Familia Quartin

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Quartin

#108284 | QUARTIN | 29 dez 2005 13:43

Faltam muitos dados de outros familiares da familia Quartin, alguns dos quais passo da dar de seguida:

ANTONIO THOMAZ ROCHA QUARTIN (1908 - 1994)
Casado com LUBELIA VERGANISTA STICHINI QUARTIN (1914)
Moradora na R. Guiomar Torrezão No. 4, Porta 2, 1º Dto.
2765 - 227 Estoril

Filhos: NUNO STICHINI QUARTIN (1942 -)
casado com MARIA CECILIA POLÓNIA QUARTIN (sem filhos)
residentes em Durban, Rep. da África do Sul

CÉLIA STICHINI QUARTIN
I casou com Joaquim Manuel Duarte Ferreira da Silva
II casou com Ruben Cardoso Farinha

Filhas - Gisela Quartin Ferreira da Silva (1966)
Casou com Ronald Bouwer e tem 1 filho Brandon Bouwer (1985)
Monica Quartin Ferreira da Silva (1969)
Com 1 filho Vasco Antonio Quartin Ferreira da Silva (1994)
Nicole Quartin Farinha (1975)
Será possível ir actualizando?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#108359 | Luis K. W. | 30 dez 2005 14:48 | Em resposta a: #108284

Caro/Cara Quartin,

Primeiro, um conselho:
Nas pesquisas genealógicas costumamos colocar os nomes, mas não expomos demasiado as pessoas para evitar... brincadeiras de mau-gosto... burlas... invasões de privacidade, etc.
Na net convém manter alguma privacidade e discreção.
Por isso V. não devia ter ido ao ponto de colocar as moradas completas.

Segundo: Que engraçado!!
Conheço a Célia S. Quartin! Atéque tenho os contactos dela (telemóvel, emprego, etc.). Não se preocupe que não vou divulgá-los aqui! :-))

Terceiro: Qual dos QUARTINS em cima é você? Que é como quem diz: devia ter assinado a sua mensagem ;-)

Quarto: a actualização que pretende é no sentido "descendente"? Isso pode levar um certo tempo (nascimento dos bebés, tornarem-se adultos, acasalarem e terem novos bebés) :-))

Cumprimentos
Luís K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#108459 | QUARTIN | 31 dez 2005 13:51 | Em resposta a: #108359

Olá primo, ainda bem que tem os dados todos.... só é pena apareceram só alguns neste programa. Achei pena terem incluido o lado Quartin Graça, e Quartin Bastos, e os Quartin não constarem. Foi essa a intenção da mensagem, serem incluidos tambem, para a arvore se ir completando. Sem os Quartin (do Alto Minho), incluindo meu Pai, meu bisavô e pai deste, parece que falta um tronco da árvore. E como não sabia quem estava a fazer as actualizações, tomei a liberdade de incluir dados a mais... Um abraço. Célia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#108468 | JPL | 31 dez 2005 15:10 | Em resposta a: #108459

Caro Quartin,

Uma prima direita minha, é casada com Luís Quartin José, de quem tem dois filhos.
Julgo que pertence aos Quartin Graça, qual o seu parentesco com ele?

Cumprimentos

FELIZ ANO DE 2005

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#108521 | QUARTIN | 01 jan 2006 11:26 | Em resposta a: #108468

Caro Zé Pedro,
Esse familiar desse ser Luis Quartin Graça Simão José, filho da minha prima Helena Quartin Graça e de Carlos Simão José. Penso que casou em 94 em Palmela com Maria Eliza Leão Morgado. O pai da Helena e o meu pai eram primos direitos, isso faz da Lena minha prima em 2º grau, e os seus filhos em 3º.
Será assim?
Um Feliz Ano Novo!
Célia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#108523 | Luis K. W. | 01 jan 2006 12:35 | Em resposta a: #108459

Olá Célia,

Não sou bem um seu primo. Só respondi à sua mensagem porque a conheço a si.

Respondendo à sua mensagem: não admira que ainda só estejam os "outros" Quartin aqui na Base de Dados. São os parentes dos Van Zeller, dos Lima Mayer, dos Abecasis, etc. Tudo gente muito estudada...
Para introduzir estes novos dados é melhor utilizar as teclas "lá em cima" (ajuda, alterar dados, etc.).

Se me quiser contactar em privado, o meu email é:
luis_k_wARROBAclix.pt

Um abraço
Luís K W

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#108553 | JPL | 01 jan 2006 19:56 | Em resposta a: #108521

Cara Célia,

De facto o Luís a que me refiro é o mesmo que a Célia fala que casou com a minha prima Zi. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=139248

Aproveito para lhe pedir o favor de sugerir a correcções necessárias, nomeadamente da ortografia do noma Quartin (e não Quartim cujo lapso, fui eu o responsável e não o Genea).

Votos de um excelente ano de 2006,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#108706 | QUARTIN | 03 jan 2006 17:34 | Em resposta a: #108553

Amigo,

Como é que se pedem correcções? Sou novata neste programa da Genea!....

Célia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#109588 | RABECO | 14 jan 2006 22:34 | Em resposta a: #108706

Cara Célia,
O falecido marido da minha prima era Angélico Quartin ( nascido em Angola - Vila Npva de Seles)

Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#109589 | RABECO | 14 jan 2006 22:35 | Em resposta a: #108706

Cara Célia,
O falecido marido da minha prima era Angélico Quartin ( nascido em Angola - Vila Npva de Seles)

Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119601 | pasargada | 29 mai 2006 23:42 | Em resposta a: #108284

Quartin Pinto -- ramo dos Quartin no Rio de Janeiro e em Viana do Castelo.

Rio de Janeiro:

Sara Quartin Pinto, brasileira, nascida em 31/01/1881 no Rio de Janeiro Morreu em 22/06/1948, no Rio de Janeiro.

Casada em 1910 com: Domingos Eduardo Lopes, portugues, nascido em Canavezes [Valpacos] em 28/01/1877. Ele imigrou com sua mae para o Brasil em 1889. Tenho passaporte. Dono da Joalheria Lopes na rua da Quitanda na parte destruida para a abertura da av. Presidente Vargas. Morreu em 1946 no Rio de Janeiro. Ambos enterrados no Cemiterio do Caju no Rio de Janeiro.

Este casal teve dois filhos no Rio de Janeiro:

Celso Pinto Lopes - Rio de Janeiro 31/08/1912 -- 27/12/1981 [EUA] enterrado no RJ [ Cemiterio do Caju] Quimico industrial e Professor de Fisica

Sylvio Pinto Lopes - Rio de Janeiro 22/06/1915 -- 03/07/1986, RJ [Cemiterio do do Caju] Engenheiro Civil e Professor de Matematica.

Sara Quartin Pinto tinha dois irmaos. Carmem Quartin Pinto e Jayme Quartin Pinto [este, medico no Rio de Janeiro].

Pais de Sara, Carmem e Jayme:

Joao Jose de Castro Pinto e Leopoldina Amalia Quartin Pinto, ambos nascidos em Portugal [Viana do Castelo]. Ela por volta de 1864. Tenho algumas fotos.
Ele morreu no Rio de Janeiro em 1910. Ela tambem morreu no RJ. [nao tenho data].

Leopoldina Amalia Quartin era irma de Braz Leao Soares Quartin. Este se casou com a irma de Joao Jose de Castro Pinto: Guilhermina Augusta Quartin Pinto que passou a assinar-se: Guilhermina Augusta Pinto de Castro. Estes permaneceram em Portugal. Portanto dois irmaos que se casaram com duas irmas, mas um casal permaneceu em Portugal enquanto o outro veio para o Brasil.

O casal residindo no Brasil dedicou-se ao comercio [importacao de porcelanas] com a Loja: A Louca Inglesa, localizada no centro do Rio de Janeiro, no local onde hoje esta a rua Sete de Setembro. Esta loja guncionou no final do seculo XIX ao inicio do seculo XX.

Leopoldina Amalia e Braz eram primos de Antonio Tomaz de Quartin -- Barao de Quartin -- que era padrinho de Sara Quartin Pinto. [Tenho um cartao postal com a foto deles -- Antonio Tomaz e sua esposa -- enderecada a afilhada: Sara].

Leopoldina Amalia Leao Quartin Pinto era filha de: Capitao Luiz Augusto Quartin [Portugal] e de Antonia Josefina de Lemos Quartin. Ambos portugueses e ao que se saiba de Viana do Castelo. Se alguem souber de mais algum detalhe sobre estes dois ADORARIA conhecer.

A tradicao oral na familia diz que os Quartin sao originarios de um militar ingles que depois de passar sua vida em Gibraltar radicou-se na regiao do Minho em Portugal. Mas nao tenho NENHUMA prova disto...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119617 | Fmaia | 30 mai 2006 09:16 | Em resposta a: #119601

Caro Pasargada,

Realmente a família Quartin tinha um "chalet", por sinal muito lindo, em Viana do Castelo, e que foi demolido para dar lugar a um bloco de apartamentos.
Suponho que esta demolição foi efectuada em meados da década de sessenta à qual eu não assisti mas tenho conhecimento através de postais ilustrados e outro tipo de ilustrações.
No ano passado, em conversa informal com um amigo, ele revelou ser descendente de "Quartin's", família esta de origem escocesa.
De momento não sei do seu paradeiro mas a seu tempo encontrá-lo-ei se for necessário. Tem formação em arquitectura e penso que reside no Norte (Porto, Braga ou Guimarães).

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119623 | pasargada | 30 mai 2006 11:06 | Em resposta a: #119617

Prezado Senhor Maia da Fonseca:

Muito obrigada pelos detalhes importantes. Impressionante como a tradicao oral pode manter viva a historia de familias, culturas e paises... Mesmo atravessando mares, estabelecendo-se em novos continentes.

Obrigada tambem pela rapidez de sua resposta. Caso necessite de alguma informacao do lado de ca do Atlantico, favor nao hesitar em pedi-la. Tenho mais informacoes sobre os Quartin do Rio de Janeiro.

L West

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119625 | pasargada | 30 mai 2006 11:27 | Em resposta a: #119623

Prezado Sr. Maia da Fonseca:

Esqueci de lhe dizer:

Sou neta [lado paterno] de Sara Quartin Pinto, bisneta de Leopoldina Amalia Leao Quartin e tetraneta do Capitao Luiz Augusto Quartin. Os dois ultimos de Viana do Castelo, filha e pai. A ultima vez que estive em Portugal concentrei-me na pesquisa de documentos do lado de meu avo paterno, esposo de Sara, Domingos Eduardo Lopes de Canavezes [Valpacos]. Agora preencho lacunas de todos os lados da familia [paterno e materno] que em Portugal tambem sao de Viana do Castelo e da Galicia. Chegam [com documentacao] a virada do XVIII para o XIX. Os dois ramos que tenho no Brasil, tambem de origem portuguesa tem suas raizes mais enterradas e vivenciadas no Brasil, onde chego ao final do XVII com os Pompeo de Barros, familia estabelecida em Mato Grosso, relacionada aos Paes de Barros e aos Paes Leme.

Curiosidades: tanto os Quartin [lado de meu pai] quanto os Fernandes Leitao [lado de minha avo materna], ou os Proencas, [tambem dela] sao todos Minhotos de Viana do Castelo.

Desculpe-me a falta de acentos e cedilhas. Estou usando o computador de meu marido, [americano] e nao o meu que se encontra no trabalho.

Saudacoes cariocas,

L. West

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119628 | Fmaia | 30 mai 2006 12:13 | Em resposta a: #119623

Estimada L West,

As minhas pesquisas não incluem "Quartin", muito embora tenha seguido artigos na imprensa escrita relativos ao dito chalet bárbaramente demolido, e, qual não foi o meu espanto quando, um dia, tomando café com um amigo, este me referiu gostar muito de Viana do Castelo e ter raízes nesta cidade - os ditos Quartin.
Aproveitando a sua boa vontade, peço-lhe, dê uma olhadela para o tópico "Erico Veríssimo", e, caso seja possível, me indique como posso entrar em contacto com descendentes deste meu primo.

Desde já, grato pela atenção dispensada,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119671 | rmfrp | 30 mai 2006 21:32 | Em resposta a: #108284

Caros Colegas:

Li com atenção as várias intervenções deste tópico e creio existirem na base de dados do Genea Portugal algumas informações que, não sendo totalmente esclarecedoras, darão pelo menos algumas indicações quanto à origem da família Quartin.

Assim, encontra-se nomeadamente Ricardo Leão Quartin, natural de Gibraltar, casado em Viana do Castelo e com um filho, Braz Leão Quartin, que nasce em Caminha e casa com uma senhora brasileira:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=134526
Este será com certeza o ramo Quartin da colega L. West.

Também na base de dados encontram-se alguns Quartín mais antigos, igualmente de Gibraltar mas com origem em Génova, ascendentes da família Colaço, de diplomatas portugueses em Tânger. Parece possível que se trate da mesma família dos anteriores:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=296283

Através do registo de casamento de Ricardo Leão Quartin (em Viana do Castelo, a 19.08.1817) deverá ser possível apurar a sua filiação e permitir a passagem aos registos paroquiais da comunidade católica de Gibraltar, que já foram microfilmados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon), para eventual entroncamento com o ramo de ascendência da família Colaço.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119771 | pasargada | 31 mai 2006 21:23 | Em resposta a: #119671

Agradeço ao Senhor Rui Pereira pelas informações. Na verdade tenho um documento escrito por meu pai dando o nome de Ricardo Leão Quartin como possível pai ou avô do Capitão Luiz Augusto Quartin. Meu pai também se referia a Gibraltar, mas sem grandes especificações.

Encontrei referências aos Quartin de Gibraltar no cemitério de Gibraltar onde listam dois Quartins.

Quanto à origem escocesa parece-me bem clara. Da ilha de Mann. Como sabemos os inglêses sempre foram mais variados na maneira de escrever do que nós que usamos linguas latinas. Assim o sobrenome Quartin pode aparecer com as seguintes variantes: Quartin, Quartine, Corteen ou Curteen.

Tenho documentos de diversos destes, mas ainda não consegui ligá-los aos meus Quartin. Há um William Quartine, cujo testamento de 1643 o localiza na Ilha de Mann. Mas há outros na ilha também com outra maneira de escrever.

Quanto a outras variações da família há também um outro ramo grande em São Paulo, Brasil: Quartim [NOTE o M] Barbosa e também um ramo nos Estados Unidos, imigrantes que aparecem nos registros, vindos de Inglaterra em meados do século XVIII. São três membros da família, só.

Mas na Flórida hoje em dia há também um ramo Quartin-Rosen. Se não me engano este ramo é de origem judaica. O que me lembra: antes da guerra de Sarajevo, antes da extinção da antiga Iugoslávia, estive visitando aquela cidade e na sinagoga/museu da "cidade velha" encontrei muitos portugueses listados como membros fundadores, da velha diáspora do século XVI-XVII, e nele também alguns [poucos, um ou dois, Quartin].

Um dia chegamos lá...

Agradeço imensamente,

Ladyce West

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119786 | rmfrp | 31 mai 2006 23:06 | Em resposta a: #119771

Cara Ladyce West:

Não tem que agradecer, foi um prazer ajudar.

Relativamente às possíveis origens dos Quartin, creio que por agora será aconselhável seguir geração a geração a pista de Gibraltar, que com grande probabilidade seguirá para Génova. Quanto à eventual origem britânica, a confirmar-se, estará provavelmente mais para trás no tempo. Chamo a atenção para o facto de a Ilha de Man não pertencer à Escócia (nem à Inglaterra, nem mesmo ao Reino Unido - é um território autónomo, embora vizinho).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119788 | aniset | 31 mai 2006 23:26 | Em resposta a: #108284

Os meus trisavós casaram em londres a 23-11-1887( GASPAR MAURICIO INFANTE DA CUNHA E ANNETTE MEUNIER) os padrinhos foram:

PETER QUARTIN E JOSEPHINE MARY QUARTIN

Aqui vai + uma dica.......

M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119789 | QUARTIN | 31 mai 2006 23:54 | Em resposta a: #119601

Realmente, os laços familiares que se estendem ao Brasil são imensos. Existe um livro publicado no Brasil por uma familiar nossa, na qual ela conta sobre a sua familia, com fotos e tudo. Aparentemente ela é neta de Antonio Maria Quartin e Matilde Eufrosina de Castro. A história da nossa familia é muito interessante, e é um projecto em mente para um futuro que já é relativamente breve. No entanto, imprimi as informações que deu. Ainda temos familia em Viana do Castelo, com quem por vezes contacto pela internet.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119790 | QUARTIN | 01 jun 2006 00:14 | Em resposta a: #119771

Segundo os dados que tenho, Ricardo Leão Quartin era um dos 8 filhos de Antonio Thomas Quartin (nome que ficou na familia por muitos anos e que era tambem o de meu pai), natural de Gibraltar. Outros irmãos eram Jerónimo Leão Quartin, Antonio Maria que deu origem a um dos ramos no Brasil. Beatriz Mariana, Paly Quartin, Maria das Dores, José Maria Quartin, Pedro Manual Quartin.
Um relato mais ou menos conciso sobre a familia, foi escrito pelo primo Luis Quartin Graça em 1965, entitulado "Os Quartins no Alto Minho".
Um prazer em falar com a prima Ladyce!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119792 | pasargada | 01 jun 2006 00:18 | Em resposta a: #119788

Sensacional!!!

Acho que agora esta pesquisa deslancha....

Ladyce West

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119795 | QUARTIN | 01 jun 2006 00:25 | Em resposta a: #119788

Obrigada, mais uma informação para a pasta.... Peter, ou Pedro, irmão de Ricardo Leão Quartin, foi na verdade para Inglaterra, e casou em segundas nupcias com Josephine, não se sabe se teve filhos dessa mulher. Da primeira esposta, D. Maria Barbara de Sequeira Henriques Cabreira, teve uma filha Carlota. Consta que enviuvou em 1837. As datas parecem bater certo.
Obrigada pela informação. Assim houvesse muitas mais!
C. Quartin

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119798 | QUARTIN | 01 jun 2006 00:43 | Em resposta a: #119671

Caro Rui Pereira,
Consegui na internet uma lista de católicos em Gibraltar de 1759, onde constam Parody J. Quartin, chegada em 1735 a Gibraltar, e que está ligada em 1741 a Rombado B., chegado a Gibraltar em 1729, consta tambem Rombardo G., não se percebe o parentesco.
No cemitério de Kings Chapel em Gibraltar, existe o óbito de Antonia Quartin em 1777, e Onponumo Quartin em 1771. Não consegui obter mais informações de Gibraltar. Penso que os registos não se encontram on-line.

C. Quartin

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119802 | aniset | 01 jun 2006 01:42 | Em resposta a: #119795

AS datas batem certas eu enganei-me casaram em 1857, 26 de Novembro. TEnho na minha frente o assento de casamento.

M.Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119804 | aniset | 01 jun 2006 02:00 | Em resposta a: #119795

A CRESCE QUE ESTE MEU TRIZAVÔ ERA DO ALENTEJO ( ELVAS) PRIMO DOS SEQUEIRAS. tALVEZ PARENTE DA 1ª MULHER DO PETER.
CONHECIAM-SE DE PORTUGAL

M.CRISTINA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#119877 | rmfrp | 02 jun 2006 00:19 | Em resposta a: #119798

Cara C. Quartin:

Parecem-me muito importantes os dados que encontrou, e que eu não conhecia.

Os registos paroquiais a que eu me referi anteriormente não se encontram online, tanto quanto sei, mas os microfilmes correspondentes podem ser pedidos (podem demorar entre algumas semanas e alguns meses a chegar) e consultados em qualquer centro da IJCSUD pagando uma pequena quantia. Eu próprio já consultei esses registos de Gibraltar há cerca de três anos, quando pesquisava dados da família Colaço.

Consultando a obra de Jorge Forjaz "Os Colaço - Uma família portuguesa em Tânger", de onde foram retirados os elementos que constam da base de dados do GP relativos a Quartin de Gibraltar no século XVIII, encontro:

Giacomo Rumbado, natural de Génova (deve ser o "Rombardo G."), casado com Petronila Quartin (pode ser a "Parody J. Quartin"), nascida em Gibraltar a 31.12.1728, filha de Giuseppe Quartin, este natural de Génova.

Não encontro na mesma obra os restantes nomes que cita, o que se compreende pelo facto de esta apenas incluir os Quartin citados como ascendentes de D. Ana Maria Antónia Josefa Jurado Rumbado, nascida em Gibraltar a 09.08.1752 (filha de Giacomo Rumbado e Petronila Quartin), que casou com Jorge Pedro Colaço de Sarre.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#120154 | QUARTIN | 05 jun 2006 23:58 | Em resposta a: #119877

Caro Rui Pereira,
É realmente interessante, e estas pesquisas fascinam-me. Pena é que não tenha muito tempo. Não voltei a procurar o site onde encontrei estas listas dos latinos católicos, mas nesta lista que encontrei em 2003 existem alguns nomes Portugueses como Brito, Fernandes, Perreira, Perrera, Porral, Marino, De Oliveira, Martinez, Grande, Demaya, Correa - mas nenhum Colaço ou Sarre.
Qualquer dia vou a Gibraltar, penso que será a única maneira devido a não sabermos se os registos se encontram na parte Espanhola, ou na Inglesa.
O que continuo a encontrar guardo, e um dia talvez consiga meter os dados em programa próprio!
Um abraço, e obrigado pelas informações.
C. Quartin

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#120235 | rmfrp | 06 jun 2006 22:42 | Em resposta a: #120154

Cara C. Quartin:

Os registos paroquiais da comunidade católica de Gibraltar, que como já referi foram microfilmados, encontram-se na Catedral católica de Gibraltar - território britânico. Os registos de baptismo começam em 1704, os de casamento em 1705 e os de óbito em 1697.

Chamo mais uma vez a sua atenção para o facto de ser relativamente fácil - e barato - consultar em diversas partes do mundo os microfilmes dos registos de Gibraltar. Ir a Gibraltar apenas com essa intenção é desnecessário, e existirá até uma probabilidade elevada de ser difícil ou mesmo impossível o acesso os registos originais.

No século XVIII existia em Gibraltar uma significativa comunidade portuguesa. A passagem dos Colaços pelo território não parece ter sido muito prolongada. Simão Ribeiro (Colaço) e sua esposa Catarina Fernandes, casados em 1699, têm filhos baptizados em Faro até 1707 e têm depois duas filhas já em Gibraltar, em 1710 e 1715. Um dos filhos de Simão e Catarina, Jorge José Colaço de Sarre, nascido ainda em Faro, viveu em Gibraltar e depois em Tânger, dando origem à família Colaço desta cidade, que se ligou aos Quartin. Outra filha, D. Guiomar Filipa de Sarre, nasceu em Gibraltar mas "regressou" a Faro e aí teve descendência (é antepassada de Fernando Pessoa).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#120681 | pasargada | 13 jun 2006 02:48 | Em resposta a: #119790

Prezado Primo QUARTIN:

Hoje entrei neste portal, a fotografia do MEU: António Tomás Quartin, de quem sei muito pouco. Não sei quando a foto entrará no AR, ou melhor no portal, mas, é uma foto tipo Camafeu, ou seja, é oval sobre um fundo branco. Abaixo está endereçada: "Um abraço e saudações do natural, no dia do natalício de minha sobrinha e afilhada Sára. Viana, 31 de janeiro de 1930." No verso, escrito à mão: Fotografia tirada em Dezembro de 1929 nesta Cidade de Viana do Castelo, e oferecida a minha querida sobrinha Sara Quartin Pinto Lopes [e o Lopes está cortado]. Quem o fez? e Quando? não sei.

Esta senhora, Sara, era minha avó. Este Sr. cujo nome aparece repetido aqui e ali através das gerações de Quartins é quase uma incógnita para mim. Pelas anotações de meu pai era irmão da minha bisavó Leopoldina Amália Quartin e consequentemente filho do Capitão Luiz Augusto Quartin e da Sra. Antonia Josefina de Lemos. Mas não tenho nenhuma idéia de quem era sua esposa. Sei qye era irmão também de Braz Leão Soares Quartin este casado com Guilhermina Augusta Pinto de Castro. Da família de Viana do Castelo, ao que se saiba, este último casal foi o casal que se mudou para Lisboa. Este casal então teve três filhos: Carmem Pinto Quartin [este também é um desses nomes que se repete em gerações], Orquídea Pinto Quartin e António Pinto Quartin.

[Havia um pouquinho de falta de imaginação nos nomes? Ou ainda tínhamos neste período uma lista de pré-nomes aceitáveis para batismo em Portugal? ]Pergunto isto, porque eu mesma tenho um pré nome inglês e acabou que o padre não queria me batisar assim sem um "nome santo", tanto fez que no batismo não agüentando as ordens expressas da família de não trocar o nome, este padre, falou, mas não colocou por escrito: Ladyce Maria...

Estou na verdade só trocando idéias. Não espero nenhuma explicação até mesmo porque não seria uma linha DIRETA ou melhor DIRETÍSSIMA de ancestrais, mas uma questão de curiosidade. Afinal se não fôssemos curiosos a respeito destes detalhes, porque estaríamos envolvidos nesta loucura genealógica, não é mesmo?

Fiz uma busca na internet sobre a possibilidade de compra do livro "Os Quartins do Alto Minho" mas não o encontrei a venda. Alguma idéia de para onde eu poderia me dirigir para comprar tal volume?

Saudações cariocas! Ah, sim, tenho que dar os Parabéns aos meus amigos portuguêses que fizeram bonito no jogo de futebol, ontem na Alemanha. Nós brasileiros estamos aqui em compasso de espera já que o Brasil só estréia amanhã... Veremos como o nosso time se comporta ao encontro da Croácia. Aqui teremos um dia pequeno, já que o jogo sendo às dezesseis horas, causou um pedido do governo de que se fechasse todo o comércio às quinze horas. Li, no Jornal do Comércio de hoje, que os comerciantes não se importaram já que uma vitória brasileira sempre se traduz num aumento de vendas no dia seguinte de 20 a 30%! Pasmem! É por essas e outras que não entendo nada de Economia.

Calorosamente, Ladyce West

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#136161 | dza_hib | 01 dez 2006 11:19 | Em resposta a: #119601

Eu tambem sou quartin costa e o meu avô era de viana de castelo,tambem busco respostas e nao as encontro.
um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin -Angola

#140034 | mjgoncalves | 12 jan 2007 14:56 | Em resposta a: #136161

Passei por esta família e interessou-me pela simples razão de que sou muito amiga da família Quartin natural de Angola. É mais um contributo para a diversidade de locais por onde os Quartins se espalharam no mundo.
Logo que oportuno irei comunicar-lhes esta "proliferação" de Quartins
Cumprimentos
MJG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#225434 | IsabelFont | 03 abr 2009 01:20 | Em resposta a: #108284

Caro(a) confrade Quartim,

Não sei se ainda anda por este fórum, mas caso leia esta mensagem, gostaria de saber se consegue localizar/entroncar nesta família: Ester Leão Quartin?
Isto porque com esse dado talvez consiga localizar outros familiares, que constam deste breve apontamento, do Espólio Pinto Quartin:

"Documentos relativos a Ester Leão Quartin, irmã da mãe de Pinto Quartin e viúva de António Martins Viana" e ainda:
"Contém: convocatória para as assembleia gerais da Empresa Industrial Carbonífera e Electro-Técnica, Lda (1940-1942); certidão de óbito de António Martins Viana (1931); procuração de António Martins Viana de plenos poderes a favor de Pinto Quartin (1928); procuração de plenos podres de António Martins Viana a José Silvestre da Silva Campos, para ceder quotas que possua na sociedade Empresa Industrial Carbonífera ... (1927); contrato antenupcial de Ester Leão Quartin e António Martins Viana (1903)."

O que me interessa é relacionar José Silvestre da Silva Campos (antepassado do meu marido) atrás referido, com estas famílias.

Parece também estar relacionado com a firma Leite, Sobrinhos & Cª?!

Grata pela atenção
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#225444 | LQuartin | 03 abr 2009 10:50 | Em resposta a: #225434

Nada sei sobre a relação entre José Silvestre da Silva Campos e a família Pinto Quartin. No entanto, se Ester Leão Quartin era realmente irmã da mãe de Pinto Quartin, e se, como suponho, esse Pinto Quartin é o famoso jornalista e anarquista a quem pertencia o Espólio que menciona, quem talvez a possa ajudar é o Embaixador Rui Quartin Santos, actualmente em Pequim, que é neto de Pinto Quartin e, além disso, um grande conhecedor da história da família Quartin. Não tenho comigo os contactos dele, mas provavelmente os da Embaixada de Portugal em Pequim estarão algures na página de internet do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Quartin Graça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#225445 | LQuartin | 03 abr 2009 10:50 | Em resposta a: #225434

Nada sei sobre a relação entre José Silvestre da Silva Campos e a família Pinto Quartin. No entanto, se Ester Leão Quartin era realmente irmã da mãe de Pinto Quartin, e se, como suponho, esse Pinto Quartin é o famoso jornalista e anarquista a quem pertencia o Espólio que menciona, quem talvez a possa ajudar é o Embaixador Rui Quartin Santos, actualmente em Pequim, que é neto de Pinto Quartin e, além disso, um grande conhecedor da história da família Quartin. Não tenho comigo os contactos dele, mas provavelmente os da Embaixada de Portugal em Pequim estarão algures na página de internet do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Quartin Graça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#225446 | LQuartin | 03 abr 2009 10:50 | Em resposta a: #225434

Nada sei sobre a relação entre José Silvestre da Silva Campos e a família Pinto Quartin. No entanto, se Ester Leão Quartin era realmente irmã da mãe de Pinto Quartin, e se, como suponho, esse Pinto Quartin é o famoso jornalista e anarquista a quem pertencia o Espólio que menciona, quem talvez a possa ajudar é o Embaixador Rui Quartin Santos, actualmente em Pequim, que é neto de Pinto Quartin e, além disso, um grande conhecedor da história da família Quartin. Não tenho comigo os contactos dele, mas provavelmente os da Embaixada de Portugal em Pequim estarão algures na página de internet do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Quartin Graça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#225594 | IsabelFont | 05 abr 2009 14:39 | Em resposta a: #225446

Caro Confrade Luís Quartim Graça,

Muito obrigada pela sua resposta.

Por estranho que pareça, não consigo encontrar na internet, nenhuma página da Embaixada de Portugal na China.
No entanto, mandei um e-mail para o endereço que apqrece no MNE; só espero que não me levem a mal!

Será que não há nenhum outro seu familiar ou outro confrade frequentante deste fórumque me consiga ajudar a estabelecer este relacionamento?

Muito obrigada pela dica, de qq. modo.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#225621 | LQuartin | 05 abr 2009 19:31 | Em resposta a: #225594

Talvez estes dados, tirados da pagina do MNE a ajudem.

Pequim
Embaixador: Rui Quartin Santos

San Li Tun Dong Wu Jie, n°8
100600 Pequim
China

Fuso Horário: + 8 horas (Set. a Março)
+ 7 horas (Março a Set.)

Horário: das 09h00 às 17h30

Telefone: 008 610 653 232 20
Telefone: 008 610 653 232 42
Telefone: 008 610 653 234 97
Telefone: 008 610 653 247 98
Fax: 008 610 653 246 37
E-mail: embport@public2.bta.net.cn

Resposta

Link directo:

RE: Familia Quartin

#333723 | paivaodete | 11 ago 2013 15:10 | Em resposta a: #108284

Caros membros da grande família Quartin:

Só agora estou desperta para o conhechimento do devir desta família, porque investigo um amigo da família Quartin que viveu na segunda metade do século XIX e faleceu em 1919. O fundo nuclear que estudo é um conjunto de cartas recebidas e enviadas pelo biografado para muitas pessoas, entre elas, para vários membros dos Quartin.

Sou investigadora de um núcleo de investigação de uma Universidade do Norte de Portugal.

Conquanto estejamos já em 2013, e a última mensagem seja de 2009, pedia me contactassem.

Cordiais saudações,

Odete Paiva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 13:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen