Avelares de Medelim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Avelares de Medelim

#112338 | mmpla | 18 fev 2006 07:07

para jmprospero
sou eu luis avelar do brasil.como tenho algum tempo antes de voltar ao reino voltei a pegar nas minhas notas que estao com alguns buracos de castel-branco que deves ter tipo aranhas caldeira tonilhas e pegado de sequeira.no mais continuo com o problema cronico do andre goncalves de avelar para o que solicito informacao de qualquer alma caridosa. ja agora se alguem tem algo sobre francisco nicolau goulao casado com luiza freire em monforte da beira ficarei penhorado.e ainda sobre o cap manuel saraiva das freixedas casado com maria carvalho rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Avelares de Medelim

#112772 | prosperos | 23 fev 2006 19:28 | Em resposta a: #112338

Caro Luís

O que tenho de Castel-Branco é grande aqui para o Genea pelo que te posso mandar por E-Mail. Só que preciso que me envies o teu que não sei.
Do André Gonçalves de Avelar o que pude apirar é o seguinte:
1 ANDRÉ GONÇALVES DE AVELAR, nasceu em Vila Rala, lugar da freguesia de Santa Iria da Azóia, no actual concelho de Loures, e era filho de João Gonçalves e de Maria Francisca, naturais do mesmo lugar. Viria a falecer em Medelim, a 30-XII-1743 (fls. 40v.-42), tendo sido enterrado "em sepultura sua" - o assento diz ainda que era então "Tenente de cavalos do regimento de dragonis da Beira baxa".
Sendo tenente de Cavalos da Companhia de João Álvares de Faria, casou em Medelim, a 14-V-1714, com MARIA NUNES TORROA que fôra baptizada nessa mesma freguesia, a 24-III-169(8), e ali viria a falecer, a 15-XII-1762. Era filha de Manuel João Verdoso, o "Velho", e de sua mulher - com a qual se havia recebido em Medelim, a 25-(V)-1685 - Maria Gonçalves, falecida na mesma freguesia.
Um abraço
João Manuel

Resposta

Link directo:

Avelares de Medelim

#413506 | Luisfcbavelar | 29 mar 2019 14:57 | Em resposta a: #112772

Olá João Manuel Estou de volta aos avózinhos outra vez agora que se aproxima a reforma.
Como tu sabes tudo sobre medelim resolve m esta dúvida sff
O tal André tenente d cavalos é pai de maria teodora, mauricio José e joaquim Xavier todos registados Lino d Avellar. André casa nessa família Verdoso que m parece antiga no lugar. Sabes algo sobre eles? Tenho nota q seriam negociantes de azeite.. e produziram imensos padres...
Os irmãos Maurício e Jacinto pedem a extinção de um vínculo em medelim... seria deles?
Joaquim casa com rita Proença Giraldes de pero viseu e seu irmão mais velho Mauricio casa a irmã desta Josefa Proença Giraldes e q descende da família dos padres martins Pereira que instituem o vínculo de nossa senhora do amparo em Monsanto Estes casam as sobrinhas com os dois avelares de medelim. Esta Maria Josefa, admistradora depois de Bernardo Martins Proença (seu pai ?) passa o vínculo ao seu sobrinho Domingos António Lino de Avelar, filho primogenito de Joaquim Xavier Lino de Avelar e de sua irmã Rita. Este Domingos não ter descendentes varões já que passa as casas e logradouro à rua das vacas, à filha maria da Nazareth d Avellar e tb o vínculo sendo a ultima admistradora inscrita no livro do dito vínculo e que está na minha posse. O testamento desta avó deixa o grosso dos seus bens fato e ouro e haveres e gado de cabelo e lã, a sua sobrinha e afilhada Maria Robala (dos robalos da rua direita) e a seu marido José António da Ribeira Avelar. A Maria é filha de José Robalo que é cunhado da Nazareth (casado com quem?). O José António é tb sobrinho (neto?) da Nazareth (filho de quem ?). Este casal é pai de António José da Ribeira Avelar que casa em medelim com rita freire Goulão, de monforte da beira filha d francisco nicolau Goulão ( tens estes gouloes?)
Um abraço
Luis

Resposta

Link directo:

Avelares de Medelim

#414724 | FrederikoCG | 16 mai 2019 17:35 | Em resposta a: #112338

Se algum dos confrades tiver elementos que me permitam desvendar ascendência de Francisca Lourenço (Medelim, 18-XI-1692), filha de Francisco João Verdoso cc Maria Ferreira. Curiosamente, as testemunhas deste baptizado, celebrado pelo Pe. António Coelho Moniz, teve como testemunhas o Pe. Manuel Antunes Preto e Manuel João Verdoso, que penso ser o «velho», casado com Maria Gonçalves e não o «mpço», casado com Catarina Ferreira.
Grato
Frederico

Resposta

Link directo:

Avelares de Medelim

#419285 | fcatanas3 | 10 nov 2019 09:15 | Em resposta a: #414724

A Francisca que menciona e irma de Domingos Joao Verdoso e Maria Robala que casaram em Medelim a 30 de Agosto de 1711. Aquele e' filho do 2o matrimonio de Francisco Joao Verdoso com Maria Ferreira (1o mat.) e Maria Robala filha de simao Fernandes e Isabel Robalo (casados em Medelim a 19 de setembro de 1701.

Ja' percorri os registos varias vezes e nao consigo ebncontar a relacao entre Francisco Joao Verdos e Os "Manueis" - tanto o Novo como o velho.

Ainda tenho indicacao de que Maria Joao Verdoso - que casou com Domingos Antunes Alentejano a 23 de Novembro de 1728, e' filha de Francisco Joao Verdoso e uma tal Maria Goncalves.

Ora, se os Franciscos em ambos os ramos forem o mesmo, isso faz Maria Joao Verdoso e Domingos Joao Verdoso irmaos e isso implicaria que o casamento de Manuel Robalo Verdoso com Ana Maria de Almeida em 20 de Novembro de 1771 estaria marcado com um 2o grau de consaguinidade.

Masa nada disto consigo apurar - preto no branco - pelos registos; e' tudo circunstancial.

atentamente,
f

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 08:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen