Conservador das Estradas

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Arquivos

Conservador das Estradas

#113979 | mpinto | 13 mar 2006 12:49

Caros Confrades,

Um antepassado meu foi Conservador das Estradas do Distrito de Viseu. Poderão indicar-me onde pesquisar o seu percurso profissional?

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Conservador das Estradas

#113990 | Barahona | 13 mar 2006 14:19 | Em resposta a: #113979

Caro Maurício Pereira Pinto:
O seu antepassado terá pertencido à Junta Autónoma das Estradas? Veja o site do Instituto de Estradas de Portugal, um dos sucessores da JAE, pode dar-lhe âmbitos cronológicos dos diferentes organismos responsáveis pelas estradas e a partir daí procurar os arquivos.
Há Arquivos Distritais que têm a documentação da JAE, da área geográfica, e dos organismos antecessores (Repartição e Direcção de Obras Públicas do distrito respectivo).
Não sei se ajudei...
Cumprimentos
Alexandre B.

Resposta

Link directo:

RE: Conservador das Estradas

#113992 | mpinto | 13 mar 2006 14:32 | Em resposta a: #113990

Caro Alexandre B.

Obrigado pela sua indicação. Não sei se encontrarei lá o meu bisavô, pois ocupou o cargo referido em finais do sec. XIX, anteriormente, julgo eu, à criação da JAE. Isto não implica que os arquivos do organismo correspondente não estejam ao cuidado da JAE. Vou investigar.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Conservador das Estradas

#114001 | Barahona | 13 mar 2006 15:23 | Em resposta a: #113992

Caro Marício Pereira Pinto:
No essencial, a evolução do organismo responsável pelas estradas (e não só) terá sido, para os diferentes distritos, a partir de meados do século XIX, assim: Repartição Distrital de Obras Públicas do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, extinta em 1886, Direcção de Obras Públicas do Distrito, Direcção de Estradas do Distrito, integrada, primeiro na Administração Geral das Estradas e Turismo e a partir de 1927 na Junta Autónoma das Estradas. Ainda que a designação orgânica se tenha alterado, as funções nucleares mantiveram-se ao longo dos anos; é de supor que os arquivos estejam com o último organismo ou que tenham sido incorporados em arquivos públicos, como é o caso de arquivos distritais.

A Junta Autónoma das Estradas (JAE) foi extinta em 1999. As suas funções foram repartidas por três novos institutos: O Instituto das Estradas de Portugal (IEP), o Instituto para a Construção Rodoviária (ICOR) e o Instituto para a Conservação e Exploração da Rede Rodoviária (ICERR).

Boa sorte para a sua investigação!
Cumprimentos
Alexandre Barahona

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 04:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen