Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#112456 | Artur Guerreiro | 20 fev 2006 02:46

Tenho vindo muito recentemente a investigar a história da minha família e gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre o meu 7º avô, o Capitão António Estaço Guerreiro natural de Almodôvar.

Os dados que tenho são os seguintes: casou com Helena Gonçalves natural de Mourão e apenas conheço uma filha, Isabel Antónia
Estaço Guerreiro que casou em 1732 com Miguel António Pinheiro e que teve como filho Pedro Miguel Guerreiro que teve como filho Joaquim José Guerreiro que casou
com D. Ana José Rosado Esquível (Esquível, Morgados de Mourão) e que teve como filho Jerónimo de Alcântara Guerreiro que teve como filho José de Alcântara
Guerreiro que era o meu bisavô paterno.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#112458 | Artur Guerreiro | 20 fev 2006 02:59 | Em resposta a: #112456

Aproveito para informar também que tenho muita informação sobre a família Esquível (e por parentesco directo sobre as família Gama e Gusmão) desde o séc. XVI.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#112461 | victorferreira | 20 fev 2006 09:06 | Em resposta a: #112458

Já deu uma vista de olhos pelo trabalho que está on-line sobre os Guerreiros de Portugal, de Luis Soveral Varela? Pode ser que encontre alguma coisa (não se deve divulgar sites aqui, mas pode encontrá-lo com uma busca simples)
VF

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#112524 | Adr Cust | 20 fev 2006 21:30 | Em resposta a: #112456

Caro Artur Guerreiro

Tenho muitíssima informação sobre Guerreiros e Estaços no meu Tópico famílias Guerreiro, Contreiras e Estaços de Santa Bárbara em: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=76714, que eventualmente ou até provavelmente poderão estar ligados aos seus ou o seu derivar dos meus. Seria optimo se assim fosse.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#252253 | arfonseca | 26 mar 2010 21:55 | Em resposta a: #112456

Caro Senhor Artur Guerreiro

1. O Joaquim José Guerreiro que refere (casado com Ana José Rosado Esquível e pais de Jerónimo de Alcântara Guerreiro) teve (penso que entre outro(a)s) uma irmã Ana Rita Guerreiro que casou com Joaquim António Furtado e tiveram a Alexandrina Rosa Guerreiro Nunes Furtado que veio a casar com Casimiro Eduardo de Abreu (1º casamento dele) e de que houve geração em Mourão (Joaquim António Barrigudo Bravo, José Joaquim Barrigudo Bravo e Joaquina Rita de Abreu); e do 2º casamento de Casimiro Eduardo de Abreu - com Ana José Guerreiro Caldeira - houve Bárbara Catarina de Abreu que casou com António José Lobo.
Poderá encontrar elementos que lhe interessem - e que justificam o nosso "parentesco" (?!) - em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1179081.

2. Quanto aos elementos que informa ter, muito apreciaria que pudesse compartilhá-los.

3. Sobre o "nosso" ascendente António Estaço Guerreiro (de Almodôvar) também apreciaria obter mais dados da sua ascendência. Tentarei e, se vier a dispor de mais qualquer coisa sobre o assunto, aqui disso darei registo. Penso que poderei obter dados nos AD Évora (o casamento); ou do seu nascimento no AD Beja. Vou ter fé.


Receba os meus cumprimentos (e, se calhar, até Mourão, não?!; ou quiçá, em Monsaraz, petiscando no "Sabores de Monsaraz"; ou no "Bragança", em Mourão; etc.)

António Camacho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#252254 | arfonseca | 26 mar 2010 22:11 | Em resposta a: #112458

Caro Senhor Artur Guerreiro

Estaria disponível para partilhar esses elementos de Game e Gusmão (para além dos Esquível)?

Penso que devemos ser muito "chegados" com estes elementos e os da sua mensagem inicial sobre o Capitão António Estaço Guerreiro.

Os meus cumprimentos.

António Camacho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#252513 | arfonseca | 31 mar 2010 17:37 | Em resposta a: #252253

Caro Senhor Artur Guerreiro

Na sequência da minha mensagem de 26-3-2010, em que informava como segue:

"1. O Joaquim José Guerreiro que refere (casado com Ana José Rosado Esquível e pais de Jerónimo de Alcântara Guerreiro) teve (penso que entre outro(a)s) uma irmã Ana Rita Guerreiro que casou com Joaquim António Furtado e tiveram a Alexandrina Rosa Guerreiro Nunes Furtado que veio a casar com Casimiro Eduardo de Abreu (1º casamento dele) e de que houve geração em Mourão (Joaquim António Barrigudo Bravo, José Joaquim Barrigudo Bravo e Joaquina Rita de Abreu); e do 2º casamento de Casimiro Eduardo de Abreu - com Ana José Guerreiro Caldeira - houve Bárbara Catarina de Abreu que casou com António José Lobo."

posso acrescentar:

a) que aquela Ana Rita Guerreiro era irmã germana de Teresa Gertrudes Guerreiro; e que esta última casou com José do Nascimento Caldeira; havendo deste casamento Ana José Guerreiro Caldeira - acima citada no segundo Matrimónio de Casimiro Eduardo de Abreu, e de que houve, como ali digo, Bárbara Catarina de Abreu que casou com António José Lobo (s.g.);

b) que este António José Lobo era irmão germano de Joaquina da Paixão Lobo e de Inácia Maria Lobo, todos filhos de António Nunes Branco e de Isabel Maria Sanches - com descendência em Mourão.

Espero que possa enriquecer com estes dados - e ser-lhe interessante - o conhecimento de outros ramos descendentes do Capitão António Estaço Guerreiro (natural de Almodôvar) e cuja progénie, em parte, está indicada na geneall, conforme o "link" que indiquei na minha anterior mensagem.

O que mais houver e de que venha a ter conhecimento certo sobre o referido Capitão, ou com ele relacionado, disponibilizar-lhe-ei aqui - ou se preferir indicar-me o seu endereço electrónico, terei muito gosto em enviar-lhe por essa via.

Com os cumprimentos de

António Camacho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#252514 | arfonseca | 31 mar 2010 17:51 | Em resposta a: #252513

Caro Senhor Artur Guerreiro

1. Na mensagem de há pouco, indiquei António José Lobo como irmão germano de Joaquina da Paixão Lobo e de Inácia Maria Lobo, o que é erro; o seu pai dele - Joaquim José Lobo - é que era irmão germano daquelas Senhoras.

2. Este Joaquim José Lobo casou com Rosa Maria Pereira; a qual, por sua vez, é filha de António José Sanches Pereira e de Isabel Maria de Gusmão.


Daí ... fica a conhecer o meu interesse também nos dados de que informou aqui dispor sobre Esquível, Gusmão e Gama.

Do meu "erro", peço-lhe desculpa; foi "troca" involuntária nos costados!

Com os meus cumprimentos.

António Camacho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#252516 | arfonseca | 31 mar 2010 18:00 | Em resposta a: #112456

Caro Senhor Artur Guerreiro

Queira ver se lhe são interessantes as mensagens que aqui coloquei em 26 e 31 de Março de 2010 - na semana passada e hoje - e que, por lapso, não indiquei como resposta à sua mensagem inicial sobre este assunto.

Com os meus cumprimentos.



António Camacho

Resposta

Link directo:

Capitão António Estaço Guerreiro de Almodôvar

#444968 | PHV_1990 | 23 dez 2022 22:52 | Em resposta a: #252516

Boa noite, gostaria de saber se possuem informacoes sobre a ascendencia do capitão estaço Guerreiro. Tambem descendo diretamente de Ana Jose Rosado Esquivel e Joaquim Jose guerreiro. Meu trisavo era sobinho de Jeronimo de Alcantara guerreiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 10:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen