re: família Montenegro e outros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

re: família Montenegro e outros

#110783 | svcosta | 27 jan 2006 22:14

Prezados amigos,

O meu muito obrigado a todos vocês pelas prontas respostas enviadas.

Certamente, existem vários descendentes da família Montenegro (mais precisamente Pinto de Miranda Montenegro) no Brasil, já que além da imigração normal, houve também a presença em nossa terra de Caetano Pinto de Miranda Montenegro (1º. Barão, Visconde e Marques de Vila Real da Praia Grande), que foi Governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso (1796 a 1803) e da de Pernambuco (1804 a 1817), Ministro da Justiça e da Fazenda no primeiro gabinete de 1822 e ainda Ministro da Justiça no segundo gabinete de 1823. Foi ainda Senador pela província de Mato Grosso em 1826. (A cidade de Miranda situada às margens do rio do mesmo nome existente no Mato Grosso do Sul recebeu esse nome em sua homenagem).

Sabemos da existência de familiares diretos de meu bisavô no Estado de São Paulo, já que um de seus filhos foi para lá (cidade de Queluz) e sua família por lá se expandiu. Os demais descendentes diretos de meu bisavô se espalharam pelo Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, basicamente, existem três pontos de entrada dos Montenegros no Brasil: Rio, Recife e sul do Brasil.
Lamentável porém é que, todos os contatos tentados até agora foram infrutíferos no sentido de se conseguir alguma informação.

Quanto à informação enviada pelo Frederico Grinberg Jr. constante no livro do Cony, devo acrescenar que: o mencionado Joaquim Pinto Montenegro é tio de minha mãe, irmão de minha avó materna (filho portanto de meu bisavô). Dessa parte da família temos bastante conhecimento, pois também nasci em Rodeio e lá ainda tenho minha família direta.

Não tinha conhecimento de Arthur Pinto de Miranda Montenegro, ex-Ministro da Justiça de Portugal. Pode ser mais um ponto que permita alguma pesquisa para se tentar descobrir alguma ligação.

Se não for encomodar, pediria ao Fredrico que me explicasse o que vem a ser essas duas linhas colocadas ao final de sua mensagem:
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).
Tratam-se de referências encontradas que dão suporte à sua pesquisa sobre o assunto ou são referências que contêm informações adicionais sobre o assunto?

A informação passada pelo Geraldo P. Caldas sobre os problemas nos registros do Arquivo Nacional, confirma o que pude apurar até agora. Por isso, pensei na possibilidade de recorrer aos arquivos existentes em Portugal. A sujestão sobre verificar microfilmes na Biblioteca Nacional pode ser uma boa tentativa, mas só poderei fazê-lo quanto voltar ao Rio.

Quanto à procura do registro civil de óbito de meu bisavô, a resposta é sim. Infelizmente o cartório de Paulo de Frontin pegou fogo há algumas dezenas de anos atrás e tudo e qualquer documento foi perdido.
Isto dificulta imensamente a pesquisa, pois perdeu-se além de registro de casamento, também registro de compra de propriedade feita por ele.
Ao procurar os registros no cemitério local, consegui somente a “Guia de Enterramento” a qual indica apenas o nome de meu bisavô, a referência de que se tratava de cidadão português, a data de falecimento e a “causa mortis”.

Devo acrescentar que já vasculhei as páginas do Genea Portugal (Genea Basic) e não pude encontrar nenhum elo entre meu bisavô e os inúmeros registros lá registrados.

Acho que esses são as informações adicionais que tenho e que me lembro no momento.

No mais, os meus sinceros agradecimentos pela acolhida e interesse que tão simpaticamente demonstraram. Se alguém puder vir a acrescentar mais algum comentário, certamente é bem vindo.

Um grande abraço a todos.

Sergio

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110791 | FGJ | 27 jan 2006 23:10 | Em resposta a: #110783

SERGIO,
O q se segue à palavra PESQUISANDO, após meu nome, são os nomes das famílias em q estou interessado e de q lugares.
É uma maneira de vc se identificar perante os demais participantes do Fórum.
Foi boa a sua idéia de criar um tópico novo. Foi por acaso q decidi ler o tópico LISTAS DE PASSAGEIROS, um título q não especifica o nome de interesse do confrade.
Eu sugiro q vc escreva para SONITA MONTENEGRO, autora de um livro de 470 páginas sobre o Marquês da Vila Real da Praia Grande. O endereço eletronico dela é o nome dela seguido de BOL.COM.BR
Talvez ela tenha algum material sobre seu bisavô.
Abraço,
FREDERICO GRINBERG JR.em 27/1/2006 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando: MONTENEGRO (RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110801 | jose930 | 28 jan 2006 09:02 | Em resposta a: #110791

Caro Confrade

Tentei de Portugal contactar Sonita Montenegro com vista a obter informacao sobre o endereco onde poderia obter o livro sobre o Marques da Vila Real da Praia Grande, mas nao tive sorte, pois mesmo os e-mails que lhe enviei foram devolvidos. Caso me possa dar mais algumas achegas ficaria muito agradecido.
A minha ascendencia passa por uma meia-irma de Caetano Miranda Montenegro e dai a razao do meu interesse.
Cordiais cumprimentos
J. Pinto Salgado

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110806 | FGJ | 28 jan 2006 12:18 | Em resposta a: #110801

SALGADO,
O telefone de Sonita é 55 (21) 2527-5932.
FGJ

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110811 | JBdeS | 28 jan 2006 15:12 | Em resposta a: #110783

Caro Sergio Costa,

Tenho uma tetravó, Maria Clara Quintanilha, filha dos barões de Paquetá, que casou duas vezes: a 1a com António Bandeira Homem Brederode do Amaral, de quem descendo, e a 2a com António Luis Pinto de Miranda Montenegro, de quem não teve descendência.
Sabe de quem se trata?

Um abraço
José Berquó de Seabra




qque casou segunda veaf

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110812 | JBdeS | 28 jan 2006 15:24 | Em resposta a: #110811

Peço desculpa pela gralha final que deveria ter apagado.
JBdeS

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110820 | jose930 | 28 jan 2006 18:27 | Em resposta a: #110806

Muitissimo obrigado pela pronta informacao
J.Pinto Salgado

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110823 | GPC40 | 28 jan 2006 19:34 | Em resposta a: #110783

Prezado Sergio,

O site dos mórmons (family search) indica que os registros civis de óbito de 1891 a 1932 de Engenheiro Paulo de Frontin (antiga Rodeio) foram microfilmados (microfilme n° 1615064).

Abraços

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Resposta

Link directo:

família montenegro

#110850 | svcosta | 29 jan 2006 10:14 | Em resposta a: #110811

Caro José de Seabra,

Infelizmente não tenho conhecimento de alguém que tenha exatamente o nome de António Luis Pinto de Miranda Montenegro.
Tenho sim, um ancestral, irmão de minha avó, cujo nome era António Pinto Montenegro. Nasceu no Brasil e morou no interior do Estado de São Paulo, Brasil.
De qualquer maneira, se você tiver algum dado sobre esse seu ancestral, favor me passar para eu ir montando o meu quebra-cabeças.

Obrigado.

Sergio T. da Costa

Resposta

Link directo:

família montenegro

#110851 | svcosta | 29 jan 2006 10:21 | Em resposta a: #110823

Caro Geraldo,

Muitíssimo obrigado por sua indicação.
Pergunta de um iniciante: como se consegue ver essa informação na página deles? Andei olhando-a (http://www.familysearch.org/) mas não conseguí achar nada sobre o assunto. Será preciso encomendar alguma publicação deles referente ao Brasil?
Outra dúvida: o que está disponível só pode ser adquirido via correio, ou é possível baixá-lo pela rede?

Saudações.

Sergio T. da Costa

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110854 | Conde | 29 jan 2006 11:09 | Em resposta a: #110783

Prezado Senhor:
Quase que garanto que esses Pinto de Mirando Montenegro estão ligados ao Marco de Canaveses e que existe um postal antigo (dos anos 20 ou 30 do século passado) com a fotografia do solar deles no Marco.
Talvez o primo José António Reis saiba mais.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: família montenegro

#110860 | GPC40 | 29 jan 2006 12:45 | Em resposta a: #110851

Caro Sergio,

Os mórmons por razões religiosas buscam identificar os antepassados e assim desenvolvem um grande trabalho em todo o mundo microfilmando registros eclesiásticos e civis e outros documentos de interesse genealógico. As informações são disponibilizadas também para não-membros da igreja nos Centros de História da Família (CHF).

Por sua mensagem sobre as listas de passageiros, vejo que você está na Nova Zelândia. Há muitos CHFs neste país. Para ter a lista com endereços e telefones, entrando no site, selecione a guia “Library” e depois “Family History Centers” e “New Zeland”. Os microfilmes podem ser solicitados para consulta nos CHF pagando-se apenas as despesas de correio.

Quanto à localização dos microfilmes, entrando no site a seqüência é a seguinte:
1) Selecione a guia “Library”
2) “Family History Library Catalog”
3) “Place Search”
4) Digite o nome da localidade: Paulo de Frontin. Clique em “Search”
5) Vão aparecer duas Paulo de Frontim. Escolha a do Rio de Janeiro
6) Aparece “Brazil, RJ, Engenheiro Paulo de Frontin – Civil Registration”. Clique aí.
7) Aparece em seguida: “Registros Civis 1891 –1935”. Clique aí.
8) Na página que se abre, na parte inferior, clique em “here” para ter a listagem dos microfilmes em formato para impressão.

Abraços e boa sorte,

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: família montenegro

#110923 | svcosta | 30 jan 2006 10:35 | Em resposta a: #110860

Caro Geraldo:

Imensamente agradecido por seu paciente e preciso roteiro. Certamente teria que tentar muitas alternativas até descobrir os meandros desse labirinto. Constatei que eles têm arquivos do registro civil e de igrejas de localidades próximas a Eng. Paulo de Frontin que podem ser de grande ajuda também.

Já localizei um Centro de História de Família próximo de onde estou e pretendo ir até lá ainda esta semana.

Até a próxima oportunidade.

Com um abraço do,

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#110925 | svcosta | 30 jan 2006 10:39 | Em resposta a: #110854

Caro Senhor,

Agradeço sua atenção. Se souber de algo, por favor me repasse a informação.

Sinceramente,

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#111034 | jose930 | 31 jan 2006 19:37 | Em resposta a: #110925

Pinho Leal no seu Portugal Antigo e Moderno presta bastantes infomacoes desta familia, mas calculo que seja ja do seu conhecimento.Se assim nao for teria muito prazer em transmitir-lhe os textos daquele autor.
Conto receber tambem dentro de 2 semanas o livro sobre os descendentes de Caetano Pinto de Miranda e caso pretenda alguns elementos tambem lhe passarei.
Cordiais saudacoes
Jose Salgado

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#111045 | svcosta | 31 jan 2006 21:44 | Em resposta a: #111034

Muito agradecido por seu interesse.
Como estou longe do Brasil e não conheço o livro de Pinho Leal, se não for realmente encômodo me passar os textos, seria de grande valia, pois não se contém alguma informação ainda desconhecida.

O mesmo comentário tenho em relação ao livro dos descendentes de Caetano Pinto de Miranda. (Enviei mensagem eletrônica para Sonita Montenegro, mas não obtive resposta até o momento.)

Para não sobrecarregar a página desse Fórum, os têxtos que puderem ser enviados podem ser endereçados diretamente para meu endereço eletrônico: svcosta2000@yahoo.com

Mais uma vez, o meu muito obrigado.

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

Montenegro

#111065 | FGJ | 01 fev 2006 00:58 | Em resposta a: #111045

SERGIO,
Sugiro que você escreva uma carta para JOSÉ GREVY DE FREITAS ALVES.
Me parece q ele é filho de Sonita.
O endereço é :
Rua Ministro João Alberto, 100
22461-200 Rio de Janeiro, RJ
Brasil
O telefone de José é o mesmo de Sonita.
Acho q Sonita não gosta de e-mails.
Abraço carioca do
FRED GRINBERG em 31/1/2006 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando: MONTENEGRO (RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#113550 | svcosta | 07 mar 2006 10:18 | Em resposta a: #110854

Prezado Confrade:

Você tem razão ao mecionar a ligação dos Pinto de Miranda Montenegro com o Marco de Canaveses. O confrade José Salgado, mui gentilmente, me passou uma referência onde é citado que Margarida Máxima Pinto de Miranda Montenegro (filha de Caetano Pinto de Miranda Montenegro (1o.) e de Maria Joana de Sousa) casou com António Marinho de Queirós Miranda, Sr. da Casa do Casal no Marco de Canavezes!
Parabéns pela boa memória.

Cordiais Saudações.

Sergio da Costa

Resposta

Link directo:

re: família Montenegro e outros

#113552 | Conde | 07 mar 2006 11:29 | Em resposta a: #113550

Caro Confrade:
Lembre-se de que há um postal antigo dessa casa. Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro

#159125 | svcosta | 12 jun 2007 12:33 | Em resposta a: #111065

Prezado Fred,

Há muito estou para me comunicar com você. Desde esse último contato, passei pelo Rio de Janeiro em meados de 2006 e com a direção que me forneceu consegui contatar o José Grevy de Freitas Alves e cheguei a ter um longo encontro com Sonita, tendo conseguido inclusive um exemplar de seu livro.
Mas depois de consultar exaustivamente o livro não consegui encontrar nenhum elo de ligação com o meu bisavô, FRANCISCO PINTO MONTENEGRO.

Dessa forma exauri o que tinha para pesquisar no que se refere à família do Caetano bem como à do Conde de Castelo de Paiva e tenho de ver as coisas por um outro ângulo.

Posteriormente a isso, houve um pequeno avanço em minha pesquisa: com as indicações sobre o "site" dos Mórmons que me foi passada também ano passado pelo Confrade Geraldo Pereira Caldas de Florianópolis, SC pude fazer uma exaustiva pesquisa num CFH daqui de onde estou na NZ e consegui umas poucas informações não só desse meu bisavô, como também de outros ramos da família.
Assim é que no Registro de Nascimento de minha avó, filha desse procurado bisavô, está declarado os nomes de seus (dela) avós paternos: Antonio Augusto de Araujo e Maria Emilia Montenegro, portanto pais de meu bisavô.

Acreditando-se que os nomes estão completos, isto me faz pensar que ou se tratava de algum filho natural de algum ramo desses Montenegro, ou então que a ligação com o Conde fosse apenas afetiva, tipo afilhado/padrinho. (Meu bisavô guardava com muito carinho um jornal editado em Castelo de Paiva no ano de 1895, que tratava exclusivamente de homenagear a figura do Conde).

A primeira hipótese talvez seja a mais viável, se está correto o nome que consta no Registo de Nascimento de minha avó, pois o Montenegro seria proveniente de sua mãe, e não do pai (que era Araujo).

Por outro lado, os filhos de meu bisavô, ganharam nomes que indicam que houve intenção de homenagear a memória de seus pais, o que demonstra conhecimento da existência do pai:
O filho mais velho recebeu o nome de Antonio (do pai Antonio Augusto), e minha avó, recebeu o nome de Emília (da mãe Maria Emília).

Mas até agora não consegui nada de positivo. Tentei procurar no Arquivo Distrital de Aveiro, na hipótese de meu bisavô ser oriundo de Castelo de Paiva ou redondezas, coisa que bem sei, pode ser falsa, pois a migração sempre existiu.
Estou tendo dificuldades em acessar o "site" de Aveiro, pois não está mostrando consistência: lista de paróquias que aparecem de certa vez, de outra é dada como inexistente. É muito provável que eu não esteja acertando em manusear o "site". Muito embora o "site" do Arquivo Distrital do Porto seja muito bom e consistente, o qual entrei para testar.

Assim, é que pergunto a você, experiente no assunto e em especial na família Montenegro, se tem alguma indicação que pode me fornecer não só sobre a pesquisa dos pais de meu bisavô, em especial a mãe (Maria Emilia Montenegro), mas também sobre a linha a ser seguida nessa busca.

Sinceramente lhe envio os meus cumprimentos e os meus agradecimentos.

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro

#160286 | FGJ | 20 jun 2007 21:20 | Em resposta a: #159125

Prezado SERGIO,
Somente hoje_20junho2007_li sua msg de 12junho2007 e foi POR ACASO. Não fui notificado de q vc havia me respndido.
Sugiro q vc leia as msg q tatam de MONTENEGRO DE LOSÃ e MONTENEGRO DE AVEIRO q postei aqui no Forum e q foram aditadas por outros confrades.
Pelo q posso perceber, vc é,SMJ, aparentado com o COMENDADOR JOÃO ELIZÁRIO DE CARVALHO MONTENEGRO, homem muito empreendedor que atuou em São Paulo.
FRED GRINBERG em 20/6/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO, de RODEIO-RJ

#257656 | FGJ | 01 jul 2010 16:17 | Em resposta a: #110783

Prezado SERGIO,
Outro dia recebi a info abaixo, q ora lhe repasso.
CELSO MONTENEGRO DA VEIGA.
Filho de Raul Tancredo da Veiga e Tereza Montenegro Vieira. Faleceu em 25/06/1962, na cidade do Rio de Janeiro.Causa da morte:Hipertrofia e dilatação cardíaca.Declarante: Claire Waltort(?).Deixou 2 filhos menores(RCPN-8/Obitos/Jun-Jul 1962/fls.63/termo 92104/cf.MB).
sds,
FREDERICO
RIO/BR

Resposta

Link directo:

Montenegro, de Rodeio-RJ

#257675 | svcosta | 01 jul 2010 22:11 | Em resposta a: #257656

Prezado Frederico,

Muito lhe agradeço por este detalhe. Celso é um primo de minha mãe. Eu sabia que ele havia falecido no Rio, mas não tinha conhecimento de quando.

Foi alguém da familia que lhe passou esta informação? Talvez a partir dela, eu consiga completar informações sobre os outros irmãos e irmãs dele (Octavio, Hercília, Corina, Dora, Emilia, Julio, Francisco, Iracema e Armando).

Thereza era irmã de minha avó, ambas com o sobrenome "Goulart Montenegro", quando solteiras.

Por informações de minha mãe e demais membros da familia considero que o sobrenome de casada de Thereza seria Montenegro da Veiga. Tenho o Registro de seu casamento com Raul, mas o documento não informa qual o nome de casada que foi adotada, prática muito comum em muitos registros daquela época. Atribuo pois a indicação do sobrenome Vieira a um desses erros que a gente costuma encontrar de vez em quando em documentos.

Consegui informações valiosas da familia de meu bisavô (Montenegro) em Portugal e agora tenho de organizar o que já consegui. Não tenho estado no fórum ultimamente, porque estou organizando uma montanha de dados que consegui obter dos outros meus outros ramos familiares (Rodrigues da Costa, Borges Villarinho e Torres).

Qualquer informação que queira, é só me contatar.

Saudações.

Sergio
RJ/BR

Resposta

Link directo:

Montenegro, de Rodeio-RJ

#257679 | FGJ | 02 jul 2010 01:13 | Em resposta a: #257675

SERGIO,
A info me foi passada por um amigo q está lendo os livros filmados pelos MORMONS.
você já experimentou lê-los?
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Montenegro, de Rodeio-RJ

#257680 | FGJ | 02 jul 2010 01:47 | Em resposta a: #257675

SERGIO,
Certamente trocaram VEIGA por VIEIRA.
THEREZA era filha de quem?
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro, de Rodeio-RJ

#257682 | svcosta | 02 jul 2010 03:54 | Em resposta a: #257679

Sim, Frederico. Foi um grande avanço deles essa digitalização. E sorte também de terem iniciado pelos Registros Civil do Estado do Rio de Janeiro. Só falta mesmo o passo derradeiro que é permitir a consulta utilizando os nomes.

Aliás, alguns registros (penso que dos paroquiais), já estão permitindo essa procura por nome. Experimentei os do Estado de São Paulo procurando um suposto trisavô ou parente dele, portugues que descobri veio também para o Brasil (assim como meu bisavô de sobrenome Borges Villarinho) e achei um filho dele com o mesmissimo nome que se casou em Mogi das Cruzes/SP, do qual ninguém tinha a menor idéia de sua existência.

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro, de Rodeio-RJ

#257683 | svcosta | 02 jul 2010 04:07 | Em resposta a: #257680

Frederico,

Thereza Goulart Montenegro era filha legítima de Francisco Pinto Montenegro (português) e de Joaquina Altina Goulart Montenegro, segundo seu registro de Óbito (tendo por declarante seu marido). Ambos falecidos em Rodeio/RJ.

Sergio.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 00:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen