Perestrelo Favila Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Perestrelo Favila Vieira

#1098 | Cascais | 29 nov 2000 22:44

Aos dedicados á ilha da Madeira e não só, gostaria de ter informações sobre esta família.
O meu obrigado a todos que colaborarem.

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#1112 | amaral | 30 nov 2000 17:49 | Em resposta a: #1098

existe uma família Perestrelo, em Vimieiro, sta comba dão

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#1182 | domconde | 04 dez 2000 21:32 | Em resposta a: #1098

O que pretende sobre a familia da minha mulher encontrará no meu site:
www.geocities.com/Heartland/Village/5807

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#7000 | fjardim | 13 jul 2001 21:42 | Em resposta a: #1182

Os Perestrelo Favila Vieira são representantes dos titulos:

-- "Perestrelo" (descendentes do Bartolomeu Perestrelo, por linha feminina ).

-- "Favila" (que por casamento passaram a ser Donatários da Ilha o Porto Santo ).

-- "Homem de Gouveia" (pelo casamento de um Gaspar Homem de Gouvêa casado com uma Cabral da Camara - neta sobrinha do Pedro Alvares Cabral e neta do zarco - cuja descendência veio a ligar-se com os Donatários da Ilha Do Porto Santo).

devido ao vazio de tempo entre tópico e a minha resposta não sei se já tinha saciado a sua curiosidade, de qualquer maneira espero ter sido util.

Cumprimentos,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16390 | JmPfvF | 29 jan 2002 19:34 | Em resposta a: #7000

É com muita Satisfação que vejo algum interesse na minha familia :)
Qualquer tipo de informação é sempre bemvinda.
joanamaria@megamail.pt

Cumprimentos,

Joana Ferraria

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16452 | Cascais | 31 jan 2002 16:15 | Em resposta a: #7000

Caríssimos Joana Ferraria e Filipe Jardim

Joana seja Bem Vinda!

Peço a vossa colaboração para ajudar minha sobrinha na construção de sua árvore genealógica. Agradeço informações para desenvolver estas três linhas de descendência “Perestrelo”, “Favila” e “Homem de Gouveia” até Álvaro Henriques Perestrelo Favila Vieira (da Capela da Ajuda), nas. na Madeira, cerca de 1900, casado com D. Maria Carolina de Bianchi, avós de meu cunhado.

Os melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16469 | domconde | 31 jan 2002 20:29 | Em resposta a: #16452

Caro José Duarte Valado Arnaud

Aqui vai o que busca:

1.Fernão Henriques Perestrello Favila Vieira, casado com Dulce Candida de Homem de Gouveia
1. Fernão Manuel Homem de Gouveia Favila Vieira, casado com Maria João da Conceição Vieira Pereira da Silva
1. Maria
2. Maria Francisca
3. Maria Pia
4. Sofia
5. Fernão
6. João
2. Francisco Manuel Homem de Gouveia Favila Vieira, casado com Maria da Graça Azevedo e Lemos Gomes
1. Maria João
2. Margarida
3. Isabel
4. Ema
5. Inês
3. Maria Inês Homem de Gouveia Favila Vieira, casada com Fernando da Silva Faria
1. Bernardo
2. Catarina
4. Ema Maria Homem de Gouveia Favila Vieira, casada com Roberto Trindade de Ornelas Monteiro
1. Gonçalo
2. Nuno
3. Josefina
5. Miguel Homem de Gouveia Favila Vieira, casado com Maria José Teixeira
6. Maria João Homem de Gouveia Favila Vieira, casada com João Luis de Sousa Meneses.
1. João
2. Maria
3. Joana
4. Júlia
2. Álvaro Henriques Perestrello Favila Vieira, casado com Maria Carolina Bianchi Henriques
1. Manuel José Bianchi Henriques Favila Vieira, casado com Clara Rodrigues de Sousa
1. Manuel José
2. Helena
3. Clara (?)
2. Isabel Maria Bianchi Henriques Favila Vieira, casada com Francisco Pessanha Leite Monteiro
1. José Favila Vieira Leite Monteiro
1. Gonçalo
2. Inês
3. Maria
2. Manuel
3. Francisco
4. Isabel
1. Tiago
3. António de Bianchi Henriques Perestrelo Favila Vieira, advogado, casou na igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, a 29 de Julho de 1960 com D.Maria Luisa Domingues Ferreira
1. Nuno Ferreira Perestrelo Favila Vieira, nasceu em Lisboa a 19 de Maio de 1962, casou na igreja Paroquial de Cascais, com D.Maria do Rosário da Camara Falcão Valado Arnaud, que nas. em Lisboa a 13 de Julho de 1969
1.Marta Valado Arnaud Favila Vieira, que nasceu em Lisboa, a 24 de Abril de 1989
2. Miguel Ferreira Perestrelo Favila Vieira, que faleceu solteiro
3. Ema Henriques Perestrello Favila Vieira
4. Fernanda Henriques Perestrello Favila Vieira, nasceu às 10 horas e três quartos da manhã do dia 13 de Maio de 1904 na freguesia de São Pedro, tendo sido baptizada a 20 de Junho do mesmo ano na Igreja Paroquial da referida freguesia. Casou-se a 30 de Dezembro de 1927. Morreu na freguesia de Belas, concelho de Sintra a 6 de Julho de 1974. Casou com Gastão Carlos de Deus Figueira, nasceu a 9 Novembro de 1893 na freguesia de Santo António, no Funchal, tendo sido baptizado a 19 do mesmo mês e ano na Igreja Paroquial de Santo António do Funchal. Político. Formou-se na Universidade de Coimbra em Direito. Foi Juiz do Trabalho no Funchal. Foi presidente da Câmara do Funchal. Como deputado da Madeira exerceu a função de vice-presidente da Assembleia da República. Casou-se a 30 de dezembro de 1927. Morreu em Lisboa em 9 de Março de 1957, vítima de um cancro.
1. Gastão António Perestrelo Vieira de Deus Figueira, nasceu às 6 horas e trinta minutos do dia 13 de Fevereiro de 1930, na Rua Doutor (Manuel José) Vieira (actualmente Rua da Carreira) na freguesia de São Pedro no Funchal. Licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, onde fez a especialidade de Psiquiatria. Casou-se a 21 Novembro de 1958 na freguesia da Batalha, concelho da Batalha, distrito de Leiria com Lídia Maria Mendes Pinheiro Pimentel. Foi Alferes Miliciano na Guiné onde prestou serviço militar como médico na missão do sono. Faleceu a 5 de Dezembro de 1998 no Hospital Santo António dos Capuchos, em Lisboa, após 2 meses de internamento por motivo de cancro nas vias biliares.
1. Maria Francisca Pimentel Perestrelo de Deus Figueira, nasceu a 22 de Março de 1962, na freguesia de Sé Nova, em Coimbra. Licenciou-se em farmácia. Casou com Paulo Neves Carneiro Reis Silva que nasceu a 30 de Abril de 1965, filho de Armando Reis Silva e Maria Angélica Neves Carneiro.
1. Maria Francisca Pimentel Perestrelo Reis Silva, nasceu a 28 de Julho de 1993 na freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, no Hospital da Cruz Vermelha.
2. Maria Amélia Pimentel Perestrelo Reis Silva, nasceu a 5 de Agosto de 1999 na freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, no Hospital da Cruz Vermelha.
2. Lídia Luísa Pinheiro Pimentel de Deus Figueira, nasceu a 15 de Outubro de 1963 na freguesia de Sé Nova, em Coimbra, foi baptizada a 21 de Novembro de 1965 na capela da Quinta de São Facundo, freguesia de Antuzede.. Licenciou-se em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Fez o estágio de Advocacia no Escritório do seu padrinho Dr. Ernesto de Moura Coutinho. Casou-se a 11 de Abril de 1991 na capela de Nossa Senhora do Monte, freguesia da Graça, em Lisboa. Entrou para os quadros do Tribunal de contas em 1990, onde tem efectuado carreira como consultora jurídica. Casou com Francisco Lage Raposo Braz Teixeira
1. Dinis Pinheiro Perestrelo Braz Teixeira, nasceu a 24 de Março de 1994 na freguesia de São Jorge de Arroios, em Lisboa, na Clinica de São Gabriel.
2. Leonor Pimentel Perestrelo Braz Teixeira, nasceu a 21 de Dezembro de 1995 na freguesia de São Jorge de Arroios, em Lisboa, na Clinica de São Gabriel.
3. Paula Maria Pimentel de Deus Figueira, nasceu a 4 de Dezembro de 1965, na freguesia do Campo Grande, em Lisboa. Casou a de Dezembro de 1993 na freguesia do Lumiar com António Abel Mano Soares Guerreio.
1. António Maria Pimentel Perestrelo Soares Guerreiro, nasceu a 10 de Junho de 1994, na freguesia do Restelo, em Lisboa, no hospital de São Francisco Xavier.
2. Gastão Maria Pimentel Perestrelo Soares Guerreiro, nasceu a 10 de Junho de 1994, na freguesia do Restelo, em Lisboa, no hospital de São Francisco Xavier.
3. Martim Pimentel Perestrelo Soares Guerreiro, nasceu a 29 de Maio de 1996, na freguesia do Restelo, em Lisboa, no hospital de São Francisco Xavier.
4. Sofia Pimentel Perestrelo Vieira de Andrade nasceu a 16 de Junho de 2001 na freguesia de São Jorge de Arroios, na hospital de D. Estefânia.
4. Sofia Pimentel de Deus Figueira, nasceu a 26 de Maio de 1967 na freguesia de Alvalade em Lisboa. Licenciou-se em Arquitectura. Casou a 1 de Dezembro de 2001 na capela de São Jerónimo, no Restelo com Manuel José Morais de Sousa Abrantes.
1. Manuel José Pimentel Perestrelo Abrantes, nasceu a 3 de Junho de 1993, na freguesia do Restelo, em Lisboa, no hospital de São Francisco Xavier. Foi baptizado em Coimbra
2. Fernanda Luísa Perestrelo Vieira de Deus Figueira, nasceu a 31 de Dezembro de 1928 na freguesia de São Pedro do Funchal, casou a 26 de Maio de 1956 com Luís Eduardo da Costa Rombert, nascido a 27 de Setembro de 1929 na freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, filho de Rui Tavares Rombert e de Esmeralda da Costa.
1. Luís Filipe de Deus Figueira Rombert, nasceu a 22 de Abril de 1957 na freguesia de São Martinho do Funchal. Casou a 27 de Abril de 1985 nas Amoreiras com Helena Paula Lopes Henriques Rebelo de Andrade, filha de Fernando José Henriques Rebelo de Andrade e de Celina Francisca Lopes e nasceu a 14 de Outubro de 1961 na freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa. Este casamento foi dissolvido por divórcio em Agosto de 2001.
2. João Luís de Deus Figueira da Costa Rombert, nasceu a 20 de Setembro de 1960. Casou a 30 de Outubro de 1992 com Alexandra Palacios Ferreira nascida da 30 de Junho de 1960.
1. Claudia que nasceu a 12 de Novembro de 1989.
2. Alexandre que nasceu a 8 de Setembro de 1995
3. Maria Francisca Perestrelo Vieira de Deus Figueira, nasceu a 31 de Dezembro de 1928 na freguesia de São Pedro do Funchal
1. Ana de Deus Figueira Menezes Sequeira
2. Maria João de Deus Figueira Menezes Sequeira
3. Luís de Deus Figueira Menezes Sequeira
4. Maria Helena de Deus Figueira Menezes Sequeira
1. Joaquim
5. José Ricardo de Deus Figueira Menezes Sequeira
1. Marta
4. João Manuel Perestrelo Vieira de Deus Figueira, nasceu a 27 de Março de 1932 na freguesia de São Pedro, Funchal. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Casou em 1956 com Maria Isabel Vieira Pereira Cristiano de Sousa nascida a 13 de Agosto de 1934.
1. Maria Isabel Perestrelo Vieira de Sousa Figueira nasceu a 2 de Agosto de 1959 na Ilha do Faial, cidade da Horta. Casou com Joaquim Machado na capela da Ajuda, na cidade do Funchal.
1. João Cristiano Figueira Machado nascido a Fevereiro de 1989 na clínica da Sé.
2. João Miguel Perestrelo Vieira de Sousa Figueira, nasceu a 26 de Setembro de 1964, em Coimbra, freguesia de Santa Cruz. Vive e trabalha na Madeira, sendo bancário no grupo BCP. Casou 21 de Novembro de 1993 na Igreja de São Gonçalo, em Amarante, com Maria do Rosário David Fonseca nascida a 1 de Outubro de 1964 em Macieira da Lixa, em Felgueiras, filha de João Teixeira da Fonseca e de Maria Fernanda Pereira David.
1. Miguel David Fonseca Perestrelo Favila Figueira, nascido a 23 de Agosto de 1994 na clínica de Santa Catarina, no Funchal. Foi baptizado a 23 de Abril de 1995 na Capela da Ajuda pelo padre João Francisco Dias, tendo sido padrinhos António José Bessa carvalho e Maria de Lurdes David Fonseca, tia materna do baptizando.
2. Guilherme David Fonseca Perestrelo Favila Figueira nascido a 23 de Janeiro de 2001 na clínica de Santa Catarina, no Funchal.
5. Manuela Henriques Perestrello Favila Vieira, casada com Miguel Santa Clara Gomes
1. José António Favila Vieira Santa Clara Gomes, casado com Maria Adriana
1. Ricardo
2. João Favila Vieira Santa Clara Gomes, casado com Celina Maria Lopes de Freitas
3. Miguel Favila Vieira Santa Clara Gomes, casado com Rute Monteiro Miranda Dinis
1. Miguel
1. Miguel
2. Maria Paula
4. Maria Favila Vieira Santa Clara Gomes, casada com Francisco Manuel de Oliveira Costa
5. Manuel José Favila Vieira Santa Clara Gomes, casado com H Rose Dayau
1. Monique
6. Cecília
7. Maria da Luz

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16470 | domconde | 31 jan 2002 20:30 | Em resposta a: #16469

ficou péssima a leitura.

Posso mandar em privado se quizerem.

fbteixeira@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16520 | Cascais | 01 fev 2002 18:56 | Em resposta a: #16469

Caro Francisco Brás Teixeira

Agradeço toda a informação que disponibilizou, mas o que pretendia saber era a ascendência de Álvaro Henriques Perestrelo Favila Vieira. A minha duvida são as linhas de ascendência que o ligam a Bartolomeu Perestrelo, 1º donatário do Porto Santo, e a João Favella, que passou a Portugal no tempo de D. Afonso V.

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16533 | ernjardim | 01 fev 2002 21:28 | Em resposta a: #1098

verificar

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16536 | ernjardim | 01 fev 2002 22:05 | Em resposta a: #16533

caro jóse Valado Arnaud,

Tive problemas com a minha entrada no forum devido a uma nova password que não consigo ter acesso devido ao email do Portugalmail estar com problemas. Sendo assim resgistei-me novamente com o nome ernjardim- iniciais do nome do meu pai- não foi com nenhumas intenções, vou tentar resolver o mais rápido possivel afim de voltar a utilizar o meu username anterior.

Relativamente ao ramo dos Homens de Gouveia de D. Dulce Candida, de momento, fazendo fé na minha memoria (pois naão disponho dos dados bibliograficos por motivos de ausencia da ilha)

D. Dulce Candida Homem de Gouveia:

Neta paterna: ...Joaquim de Gouveia, juiz da paz, casado com uma Ponte Camara, em titulo: Pontes Camaras- a esta familia pertence a baronesa Shelínger Von Shomingen, titulo adquirido por casamento com um Barão Alemão, neta do Alferes João de Ponte.

Filha de: Elias Homem de Gouveia, comendador, administrador do concelho do Porto Moniz. Deu o nome á principal rua que dá ás piscinas naturais mandadas construir pelo seu filho mais velho, presidente da camara de então. Casado com uma Coito ou Couto em titulo: Coutos Cardosos.

Irmaõs, ligaram-se: Figueira da Silva, Franças ( dos Freires de Almeida e França), Luciano HOmem de Gouveia ligou-se a uma Pereira da Silva em titulo: Pereira da Silva e Ferrazes, tiveram:
Odorio H. Gouveia amigo dos imperadores da Austria, recebê-os em sua casa, quando estes estiveram a residir na ilha, casou com um aSaraiva de Sá Oliveira.c.g
Helvio H. Gouveia casou com uma Borges Gonçalves dos vinhos Borges ( Funchal)c.g
Elso H. Gouveia casou com uma Morais Sarmento, em Titulo: Catanhos, Favilas, Freitas de Santa Cruz...c.g

Era sobrinha de D. Maria Inês de Gouveia casada com João Agostinho Albuquerque Carvalhal e França em titulo: Ribeiro Carvalhal, Freitas da Madalena,Franças.
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=75475

Por via materna era sobrinho do 1º conde da Calçada, da 1ª Baronesa de Oliveira Lima( actualmente representado pelo Dr. Augusto Martins Ferreira do Amaral), sobrinho-neto do 1º Barão de São Pedro (Ornelas e Vasconcelos), parente dos condes de Carvalhal e ribeiro real, e da baronesa do jardim do mar(por via dos Carvalhal Esmeraldos)- ver livro de Oiro da Nobreza, e o tópico "Todos os Titulos da Madeira"
Uma neta destes casou com o medico João Abel de Freitas, Governador do distrito do Funchal- teve direito a um busto que se encontra na avenida do Infante.


Relativamente ao ramo dos Favila- consulte o nobiliario da Madeira do Henrique Henriques de Noronha em titulo: Favellas do ramo dos capitães-donatarios do Porto Santo, e em Homens Govêas, ramo primogénito- Dar-lhe-ei noticias destes em breve...

Cumprimentos, e espero ter sido útil- O ramo que a sua sobrinha quer realmente saber dos Homens de Gouveia é o de D. Dulce Candida Homem de Gouveia ou o Ramo associado aos capitães-Donatarios do Porto Santo?

Filipe Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16537 | ernjardim | 01 fev 2002 22:13 | Em resposta a: #16469

Fernão Henriques Perestrelo Favila Vieira casado com D. Dulce Candida Homemd e Gouveia, foi fundador do Diario de Noticias da Madeira, (actulmente propriedade do grupo Blandy)tiveram:
Fernão Homem de Gouveia Perestrelo favila Vieira, embaixador em Cuba.

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16719 | Cascais | 05 fev 2002 11:55 | Em resposta a: #16536

Caro Filipe Jardim

O meu muito obrigado por toda a informação prestada.
Ficar-lhe-ia muito reconhecido se me fornecesse a ascendência de Álvaro Henriques Perestrelo Favila Vieira, nas. cerca de 1900, de maneira a ligá-lo aos já referidos troncos tratados por Henrique Henriques de Noronha. Antecipadamente, e mais uma vez os meus agradecimentos.

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16739 | filipejardim | 05 fev 2002 15:58 | Em resposta a: #16520

Caro Duarte Valado e Francisco Teixeira,

Aconselho-os a consulta deste site, em caso de ir para à homepage do Monumentos, consultem em "solar e capela de nossa Senhora da Conceição"

http://www.monumentos.pt:7070/ipa/pages/frameset?nome=ipa&upframe=upframe3&downframe=ipa.html

Cumprimentos,

Filipe Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16849 | A.Sousa | 06 fev 2002 23:51 | Em resposta a: #1098

Caro SR. Cascais.
Cheguei á pouco tempo, gosto de História e assuntos sobre a Madeira.
Na minha terra de origem Câmara de Lobos, a Família Favila tinha bens avultados, o que por tradição familiar materna sube que alguns desses prédios tiveram na mira de ser adquiridos pelo meu avô materno, visto que era administrador desses bens em Câmara de Lobos, através de um familiar dessa família de nome Dr. Ângelo Augusto Silva, antigo reitor do Liceu do Funchal e parece que era casado com uma senhora da família Favila

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16871 | filipejardim | 07 fev 2002 14:28 | Em resposta a: #16849

Caro Sousa,

O Dr. Ângelo Augusto da Silva, deu nome a uma escola secundária do Funchal... e se não estou em erro, um ramo destes, encontra-se numa mensagem anterior-"solar e capela de Nossa Senhora da Conceição".

O co-autor do Elucidário Madeirense- Fernando Augusto da Silva, é familiar do Dr. Angelo, mas não sei se terá alguma ligação aos Favila.

Cumprimentos,
Filipe Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16881 | Cascais | 07 fev 2002 17:43 | Em resposta a: #16849

Caro Sr. A. Sousa

Agradeço a sua mensagem, pois qualquer informação sobre esta Família é bem recebida.

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16944 | A.Sousa | 09 fev 2002 00:04 | Em resposta a: #1098

Caro Cascais
Descobri mais duas pessoas de apelido Favila em C. Lobos através da internet, no site do arquivo Regional da Madeira.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16945 | domconde | 09 fev 2002 00:11 | Em resposta a: #16944

O nome Favila nesta família, tal com já o disse em várias ocasiões vem pelos serviços prestados pelo Conselheiro Manuel José Vieira, que se casou com Filomena Perestrelo da Câmara, e não por sangue.

Tenho em meu poder uma cópia do testamneto do senhor Favila.

O Nome de família mais "relevante" deste ramo é claramente o Perestrelo da Câmara, esse sim descende directamente dos dois descobridores das ilhas.

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16946 | A.Sousa | 09 fev 2002 00:22 | Em resposta a: #16871

Caro Jardim :
Vejo que gosta de temas madeirenses.
O dr. Â.A. Silva era casado com uma senhora de apelidos Henriques Bianchi Favila Vieira,penso que era natural de Câmara de Lobos, em titulos Gomes Henriques, Bianchi e Favila Vieira.
O Dr.A. A. Silva é o patrono do meu local de trabalho no Funchal, era liceciado em matemática, professor de educação visual e matemática foi presidente da Comissão Executiva do antigo Liceu do Funchal, quando estava instalado na rua do Bispo no Funchal, actual museu de arte sacra da Diocese.
O meu avô era feitor ou adminitrador agrícola de varias famílias do Funchal, destacando os condes de Torre Bella,do dr. Januário Figueira da Silva, dos condes do Ribeiro Real além das da Família Bianchi Favila Vieira no que respeita, a Câmara de Lobos.
Já agora quero informá-lo que gostava de saber alguma coisa das famílias Soares de Sousa, Araujo, Barros todas de Câmara de Lobos, informações estas anteriores a 1900.
Se souber apite.
Cumprimentos Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#16947 | A.Sousa | 09 fev 2002 00:31 | Em resposta a: #16945

Caro Dom:
Estimei saber esse assunto do sr. Favila, se suber de algum morgadio em Câmara de Lobos, que tivesse sido dos Favilas era favor de dizer, gosto da minha terra, é pena que actualmente ela seja um pouco exovalhada, pela míséria que lá grassa.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54788 | JmPfvF | 06 jan 2004 03:51 | Em resposta a: #16469

Uma questão... aqueles que estão por baixo de:
1. Manuel José Bianchi Henriques Favila Vieira, casado com Clara Rodrigues de Sousa
sendo portanto Helena, Manuel José e clara filhos de Manuel José e Clara Rodrigues de sousa???
É que minha mãe tem o nome de Mª Helena Perestrelo de Favila Vieira... meu tio (irmão de minha mãe) Manuel José! Refere-se a minha mãe e meu tio? (o que colocou deixou-me um pouco confusa na realidade...)

Os Melhores cumprimentos,

Joana

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54813 | filipejardim | 06 jan 2004 14:29 | Em resposta a: #16947

Caro A. Sousa,
Acima de Câmara de Lobos, no Jardim da Serra, um ramo desta família mais concretamente, o que vai dar a Joana Ferraria (Zambujal, possui aí 1 milhão de Metros quadrados, que entrou na Família, se não estou em erro pelos Bianchis- nem sei se alguma vez este terreno fez parte de algum Vínculo. Pode não muito ser para a Realidade Continental, mas para a Madeira... segundo sei, tirando a Quinta do Palheiro Golfe, Quinta do Jardim da Serra(Terreno Logo abaixo), e provavelmente poucos mais...

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54834 | luso | 06 jan 2004 17:55 | Em resposta a: #54788

ola Joana

A sua Mae trabalha no Parque de Saúde de Lisboa,não é?
E v tem uma Irmã e mora no Bairro dos Actores .O mundo é pequeno, diga-lhe que eu mando cumprimentos.

Picanceira

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54835 | luso | 06 jan 2004 17:56 | Em resposta a: #54834

ps já vi fotos suas no Funchal!

Curiosa?

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54841 | filipejardim | 06 jan 2004 19:10 | Em resposta a: #54835

Caro Luso,

Não tenho nada que ver com a conversa, mas já agora...o que acha do Funchal. Por acaso muitos seus conterraneos têem escolhido a Madeira como destino de umas boas férias...

E realmente o mundo é pequeno... Dos Madeirenses quem viu?


Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54868 | luso | 07 jan 2004 11:12 | Em resposta a: #54841

Caro Filipe
A sua missiva é deveras enigmática(fruto da insularidade?)
Quanto ao Funchal é bonito embora as gentes sejam demasiado bairristas e agressivas quanto aos Continentais .
Quanto á mensagem subjacente não a entendo, se é irónica que faça bom proveito, mantendo o atrás dito em relação ás gentes, se não é, apresento-lhe os melhores cumprimentos.

PS : Disse pelo menos uma verdade..."Não tenho nada a ver com a conversa..."

Picanceira

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54871 | filipejardim | 07 jan 2004 11:51 | Em resposta a: #54868

Caro Luso,

Não pretendi ser agressivo nem barrista...

Passo a explicar:

Das últimas vezes que a Joana foi á Madeira ficou em casa de uma prima muito afastada, de seu nome Carolina e que por acaso é minha namorada e por quem conheci a Joana. E neste último Verão o resto da família (gente excelente, de uma simpatia a todos os níveis...adorei estar e passear com todos eles).

Como foram tiradas muitas fotografias, que não sei se vistas por si, teria o maior prazer em tentar identificar-lhe á distancia essas mesmas pessoas, provavelmente até a minha pessoa...

Cumprimentos

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54872 | luso | 07 jan 2004 12:17 | Em resposta a: #54871

Caro Filipe

Desculpe mas só vi as fotos da helena e das duas filhas

Cumprimentos
picanceira

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54880 | luso | 07 jan 2004 14:07 | Em resposta a: #54871

Caro Filipe qual o seu parentesco com a bela helena?
Picanceira

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54883 | luso | 07 jan 2004 14:17 | Em resposta a: #7000

caro Filipe

Que acha de Lisboa?

Vem cá muitas vezes ter com a bela helena descendente de donatários?

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54891 | filipejardim | 07 jan 2004 14:50 | Em resposta a: #54883

Caro Luso,

Nunca tive o gosto de ter ido a Lisboa ter com alguém...

Relativamente ao parentesco, deve estar a referir-se não ao meu, mas ao da Carolina, que é feito por seu pai Armando Spinola, pelos Lamegos Fernandes que vão dar aos Rodrigues de Sousa...

Veja a mensagem de 19/03/2003 da minha autoria
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=37226


Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54892 | luso | 07 jan 2004 14:56 | Em resposta a: #54891

Caro Filipe

É sério que não conhece a capital do Império????

Isso é um lapso grave, pois olhe, venha que eu faço de cicerone, será um prazer conhecer a sua namorada.
Pois olhe eu sou parente de um bisneto do Conde do Canavial.
E já estive no Funchal que é um belo Hotel no Atlântico.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#54894 | filipejardim | 07 jan 2004 15:09 | Em resposta a: #54892

Caro Luso,

Já tive oportunidade de estar em Lisboa, alías só estou na madeira definitivamente 1 ano e tal...

Depreendo que parente de algum Brito gomes, Tavares da Silva ou Brederode...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55072 | zarco1420 | 09 jan 2004 17:04 | Em resposta a: #54813

Caro Jardim.
Tive problemas com os meu códigos de acesso devido à falta de práctica nestes assuntos.
A quinta do Jardim da Serra Foi do meu Tio-bisavô paterno, João Izidoro de Araújo, penso pelos anos 30.
O meu Avô paterno, adquirio na vila de Câmara de Lobos a casa e propriedade da Familia Homem de Gouveia-Sousa com descendentes no continente ?.
Sei que estes antigos propriatários da casa que actualmente me pertençe juntamente com os meus irmãos e primos, são da familia do deputado regional da Madeira, do CDS Luciano Homem Gouveia.
Comprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55074 | zarco1420 | 09 jan 2004 17:05 | Em resposta a: #54813

Caro Jardim.
Tive problemas com os meu códigos de acesso devido à falta de práctica nestes assuntos.
A quinta do Jardim da Serra Foi do meu Tio-bisavô paterno, João Izidoro de Araújo, penso pelos anos 30.
O meu Avô paterno, adquirio na vila de Câmara de Lobos a casa e propriedade da Familia Homem de Gouveia-Sousa com descendentes no continente ?.
Sei que estes antigos propriatários da casa que actualmente me pertençe juntamente com os meus irmãos e primos, são da familia do deputado regional da Madeira, do CDS Luciano Homem Gouveia.
Comprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55077 | zarco1420 | 09 jan 2004 17:12 | Em resposta a: #55074

Desculpem os erros no Português.

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55080 | filipejardim | 09 jan 2004 18:00 | Em resposta a: #55074

Caro Zarco,

Só por mera curiosidade, conheço uma Filipa Araújo que vive em Camara de Lobos, junto ao largo...penso ser da sua família...

Esse deputado é sobrinho do casal Elso Homem de Gouveia e Maria Teresa Morais Sarmento referênciado na mensagem 28/06/2002 escrita por mim

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=23424&fview=e

Esta Maria Teresa Morais Sarmento ainda é sua parente afastada (Araújos).

Pelo que percebi da sua mensagem, interessa-lhe informações sobre a descendência dos Homem gouveia-Sousa e o parentesco com o deputado?

è com prazer que faculto e logo que possa passo-lhe essa informação...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55086 | luso | 09 jan 2004 19:33 | Em resposta a: #54891

Caro Filipinho
Estive agora mesmo com a sua prima Helena que me mostrou uma foto sua e da Carolina.
São um belo casal.
Autênticos Favilas

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55122 | filipejardim | 10 jan 2004 18:26 | Em resposta a: #55072

Caro Zarco,
Aqui vai um testamento (pela dimensão)


Começando por este:



1) António Homem de Gouveia, nasceu na Ponta do Pargo a 10/06/1745 e casou por 1769 com Maria Mendes de Gouveia, filha de José Mendes de Gouveia e de Catarina Gonçalves Malheiro, neta paterna de João Mendes de Gouveia e de Maria Florença (Salviati). Tiveram:

2) Alferes António Homem de Gouveia 9/11/1772 casou a 1ª vez 10/10/1803 com Maria Vitorina Rodrigues de Gouveia Paubranco, e 2ª vez com Maria Francisca Veloza de Gouveia.

2º casamento:

Entre outros D. Luísa Lira de Veloza de Gouveia nascida a 6/4/1818 e bap. A 13/4/1818, casou na Ponta do Pargo a 15/08/1836 com o Morgado Francisco Freire de França e Almeida. Tiveram entre Outros :

D. Júlia de Almeida que veio a casar com Antero d`Ornelas e Vasconcelos, c.g.

D. Joana de Almeida que veio a casar com Augusto César de Gouvea, que desempenhou funções de Administrador e presidente da Câmara da Calheta.
Existe uma história engraçada aquando da vinda do Rei D. Carlos á Madeira em 1901, este ao ser apresentado, manisfestou o seu interesse equestre. Na volta a Lisboa o Rei teve a atenção de lhe mandar de presente um cavalo da Raça “Alter Real”…foi filho destes entre outros Pedro Augusto de Gouveia, desempenhou funções de Vice-presidente da Câmara da Calheta e do Funchal, chegando a presidente da C. do Funchal em 1916, fo também várias vezes procurador geral do Funchal…veio a casar com Ester Adida, filha de Abrahm Adida e de Helena Leonor de Gouveia c.g.



Do 1º Casamento:

3) António Homem de Gouveia § 1 Ramo dos Homem de Gouveia- Sousa

3) Manuel Homem de Gouveia § 2


§ 1

3) António Homem de Gouveia casou na Ponta do Pargo a 28/04/1839 com Maria Antónia da Costa Caldeira. Tiveram entre outros:

4) António Homem de Gouveia nascido na Ponta do Pargo a 2/09/1841 e bap. 26/09/1841 casou a 1867 com sua prima (afastada) D. Josefa Augusta Ponte de Gouveia, nascida a 23/01/1841 e bap. 21/02/1841, filha do Morgado Manuel Ponte de Gouveia e de Maria de Sousa Gouveia. Só por curiosidade: sua irmã Rosalina P. de Gouveia casou com Manuel Gonçalves de Azevedo (tio-avô do pintor Henrique Franco e do Escultor Francisco Franco, considerado por muitos o artista de referência Regional, sendo reconhecido oficialmente após a sua morte através da abertura de um museu com o seu nome e com a sua arte expostos…foram avós de Cesar Augusto Pestana, Escritor com o pseudónimo literário de Pausanias, sua filha Elizabet Aurora Gundersen Pestana viria a ser Viscondessa de Giraúl pelo casamento com Dr. Guilherme Botelho da Costa…

5) Cónego António Homem de Gouveia nascido na Ponta Delgada a 17/12/1869. “ Foi professor, jornalista e deputado pela Madeira. Era um distinto poliglota capitular da Sé do Funchal e capelão dos últimos Imperadores da Aústria, Carlos e Zita…

5)Isabel da Encarnação Homem de Gouveia casou na Ponta do Pargo com Manuel Dias de Gouveia. Tiveram entre outros António Dias de Gouveia casou em São Pedro em 1922 com Henriqueta Maria Acciaiuoli Ferraz de Noronha c.g.

5) D. Maria Ermelinda Homem de Gouveia casou com Manuel Dias da Costa Caldeira, natural da Ponta do Pargo, tiveram:

6) Dr. António Homem de Gouveia e Costa casou com D. Maria Silvina Ceia Esmeraldo c.g.
6) D. Cecília Homem de Gouveia e Costa cc o prf. José Rebelo de Almeida ( pais da deputada Maria do Carmo Rebelo de Almeida) c.g.
6) Coronel Fernando Homem da Costa, presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal cc Maria Alice Pinto Coelho c.g.
6) Ernesto Homem da Costa, agente técnico de neenharia cc Maria Helena Silveira Saragoça s.g.
6) Carmina Alice Homem de Gouveia e Costa cc Alexandre Francisco Rebelo ( pais Alexandre Rebelo, empresário Hoteleiro- Crown Plaza- e de Emanuel Rebelo proprietário da discoteca “Vespas”)

5) D. Ermelinda Sara Homem de Gouveia nasceu na Ponta do Pargo a 7/04/1881 cc Eduardo Maria de Sousa, nascido em Câmara de Lobos a 7/7/1880, filho de António de Sousa Quintal e de Maria Henriqueta de Sousa Barradas, Tiveram:

6) Eduardo H. G. e Sousa, licenciado em Direito nasceu a 17/03/1909 em Câmar de Lobos cc D. Consuelo Dominguez Alvarez Passos, de Lisboa ( filha do eng. Agron. António Romão dos Passos e de Bernardina Alvarez. Tiveram:
7) Maria Carmelita Pessos Homem de Sousa nascida em Lisboa a 10/06/1934, era em 1963 assistente na Faculdade de Letras do Porto cc António José Aguiar Alves de Brito
7) Maria Manuel Passos Homem Sousa nascida 24/02/1936 em Lisboa onde foi professora do liceu cc Ruben Proença de Freitas, filho do médico Dr. Egas de Freitas Ribeiro e de Maria Augusta Gouveia Proença c.g.

6) Maria da Conceição H G e Sousa, licenciada em direito nascida em Câmara de Lobos a 18/08/1912 com o médico Salema de Amboim Gomes de Andrade, nascido a 15/05/1909 na freguesia de Figueró da Granja- Fornos de Algodres c.g.

6) Vasco H.G. e Sousa, licenciado em Ciências Ecónomicas e Financeiras, exerceu as funções de Vice-presidente da Câmara do Funchal. Nascido a 14/09/1915 na freguesia de Câmara de Lobos cc Conceição Lopes Pinto, nascida a 15/11/1923 em Lisboa c.g

6) Maria Henriqueta H. de G. e Sousa nascida a 23/12/1922, na freguesia de Câmara de Lobos cc Dr.Júlio Pereira Pires, nascido a 1606/1919 c.g.


5) D. Joana Batista Homem de Gouveia casou com Dr. Lu´s Alberto de Freitas. Tiveram:

6) Maria Isabel H. de G. Freitas c José Vicente Bettencourt, natural dos Açores c.g.

6) Goabriel Homem de Freitas cc D. Albertina Vidigal Neves de Castro c.g

6) Inês Homem de Freitas cc Dr. Domingos Drumond de Menezes de Jesus c.g.

6) Eng Agrono. Gilberto Homem de Freitas, oficial da ordem do Infante D. Henrique nasceu na freguesia de Santa Isabel, Lisboa a 16/9/1912 cc Lina Chiappe c.g.





§ 2

3) Manuel Homem de Gouveia tinha residência na Ribeira da Vaca casou na Ponta do Pargo com D. Lúcia Rosa da Câmara, tiveram entre outros:

3) Manuel Joaquim de Gouveia Juiz da paz e administrador interino do concelho do Porto Moniz (1893), baptizado na Ponta do Pargo a 25/11/1827 casou nessa freguesia com Inês Maria Madalena Ponte da Câmara, filha de rancisco Ponte da Câmara do Porto Moniz e de Maria Narcisa da Câmara da Ponta do Pargo, em titulo: Pontes da Câmara. Tiveram:

4) Elias Homem de Gouveia, que segue

5) D. Inês Maria de Gouveia casou com Agostinho de Albuquerque Carvalhal de França, em tituçlo: Freitas da Madalena. Tiveram:

6)D Amélia Albuquerque Carvalhal e França cc com Mário Raul Soares, foi grande protector dos pobres , tendo exercido a sua acção benéfica dentro das conferências de S. Vicente de Paula de Santa Maria e da Sé, onde era presidente, bem como da associação de estudantes pobres…tiveram:

7)Miguel Eduardi de Albuquerque França Carvalhal Soares c Maria Bogalho Sarmento de Figueiredo c.g.

6) D. Inês Albuquerque carvalhal França cc José Moura Caldeira cg.

6) D. Maria Inês A. C. de Moura Caldeira casou com o Dr. João Abel de Freitas, último Governador do Distrito Autonomo do Funchal, após a sua morte e por subscrição pública foi-lhe levantado um busto em bronze da autoria do escultor Leopoldo de Almeida, no jardim a norte do palécio de São Lourenço ( Avenida Arriaga)…



4) Elias Homem de Gouveia Proprietário no Porto Moniz e no Funchal ( Santa Luzia), nasceu nsa Achadas da Cruz a 14/05/1848 e faleceu na Ponta do Pargo a 14/05/1944. Era presidente da Cãmar Municipal do Porto Moniz aquando da Epidemia de 20 de Março de 1884 Foi administrador do Concelho em 1887. Foi agraciado pelo rei D. Carlos com o grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo.Veio a casar em 1881 com Maria Fortunata Coito. Tiveram:

5) Eng. Américo Homem de Gouveia Combatente voluntário na 1ª Grande Guerra com a patente de Alferes Miliciano. Embarcou para Angola onde foi presidente da Junta de exportação de Angola e da associação Comercial de Luanda. Passados 25 anos voltou aá sua terra- Porto Moniz- onde foi Presidente da Câmara. No seu mandato foi responsável pela promoção da construção das famosas piscinas naturais do Porto Moniz, sendo que a principal artéria que liga o centro ás piscinas tem o seu nome… casou com sua sobrinha Maria Estela Homem de Gouveia. Tievram entre outros:

6)Eng. Alexandre Homem de Gouveia cc Maria Fernanda Matos Dinis Henriques

6)D Estela Augusta Homem de Gouveia c Dr. António Sebastião Martins de Barros


5) Luciano Homem de Gouveia § 3

5) D. Carmelita Homem de Gouveia cc Dr. João Cosme de França Barreto, nscido em1874 no Porto Moniz onde era grande proprietário e onde exercia a sua actividade médico. Fez importantes legados á Santa casa da Misericórdia do Funchal. Bem como um quarto pago no Hospital do Funchal para os cidadãos da sua Terra . Por tudo isto uma artéria importante do Porto Moniz recebeu o seu nome s.g.

5) D. Dulce Cândida Homem de Gouveia cc Fernão Perestrelo Favila Vieira c.g.

5) D. Alda Batista Homem de Gouveia cc Prof. Francisco dos Anjos França natural do Porto Moniz, filho de Manuel Luís de França e de Maria Rosa Correia. Tiveram:


6) Herálio da Conceição Gouveia de França. Dedicou-se á indústria Petrolífera, sendo em 1983 presidente da Comissão de Energia da Confederação da Indústria Portuguesa. Anteriormente em 1976 tinha sido presidente do Centro Cívico e cultural do Cobre de Cascais. Foi sócio de grémio literário de Lisboa e da sociedade de geografia…casou com Ana Maria Delgado Migueis

6)Mécia Maria Gouveia de França casou com Dr. Vasco Reis Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal, vogal da comissão distrital da ANP do Funchal. Foi s´cio-correspondente da Sociedade de Ciências médicas de Lisboa…

6)Lídia Alda Gouveia França casou com Herculano Rogério Andrade Gomes, por quem descende o actual presidente da delegação da ordem dos médicos na região…

6)Maria Ferananda Gouveia de França cc Tenete-coronel Jóse Afonso c.g.


5) D. Fernanda Homem de Gouveia cc Dr. Vasco Augusto França, aos 80 anos foi-lhe prestada uma homenagem pela câmara Municipal da Ponta do Pargo descerrando-lhe uma placa com o seu nome, bem como a rua que fica logo a entrada da Ponta do Pargo. filho de Manuel Augusto França, (filho primogénito do morgado Francisco freire de França e Almeida) e de Silvana Vilhena de Castro S.g.

5) D. Estela Homem de Gouveia cc João Estanislau Figueira de Freitas. Tiveram:

6)Maria Teresa Figueira de Freitas, exerceu as funções de directora regional dos assuntos culturais





§ 3

5) Luciano Homem de Gouveia casou em 19… com D. Maria Vera Pereira da Silva, filha de João Pereira da Silva e de D. Amélia Henriqueta de Freitas, esta filha de Manuel Lúcio de Freitas e de Columba Henriqueta. Tiveram:

6) Hélvio Carlos Homem de Gouveia casou em Lisboa com D. Lídia Saraiva de Sá Oliveira, filha do Dr. António Joaquim de Sá Oliveira e de Laura Saraiva. Tiveram:

7) António Luciano de Sá Homem de Gouveia, exerceu as funções de Comandante da Fragata Sagres entre 1982-1986, actualmente é Secretério-Geral Adjunto da UCCLA…

6) Od´rio Homem de Gouveia casou com D. Ângela Teresa Borges Gonçalves. Tiveram:

7) João Luciano Gonçalves Homem de Gouveia, deputado pelo PP na Assembleia Regional cc Heinonen Rodrigues de Sousa c.g

6) Elso Homem de Gouveia casou em Lisboa com Maria Teresa Morais Sarmento Rodrigues cg.



Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55138 | filipejardim | 10 jan 2004 23:17 | Em resposta a: #55086

Respeitosamente Luso ( palpito que seja sexo feminino),

Só agora reparei na sua mensagem do dia 9, e agradeço a forma simpatica como se dirige a mim.

Sinceros cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55141 | luso | 10 jan 2004 23:59 | Em resposta a: #55138

Caro Filipão

Olhe que sou muito homem!

PEÇA PERDÃO SE NÃO TEMOS DE COMBINAR O DUELO NO ROSSIO.

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55163 | zarco1420 | 11 jan 2004 14:47 | Em resposta a: #55080

Caro amigo Filipe.
Queira desculpar, algumas imperfeições na ortografia, mas a falta de práctica de escrita, causam estas nódoas.
Ora bem.
A antiga casa da minha avó paterna, localizada no centro da Vila de Câmara de Lobos, e que apresenta ainda um painel de publicidade, de indicação Soares, foi adquirida a um casal pelos principios de 1921 de nome Eduardo Sousa e a senhora de apelidos Homem Gouveia, cuja relação genealógica com a família Ponte de Gouveia, é citada na revista das Artes e História da Madeira(Eng. Clode), onde, algumas das pessoas atrás citadas dos Homens de Gouveia são, assim como, alguns parentes meus(primos e padrinhos), são citados.
Conheço pessoalmente algumas dessas pessoas, por exemplo, o dr.Vasco Reis, que é natural de Câmara de Lobos, cunhado da minha tia-avó paterna,o dr. e coronel Afonso, advogado do meu falecido pai, e outros.
Realmente pelo lado paterno eu sou Araújo. O meu avô paterno adoptou o apelido Araújo, para distinguir de outros familiares que apresentavam igual nome.
Os meus dois avôs foram veradores, na Câmara de Câmara de Lobos, tendo meu avô paterno sido vice presidente da Câmara.
O meu tio bisavô de nome João Izidoro Araújo, foi antigo proprietário, da Quinta do Jardim da Serra,veio a sofrer falência, antes de a vender ao sogro de dois de seus filhos, Dr.Juvenal Araújo e João Araújo(Bazar do Povo).
A espôsa deste meu tio bisavô, era natural da Guiana Inglesa (os pais dela eram de Câmara de Lobos), de apelido Henriques e familiar dos Henriques Bianchi Favila Vieira.
Sobre a existência de algum familiar de apelido Araújo a residir no centro de Câmara de Lobos e descendente do meu tio bisavô, desconheço?
Tenho conhecimento de um primo meu(4º grau), de nome João Luis Araújo,produtor de vinho e residente no sítio do Pico e Salões (Estreito de Câmara de Lobos), como único descendente e residente em Câmara de Lobos.
Sobre parentesco com famílias Sarmento. Pode ser eles sejam, só que desconheço essa, ligação.O que até é compreensivel.A minha ligação com os restantes meu primos Araújos, é deveras esporádica.Conheço alguns pessoalmente, outros desconheço.
A minha residência em Coimbra e em Câmara de Lobos, fez com muitos laços familiares fossem quebrados.
Actualmente, resido e trabalho no Funchal, mas vou a Câmara de Lobos,quase que diáriamente, visto que tenho a minha mãe muito doente e que reside na Vila.
Cumprimentos,
Zarco

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55165 | filipejardim | 11 jan 2004 14:59 | Em resposta a: #55141

Caro Luso,


Acho que meti o pé na argola,

Peço perdão, não volta a acontecer...

Respeitosamente,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55167 | filipejardim | 11 jan 2004 15:07 | Em resposta a: #55163

Caro Zarco 1420,

Este nome a única coisa que me ocorre é o ano e o nome do descobridor da Madeira...

Infelizmente pelos vistos não lhe adiantei muito, peço-lhe é que se tiver outras informações que complemente...são sempre bem vindas.

A ligação destes Sarmento é feito pelo ramo dos Rodrigues que entroncam com os Henriques ( acho que é assim)

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55251 | zarco1420 | 12 jan 2004 17:24 | Em resposta a: #55167

Caro Filipe.
Aqui vai um testamento!
Peço desculpa de utilizar este pseudónimo, mas infelizmente,esta forma de correio é lida por muita gente e há muita gente má por aí.
Depois de me ter escrito um e-mail sobre uma senhora de nome Leonor Araújo residente próximo a um largo na Vila (agora cidade)de Câmara de Lobos, realmente há uma família de apelido Nóbrega(Baptista)Araújo, até citada no livro Famílias de Gaula, sobre famílias da capitania de Tristão Vaz.
Realmente eles são Araújos, mas não são meus parentes.
Conheci alguns desses familiares pelo menos os mais antigos, nomeadamente a Dona Luncinda, antiga professora do ensino primário em Câmara de Lobos, natural do Funchal, mãe de um falecido médico Dr.Jorge Nóbrega Araújo, que por sua vez também teve um filho médico de nome dr.Nóbrega Araújo, antigo director do Hospital do Funchal, e actualmente residente em Câmara de Lobos adepto de automóveis clássicos, casado com uma senhora continental notária de apelidos familiares Vela Araújo.
Estes Araújos tem ligação provável(?) pelo lado feminino a familias Sarmento, talvez pela senhora D.Lucinda acima citada.
A mãe da minha Bisavó paterna era de apelido Henriques,Maria Leopoldina Henriques, mas não tinha relação com os Henriques Bianchi Favila Vieira. Pelo menos relação, próxima de família, que eu saiba.
Esta relação existia sim em relação à sua nora,de nome Virginia Gomes Henriques, mãe dos dr.Alberto Aráujo(advogado,jornalista,antigo deputado da nação, director do Diário de Noticias,Presidente da Assembleia Geral da Madeira Wine,proprietário da Quinta das Romeiras no Estreito de C. de Lobos,e residente na antiga Quinta de São Roque,que os jornais tem últimamente falado), dr.Juvenal Henriques Araújo (advogado, professor do Liceu,também deputado da nação, director do Banco Madeira, antigo presidente da Associação Académica de Coimbra, Presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal, antigo senador-deputado na Primeira Républica, proprietário da Quinta do Jardim da Serra),João de Araújo(propretário da Quinta do Jardim da Serra,antigo sócio gerente do estabelecimento comercial Bazar do Povo, antigo proprietário da quinta Casa da Vinha,sócio de uma empresa de vinhos da Madeira no Funchal)e por fim Fernando Araújo emigrante na Argentina.
Só sei destes, primos ligítimos do meu avô paterno, com ligações familiares a essa família que serve de tópico.
Descobri no ano passado, um título de uma pequena publicação jurídica escrita por vários autores, sobre as Levadas Madeirenses, o primeiro autor era o conselheiro dr.Manuel José Vieira, ligado também a essa família e o último autor o meu tio bisavô João Isidoro de Araújo.
Cumprimentos,
A.Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55256 | filipejardim | 12 jan 2004 17:57 | Em resposta a: #55251

Caro Zarco,

Os ramos dos Henriques desta senhora Sarmento é em titulo: Gomes Henriques, ainda parentes dos Gomes da Silva, dos Fotografos Vicentes...diz-lhe alguma coisa...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55302 | zarco1420 | 13 jan 2004 14:58 | Em resposta a: #55256

Caro Filipe Jardim.
Só tenho conhecimento da família Gomes Henriques.
As restantes, só pelo que leio, nos jornais, e pouco mais.
Cumprimentos,
A. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55450 | helenaf | 15 jan 2004 13:21 | Em resposta a: #55165

Caro Filipe
Dê importância só ao que vale a pena e, nem todo o produto nacional é bom (Luso).
1 muito obrigada pela forma simpatica como falou de mim.
A Bela Helena (he he he)

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55458 | filipejardim | 15 jan 2004 14:46 | Em resposta a: #55450

A lena está boa,

Desde inicio que percebi que o Lusinho estava a tentar ser "engraçadinho" comigo, no entanto este forum tem algumas regras que devemos respeitar, entre elas a da boa educação e postura- que muitas vezes custa manter...outra das regras é só "falar" de Genealogia...

Como estão as coisas por aí?


o melhor é a Lena mandar-me o seu mail para:

filipejard@mail.pt

Para pormos, como se diz por aqui, a Bilhardice em dia...

Cumprimentos a todos,
Filipe,

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55542 | luso | 16 jan 2004 12:12 | Em resposta a: #55458

Caro Filipinho

Vá chamar engraçadinho aos Jardins lá da sua terra .
Quanto á bela Helena parece n ser tão bela como isso.
E quanto ao duelo é só marcar.

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55572 | filipejardim | 16 jan 2004 16:51 | Em resposta a: #55542

Caro sr.

Não tenho pachorra...

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#55573 | luso | 16 jan 2004 16:54 | Em resposta a: #55572

veja lá se engasga Filipinho

Resposta

Link directo:

RE: Concelho do Porto Moniz/ Familia H. Gouveia

#55804 | filipejardim | 21 jan 2004 10:03 | Em resposta a: #55122

"O novo concelho do Porto Moniz foi fundado pelo decreto de 25 de Outubro de 1835, com vasto território que se estendia desde o Seixal até aos confins da Ponta do Pargo (SEixal, Ribeira da Janela, Porto Moniz, Ponta do Pargo)...A primeira vereação foi costituida por Teodoro Moniz Bettencourt, na presidência e Francisco António do Vale, Lúcio Joaquim Brzão Machado, Joºao Ant´nio Vasconcelos e Câmara, como vereadores, além de José Vicente Teixeira que servia de secretério. Porém posteriormente, foi nomeado José Pinto de Almeida para este cargo...
Recuando aos primórdios da fundação do Cocelho, em Agosto de 1847, conforme informação do presidente interino Lúcio Joaquim Brazão, os vereadores eleitos, apesar de avisados, recusavam-se a tomar posse, por terem sido cometidas algumas ilegaliadades na eleição . Por esse facto o Gevernador Civil dissolvia a Câmara do Porto MOniz. Em sua substituição, passaria a funcionar uma comissão Municipal presidida por João Diogo Pacheco de Menezes, além de outros Moradores: Francisco António do Vale, Francisco António de Freitas, Manuel Justino de Gouveia e Manuel de Moura. Em Abril de 1849, Francisco António de Freitas e Filipe de Ponte da Câmara, vogais da Comissão, pediram a exoneração. Atendendo a essa circunstância, o Governador nomeou Manuel Homem de Gouveia, da Ponta do Pargo, e Manuel Justino de Gouveia, do Seixal, para os substituir. O administrador do Concelho foi encarregado de convocá-los para prestarem juramento."

A influência economica desta família começa a ser sentida após este periodo... " O seixal tomou a dianteira no desenvolvimento industrial que se vinha verificando na Madeira, desde meados do Séc. XIX. Foi ali que se estabeleceu a primeiro engenho de cana-de-açúcar da jurisdição. Uma oficina de moagem e de destilação de cana fora estabelecida, em 1857, por José Homem de Gouveia, da qual ainda hoje é visivel o cubo de água."



Administrador do Concelho do Porto Moniz:
15/12/1855: Luis José Vicente Teixeira(administrador)
3/3/1860. Lúcio Joaquim Brazão Machado ( administrador Substituto)
15/3/1860: Mauricio José Castelo Branco Manuel ( administrador interino)
1/3/1862: Alferes Augusto Maria Camacho ( interino)
28/1862; Manuel Joaquim França Dória(interino)
7/8/1862: Francisco Manuel de França Dória (interino)
8/10/1865: Manuel Joaquim de Gouveia (interino)
António Tolentino da Costa ( interino)
Antero Alexandrino da Costa Lira (Substituo)
8/8/1887: Octaviano Soares ( substituto)
7/7/1893: Manuel Joaquim de Gouveia


Regedores do Seixal: ( Resumindo...)

27/1/1876: José António Homem de Gouveia ( Regedor substituto)
30/1/1879: José António Homem de Gouveia

Regedores do Porto Moniz e Achadas da Cruz:
10/1/1860: Manuel Homem de Gouveia (substituto)
30/1/1879: Pedro António Homem de Gouveia

Regedores da Ribeira da Janela:
15/6/1858-10/1/1860: José António Homem de Gouveia
22/1/1863- 1/6/1865: Manuel António Homem de Gouveia (substituto)
27/1/1876: João António Homemm de Gouveia

Ao consultar o Almanaque da Madeira do ano de 1956-1957 pude constatar que quase toda a administração foi tomada por estes, facto impensável nos dias de hoje ( mesmo naquele periodo noutros concelho não se verificou)...

As instituições em 1956-1957:

Administração Municipal:

Presidente: Eng. Américo Homem de Gouveia
Vice-Pres.: João Homem de gOuveia
Secretário: João Teixeira e Paiva
Escriturario: Izidro Homem de Gouveia e Costa
Oficial de Deligências: Adolfo Fernandes Velosa
Administrador do Concelho: João Homem de Gouveia


Assistência- Comissão Municipal

Presidente: João Homem de Gouveia
Vice-Pres.: Izidro Homem de Gouveia e Costa
Vogais: Padre Francisco Joaquim Figueira de Barros, Dr. Francisco Teixeira da Fonte e Manuel António de Gouveia.

União Nacioanl:
Presidente: Dr. Francisco Teixeira da Fonte
Vice-Pres.: Izidro Homem de Gouveia e Costa
Vogais:Damásio Augusto de Ponte Gouveia, Fernandes da Silva e Antonio Gonçalves da Costa.
Suplente : Moisés de Abreu

Economicamente:
Vitivinicultores: João Homem de Gouveia, Francisco Pontes de Gouveia e Claudio Gonçalves da Costa.

Eram proprietários noutras partes da ilha: São Jorge, Seixal (aqui é mensionada uma mulher: Gracinda Homem de Gouveia)

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#98923 | mavasf | 31 ago 2005 10:44 | Em resposta a: #55122

Filipe,

Sabe quem foram os ascendentes de Silvana Vilhena de Castro ?
5) D. Fernanda Homem de Gouveia cc Dr. Vasco Augusto França, aos 80 anos foi-lhe prestada uma homenagem pela câmara Municipal da Ponta do Pargo descerrando-lhe uma placa com o seu nome, bem como a rua que fica logo a entrada da Ponta do Pargo. filho de Manuel Augusto França, (filho primogénito do morgado Francisco freire de França e Almeida) e de Silvana Vilhena de Castro S.g.
Cmpts
Maria alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Perestrelo Favila Vieira

#249017 | JLSF | 02 fev 2010 20:11 | Em resposta a: #16536

Caro Filipe Jardim,

O Médico de que fala João Abel de Freitas é meu bisavô e a "neta" a que se refere é a minha bisavó Laura pelo que gostava de perceber a ligação que escreveu "uma neta destes casou com o medico João Abel de Freitas"

Obrigada e cumprimentos,

Joana Sande de Freitas

Resposta

Link directo:

Perestrelo Favila Vieira

#352495 | mfvcp | 27 nov 2014 10:55 | Em resposta a: #1098

Bom dia a todos, em particular aos membros desta família!

Só muito recentemente me inscrevi no fórum "geneall", daí só agora comunicar a informação que segue.

A todos os interessados neste tópico, sugiro, para o caso de ainda não o terem descoberto, que consultem: homepage do Arquivo Regional da Madeira / Memórias em Arquivo/ ver mais / Outras memórias em Arquivo / Capela de Nossa Senhora da Ajuda e Morgados dos Piornais na Ilha da Madeira.

Aí encontrarão o texto e o PowerPoint da comunicação apresentada no Colóquio Internacional de Arquivos de Familia séculos XIII-XIX, que teve lugar em Lisboa em 2010.

A comunicação foi publicada no correspondente volume de actas: Arquivos de Familia, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? IEM - Instituto de Estudos Medievais; CHAM - Centro de História de Além-Mar; Caminhos Romanos (2012). Pode ser adquirido nomeadamente no IEM, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Cordiais cumprimentos,

Maria Paredes

Resposta

Link directo:

Perestrelo Favila Vieira

#352650 | mfvcp | 04 dez 2014 10:28 | Em resposta a: #1098

Bom dia!

Na realidade, o Dr. Ângelo Augusto da Silva era casado com D. Berta Luisa Perestrelo Vieira Pereira, neta do Conselheiro Dr. Manuel José Vieira. Reformado como inválido da guerra de 1914/1918 com o posto de Major, foi reitor do Liceu Jaime Moniz (a partir de 1930), exerceu cumulativamente o cargo de Director da Escola do Magistério Primário do Funchal (1943-1966); era Delegado Provincial da Mocidade Portuguesa e vogal nato da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, a cuja Comissão Executiva pertenceu.
Escreveu o relatório "Como resolver o problema do Ensino Primário na Madeira?"

Foi recentemente inaugurada no Arquivo Regional da Madeira uma exposição sobre a Escola do Magistério Primário na Madeira, que estará patente ao público até 15-12-2014, e da qual consta alguma informação nomeadamente sobre "o Senhor Reitor", como era conhecido, mesmo depois de se reformar.

Cordiais saudações,

Maria da Cunha Paredes

Resposta

Link directo:

Perestrelo Favila Vieira

#422611 | Mariaantóniaribeiro | 20 mar 2020 14:55 | Em resposta a: #54841

Boa a tarde eu sou casada com um Madeirense Rafael João Santa Clara Gomes Ribeiro sobrinho da Tia Manuela Perestrelo Vavila Vieira casada com Miguel Santa Clara Gomes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 12:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen