Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#108968 | Marmello | 06 jan 2006 23:12

Caros confrades

Muito me custa como monarquico (e anti-maçon primário ) fazer um favor aos republicanos, mas só o gozo de lhes dar um lavente puxão de orelhas vale o esforço. :)

Então os senhores republicanos deixam passar uma grave omissão no GENEA que é a ausência de um Presidente da República !!!???

http://genealogia.netopia.pt/titulos/tit_show.php?id=4571

O Sr. José Mendes Cabeçadas Júnior (1883 1965) foi de facto o 9º Presidente da República, além de Minsitro das Finanças (69º e 70).

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=468037

Como é reconhecido pelo site oficial da Presidência da República:

" José Mendes Cabeçadas Júnior

Nasceu em Loulé a 19 de Agosto de 1883; morreu em Lisboa a 11 de Junho de 1965.

Oficial de Marinha. Maçon. Teve papel importante no 5 de Outubro de 1910, revoltando o Adamastor.

Deputado (1911 e 1915).

Aquando do 28 de Maio estava ligado há vários anos à oposição ao Partido Democrático, então no Governo. Chefia a conspiração em Lisboa. Obteve do Presidente Bernardino Machado a chefia do Governo (31.5.1926), assumindo também quase todas as pastas; e recebe, nesse mesmo dia, a renúncia deste à chefia do Estado, que passa a acumular, enquanto chefe do Ministério.

A sua perspectiva seria a de um golpe anti Ministério e anti Partido Democrático, reformista, mas que não poria em causa o essencial do regime constitucional vigente. O afastamento expedito (17.6.1926) deste aparente primeiro homem forte da Ditadura, que de facto nunca teve força para exercer minimamente os poderes - nomeadamente presidenciais - que supostamente tinha, e o triunfo a curto prazo de Carmona, marcaram a vitória da perspectiva republicana autoritária e conservadora.

Desde então, passou para as fileiras da oposição: esteve envolvido em conspirações militares (e.g. 1946 e 1947), e o seu último gesto político significativo foi ser um dos três primeiros subscritores do Programa para a Democratização da República (1961)."

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mendes Cabeçadas (Loulé, 19 de Agosto de 1883 - Lisboa, 11 de Junho de 1965) foi um militar e político português, que ocupou os cargos de Primeiro Ministro e Presidente da República.

José Mendes Cabeçadas Júnior, oficial de marinha, mação e republicano, teve um papel decisivo na preparação dos movimentos revolucionários que conduziram à criação e à extinção da I República Portuguesa: o 5 de Outubro de 1910 e o 28 de Maio de 1926. Exerceu ainda o cargo de nono Presidente da República Portuguesa (primeiro da Ditadura Nacional) e de Primeiro-Ministro por um breve período de tempo (31 de Maio de 1926 a 16 de Junho do mesmo ano).

Foi um dos responsáveis pela revolta a bordo do Adamastor, durante a revolução republicana; no entanto, cedo se desiludiu com o regime que ajudara a criar. Em 1926, dá o grito de revolta em Lisboa, depois de em Braga Gomes da Costa ter tomado idêntica atitude. O primeiro-ministro António Maria da Silva demite-se, e poucos dias depois (31 de Maio), o presidente Bernardino Machado atribui-lhe a chefia de um novo ministério, assim como de todas as suas pastas. Nesse mesmo dia, o presidente renuncia às suas funções, passando Mendes Cabeçadas a acumular o cargo de Presidente da República com o de Presidente do Conselho de Ministros.

Mendes Cabeçadas, revolucionário de uma linha moderada, julgava ainda ser possível constituir um governo que não pussesse em causa o regime constitucional, mas apenas livre da nefasta influência do Partido Democrático. No entanto, os demais conspiradores (entre os quais Gomes da Costa e Óscar Carmona) julgaram-no como sendo incapaz e, no fundo, o último vestígio do regime constitucional da I República. Após uma reunião dos revoltosos no seu quartel-general em Sacavém, em 17 de Junho de 1926, Mendes Cabeçadas foi forçado a renunciar às funções de Presidente da República e de Primeiro-Ministro a favor de Gomes da Costa.

Mais uma vez passou a apoiar os oposicionistas, tendo-se envolvido em várias revoltas, e subscrito até manifestos contra a ditadura, até à sua morte, em 1965.


Já apontei algumas omissões ao GENEA.

Por exemplo o facto da total omissão do 1º IMPERADOR DO MÉXICO, AGUSTÍN I. LIBERTADOR DO MÉXICO: o GENERAL AGUSTÍN DE ITURBIDE. Dos poucos monarcas eleitos por votação secreta.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=107996

No GENEA consta apenas o 2º Imperador do México.
http://genealogia.netopia.pt/titulos/tit_show.php?id=4535

A resposta do GENEA foi a de que a descêndencia deste Imperador não era prioritária.
Muito bem, conformei-me com a situação. Que podia fazer?

Mas um Presidente da República Português é demais !!! Mesmo para um monarquico como eu.

Esta omissão tem de ser corrigida.

Se não fico com impressão que é mais fácil fazer a trasladação da Rainha Dona Maria Pia por alerta no Forum, do que corrigir a lista dos Presidentes da República.


Espero que encarem este reparo com desportivismo, afinal só pretendo ajudar a melhorar este site.


Melhores cumprimentos,
Marmello

PS2:
A minha família privou com a família do Sr. José Mendes Cabeçadas Júnior, nomeadamente com o seu filho engenheiro e morador numa substação eléctrica em Setúbal.
Chegaram a partilhar uma garagem onde os meus familiares encontraram algumas bombas pertencentes ao irmão do ex-presidente que era também vigiado pela pide.

PS2:
Por este grande serviço à república ainda serei condecorado. Mas obviamente regeitarei qualquer condecoração republicana, ser mais um no 10 Junho não é o meu objectivo de vida.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#108996 | AFS_1 | 07 jan 2006 14:21 | Em resposta a: #108968

Marmello amigo,

Já me fartei de rir, a bandeiras despregadas, com o seu PS2 (é a graça deste fórum!). O estimado Marmello, em matéria presidencial, é de ciência certa e saber absoluto, ena! E com que então o “filho engenheiro” do Almte Mendes Cabeçadas a viver numa subestação das Companhias Reunidas do Gás e Electricidade. E o meu amigo a lá ir visitá-lo, a tomar o chá das 5, por entre fusíveis, alta tensão e Pides à porta. Deviam ser chás energéticos, esses... Mas mais lhe digo, e agora a sério: não tenha presunções de puxar o que quer que seja a republicanos. Limite-se à corrente do autoclismo e tenha cuidado, não vá apanhar algum choque!
Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#108998 | Marmello | 07 jan 2006 16:17 | Em resposta a: #108996

Caro António

Já agora explico melhor.

O filho engenheiro do ex-presidente foi viver para uma vivenda pertencente à "Substação do Alto da Guerra", pois era o lugar do engenheiro chefe da zona.
Era um posto muito bom para início de carreira. Na altura andava-se a electrificar a peninsula de setubal.

O meu avô vivia numa casa ao lado também pertencente à susbtação, pois ele era o electicista capataz.
As casas tinham uma arquitetura padronizada, caracteristicas das substações da época, com um farto jardim e terrenos agricolas. Tudo pertencente à companhia.

Foi viver com este engenheiro o seu tio, que era irmão do ex-presidente.
Este velhote era um pouco "excêntrico". Ele namorava com uma velhota brazileira em Setúbal, um estranho casal de namorados sempre vigiados pela pide.
No farto jardim da "casa do engenheiro" este velhote plantava papoilas opiácias. Eram bonitas e davam um bom chá para a insónia...
Certo dia os filhos do meu avô encontraram algumas granadas na garagem que era propriedade comum.

Quando o senhor engenheiro foi-se embora o meu avô ocupou o cargo de Chefe da Substação e também mudou-se para a referida casa.

Certo dia o antigo engenheiro faz uma visita ao meu avô, pois entre os dois sempre houve amizade. Nesse dia eu estava presente, era eu um gaiato, e como o senhor advinhou também tomei o chá das 5 com o referido senhor.



Mas tirando "o colorido monarquico", anti-maçon primário das minhas intervenções, não acha que por uma lista de Presidentes da República é "algo grave" num site deste tipo?

Já nem falo do 1º Imperador do México, que pelos vistos só eu me lembro, além de outros casos, mas um Presidente da Républica é demais!!

Por mais curta e estranha que tenha sido esse cargo comvém não ignora-lo.

O mais estranho é nenhum republicano se tenha lembrado de ver a lista.

Cumprimentos,
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109003 | AFS_1 | 07 jan 2006 17:20 | Em resposta a: #108998

Estimado Marmello,

Não queria dar-lhe uma liçãozinha, mas você está a precisar de ir para o canto de castigo, com tudo - note bem o “tudo” – que isso implica. O Mendes Cabeçadas é o principal organizador do 28 de Maio, convidando, à última hora, o general Gomes da Costa, associando-se este ao movimento e comandando a marcha até Lisboa. Vitorioso o golpe, a 30 de Maio, Cabeçadas recebe o poder das mãos do último presidente da República democrática, Bernardino Machado. A partir de 1 de Junho preside ao triunvirato que governa o país, integrado por ele próprio, por Gomes da Costa e Gama Ochoa, instaurando a chamada Ditadura Militar. Dissolvido o triunvirato a 4 de Junho, é nomeado presidente do ministério, ministro da marinha e, interinamente, de todas as pastas. Detém um poder quase absoluto de 4 a 17 de Junho, quando um golpe dentro do golpe, liderado por Gomes da Costa, acaba por destituí-lo. Ora aqui não há “presidente” ou “presidentes”, como você pretensamente descobriu. Há um vácuo na ocupação do cargo institucional, mas como os poderes presidenciais estavam conferidos ao Mendes Cabeçadas, há quem sustente uma “presidência” num sentido restrito que não institucional de facto e de jure. É o que a historiografia anglo-saxónica denomina de “acting”, para estas situações, que traduzo para “representando”. Não, nem sequer é provisório ou interino, é tão só “acting”. Fosse presidente ipso facto também o teria sido Oliveira Salazar de 18 Abril a 9 Agosto de 1951, e aí teríamos o nosso bom amigo Marmello aos urros de “há mais um, há mais um!”. Como fala de “listas” e que “não as leram”, acabando por apanhar 0 (zero) na matéria, o meu amigo não me leve a mal de lhe dar um castigo: a leitura da lista telefónica e mais as páginas amarelas, a consulta que resulta. Ó Marmello, pelo amor de Deus, vá pelos seus dedos!
Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109007 | Marmello | 07 jan 2006 18:31 | Em resposta a: #109003

Caro António

Também ensine a lição e dê castigo ao "seu" Presidente Sampaio !!!

Também vá pelos seu dedos e veja o site oficial da presidência da república na "galeria dos presidentes". Faça assim... escreva www ponto presidenciarepublica ponto pt depois tecle "português" depois "Palácio de Belém" e depois "galeria de presidentes" e de entre o ramalhete encontra o Mendes Cabeçadas Bingo !!

Quando estudei a questão no secundário venderam-me a versão de presidente por dias.
Já agora pode a lição ensinar ao ministério da educação também.

E também a algumas enciclopédias.

Mas que república é esta que nem contar os presidentes sabe??

Isto é MARMELADA demais até para um Marmello como eu :)

Na monarquia sempre tinhamos uns regentes quando não havia reis, muito mais prático. Quando havia dúvidas, esclarecia-se com uma guerra e o vencedor rescrevia a história.

Estou a divertir-me imenso!!

Com amizade
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109019 | AFS_1 | 07 jan 2006 19:37 | Em resposta a: #109007

Amigo Marmello,

Você é tão crédulo, Jesus Maria José, um homem com a sua idade e por este andar ainda acredita que os meninos vêm de Paris. Diga cá: que tenho eu a ver com o site da PR e com as bacoradas que por lá se dizem! Francamente! Leu o que escrevi, leu? Com olhos de ler? E percebeu? Então leia outra vez. Já leu? Volte a ler...Vá, uma, duas, três, as que forem necessárias até entender, flecte, flecte, insiste, insiste. Quer que lhe dê exemplos idênticos na monarquia? Quer? Que não eram regentes nem coisíssima nenhuma mas detinham, por um lapso de tempo, o poder régio? Ai! E diverte-se com a sua própria ignorância. Ó meu amigo, é obra! Não tivesse estima por si e recorria à velha pedagogia: a do cacete! Para sua vergonha, e nossa, é em monarquia que o país é invadido e ocupado, recorda-se? E sabe que a soldadesca francesa, rota e esfarrapada, muita dela desarmada, teria sido destroçada em Vila Franca com uma simples carga de cavalaria? Ora aí temos “D.” Jean-Andoche Junot, quer que ponha “I”?! D. Junot I ! E Pedro de Lencastre da Silveira Castelo Branco Sá e Meneses? Também I? E que dizer de Francisco da Cunha Meneses? E de Francisco Rafael de Castro? Outro tanto de Pedro de Melo Breyner? Quer mais? É que tenho a colecção todas dos cromos, pá!
Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109025 | Marmello | 07 jan 2006 22:31 | Em resposta a: #109019

Caro António

Ainda se dá ao trabalho de ir votar numa eleição presidêncial??
Nas próximas será eleito o 17º? ou o 18º ou o19º???
Pelos visto, acho que nem a casa civil sabe ao certo...

Que república é esta?

D. Miguel volta!!! tás perdoado!!! vem pôr ordem nisto!!

Achou uns cromos???
Então já temos cromos para a troca!!

Com amizade
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109029 | AFS_1 | 07 jan 2006 22:48 | Em resposta a: #109025

Amigo Marmello,

Olá, já temos cromos para a troca?! E troco, tem?
Com a amizade de sempre, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109034 | Mavasc | 07 jan 2006 23:22 | Em resposta a: #109025

Caro confrade Marmello

Como monárquico que diz ser (e anti maçon primário), permita-me que lhe sugira uma investigação conclusiva sobre os reis de Portugal . D. Beatriz, filha de D. Fernando, foi rainha de Portugal? E D. António, prior do Crato? E entre D. Pedro IV e D.Miguel, qual deles,ou os dois? E, já agora, D. Luis Filipe que sobreviveu a seu pai? Afinal quantos reis tivemos? Se não chegar a nenhuma conclusão até ao dia 22 já pode ir votar de consciência tranquila, as coisas não são a preto e branco seja qual for o regime.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109037 | AFS_1 | 08 jan 2006 00:39 | Em resposta a: #109034

Minha Senhora,

Quando leio o Senhor Marmello lembro-me de uma personagem, que dispenso nomear, dizer que quando lhe falavam de cultura puxava logo da pistola. Recorda-se? E como assim vai o mundo, não resisto em transcrever um pequeno momento de humor "delicioso", respigado da sessão de 20 de Novembro de 1826 da Câmara dos Deputados, e que dedico ao nosso amigo Marmello, devoto do senhor D. Miguel:
“[...]Não foi menos agradavel á Camara, nem he menos digna do seu reconhecimento, a noticia de haver o Serenissimo Senhor Infante D. Miguel prestado o Juramento á Carta Constitucional, dirigindo-se consecutivamente a Sua Sanctidade para obter a disppesação Apostolica, que deve preceder aos seus Esponsaes com a Augustissima Senhora D. Maria da Gloria. Este grande exemplo de obediencia, e de respeito, e amor fraternal, pondo em boa luz os verdadeiros sentimentos daquelle Augusto Principe, desvanece completamente um dos apparentes pretextos, de que tem lançado mão os inimigos da ordem publica para perturba-la; e começa a realisar os altos pensamentos, que o Senhor D. Pedro IV. concebeo em seu illustrado entendimento para conciliar os interesses de Portugal com os do Brasil; conservando todavia em um e outro hemisferio, a Dynastia da Augusta Casa de Bragança, que ha dous seculos tem feito as delicias dos Portuguezes, e merecido o seu mais cordeal amor, e adoração [...]”
Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109044 | Mavasc | 08 jan 2006 01:26 | Em resposta a: #109037

Caro confrade António

Recordo-me dessa simpática personagem e também de uma outra, igualmente simpática e acessível que explicou a Unamuno o que pensava da cultura e das elites intelectuais. As gentes da propaganda têm um humor muito patusco!
Agradeço-lhe o pequeno momento de diversão que me proporcionou, dedicado que foi ao nosso confrade Marmello, e deixo-lhe mais um pequeno apontamento sobre o rectilíneo percurso do Sereníssimo Infante D. Miguel, patente na carta enviada a D. Pedro após a morte de D.João VI

"Longe da minha Pátria e de tudo quanto me poderia ministrar alguma consolação, grande alívio experimento no meu pesar em dirigir-me hoje a Vossa Majestade Imperial e Real para lhe oferecer os protestos da minha rendida homenagem reconhecendo em Vossa Majestade Imperial e Real o meu legítimo soberano, como herdeiro e sucessor de nossos maiores."

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109051 | AFS_1 | 08 jan 2006 15:12 | Em resposta a: #109044

Minha Senhora,

A propósito das suas palavras, que agradeço, junto envio partes da transcrição da acta da sessão de 4 de Janeiro de 1827, da Câmara dos Deputados, à cata de quem é quem e não à falta de piolhos, uma vez mais dedicado – perdoe-me a insistência - ao solícito miguelista e devoto monárquico, que nos dá o ensejo desta conversa.

«Art. 1. A Dotação de Sua Magestade, a Senhora Dona MARIA II, Rainha de Portugal, e Algarves, desde que Sua Magestade chegar a este Reino, será um conto de réis por dia; e na sua entrada em Lisboa, e por uma vez somente, a quantia de cem contos de reis[...]»

«[...]O Sr. Moraes Sarmento: - Sr. Vice-Presidente. Algumas reflexões desejo fazer a respeito do primeiro Artigo deste Projecto de Lei. Peço desde já indulgencia á Illustre Commissão, a fim de me explicar qualquer dúvida, que eu proponha. Primeiramente me parece que não pertence a esta Legislatura o tractar da Dotação da Senhora Rainha D. MARIA II, porque o Artigo 80 da Carta (lêo-o) diz que» as Côrtes Geraes, logo que o Rei succeder etc. «Parece-me que, sendo actualmente Rei o Senhor D. PEDRO IV, não estamos ainda no caso de se verificarem as circumstancias declaradas em a Carta. Verdade he que a Senhora D. MARIA II., ha de succeder no Reino pela abdicação de seu Augusto Pai o Sr. D. PEDRO IV, porem esta abdicação ha de verificar-se depois de preenchidas as condições da mesma abdicação, e he debaixo destes princípios que eu julgo estar fora da alçada da presente Legislatura, e da presente Sessão desta Camara o tractar-se deste assumpto. Torno a pedir aos sabios Membros da Commissão me esclareção sobre este ponto; e se elles tiverão em lembrança o reparo, que eu fiz, não duvido mudar de parecer, logo que se desfaça a minha dúvida. Farei em 2.º lugar outra observação. Não sei se os illustres Membros da Commissão repararião que a Senhora D. Maria II ha de herdar a Casa, e Estado de Bragança, que tem direito eventual á Casa das Senhoras Rainhas deste Reino, como herdeira de Sua Augusta Avó a nossa Imperatriz, e Rainha a Senhora D. Carlota Joaquina, e que na qualidade de Grã-Mestra das Ordens Militares de Christo, Avís, e Santiago ha de reunir algum dia os rendimentos de todos estes Estabelecimentos, que existem em Portugal, rendimentos, que forçosamente devem prefazer uma renda mui considerável[...]»

«[...]O Sr. F. J. Maya: - Sr. Vice-Presidente sou da mesma opinião de que não compete a estas Côrtes decretar a Dotação da Senhora D. Maria II. O artigo da Carta Constitucional diz: logo que Succeder (lêo), e a dicta Senhora ainda não Succedêo no Throno; porque o Artigo 86 da Carta, que falla da Successão, diz que a Senhora D. Maria II Reinará por formal Abdicação, e Cessão do Senhor D. Pedro I. Imperador do Brasil: mas esta formal Abdicação, e Gestão he dependente de Condições, que ainda não estão satisfeitas; faltando alguma das quaes caduca inteiramente a dicta Abdicação, e Cessão: assim o declara positivamente o Decreto nas seguintes palavras = E esta Minha Abdicação, e Cessão não se verificará, se faltar qualquer destas duas Condições. = Assim, o entendêo o Governo na formula, que adoptou para a expedição dos seus Diplomas, dizendo = a Senhora Infanta Regente em Nome d'EIRei =, e não em Nome da Rainha; porque esta tem direito a ser Rainha, mas presentemente o não he de facto. A Camara, fazendo-lhe o Dotação neste Projecto, encontra a opinião do Governo; e porisso voto pela suppressão do Artigo[...]»

«[...]O Sr. Rodrigues de Macedo: - A Carta mui expressamente diz que as Côrtes assignarão, etc.. (lêo). Ora: eu não sei que a Senhora D. Maria II já tenha succedido no Throno, antes me parece que não, porque huma das condições da successão he o Casamento; e os Esponsaes certamente não satisfazem só por si esta condição. Se as clausulas da Abdicação estão verificadas, e se pode dizer já que a Senhora D. Maria II he a Rainha de Portugal, deve-se já assignar á Dotação: mas se acaso não he ainda Rainha Reinante, como o não he de facto, não se deve ainda assignar, porque seria o mesmo que declarar desde já que aquella Senhora tinha effectivamente succedido no Reino; por quanto a Carta diz: que logo que o Rei succeder no Reino se lhe assignará uma Dotação: por conseguinte, se agora se assignasse esta Dotação, seria o mesmo que dizer que o Senhor D. Pedro IV tinha cessado de Reinar, ou aliás reconheceríamos a existencia de dous Reinantes ao mesmo tempo. Logo: se se pode assignar a Dotação á Senhora D. Maria II he porque Ella he Reinante, e então não o he o Senhor D. Pedro IV; e em tal caso deverão todos os Diplomas Regios passar-se em Nome da Senhora D. Maria II, e não em Nome do Senhor D. Pedro IV. Mas se o Senhor D. Pedro IV não cessou ainda de Reinar, como he verdade, he claro que ainda se não verificou a Successão de Sua Augusta Filha: donde resulta não estarem as Côrtes ainda authorisadas para lhe assignarem Dotação na qualidade de Rainha. Disse-se tambem que pode chegar ahi muito brevemente. Se vier he porque effectivamente estão preenchidas as condições da Abdicação, e será então que se deva tractar desta Dotação. Mais se disse: que o Governo ficará indeciso se a Senhora D. Maria II chegar em occasião que as Camaras estejão fechadas: a isto respondo que as Côrtes, que então estiverem installadas, podem reunir-se, e tractarem immediatamente deste objecto[...]»

Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

Provocações de um domingo desocupado

#109068 | Marmello | 08 jan 2006 17:56 | Em resposta a: #109051

Caros confrades Maria Benedita e António

Penso que era uma pergunta retórica mas mesmo assim vou responder, à que ocupar este domingo.

Quanto aos Reis de Portugal temos a voz do povo, que é voz de deus.

D.Beatriz não foi aclamada pelo povo. Além de mulher (grave defeito), mal casada com o rei de Castela (pior ainda) e fiel do anti-papa(imperdoável).

D. António Prior do Crato foi de facto rei. Mesmo sendo bastardo foi aclamado pelo povo e emitiu moeda (tem piada que hoje em dia são das mais valiosas). Durou pouco tempo é certo. Mas foi um grande patriota.
Se bem que o livro do Aquilino Ribeiro não seja muito simpático com ele. Mas o Sr. Aquilino Ribeiro também não conta, ele foi o regicida que escapou à justiça popular mas cobardemente nunca assumiu e nunca negou.

D.Pedro IV e D.Miguel I foram os dois reis. Isso não há dúvida. (comovente o excerto reproduzido à umas mensagens , verdadeiro amor fraternal).

D.Luis Filipe sobreviveu ao pai mas não estava consciente e não foi coroado, pelo que não foi rei.
Isto não é o Nepal, como aconteceu com o penúltimo rei coroado rei ligado a um ventilador depois de supostamente ter morto o pai.

Tirando a questão pendente dos Filipes. Dinastia Portuguesa ou ingerência estrangeira? Não tenho grandes dúvidas sobre o assunto.

Votar nulo com esta frase "Real, Real por El Rei de Portugal!!", isso não tenho dúvidas.


Agora uma provocação no meu melhor estilo.

Disse a Maria Benedita à umas mensagens atrás "as coisas não são a preto e branco seja qual for o regime".

E eu acrescento, regime e chefe de estado, pois o último pode sempre voltar a escrever a história.

Segundo o PRESIDENTE SAMPAIO no seu site presidencial (suponho que faça faz a revisão dos textos, afinal o cargo tem muitos tempos mortos) os antigos presidentes foram: Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Bernardino Machado, Sidónio Pais, Canto e Castro, António José de Almeida, Teixeira Gomes, MENDES CABEÇADAS, COSTA GOMES, Óscar Carmona, Craveiro Lopes, Américo Tomás, António Spínola, Costa Gomes, Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio.

Vamos ver como os diversos candidatos poderão alterar a lista dos ex-presidentes se forem eleitos.

CAVACO: Provavelmente não irá alterar nada. Mas resistirá muita à tentação de acrescentar o Oliveira Salazar, referente ao período de 18 Abril a 9 Agosto de 1951, afinal foi o único político que percebia alguma coisa de finanças públicas como ele.

SOARES E ALEGRE: Provavelmente irão manter MENDES CABEÇADAS, afinal os 3 usaram aventais, com o triângulo bordado, da mesma modista exclusiva, elitista e secreta.

JERÓNIMO DE SOUSA: Provavelmente os ex-presidentes de Mendes Cabeças a Spínola (incluído) serão todos retirados, por serem inimigos da classe trabalhadora. Costa Gomes apenas irá ter uma moldura nova… de cortiça.

LOUÇÃ: Definitivamente irá revogar todos os presidentes da lista, por não estarem à altura da sua superior inteligência nem do seu grau de iluminação. Além de serem todos lacaios do imperialismo.

GARCIA PEREIRA: Irá antes carregar mais no rosa do Palácio de Belém até ficar bem vermelhão. Depois, irá colocar um cartaz com a sua cara por de cima do portão, no melhor estilo maoista. Os muros do palácio serão pintados com os painéis do MRPP e haverá criancinhas em parada permanente a acenar com o livrinho vermelho.

Com amizade,
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Provocações de um domingo desocupado

#109072 | Mavasc | 08 jan 2006 18:52 | Em resposta a: #109068

Caro confrade Marmello

Apesar de ainda estar a tentar digerir essa de o ser mulher ser grave defeito (de que mulheres se rodeou o caro confrade para ter uma opinião digamos que tão pro machista primário) passo a responder.
D. Leonor Teles governou em nome de D. Beatriz, assim...terá esta sido rainha? Ao que me parece, sim. D. João de Castela é carta fora do baralho, a união não dera frutos.
Se o prior do Crato foi rei, e note que não era bastardo (consulte neste Fórum essa matéria, julgo que basta procurar, por tema, D.António, prior do Crato) quero dizer-lhe que, tal como o Almirante Cabeçadas, não consta nem neste site nem em muita bibliografia ( e julgo que bem).
No que respeita aos tempos livres do Presidente Jorge Sampaio, que lhe permitirão corrigir minuciosamente os sites da PR, confesso que não estou tão dentro do assunto como o caro confrade, será uma sujestão a fazer a quem de direito, se o senhor não tem nada que fazer pespegue-se-lhe um cursito de excel, word, qualquer coisa desse teor e deixemos que se entretenha!
Finalmente, e no que toca aos aventais, quer um? Há por cá uns tantos, desde ofertas de clubes de vinhos , á prenda de Natal que o meu talho me ofereceu e mais uns tantos dos velhos tempos em que a minha Avó pensava que eu ia ter quem servisse á mesa! Sirva-se á vontade!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Provocações de um domingo desocupado

#109074 | AFS_1 | 08 jan 2006 19:13 | Em resposta a: #109072

Marmello,

Ó meu amigo, sinceramente, valha-lhe Santo Ambrósio. Então ser mulher é “defeito”?! Porquê, hã? Não gosta, é? Pronto, se é por isso tudo bem, sou tolerantíssimo nessa matéria e não lhe vou chamar nomes por esse motivo. Chamo-lhe sim nomes, e muitos, sempre com amizade, note bem, mas por outros motivos. O principal, o que mais choca – não leve a mal mas é verdade! – é a ignorância. E sobretudo essa maneira básica, diria troglodita, bronca, de alardear a ignorância, como se fosse um atributo a ilustrar o meu bom amigo, qual pergaminho insigne arrancado aos fundos de um velho baú armoriado. O Marmello, que tanto se compraz com a Sereníssima Casa de Bragança, bem podia deter-se nos exemplos cultos e urbanos desta, no D. Pedro V, no D. Luís, no D. Carlos, no D. Manuel II. Mas não. A sua idiopatia restringe-se aos piores exemplos e, por este andar, ainda acaba aos vivas a D. Afonso VI vá-se lá saber porquê (a Carlota Joaquina fica, por “defeito”, ao abrigo das suas predilecções). Mas há mais, bom amigo Marmello: que sabe você da Maçonaria para bolçar sandices da forma que o faz? Contenha-se homem, ponha um babete para não sujar o peitilho, tenha modos, tire os cotovelos de cima da mesa, calce-se, penteie-se, componha-se, ponha a fralda da camisa para dentro das calças, aperte a carcela. Limpe as unhas, vá. Não, não é com a ponta da faca, é com água e sabão. Já está? Ora deixa cá ver, deixa cá ver... lindo menino, será que já está pronto a levar um “queixação”?
Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109081 | Luís_MCS_Froes | 08 jan 2006 21:51 | Em resposta a: #108968

O que o Sr. Marmello sabe da Maçonaria eu não sei, mas sei que qualquer sociedade secreta que pretenda salvar com iniciações apenas alguns iluminados
não me cheira bem. Poderia dizer mais, mas este facto chega para despertar desconfiança em relação às associações de pedreiros-livres.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109083 | AFS_1 | 08 jan 2006 22:26 | Em resposta a: #109081

Prezado Senhor Froes,

Em primeiro lugar permita-me que saúde a sua presença neste cantinho.
Em segundo lugar, das suas esclarecidas palavras concluo:
1. Que nada sabe sobre o assunto;
2. Que tem um problema de iluminação;
3. Outro de olfacto;
4. Que desconfia de pedreiros a recibo verde;
5. Que confunde a Maçonaria com o Instituto de Socorros a Náufragos.
Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109085 | Mavasc | 08 jan 2006 22:36 | Em resposta a: #109083

Caro confrade António

O estimado amigo tem-me feito dar as maiores gargalhadas dos últimos tempos!
E como gosto de rir, aqui lhe deixo o meu bem haja por estes momentos hilariantes! A disposição é tão boa que me parece que já posso ler o Vasco Pulido Valente sem entrar em depressão! Melhor que qualquer Prozac.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Templo maçónico em Setubal

#109127 | Marmello | 09 jan 2006 13:40 | Em resposta a: #109081

Caro Luís_MCS_Froes

Da maçonaria sei o suficiente para ser no minimo anti-maçon primário assumido. Numa sociedade livre e democrática não há lugar para sociedades secretas.

Em portugal existe duas grandes correntes. Uma ligada á Franco-maçonaria e outra ás maçonarias britânicas. A 1ª delas é a mais poderosa e antiga neste país, e tem feito muito disparate A 2ª é mais a reacção ao poder da outra por isso até é útil.

Por acaso sou das poucas pessoas de Setúbal a reconhecer a existência de um pequeno jardim em Setúbal com um templo maçónico no seu interior.

E por ironia, sou das poucas pessoas a tentar porteger ese património.

Já agora que refiro que o conjunto arquitetónico é composto por uma camâra decorada como se fosse uma gruta para simbolizar as profundesas,, com um lago no seu interior. As janelas são um miradouro para Setúbal.
Possui uma escada, que dantes estava coberta por uma estufa colorida, que liga agruta a um terreiro. Tudo isto é para lembrar a alegoria da caverna de platão.
No terreiro existe o trono do grao-mestre em frente á escada.

Este jardim fica no Palacete designado Outeiro da Saúde, hoje propriedade da igreja ou do Padre Vieira (uma figura de setúbal). Este Palacete é onde está instalado o convento da Irmãs de Caridade.

Ironia, a Igreja possui um templo maçónico em Setúbal...

Conheci os antigos proprietário. Um deles de nome Pedro Tito é actualmente dirigente de uma organização relacionada com a aviação.
hegaram-me a informar que de facto o jardim tinha estas caracteristicas maçónicas. É do tipo quinta de regaleira em ponto muito reduzido.

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

Biblioteca Museu República e Resistência

#109165 | Marmello | 09 jan 2006 18:49 | Em resposta a: #108968

Caros confrades (marmello volta a atacar)

Fui fazer uma visitar ao site da obscura "Biblioteca Museu República e Resistência".

Deparei-me com algumas curiosidades que excitaram a minha gastrite:

1- Começa mal logo à entrada.
Com o Painel de MARIA KEIL no Átrio da Biblioteca-Museu República e Resistência, feito sobe encomenda.
Um fundo verde e vermelho (as cores da república e dos movimentos iberiacionistas do XIX), no qual "levita" um busto da república.
Sobre este busto o que está? advinhem? Uns rabiscos com o Triangulo no qual se encontra um Olho. Bingo!! só podia...

2- Depois um video como historiador Dr. Fernando Rosas. Só podia...

3- Fui ver a "Galeria" que possui os temas: Entre os vários temas fui ver os Retratos dos Presidentes.

"Retratos dos Presidentes da República

Desde a sua fundação, em 1910, dezassete cidadãos ocuparam o cargo de Presidente da República, aqui tem as imagens de quinze deles."

E tinha lá os 15 presidentes, numa lista semelhante ao GENEA.
Mas este museu fala de 17...
Ou seja, "Mendes Cabeçadas" e "Gomes da Costa" ocuparam a presidência da república também.
Contudo, não têm direito a óleo. O tempo fui curto demais para pousarem. Só pode...Ou então, estão de castigo por serem uns golpistas...

Pois é, e eu pobre monarquico e ignorante nestas coisas pergunto?
AFINAL QUANTOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA EXISTIRAM???

Pelos vistos 17 !! segundo o a "Biblioteca Museu República e Resistência" e o Presidente Jorge Sampaio.

Ou, 15 como diz o GENEA???

MESTRE ESCOLA ANTÓNIO. Antes de me dar com o cacete ( ou régua, vara, menina dos 7 olhos etc..), aqueça-o primeiro no Dr. Fernado Rosas e Dr. Jorge Sampaio e traga umas orelhas de burro, pode dar geito.

4- Depois, para completar esta visita fui ver os "Sons da República"

A Portuguesa
"Sob a dolorosa impressão do ultimato inglês de 1890, ALFREDO KEIL compôs a música e Lopes de Mendonça escreveu a letra da "Portugueza" que a Nação adoptou como hino de desafronta e resposta ao ultraje de que fomos vítimas, em virtude da absurda política dos governos da monarquia. Mais tarde, com a proclamação do regime republicano, em 1910, ela foi adoptada como hino nacional para todos os portugueses"
Já entendi porque foi a MARIA KEIL a pintar o painel. Tão previsiveis estes republicanos. Mais que previsiveis.. óbvios..

Qual meu espanto quando deparo-me com a INTERNACIONAL

"A Internacional foi composta em 18 de Junho de 1888 por Pierre Degeyter (1848-1932), operário de origem belga fixado com a sua família na cidade francesa de Lille. Naquele dia fora oferecido a Degeyter um livro de poemas de Eugéne Pottier (1816-1887), operário francês, membro da Comuna durante a qual foi eleito maire do 2.º Bairro de Paris. Após o sangrento esmagamento da Comuna, em cuja defesa participou, Pottier partiu para o exílio durante o qual escreveria diversos poemas, entre os quais o que viria a constituir a letra de A Internacional.

É fundamentalmente a partir de 1896, após a realização do congresso do Partido Operário Francês realizado nesse ano em Lille e durante o qual foi tocado e cantado, que o hino se espalha por toda a França e pela Europa através dos delegados estrangeiros presentes."

Fico a saber que um dos Sons da República é a Internacinal.

Bem, que a republica era coisa de "comunas" já desconfiava mas estava calado. Qual o meu espanto quando vejo assim tão assumido.
Muito bem, não são só os gays que estão a sair do armário pelos vistos..

E fui-me embora, esta coisa da república ainda pode ser contagioso... além disso tenho que ir tomar os sais de fruto..

Cumprimentos,
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109522 | Marmello | 13 jan 2006 18:34 | Em resposta a: #109083

Caro António

Já agora "Gomes da Costa" foi presidente ou não?

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Templo maçónico em Setubal

#109598 | Francisco_canelas | 14 jan 2006 23:22 | Em resposta a: #109127

Sou um setubalense, e sinceramente desconhecia totalmente a existencia desse jardim, talvez por ser em espaço privado.

Marmello, aguçou-me a curiosidade. Vou tentar descobrir algo mais.

E já agora 2 semelhanças, somos da mesma terra e somos monárquicos.

Saudações Monarquicas,

Francisco Canelas de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Templo maçónico em Setubal

#109603 | 1.618 | 14 jan 2006 23:38 | Em resposta a: #109127

caro Marmello, gostaria de entrar em contacto consigo o mais depressa possivel.
sou de setubal

Resposta

Link directo:

RE: Templo maçónico em Setubal

#109617 | Marmello | 15 jan 2006 11:19 | Em resposta a: #109603

Caro 1.618

Poderá entrar em contacto comigo pelo mail:

marmello.genea@hotmail.com

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Templo maçónico em Setubal

#109641 | Marmello | 15 jan 2006 16:58 | Em resposta a: #109598

Caro conterrâneo

Se quizer envio-lhe um postal antigo desse jardim com as explicações.

Peça-mo pelo email: marmello.genea@hotmail.com

Outro monarquico em Setúbal? Somos poucos mas somos bons!

Real, Real ! Por El Rei de Portugal !!

Cumprimentos,
David Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Museu República e Resistência

#109673 | AFS_1 | 16 jan 2006 11:00 | Em resposta a: #109165

É pá, olhem-me isto, casa arrumada e limpa. O Genea estraga-nos com mimos, tem cá um "room service"!

António

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Museu República e Resistência

#109674 | Marmello | 16 jan 2006 11:16 | Em resposta a: #109673

O GENEA anda numa verdadeira "fada do lar".
Um "room service" tão eficiente, até para "penetras" não sócios como eu.
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Museu República e Resistência

#109675 | Mavasc | 16 jan 2006 11:26 | Em resposta a: #109673

Caro confrade António

Então a varrer tópicos para debaixo do tapete são melhores que a minha inefável Zélia! Tem sido um ver se te avias!
Dê um pulo ao Rossio, caso esteja interessado em D. Maria Benedita d'Oriol Pena.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Museu República e Resistência

#109677 | zamot | 16 jan 2006 11:31 | Em resposta a: #109673

É pá, olhem-me isto, casa arrumada e limpa. O Genea estraga-nos com mimos, tem cá um "room service"!

Caro António

Que quer dizer com isto? Desculpe a curiosidade mas não entendi. Será que o Genea modificou os critérios no que toca a Presidentes da Republica? Foi isso?


Um abc


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Museu República e Resistência

#109680 | AFS_1 | 16 jan 2006 12:02 | Em resposta a: #109677

Caro Zé Tomaz,

É que andou por aqui uma gajada a espichar paredes, a provocar desacatos, a vomitarem o chão. E o Genea, que em matéria de regimes é muito ortodoxo, aplicou-lhes o devido: o da limpeza!
Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109686 | Nogueiras | 16 jan 2006 12:21 | Em resposta a: #109034

Cara Maria Benedita,

Entre D. Pedro IV e D. Miguel, os dois, como certamente poderá confirmar facilmente, tendo o segundo sido aclamado em Cortes.
Quando aos restantes exemplos, nada a apontar.
Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presidente !

#109687 | Mavasc | 16 jan 2006 12:32 | Em resposta a: #109686

Caro confrade Jacinto Bettencourt

Inteiramente de acordo, os dois. D. Miguel foi aclamado em Cortes.
Os exemplos que dei tiveram apenas o propósito de mostrar que estas coisas nem sempre são lineares.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Cabeçadas não consta como o 9º Presiden

#193326 | herege | 20 abr 2008 14:50 | Em resposta a: #108968

Caros Confrades,


Sou sobrinho-trineto do presidente Mendes Cabeçadas, da parte da minha família materna de Loulé...O meu tetravô Manuel Mendes Correia de Loulé deve ter sido tio ou tio-avô (não tenho a certeza) do referido. E quando estudei em Vila Nova de Milfontes, lá no colégio Nossa Senhora da Graça, havia um professor Cabeçadas.

Cumprimentos,

André Louro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 02:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen