Familia Ceia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Ceia

#109049 | jceia | 08 jan 2006 14:17

Alguem sabe a história e a proveniencia da familia Ceia?

Obrigado pela a atenção
João Ceia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#109050 | Mavasc | 08 jan 2006 14:54 | Em resposta a: #109049

Caro João Ceia

Apenas posso adiantar que há Ceias na zona de Viseu e do Porto.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#109062 | jceia | 08 jan 2006 16:38 | Em resposta a: #109050

Também sei que há muitos em Portalegre..

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#109099 | Pedro França | 09 jan 2006 01:51 | Em resposta a: #109062

Caros confrades:

Também os há na Figueira da Foz e Buarcos de quem descendo também.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#109100 | pperneta | 09 jan 2006 02:06 | Em resposta a: #109049

Encontram-se Seias/Ceias na Madeira no sec. XVI numa família da comunidade Judaica.
O mais antigo que conheço é Marcos de Seia, Mercador, casado com Ana Rodrigues, a qual morreu em 4 Jan 1588.
A filha destes, catarina de Seia, casou na Sé em 1562 com João Dias, Ourives e Mercador, de Alter do Chão, Portalegre, que também era Judeu e pagou nos fintos.
Dadas as perseguições da Inquisição e o anátema que caiu sobre os nomes considerados Judeus, penso que o apelido se terá extinguido por cá.

Em "Subsídios para o estudo genealógico dos judeus e cristãos-novos e a sua relação com as famílias portuguesas - Séculos XV e XVI", Manuel Abranches de Soveral inclui o apelido "de Seia/Ceia" na lista de nomes tipicamente usados pela comunidade Judaica.
O artigo pode ser consultado em:
http://pwp.netcabo.pt/users/219/0437301501/mas/judeusecristaosnovos.htm

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#109216 | jceia | 10 jan 2006 12:12 | Em resposta a: #109100

Mas Ceia com "C"

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#109788 | pperneta | 17 jan 2006 01:03 | Em resposta a: #109216

Por cá tanto se usava com "C" como com "S", referindo-se à mesma família, Ceias ou Seias.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#109893 | Pedro França | 17 jan 2006 23:58 | Em resposta a: #109100

Caro confrade:

Não sei nada de cristã-novice nestas gentes. Sei que na zonma da Figª da Foz há vários ramos de Ceias (Ceas), desde Ceias Curados, Ceias Jácomes, Ceias Ribeiros e eu estou relacionado com todos eles. Eles aparecem no séc. XVII e fazem casamentos e baptismos canónicos. Há ordenações sacerdotais no AUC com estes apelidos. Poderei averiguar da sua "fama" para aquela área concreta que é Figª da Foz-Buarcos, importantes vilas sobretudo piscatórias.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#110088 | pperneta | 19 jan 2006 03:33 | Em resposta a: #109893

Caro Pedro,

Os casamentos e baptismos canónicos nada dizem sobre o facto de se ser ou não criptojudeu. Na verdade, não fossem os fintos, e talvez nunca se soubesse ao certo da verdadeira fé desta família Seia/Ceia que aparece no Funchal no sec. XVI, todos eles casados e baptizados segundo todos os preceitos Cristãos.

De qualquer modo, o facto destes serem XXNN nada diz sobre outras famílias com o mesmo nome, que o podem ter adquirido, por exemplo, por serem primitivamente naturais dessa região. Seria interessante, no entanto, descobrir as origens continentais dos nossos Seias/Ceias, que presumo venham da zona de Portalegre.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#110122 | Pedro França | 19 jan 2006 13:22 | Em resposta a: #110088

Caro Portalegre:

Pois, a origem não sei exactamente, mas, como há processos de ordenação deste pessoal, pode bem haver memória de entre os inquiridos se corre fama de cristã-novice e se porventura em tempos e ao momento em que corre o processo, chegaram a pagar finta à Coroa.
É um caso para estudar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#272985 | carolinapc | 21 mar 2011 03:42 | Em resposta a: #109049

Eu sei que os Ceia são de Portalegre (a grande maioria). Sei que a minha proveniência é de lá, apesar de ter pouca ligação familiar com os mesmos, visto ser um grau parentesco muito afastado. Sei que a família ramificou e existem os Pestana Ceia (Portalegre), Ceia Rêgo (Portalegre), Príncipe Ceia (Lisboa, Cascais e Viseu) e os Ceia Callea, também do mesmo ramo, mas muitos deles espanhóis.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#272988 | Francisco Queiroz | 21 mar 2011 10:29 | Em resposta a: #109049

Há Ceias em Leiria / Batalha, desde o fim do século XV, pelo menos. Unem-se várias vezes aos Trigueiros.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#273076 | arturcs | 22 mar 2011 02:03 | Em resposta a: #272988

Caros Confrades,

Sou amigo de algumas "Ceias Trigueros". São da família do Barão de Porto de Mós.

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ceia

#273088 | chartri | 22 mar 2011 11:15 | Em resposta a: #110088

Meus caros
Sobre os Ceias (e muito antigos como afirma o nosso confrade Francisco Queiroz) encontra um bom capítulo sobre eles na zona de Leiria em:http://www.guardamor.com/livro.php?id=1438

Sobre o Barão de Porto de Mó, que era Ceia, encontra muito em : http://www.guardamor.com/livro.php?id=1414. Tenho alguns Ceias registados na base de dados www.familiasdeleiria.com, mas não tem o apelido final Ceia, como de resto o próprio Barão de Porto de Mós

De resto eu próprio tenho ascendentes Ceia (como o Barão de quem sou primo).

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Familia Ceia

#438835 | Alex William Ceia | 25 jan 2022 18:42 | Em resposta a: #109049

Me chamo Alex William Ceia

Resposta

Link directo:

Familia Ceia

#438881 | Portellafr | 28 jan 2022 15:07 | Em resposta a: #273088

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Volvidos estes anos finalmente consegui entroncar os meus Grans de Leiria nos Ceia/Lopes Ceia.

Com efeito, e com base no Nobiliário de Rangel de Macedo - Quentais de Leiria, D. Inês da Grã é filha de Gonçalo da Grã e de Isabel de Ceia, filha de Diogo Lopes Ceia.

Gostaria de aceder à informação constante do volume 1 da Casa do Terreiro de Francisco Queiroz, mas, infelizmente, o livro parece não estar à venda.

Será que me poderia facultar a informação que consta sobre os Ceias, Mateus Trigueiros e os Quentais de Vasconcelos?

Se sim, deixo o meu email: goncalo.s.frutuoso@gmail.com

Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Familia Ceia

#438941 | Gustavo Moreira | 31 jan 2022 00:52 | Em resposta a: #109049

Conheço pessoas com o sobrenome Ceia em Maricá, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Um integrante desta família, no século XIX, atuou politicamente em um município vizinho, Saquarema.

"Relatam uns poucos que, nos idos de 1845, quando os liberais ocupavam de novo o governo do Império e a Província do Rio de Janeiro era presidida por Aureliano de Sousa Coutinho, um certo Padre José de Cêa e Almeida exercia as funções de subdelegado de Polícia na vila de Saquarema. Querendo garantir o triunfo nas eleições também naquela localidade, o Padre Cêa teria expedido uma ordem onde autorizava até mesmo o assassínio do eleitor que recusasse a lista do governo. Relatam também que Joaquim José Rodrigues Torres e Paulino José Soares de Sousa, chefes conservadores, com grande parentela naquela localidade, onde eram também proprietários de terras e escravos, teriam conseguido livrar seus protegidos dos desmandos daquela autoridade, e que, desde então, a denominação saquarema passou a ser dada aos protegidos deles".

Ver Ilmar Rohloff de Mattos. O tempo saquarema: a formação do Estado imperial. São Paulo: Hucitec, 1990, p. 106-107.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen