da roça de Agua-Izé??
Agradecido pelas informaçoes desta,
Um abraço,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#118085 | LSF | 05 mai 2006 21:50 | Em resposta a: #115181

Estimado João Nobre de Oliveira
Sou bisneto do 1º. Conde de Sousa e Faro, Claudino Augusto Carneiro de Sousa e Faro, administrador da Roça de Agua-Izé desde Março de 1895. Como me dedico à genealogia da minha família « Carneiro de Sousa e Faro » sou possuidor do livro « A Ilha de S.Thomé e a Roça Agua-Izé, publicado em 1908 pela Typographia do Annuario Commercial, e de uma carta geográfica intitulada « Roça Agua-Izé da Companhia da Ilha do Príncipe, reconhecimento executado pelo seu administrador Bernardo de Souza e Faro 1915/1926 ( filho mais velho do 1º. Conde - Claudino Augusto Carneiro de Sousa e Faro ) que foi durante vários anos, funcionário superior da Companhia da Ilha do Príncipe. O interesse desta carta geográfica na escala de 1:10.000 elaborada pelo Bernardo de Souza e Faro, está na localização ( dentro da Roça ), das áreas de plantio de ( Palmar - Côco - Cacau e Café ) assim como os terreiros, viadutos, estradas públicas, estradas privadas, caminhos, rios e caminhos de ferro.
Destes elementos também já dei conhecimento ao nosso companheiro de forum ( Fernando de Telde )...
Gostaria que me informasse quem era o neto do conde de Sousa e Faro que se casou com uma descendente dos Medinas ...para eu tentar referenciar e cruzar dados.
Um abraço
Luis Sousa e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#118189 | Joman | 08 mai 2006 05:42 | Em resposta a: #118085

Caro Luís de Sousa e Faro

Prazer em comunicar consigo. Respondendo à sua pergunta, na verdade são dois netos e refiro-me a eles na resposta que dei ao Fernando de Telde. A Ida Burnay casada com o seu primo Roberto Burnay, filho dos 1os Condes de Burnay, era filha de Adolfo Constant Burnay casado com Maria Matilde de Meneses Cabral, e é por esta Matilde que existe a ligação à família Medina. Ora duas filhas da Ida Burnay casaram-se com dois filhos de Judite Carneiro de Sousa e Faro, esta por sua vez filha do Conde de Sousa e Faro que administrou a roça de Água-Izé. Logo os filhos da Judite são netos do referido conde. Mas pode ver o que a base de dados do Genea tem sobre a sua tia e também pode consultar a obra de Jorge Forjaz, Os Luso Descendentes da Índia Portuguesa, onde o título sobre a sua família está bem desenvolvido.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#118357 | LSF | 10 mai 2006 22:53 | Em resposta a: #118189

Estimado João
Desculpe a demora da minha resposta sobre o assunto. Sobre a obra de Jorge Forjaz, tive a oportunidade de adquiri-la no lançamento na Casa de Goa em 27.5.2003. Trata-se de um trabalho extraordinário desse notável investigador e genealogista luso.
A ligação à Família Medina, não se insere no meu trabalho genealógico, pois sómente me dediquei ao tronco « Carneiro de Sousa e Faro » e às ascendências directas de famílias que entroncavam na minha família, onde, aparecem os Burnay cruzados com a minha tia-avó Judite ( 7.ª de 8 descendentes do Conde de Sousa e Faro ) casada com Fernando Maria de Lancastre, tiveram 3 filhos dos quais 2 rapazes - António Maria ( 2º. Conde de Lancastre ) e o João José que foram casados com duas irmãs Burnay Maria José e Maria Teresa, filhas da Ida e do Roberto Burnay - e 1 filha Maria Carlota que foi casada com o Conde de Caria Bernardo Mendes de Almeida.
De qualquer modo, agradeço a sua simpática informação.
Um abraço
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#142060 | fertelde | 28 jan 2007 13:08 | Em resposta a: #115060

Caro Joâo Manuel:
Perdi o outro endereço e-mail, e aqui estou reactivando os contactos,
Agradeço contacte comigo para esta nova direcçâo

Abraço, e desejos de um bom 2007
Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#142061 | fertelde | 28 jan 2007 13:08 | Em resposta a: #114849

Reactivo a busca...

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#143248 | fertelde | 07 fev 2007 01:52 | Em resposta a: #114877

Estimado Primo,
agradeço o seu contacto para
fertelde@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#146253 | euterpe1111 | 03 mar 2007 14:50 | Em resposta a: #115161

Caro confrade Lobo

Foi com alegria que verifiquei a participação no forum de um descendente de Raúl Sauvinet.
Passo a apresentar-me. Chamo-me Ana Paula Tudela, sou historiadora e em conjunto com a minha colega Carla Capelo Machado temos estudado o meio cultural lisboeta dos finais de século XIX, início de século XX, particularmente os amadores de música. Comissariámos a Exposição "Michel'angelo Lambertini (1862-1920)", no Museu da Música, em 2002, e desde então continuámos a estudar as relações sociais e culturais entre o seu circulo de amigos e conhecidos. Uma dessas figuras é Henrique Sauvinet, tio de Raul Sauvinet.
Estamos neste momento a estruturar um projecto de trabalho que envolve o estudo da família Sauvinet. Já temos epistolário que contém cartas de Henrique Sauvinet para algumas personalidades desta época. Necessitávamos agora de avaliar o modo como essas pessoas lhe respondiam.
Gostaria de saber se está disponível para trocar algumas impressões directamente comigo. Em caso afirmativo, o meu endereço é anapaula.tudela@gmail.com
Ficar-lhe-ia muito grata.
Com os melhores cumprimentos e aguardo resposta
APTudela

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#230459 | inocentes | 25 mai 2009 19:19 | Em resposta a: #116118

Meus caros

Desculpem a intromissão, mas preciso de ajuda.

Li com atenção as vossas intervenções e não encontro qualquer referência a D.Rita Berarda Vieira, afinal a personagem que mais me interessa, por ter sido a primeira proprietária de uma fazenda de cana-de- açucar na Catumbela, que venho estudando.
Pelos vistos não teve casamento oficial com o Barão, como referem os dados de que disponho.
Poderei contar com V. ajuda?
Agradeço
GI

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#230671 | fertelde | 28 mai 2009 09:11 | Em resposta a: #230459

Estimado inocentes:

Pouco se sabe sobre Rita Bernarda Vieira...
Apenas que nâo foi casada com o Barâo.-

No entanto, ao ter um livro sobre a vida do Barâo, ponha as suas questôes e verei se o posso ajudar.

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#231051 | inocentes | 01 jun 2009 23:52 | Em resposta a: #230671

Fertelde, muito grato de qualquer modo

Assim farei, logo que consiga devorar o livro. Já tenho pessoas em Benguela que me prometeram encontrar nos arquivos resistentes o que for possivel encontrar.

Penso que, com um pouco de sorte, voltarei à fala consigo.

Aceite os melhores cumprimentos

Gonçalo inocentes

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#231093 | fertelde | 02 jun 2009 11:33 | Em resposta a: #231051

Gonçalo Inocentes:

Tudo o que esteja dentro do meu conhecimento lhe transmitirei.
Entretanto, gostaria de lhe perguntar se tem alguma ligaçâo ao Barâo de Água-Izé.
Tenho a genealogia de muitos descendentes dele.

Melhores cumprimentos,
Fernando L. Velho

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#231122 | inocentes | 02 jun 2009 21:50 | Em resposta a: #231093

Boa noite Fernando L Velho

Na verdade não tenho a mais pequena ligação ao Barão e nem é ele que particularmente me interessa.
Ligação, por muito pouco não a tenho consigo. Surpreso?
Coincidências...
Fernando o que é ao Dr. Fernando L.V, médico em Nova Lisboa e que penso mais tarde no hospital de Alverca? De um médico veterinário Dr. João L.V. e de Maria Emília LV. pianista, da Magy professora do Liceu do Lobito e casada com o Arq. Mendo?

Pois o Barão ocupou o lugar de Governador de Benguela por dois periodos muito curtos e durante os quais teria conhecidp a senhora que procuro.

Ela foi iniciadora do que veio a constituir a Sociedade Agrícola do Cassequel onde trabalhei nos idos 67 a 71. Motivo porque estou a trabalhar na recuperação de um percurso que ainda está mal contado. O Barão poderá ter sido o motivo da saída da senhora da Fazenda do Lembeti.

Nessa época estive de facto ligado à família LV. ainda guardo por isso o gosto de ouvir Jackes Loussier.

mundo engraçado
gonçalo inocentes

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#231165 | fertelde | 03 jun 2009 11:41 | Em resposta a: #231122

Ola Gonçalo:

Quando coloquei o meu nome foi porque desconfiei que eras o Gonçalo Inocentes de Nova Lisboa, e Piloto da TAP. É assim?

Sou sobrinho da Milita, filho do Joâo e Mª Cristina...

Quanto à questâo da permanencia do Barâo como Governador de Benguela, e à mâe de um dos seus filhos, a Srª que nos ocupa neste momento, gostaria que me indicasses os periodos em que aquele foi Governador, e também alguns datos sobre esta Srª, pois no livro de genealogia que estou a ponto de terminar, tenho a resena da vida do Barâo, e seria interessante completar com alguns datos mais...

Cordialmente,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#231232 | inocentes | 04 jun 2009 00:15 | Em resposta a: #231165

Viva Fernando, que bom!

Sou esse mesmo. Quantas vezes em tua casa ali mesmo virada ao mar!!!

Bom, adiante.

Pois o senhor sentou-se na cadeira do palácio do governo, primeiro em 1841, de 4 de Junho a 8 de Julho. A seguir, voltou ao palácio em 1843 onde se manteve de 4 de Maio a 11 de Julho. Para confirmação disto basta uma ida à Sociedade de Geografia de Lisboa que dispõe de todos os Boletins Oficiais de Angola. Fica ali ao lado do Coliseu.
Ou ao Arquivo Histórico Ultramarino que fica na Calçada da Boa hora ao lado do antigo hospital do Ultramar. É so´escolher o mais cómodo.

Da senhora D. Rita Berarda Vieira apenas sei que em 1864 deu vida à Fazenda Lembeti, uma das que vieram a compor a Fazenda Maravilha, que por fim ficou apenas conhecida por Cassequel. Esta data não está confirmada, mas penso que com o tempo lá chegarei.
Aqui, no Genea está dada como 2º matrimónio.

Fernando, foi um prazer. Quando calhar falamos de todos. Não aqui.
Um abraço
gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#231250 | fertelde | 04 jun 2009 11:02 | Em resposta a: #231232

Bom dia Gonçalo:

contacta-me para: ferteldearrobahotmailpontocom

Abraço,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#231726 | fertelde | 11 jun 2009 11:37 | Em resposta a: #231232

Estimado Gonçalo Inocentes:

Segue o que tenho no projecto de livro que estou a escrever:

"Casou João Maria de Sousa e Almeida com D.Mariana Antónia de Carvalho, nas. c. de 1820, em Lisboa, freg. de Benfica, e falecida em S. Tomé a 30.06.1865.
Deste casamento não houve filhos.
Mas João Maria de Sousa e Almeida deixou descendência natural, 11 filhos, sendo que os oito últimos foram legitimados por alvarás régios de D. Luis I, de 12.5.1869. Seguem os primeiros três:

Filhos:

4.1– Leonor de Sousa e Almeida, nasceu provávelmente em Benguela, a 26 de Novembro de 1835, com geração que segue § 4.1

4.2– Manuel da Vera-Cruz e Almeida, nasceu em Benguela a 01de Maio de 1838, filho de Rita Bernarda Vieira, natural de Benguela, c.g. que segue § 4.2

4.3– Jacinto Carneiro de Sousa, nasc. a 17 de Outubro de 1845, nat. da I. do Príncipe, que segue § 4.3

Creio que D. Leonor nasceu em Benguela, para onde tinha ido o seu pai, “desgostoso com o Governador de S.Tomé, Joaquim Bento da Fonseca, que tinha ido impor o absolutismo, durante a regência de D. Miguel I, naquela Ilha em 1830. João Maria de Sousa e Almeida, estableceu- se em Benguela como comerciante, (possívelmente entre 1831 e 1834), e em escaço mperiodo de tempo, ele era um dos primeiros. É possível portanto, que a mãe de D. Leonor também fosse D.Rita Bernarda Vieira, mãe de Manuel da Vera-Cruz e Almeida. Alí subiu ao posto de tenente-coronel de voluntários, merecendo a honra da alta distinção de governador do distrito, cargo que exerceu com superior inteligencia e levantada isenção como se pode ler no decreto de 29 de Fevereiro de 1944. Entre outros actos de pública benemerência devemos citar o facto de ter dado doze contos de réis, em moeda forte, para auxiliar a mudança da cidade de Benguela para local mais salubre”. ( deu origem á cidade do Lobito)...
De Benguela voltou ao Príncipe e alí se demorou entre 1843 e 1844. Em 1845 já se encontrava em Lisboa...
(extrato do livro de Amândio César com o titulo: O 1º BARÃO D'ÁGUA-IZÉ, Figuras e Feitos de Além-Mar, Agência-Geral do Ultramar, 1969).-

Assim, foi pai dos dois primeiros filhos em 1835 e 1838, em Benguela, onde permaneceu até 1844, tendo alí estado como comerciante, logo como Comandante de uma força expedicionária no Dombe Grande, e posteriormente como Governador daquela Provincia, onde sufragou em 1843, com 12.000$00 réis do seu pecúnio, a mudança da cidade de Benguela, para o Lobito, tendo dado origem, assim, áquela nova urbe. Foi de novo pai em 1845 na Ilha do Príncipe, e posteriormente em 1851 em Lisboa, e logo em 1856, 1858, 1859, 1862, 1863, 1864 e 1865, em S. Tomé.-

4.1– Leonor de Sousa e Almeida, nasc. provávelmente em Benguela, a 26 de Novembro de 1835, e faleceu em 1864 casou em 1848 com Manuel José Correia, nasc. a 26 de Novembro de 1835, capitalista e proprietário do prazo de Carumjambá, em Mossâmedes, Angola.

Filha única:

4.1.1– Pascoela Correia de Almeida, nasc. a 11 de Outubro de 1851, casou a 09 de Fevereiro de 1868 com o seu tio Jacinto Carneiro de Sousa, pelo que foi Viscondessa de Malanza, de quem foi a primeira mulher, c.g. que segue em § 4.1.1

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#231922 | fertelde | 15 jun 2009 11:01 | Em resposta a: #115039

Caro primo Joâo Manuel:

Nâo sei se te tinhas dado conta da seguinte informaçâo sobre os Medina:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=231835

Abraço,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#301931 | Triza31 | 05 abr 2012 11:20 | Em resposta a: #116118

Este forum está a ser muito interessante...Já agora alguém sabe me dizer quem foi o meu avô? que se chamava Amilcar Jacinto de Araujo Cabral da Costa de Sousa e Almeida ? O meu pai chegou a mostrar-me o brazão da familia Malanza e falava-me muito das roças de Agua Izé. Se alguém souber alguma coisa, digam.Obrigada. Beatriz de Sousa e Almeida.

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#301936 | fertelde | 05 abr 2012 12:21 | Em resposta a: #301931

Bom dia estimada Beatriz de Sousa e Almeida,

Estou viajando e não tenho aqui os dados familiares dos Sousa e Almeida. Sábado já voltarei a contactar consigo.

Cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#301943 | Triza31 | 05 abr 2012 14:36 | Em resposta a: #301936

Obrigada.
Cumprimentos e Boa Páscoa.

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#302082 | fertelde | 07 abr 2012 12:18 | Em resposta a: #301931

Estimada Beatriz de Sousa e Almeida,

Estive a ver se encontrava na minha base de datos alguma referencia que a pudesse ajudar. Agradeço entre em contacto comigo para ferteldearrobahotmailpontocom

cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#303644 | fertelde | 21 abr 2012 14:38 | Em resposta a: #301931

Boa tarde Beatriz de Sousa e Almeida,

Fiquei esperando o seu contacto para poder ajudar-la a encontrar o seu bisavô pai de Amilcar Jacinto de Araujo Cabral da Costa de Sousa e Almeida e assim poder entroncár-la com o Barâo d'Água-Izé. Caso lhe interesse encontrar as pistas que a ajudem nesse entroncamento agradeço contacte comigo, para ferteldearrobahotmail.com

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia do Barao de Agua-Izé

#314089 | Rocab | 23 set 2012 00:42 | Em resposta a: #301931

D. Beatriz de Sousa e Almeida,

Penso que lhe poderei passar bastante informação uma vez que convivi com o seu avô durante 25 anos. Enviei o meu contacto de e-mail para o moderador.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 22:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen