Almeida Garrett - armas

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias | Títulos

Almeida Garrett - armas

#114419 | Fred | 18 mar 2006 15:38

Caros Confrades,

Estava muito interessado em saber onde posso encontrar o original ou uma cópia da cba do escritor João Baptista de Almeida Garrett. Na imagem do escritor que vem aqui na base de dados, no canto superior esquerdo da imagem, vêm representadas aquelas que penso serem as armas do 1º Visconde.
Já agora, algum outro Almeida Garrett teve direito a cba? Faço esta pergunta porque se aqui na base de dados formos ver as armas da família Almeida Garrett aparecem umas diferentes das do 1º Visconde.

Os melhores cumprimentos

Frederico Soares Silva

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#114507 | Fred | 19 mar 2006 22:32 | Em resposta a: #114419

Renovo o pedido,

Gostava de saber onde posso encontar algum registo das armas que atrás referi.

Cumprimentos

Frederico Soares Silva

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#114530 | dvl | 20 mar 2006 10:25 | Em resposta a: #114419

Caro Frederico Soares Silva,

Segundo F. Gomes de Amorim, no 1º vol. da sua obra "Memórias Biográficas de Garrett", a família do ilustre escritor começou a usar o nome "Garrett" só depois da morte do seu tio bispo D. Frei Alexandre. E em 1818 faleceu Mr. Garrett, descendente dos Garretts de Janeville, do condado de Carlow. Como diz Gomes de Amorim: "O que, porém, me parece indubitavel é que foi com esses Garretts que o nosso quiz aparentar-se, e que sobre as armas d'elles compoz as suas, um tanto phantasiosamente, e mudando-lhe a divisa "semper fidelis" para "sempre fixa". [...] só depois dos dois obitos citados começou elle e a familia a usar do apellido de Garrett, adicionando-lhe, anteposto, o de Almeida."

Ainda na mesma obra aparece: "Almeidas, Leitões e Silvas entraram nas dos Garretts, quando estes as requereram, em 1826."

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#114533 | vbriteiros | 20 mar 2006 11:23 | Em resposta a: #114530

Caro Confrade.
Permita-me que acrescente que essas de 1826 são as que estão na fachada da Casa da Familia Garrett na Avenida da Boavista, hoje ocupada pelo Colégio Universal.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#114536 | dvl | 20 mar 2006 11:49 | Em resposta a: #114533

As armas que o 1º Visconde de Almeida Garrett usava são as seguintes: Escudo esquartelado: 1º As armas dos Almeidas, tendo como diferença um chefe de ouro com uma cruz de vermelho; 2º de azul com uma estrela de prata (Garrett ?); 3º as dos Silvas (mas mal interpretado porque o leão aparece passante); e 4º a dos Leitões. Coronel de Visconde com o timbre dos almeidas encimado com a estrela do 2º quartel. Divisa: Sempre Fixa.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#114546 | Fred | 20 mar 2006 14:36 | Em resposta a: #114536

Caros Duarte Vilardebó Loureiro e Vasco Briteiros,

Na família Garrett, para além das armas do 1º Visconde, também há quem use umas armas que são 1º e 4º Silvas 2º Almeidas e 3º Leitões. Lembro-me de ter visto (já não sei onde) que estas armas tinham pertencido ao irmão do escritor. Gostava de saber se esta informação é verdadeira e se sim, se há alguma obra onde a posso verificar.

Muito obrigado pelas informações,

Frederico Soares Silva

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#114548 | dvl | 20 mar 2006 15:05 | Em resposta a: #114546

Caro Frederico Soares Silva,

Na "Resenha das Famílias Titulares [...]", de A. da Silveira Pinto, Tomo I, pág. 47 está: "Brazão concedido por Alvará de 7 de Janeiro de 1825, a Alexandre José da Silva d'Almeida Garrett, natural do Porto. - (Regist. no Cartorio da Nobreza Liv. 8, fl. 126 v.)"

Este Alexandre José era de facto o irmão mais velho do escritor. Casou com D. Angelica Isabel Cardoso Guimarães de quem teve descendência.

Acho que seria interessante ler o 1º vol. das Memórias Biográficas de Garrett, de Francisco Gomes de Amorim. Aí pode encontrar muitas informações.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#114550 | Fred | 20 mar 2006 15:37 | Em resposta a: #114548

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,

Muito obrigado! era mesmo o que procurava.

Cumprimentos,

Frederico Soares Silva

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#116536 | Fred | 13 abr 2006 19:43 | Em resposta a: #114550

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,

Na sua mensagem de 20-03-2006, 10:25, fez referência à ascendência da família Almeida Garrett ( "...descendente dos Garretts de Janeville, do condado de Carlow." ).

Tem alguma informação em relação à ascendência do Capitão Bernardo Garrett?

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=53225

Os melhores cumprimentos,

Frederico Soares Silva

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Garrett - armas

#116601 | texmel | 14 abr 2006 19:16 | Em resposta a: #114536

As armas do escritor Almeida Garrett,foram diversas; conforme a sua vontade ele ia modificando essas armas,chegando mesmo a uzar ,ao mesmo tempo duas diferentes umas no sinete e outras impressas.Para melhor entender esta confusão o melhor é cosultar O TRIPEIRO de 12 de Abril de 1954,V Serie ,Ano iX. Aqui vai tudo bem esclarecido.
Cumprimentos Texmel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen