Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#108138 | Filipe Reis | 28 dez 2005 00:35

CAROS CONFRADES

Trago ao vosso conhecimento o nome do Capitão António Marques de Paulla Coimbra n. em Out. de 1713 no Cazal, S. Pedro de Molelos, fº de António Marques de Paulla e de Maria ou Mariana de Coimbra (n. em 20 de Set. de 1677em Cazal) casados em 24 de Fev. de 1702.
O Capitão Coimbra casou em Castelões a 18 de Maio de 1734 com Eufémia Ribeiro, n. a 19 de Março de 1702 em Ribeiro, Castelões, Tondela, fª. de Francisco Ribeiro, n. em 20 de Out. 1675 no Figueiral, Castelões e casado em 19 de Abril de 1698 na Igreja do Salvador em Castelões com Domingas Lopes, n. em 27 de Dez. 1671 em Coelhoso, Castelões.
António Coimbra e Eufémia Ribeiro tiveram António Marques Coimbra, n. em Maio de 1735 em Molelos q. casou com Catherina Jozefa Dias em 16 Nov 1755 (15 dias após o terramoto) em S. Pedro de Molelos. Catherina nasceu no Paço em Molelos em Dez. de 1734. Estes tiveram José Marques de Coimbra em Março de 1759 no Cazal, Molelos.

Se dispuserem de mais alguns dados sobre estas famílias, agradeço

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#108365 | Luis K. W. | 30 dez 2005 15:17 | Em resposta a: #108138

Caro Filipe Reis,

Uns "Coimbras", de Molelos-Tondela?!??
Vamos ter de falar!!
Eu e o João Brás temos familiares de Molelos com esse nome.
Conte-nos como chegou a 1713.

Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Coimbras de Molelos

#108434 | JBrito | 31 dez 2005 03:09 | Em resposta a: #108365

Caro Luís K W

Há tempos enviei-lhe a ascendência relativa aos nossos antepassados comuns (Fernandes de Carvalho). Vejo agora que tem também interesse na família Coimbra, de Molelos. Também eu tenho antepassados com este apelido nesta freguesia. Teremos mais algum ramo comum?

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Coimbras de Molelos

#108524 | Luis K. W. | 01 jan 2006 12:41 | Em resposta a: #108434

Caro Jorge

Foi no tópico "Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela". Numa das mensagens enviei para lá alguns dos meus Coimbras, de Molelos.

Um abraço
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#108530 | Luis K. W. | 01 jan 2006 16:00 | Em resposta a: #108365

Sorry, Filipe.

Meti água!
Quem também tem ascêndencia COIMBRA em Molelos-Tondela é o desousaj_99, João Miguel Coimbra de Sousa.

Cumprimentos.
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Coimbras de Molelos

#108566 | JBrito | 02 jan 2006 00:02 | Em resposta a: #108524

Caro Luís K W

Estive a ver o tópico que referiu. Os Coimbras que aí surgem são de geração muito recente. Os meus são mais antigos (os mais recentes no séc. XVIII). Tem isso estudado mais para trás?

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Coimbras de Molelos (e agradecimento)

#108590 | Luis K. W. | 02 jan 2006 11:36 | Em resposta a: #108566

Caro Jorge.

Vou ver o que tenho (não estou no meu covil), e depois envio-lhe.

Tenho andado com as minhas pesquisas um bocado paradas, e só ONTEM reparei que você me enviou, naquela mensagem no outro tópico, uma série de nomes (uns 30!!!) de antepassados meus que eu não tinha.
MUITO OBRIGADO!!

Um abraço,
Luís
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#108729 | Filipe Reis | 04 jan 2006 00:05 | Em resposta a: #108365

Caros Confrades

Mariana de Coimbra era filha de Miguel de Coimbra e Paula Fernandes, de Molelos.
No assento de Baptismo de António em 3 de Novembro de 1713, consta que o padrinho era o dr. António Fernandes do Valle, de Tondela e a madrinha Luzia Marques, mulher de Manuel de Coimbra, de Marrocos, Molelos.
Cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Molelos e Castelões, Tondela

#109645 | Filipe Reis | 15 jan 2006 17:37 | Em resposta a: #108729

Caros confrades

Apresento o registo de Casamento de:

António Marques e Catarina Josefa Dias, de Molelos e Castelões respectivamente


Fonte: ADV Assento de Casamento, Freguesia S. Pedro de Molelos, Tondela, Mç. 11-A, nº 15

Lugar da Vella- Casamento de António Marques e Catarina Josefa

Aos 16 de Novembro de 1755, receberam-se por marido e mulher António Marques, natural e morador no lugar de Cazal, desta Freguesia, filho legítimo de António Marques de Paulla e de sua mulher Eufémia Ribeira, ele do dito lugar de Cazal e ela do lugar de Telhado, freguesia de Salvador de Castelões. Neto paterno de António Marques de Paulla e de sua mulher Mariana de Coimbra, do lugar do Cazal e neto materno de Francisco Ribeiro e de sua mulher Domingas Lopes, do Telhado, Castelões, com Catarina Josefa, natural do Paço, e moradora no lugar da Vella, desta mesma freguesia, de Molelos,, fª legítima de Francisco Dias e sua mulher Tereza Caetana, elle natural da freguesia do Lordelo, termo de Monção, arcebispado de Braga e ela natural do lugar de Sacavém, termo de Lisboa, neta paterna de António Dias e de sua mulher Catarina …., da freguesia de Lordelo, e neta materna de Manuel Francisco de S. Martinho de Salreu, (Estarreja), e sw Antónia DA Assunção do lugar de Sacavém onde foram moradores.
Testemunhas: o Doutor Manuel de Souza Coutinho, Francisco Fernandes e Manuel de Matos, do lugar de Molelos
O Cura Félix de Almeida Coelho


Fonte: ADV, Assento de Bapt, Freguesia S. Pedro de Molelos, Tondela, Mç. 11, nº 6

António (Marques de Paula), Cazal

Aos 3 de Novembro de 1713, baptizei António, Fº de António Marques e de Mariana de Coimbra. Foram padrinhos: o Dr. António Fernandes do Vale, de Tondela e Luzia Marques Coimbra, mulher de Manuel de Coimbra, de Marrocos (…)
O Cura Manuel Pirez Coimbra

cumprimentos
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tond

#122757 | gmg | 14 jul 2006 16:08 | Em resposta a: #108138

Procuro informações sobre esta Família. O que possuo é o seguinte:


- ROSA D’ ALEGRIA, nat. da freg.ª de S. Lourenço, Portalegre, n. 17 de Novembro de 1821, f.ª de João Luís, nat. de Ribeira (?) e de Maria Josefa, nat. da freg.ª de Molelos, concelho de Tondela, distrito de Viseu; neta pat. de António Luís e de Maria Correia e neta mat. de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Alguém tem informações sobre a ascendência de MARIA JOSEFA, filha de JOSÉ MARQUES COIMBRA? Ou outra qualquer?

Agradeço,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Coimbras de Molelos

#122758 | gmg | 14 jul 2006 16:08 | Em resposta a: #108434

Procuro informações sobre esta Família. O que possuo é o seguinte:


- ROSA D’ ALEGRIA, nat. da freg.ª de S. Lourenço, Portalegre, n. 17 de Novembro de 1821, f.ª de João Luís, nat. de Ribeira (?) e de Maria Josefa, nat. da freg.ª de Molelos, concelho de Tondela, distrito de Viseu; neta pat. de António Luís e de Maria Correia e neta mat. de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Alguém tem informações sobre a ascendência de MARIA JOSEFA, filha de JOSÉ MARQUES COIMBRA? Ou outra qualquer?

Agradeço,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tond

#122759 | gmg | 14 jul 2006 16:08 | Em resposta a: #108365

Procuro informações sobre esta Família. O que possuo é o seguinte:


- ROSA D’ ALEGRIA, nat. da freg.ª de S. Lourenço, Portalegre, n. 17 de Novembro de 1821, f.ª de João Luís, nat. de Ribeira (?) e de Maria Josefa, nat. da freg.ª de Molelos, concelho de Tondela, distrito de Viseu; neta pat. de António Luís e de Maria Correia e neta mat. de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Alguém tem informações sobre a ascendência de MARIA JOSEFA, filha de JOSÉ MARQUES COIMBRA? Ou outra qualquer?

Agradeço,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#122769 | gmg | 14 jul 2006 18:26 | Em resposta a: #108138

Caro Sr. Filipe Reis,

Não será o JOSÉ MARQUES DE COIMBRA, nascido em Março de 1759 em Molelos, o mesmo (?) José Marques Coimbra pai da Maria Josefa e avô da Rosa d' Alegria (esta nascida em Portalegre em 1821)?

Há uma forte probabilidade... Contudo é apenas uma mera suposição.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

José Marques de Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#122840 | Filipe Reis | 15 jul 2006 17:38 | Em resposta a: #122769

Caro confrade

É muito provável que seja o mesmo.

José Marques de Coimbra foi baptizado, em Março de 1759, em Molelos pelo padre José de Coimbra Sylvan e seu padrinho foi o bacharel António Gomes da Sylva, de Tondela.
José casou, também em S. Pedro de Molelos, a 13 de Junho de 1779, com Maria da Esperança de Figueiredo, fª de António Marques Homem e de Maria de Figueiredo. Maria da Esperança também seria conhecida como Maria Marques, visto ser filha de António Marques e seria, muito provavelmente, parenta próxima do próprio marido José Marques.
O filho mais velho do casal José e Maria da Esperança chamou-se também José de Marques de Coimbra. Nasceu em Molelos em Julho de 1780.
Tenho mais dados sobre estes meus avós.

Cumprimentos,

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: José Marques de Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#122981 | gmg | 17 jul 2006 16:53 | Em resposta a: #122840

caro Filipe,

É de certeza a mesma gente! A Maria Josefa, minha Antepassada seria filha do José Marques de Coimbra e da Maria Marques ( ou Maria da Esperança de Figueiredo). Os padres davam sempre várias variantes onomásticas, antigamente.

Esta Maria Josefa deve ter nascido entre 1780 - 1800 porque uma filha dela, nasce em Portalegre em 1821. Tem o registo de Baptismo desta Maria Josefa, irmã que foi do José de Marques de Coimbra nascido em 1780?

Sobre os avós tem mais dados? É possível enviar? Já agora, onde fica o lugar de Ribeira?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: José Marques de Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#122985 | gmg | 17 jul 2006 17:20 | Em resposta a: #122840

Caro Filipe,

Se entender que quer partihar os dados sobre as investigações que já fez sobre estes nossos antepassados comuns, agradecia. Quer que eu lhe envie o meu e-mail? Ou pode ir colocando aqui?

Cumprimentos e obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#123054 | gmg | 18 jul 2006 14:25 | Em resposta a: #108138

Caríssimo Filipe,

Fico a aguardar, ansiosamente, notícias destes nossos antepassados comuns. O casal JOSÉ MARQUES COIMBRA - MARIA MARQUES é o mesmo (tenho quase a certeza) casal JOSÉ MARQUES DE COIMBRA - MARIA DA ESPERANÇA DE FIGUEIREDO, uma vez que esta senhora usaria indistintamente os apelidos Marques ou Figueiredo, uma vez que era f.ª de António MARQUES Homem e de Maria de FIGUEIREDO.

Sobre o antepassado desta Maria de Figueiredo, o P.e GASPAR DE FIGUEIREDO, Bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra em 1638 sabe-se mais alguma coisa? Tem o respectivo processo de matrícula ou da leitura de bachareis? Como se chamava a Mãe deste Padre? Eram de Mesão Frio?

E o Capitão António Marques de Paula Coimbra, era de que arma? Artilharia? Infantaria? Cavalaria? Ordenanças?

Tem o registo de baptismo de Maria Josefa, f.ª de José Marques de Coimbra e de Maria Marques (ou Maria da Esperança de Figueiredo)?

Fico a aguardar, muito brevemente espero, notícias suas! Desde já muito obrigado pelas suas informações aqui disponibilizadas, mais aquelas que quiser partilhar!


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Marques Coimbra, Molelos, Tondela

#123065 | Filipe Reis | 18 jul 2006 16:37 | Em resposta a: #123054

Caro Luis

Infelizmente não posso dar-lhe grande ajuda às suas questões.
Do Capitão apenas sei o que mencionam os registos paroquiais. Seria talvez das Ordenanças. Não tenho dados de mais nenhum filho do casal José marques Coimbra e Maria da Esperança, do lugar de Cazal (também não solicitei). Proponho que contacte o Arquivo Distrital de Viseu, do qual tenho a melhor impressão. Certamente que o Livro de Baptismos de Molelos, Tondela, (Maço 11-A, a partir da Fl 25vº - registo do Baptismo de José a 1 de Agosto de 1780) o qual se encontra em bom estado e a caligrafia é excelente terá os nomes dos restantes filhos do casal.
Sobre Gaspar de Figueiredo veja neste forum o sitio " A Quinta de Gaspar de Figueiredo".

Cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marques Coimbra, Molelos, Tondela

#123140 | gmg | 19 jul 2006 19:32 | Em resposta a: #123065

Caro Filipe,

Estou a ver que somos aparentados! Já solicitei ao Arquivo de Viseu uma fotocópia da Maria Josefa, irmã do seu José Marques Coimbra, e adverti que a Maria da Esperança de Figueiredo, pode constar como Maria Marques e vice-versa. É de certeza a mesma gente. Quantos registos não registam variantes onomásticas das pessoas? Imensos. Este, não é caso único.

Consultei por alto o outro tópico. Para pedirmos fotocópia do processo do P.e Gaspar de Figueiredo sobre o seu bacharelato em Cânones, é para o Arquivo de Coimbra (AUC)?

Dos ramos estudados, por si, da ascendência destes nossos antepassados o que tem aqui colocado é tudo? Ou ainda tem mais ligações? Estes Figueiredo entroncam nos estudados pelo Felgueiras Gayo?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques Coimbra, Molelos, Tondela

#123146 | gmg | 19 jul 2006 20:22 | Em resposta a: #123065

Caro Filipe,

Em que data nasceu Maria de Figueiredo, f.ª de Gaspar de Figueiredo e de Maria Helena Esteves?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Marques Coimbra, Molelos, Tondela

#123148 | gmg | 19 jul 2006 20:59 | Em resposta a: #123065

Caro Filipe,

Desculpe enviar-lhe novamente mais uma mensagem, mas estive a analisar atentamente o que tem aqui escrito nomeadamente a descendência de GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES e deparei-me com o seguinte:
- Maria de Figueiredo, f.ª dos anteriores nasceu em que data?

Como pode ter a certeza que esta Maria de Figueiredo, que teve uma ligação com António Ferreira é, de facto, filha do casal anterior?

De ANTÓNIO FERREIRA - MARIA DE FIGUEIREDO, nasceu Maria de Figueiredo em 1722. Ora (a não ser que o pároco tivesse sido cuidadoso a esse ponto), em registos de baptismo de 1720's normalmente não constam mais nomes do que apenas os dos pais do neófito! Como pode afirmar que a Mãe é filha do GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES? É que ainda por cima ela não casou, mas teve uma relação amorosa com António Ferreira, o que inviabiliza a hipótese de encontramos um casamento que estabelecesse essa filiação!

Obrigado e cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tond

#123196 | gmg | 20 jul 2006 14:22 | Em resposta a: #108138

Caro Filipe,

Assim que tiver oportunidade, gostaria de ter uma resposta sua ao que aqui lhe pergunto, em tantas mensagens. Já agora, estes nossos Figueiredo, de Tondela, estão estudados por mais alguém? Quero com isto dizer, se há algum livro que fale desta Família?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#123496 | gmg | 24 jul 2006 14:56 | Em resposta a: #108138

Renovo as minhas questões.

Obrigado,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#123521 | Filipe Reis | 24 jul 2006 18:15 | Em resposta a: #123496

Caro Luis

Tem sido difícil arranjar tempo para lhe poder responder com base nas certidões que possuo. Tenho estado a ler os poucos registos do ADV de que tenho cópia, mas como não resido próximo de Viseu, nunca pude efectuar uma busca mais exaustiva aos RP de Molelos e Castelões, concelho de Tondela e assim esclarecer dúvidas e diversas lacunas das minhas investigações. Em breve transcreverei mais alguns desses registos nesta página.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marques de Paula Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#123595 | gmg | 25 jul 2006 15:27 | Em resposta a: #123521

Caro Filipe,

Quer que lehe envie o meu e-mail para, se quiser e fizer o favor, enviar-me esses dados todos? Ontem recebi correio do ADViseu. Encontraram o registo da minha antepassada Maria Josefa, irmã do seu antepassado José Marques Coimbra nascido em 1780, que nasceu em 1783 e onde a Mãe consta como Maria Esperança Marques! Eu bem dizia que era a mesma gente!


Encontrou o Registo de Casamento de GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES? Em que data? E a filha deles, Maria de Figueiredo, em que data nasceu?

Cumprimentos e obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Maria de Figueiredo, Casal Novo, Molelos, Tondela

#123619 | Filipe Reis | 25 jul 2006 18:15 | Em resposta a: #123595

Caro Luis

Interessante descoberta Maria Josefa Coimbra, a irmã de José Marques Coimbra, nascida em 1783. Pode transcrever o registo?

Não localizei o registo de casamento de Gaspar de Figueiredo e Maria Helena Esteves. Pode não ter sido em Molelos.

Quanto a Maria de Figueiredo transcrevo o registo:

24.04.1722 - Casal Novo, Molelos, MARIA, Fª. de Maria de Figueiredo, solteira, Filha de Gaspar de Figueiredo.
Foram Padrinhos: João Rodrigues e Ana João mulher de António de Figueiredo(provavelmente Tio), todos de Molelos.

ADV, Mç 11,nº6,Fl. 137.

Cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Maria de Figueiredo

#123667 | gmg | 26 jul 2006 17:34 | Em resposta a: #123619

Caro Filipe,

Assim que tiver oportunidade transcrevo-lhe o registo.

Agora uma outra dúvida: Segundo o Registo de Baptismo de MARIA DE FIGUEIREDO, "24.04.1722 - Casal Novo, Molelos, MARIA, Fª. de Maria de Figueiredo, solteira, Filha de Gaspar de Figueiredo", como pode afirmar que esta Maria bapt. em 1722 fosse, de facto, bisneta do Padre Gaspar de Figueiredo?? É que não fazem menção ao nome da Avó Materna! Ou fazem?

E como sabe que o Pai desta senhora era o António Ferreira? Fazem menção ao nome do Pai no referido registo? Ou ele surge, no registo de baptismo da filha desta Maria ?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo, Casal Novo, Molelos, Tondela

#123673 | gmg | 26 jul 2006 18:04 | Em resposta a: #123619

E já agora, em que ano nasceu a filha desta Maria de Figueiredo baptizada em 1722?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo, Casal Novo, Molelos, Tondela

#123682 | Filipe Reis | 26 jul 2006 22:03 | Em resposta a: #123673

Caro Luis

Já viu o sítio http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=108143
aí tenho alguma informação sobre a Maria de Figueiredo nascida em 1722 e que
casou em 1746, em S. Pedro de Molelos, com António Marques Homem, baptizado em 18.11.1708, do Casal de Maçãs, filho de António Marques e Maria Esperança, que casaram em S. Pedro de Molelos em 20 de Novembro de 1701. Julgo que o apelido Homem vem em honra do padrinho e Padre que celebrou o baptismo o pe. Manuel Homem, do lugar de Santiago de Besteiros.

Nesse registo em muito mau estado e com faltas de papel pode ler-se que Maria era filha de António Ferreira, de Tondela e de Maria de Figueiredo, solteira, do lugar de Casal, neta materna de G (espaço de papel em falta) de Figueiredo e de sua mulher Maria Esteves, de Molelos.
Como testemunhas aparecem os parentes António Marques de Paula (O capitão já que originou este forum) e sua mulher Eufémia Ribeira.
Fonte: ADViseu,Molelos, Mç11,nº7

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Gaspar de Figueiredo - Maria Esteves

#123707 | gmg | 27 jul 2006 11:42 | Em resposta a: #123682

Caro Filipe,

Agora estou mais esclarecido. Contudo ainda me restam algumas dúvidas quanto à filiação do Gaspar de Figueiredo casado com a Maria Esteves! Seria, de facto, f.º do P.e Gaspar de Figueiredo, ou é mera suposição?

Vou averiguar os tópicos todos com mais calma para tentar esclarecer algumas dúvidas... Vou entretanto estar de férias, pelo que não estranhe a falta de correspondência....

Mas.... seria, de facto, o Gaspar de Figueiredo f.º do Padre? Ou é apenas suposição pelo facto do apelido ser o mesmo?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Gaspar de Figueiredo - Maria Helena Esteves

#123729 | gmg | 27 jul 2006 18:53 | Em resposta a: #123682

Caro Filipe,

Pelos vistos e segundo o Sr. Luís Varella o casal GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES, casaram em S. Miguel do Outeiro, concelho de Tondela, distrito de Viseu, no dia 13 de Abril de 1682.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

José Marques de Coimbra e Maria de Figueiredo

#123765 | gmg | 28 jul 2006 12:26 | Em resposta a: #123682

Caro Filipe,

Pode dizer-me em que data nasceram, e em que freguesias, José Marques de Coimbra casado com Maria da Esperança de Figueiredo (ou Maria Esperança Marques) casados em Molelos no dia 13 de Junho de 1779?

Cumprimentos e mais uma vez obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Transcrição do Registo Baptismo de Maria Josefa

#123766 | gmg | 28 jul 2006 12:39 | Em resposta a: #123682

Aqui segue a transcrição do Registo de Baptismo de Maria Josefa (Coimbra):

"Aos dezasete dias do mes de Fevereiro de mil e sete Centos eointenta tres Batizei Solennemente, e pus os Santos oleos a Maria Filha legitima de Jose Marques, e desua mulher Maria Esperança Marques do lugar doCazal, Nepta Paterna deAntonio Marques, e de Maria de figueiredo e pela inquem (?) de Caterina Maria, e pela Materna de António Marques homem e de Maria de Figueiredo todos do lugar doCazal desta Freguesia de Sam Pedro deMolellos Foram padrinhos Pedro Rodrigues do lugar davilla e Maria Josefa filha de Costodio Marques daSilvam de Molellos, eporverdade detudo fiz este assento que assignei dia mes, eera, ut Supra, oCura
Antonio Joze Simoes"

ADViseu, Casal, Molelos, Maço 11-A, n.º 9, 47v e 48.



Daqui se vê que o Padre, e porque os Avôs se chamavam António Marques enganou-se no nome da Avó Paterna e deu depois o nome de Catarina Maria (que é a Catarina Josefa Dias) casada com o António Marques Coimbra, apontando depois como certa e correcta a Maria de Figueiredo como Avó Materna da neófita!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: José Marques de Coimbra e Maria de Figueiredo

#123859 | Filipe Reis | 29 jul 2006 20:07 | Em resposta a: #123765

Caro Luis

José Marques Coimbra foi baptizado a 19 de Março de 1759, em Molelos. Os pais António Marques Coimbra e Catarina Josefa Dias viviam no Casal. Avós paternos: O Capitão António Marques de Paula Coimbra e Eufémia Ribeira. Avós maternos: Francisco Dias e Teresa Caetana, do lugar da Vela da mesma Freguesia. Padrinhos: O Bacharel António Gomes da Silva, de Tondela e Josefa da Silva, mulher de António Coimbra Camelo, do lugar de Casal.

De Maria Esperança de Figueiredo não consegui o respectivo registo no ADV.

Cumprimentos,

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Sepultura do P.e Gaspar de Figueiredo

#123860 | gmg | 29 jul 2006 20:18 | Em resposta a: #123859

Caro Filipe,

Sabe dizer-me onde se encontra sepultado o P.e Gaspar de Figueiredo? Existe alguma pista? Através do seu processo de Formatura em Cânones em 1638, conseguiu recuar mais na Ascendência?

A única pista que temos é um Gaspar, f.º de Manuel de Figueiredo. Mas o P.e era natural de onde?

Vai colocar aqui mais alguma transcrição de algum registo?

Estes FIGUEIREDO entroncam no Nobiliário, do Felgueiras Gayo?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

P.e Gaspar de Figueiredo, Bacharel em Cânones

#123933 | gmg | 30 jul 2006 22:16 | Em resposta a: #123859

Caro Filipe,

Tem o documento da Formatura em Cânones do P.e Gaspar de Figueiredo? Segundo o Sr. Luís Varela ele seria f.º de Manuel de Figueiredo, nat. da freg.ª de Mesão Frio, concelho de Guimarães.

Contudo dê uma vista de olhos ao tópico "Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela". Lá poderá ver que a filiação é outra. E agora!!???

Será o mesmo Gaspar de Figueiredo? Terá sido ele mesmo formado em Cânones? Ou será coincidência de nomes? Estou em crer que o nosso antepassado Padre não é o mesmo que se formou em Cânones, em Coimbra, em 1638.

Vou entrar de férias, pelo que não estranhe a demora a algumas respostas....

Vá mantendo-me informado sobre este nosso antepassado.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Gaspar de Figueiredo - Maria Esteves

#123963 | gmg | 31 jul 2006 09:20 | Em resposta a: #123682

Caro Filipe Reis,

Venho dar-lhe a informação que o nosso casal GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA ESTEVES, ao que parece natural de Molelos (segundo registo de casamento de Maria em 1746) pode não ser o mesmo casal GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES que casam em 1682 em Besteiros!

Note que MANUEL COELHO (SOARES DO VALE) e ISABEL DE FIGUEIREDO, tiveram um f.º chamado GASPAR, nascido em 1657, em Molelos ao que parece.

Esta ISABEL DE FIGUEIREDO era irmã do P.e Gaspar de Figueiredo!

Consegue pedir para o ADViseu o provével registo de Casamento de Gaspar de Figuiredo - Maria Esteves em Molelos entre 1677 - 1690?

Cumprimentos e diga qualquer coisa!

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Há novidades?

#124480 | gmg | 07 ago 2006 22:14 | Em resposta a: #108138

Caro Filipe,

Há novidades na Ascendência dos nossos antepassados?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Novidades sobre os nossos Antepassados?

#125439 | gmg | 21 ago 2006 17:00 | Em resposta a: #108138

Caro Filipe,

Há novidades sobre os nossos antepassados?

E sobre a filiação do nosso antepassado P.e Gaspar de Figueiredo?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Novidades sobre os nossos Antepassados?

#125444 | Filipe Reis | 21 ago 2006 17:30 | Em resposta a: #125439

Caro Luis

Infelizmente não tenho novidades. Estou de férias. Só buscando "na fonte" será possível avançar na investigação.

Cumprimentos.

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Novidades sobre os nossos Antepassados?

#125450 | gmg | 21 ago 2006 18:08 | Em resposta a: #125444

Obrigado pela sua resposta.

Pretende continuar com a pesquisa? E mais transcrições de registos, vai por aqui? Agradecia.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Molelos e Castelões, Tondela

#125766 | gmg | 24 ago 2006 14:49 | Em resposta a: #109645

Caro Filipe,

Conseguiu alguma coisa sobre os nossos antepassados naturais da freguesia de Lordelo, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo?

E os de Sacavém e Salreu?

Aguardo notícias,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Sacavém e Salreu

#126403 | gmg | 29 ago 2006 22:48 | Em resposta a: #123619

Caro Filipe,

Conseguiu investigar a ascendência dos nossos antepassados de Sacavém e de Salreu (Estarreja)?

E sobre o nosso antepassado P.e Gaspar de Figueiredo? Que me tem a dizer acerca da sua filiação? Será mesmo f.º de Manuel de Figueiredo, de Mesão Frio (Guimarães) ou será f.º do Gaspar Francisco? Eu estou mais inclinado para a segunda hipótese. Não me parece que seja o nosso antepassado, o mesmo que consta dos Registos da Universidade de Coimbra como bacharel em Cânones em 1638.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#127040 | gmg | 01 set 2006 19:49 | Em resposta a: #108138

Caro Filipe Reis,

Tive recentemente, dia 31 de Agosto do corrente, a oportunidade de me deslocar ao Arquivo Distrital de Viseu onde estive a conferir umas linhas genealógicas e a investigar outras. Deparei-me com o seguinte:

- Não consegui localizar o Registo de Baptismo de ANTÓNIO MARQUES HOMEM, bapt. 18 de Novembro de 1708 em Santiago de Besteiros, Tondela. Percorri os livros desde 1701 até 1720's e nada. Como conseguiu localizar este ANTÓNIO MARQUES HOMEM?

- Localizei o Registo de Casamento de ANTÓNIO MARQUES HOMEM e de MARIA ESPERANÇA FERNANDES, no dia 20 de Novembro de 1701 em Molelos. Contudo no respectivo assento, não é referida a filiação dos nubentes. Como é que conseguiu estabelecer a filiação de ANTÓNIO MARQUES HOMEM (f.º de Francisco Pires e de Maria Marques) e de MARIA ESPERANÇA FERNANDES (f.ª de Manuel Fernandes e de Esperança Fernandes)?

- Relativamente à MARIA DE FIGUEIREDO, f.ª natural de Maria de Figueiredo (esta f.ª de um Gaspar de Figueiredo), nascida em Molelos no dia 24 de Abril de 1722 ela é f.ª do Padre ANTÓNIO FERREIRA, do Vale, Tondela, não referindo o nome dos avós paternos. Como conseguiu chegar à filiação do Padre António Ferreira e dizer que ele era f.º de Manuel Ferreira e de Maria Rodrigues casados em Tondela no dia 7 de janeiro de 1687?

- Como pode ter a certeza que a MARIA DE FIGUEIREDO, f.ª do Gaspar de Figueiredo é de facto f.ª do Casal GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES (casados em São Miguel do Outeiro no dia 13 de Abril de 1682), se não foi possível localizar em Molelos o Registo de Baptismo de uma MARIA entre 1680 - 1704, f.ª do casal mencionado e portanto neta do Padre Gaspar de Figueiredo?

- Localizei a nossa Antepassada MARIA DA ESPERANÇA DE FIGUEIREDO, também chamada MARIA ESPERANÇA MARQUES e casada com JOSÉ MARQUES DE COIMBRA em 13 de Junho de 1779. Ela nasceu em Molelos onde foi bapt. no dia 4 de Janeiro de 1756. Nesse Registo consta que é neta materna do Padre António Ferreira.


Como conseguiu alguns dos Registos e estabelecer filiações?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

FIGUEIREDOS e MARQUES HOMEM

#127290 | gmg | 03 set 2006 13:13 | Em resposta a: #125444

Caro Filipe,

Tem recebido as mensagens, por mim enviadas neste fórum?

Gostava que me pudesse ajudar a esclarecer algumas dúvidas que me surgiram.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#127423 | Filipe Reis | 04 set 2006 14:49 | Em resposta a: #127040

Caro Luis

Há um registo de Molelos que refere o baptismo de António em 18.11.1706 ( ADV Mç 11,nº6,Fl 40) fº de António Marques e Maria da Esperança, do lugar de Casal. Foi baptizado pelo padre Francisco Homem, de Santiago - Depreendo que o apelido venha em honra do Padre, que eventualmente também fosse parente. Também o pai presumo que tivesse o mesmo apelido (vidé registo de casamento do filho em 1746 em Molelos com Maria de Figueiredo- ADV. Mç 11, nº7).
Curioso o padrinho de baptismo é Francisco Pires, de Santiago de Besteiros, avô paterno ( vidé o mesmo registo de casamento ).

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#127612 | gmg | 06 set 2006 21:17 | Em resposta a: #127423

Caro Filipe,

E nesse Registo de Baptismo, revela o nome dos Avós paternos e maternos?

E como chegou à filiação do Padre António Ferreira?

Como pode afirmar que a Maria de Figueiredo é neta do Padre Gaspar de Figueiredo?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#127614 | gmg | 06 set 2006 21:30 | Em resposta a: #127423

Caro Filipe,


Localizei o Registo de Casamento de ANTÓNIO MARQUES HOMEM e de MARIA ESPERANÇA FERNANDES, no dia 20 de Novembro de 1701 em Molelos. Contudo no respectivo assento, não é referida a filiação dos nubentes. Como é que conseguiu estabelecer a filiação de ANTÓNIO MARQUES HOMEM (f.º de Francisco Pires e de Maria Marques) e de MARIA ESPERANÇA FERNANDES (f.ª de Manuel Fernandes e de Esperança Fernandes)?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM e SALREU

#127763 | gmg | 08 set 2006 13:21 | Em resposta a: #127423

Caro Filipe,

Sobre Salreu conseguiu localizar os assentos dos nossos antepassados? E sobre estas dúvidas nas filiações que eu lhe apresentei e que não faço a mínima ideia de como conseguiu lá chegar?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#127826 | gmg | 08 set 2006 21:22 | Em resposta a: #127423

Caro Filipe,

Assim que tiver oportunidade, gostaria que me pudesse explicar as minhas dúvidas.

Obrigado e cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#127837 | Filipe Reis | 08 set 2006 23:53 | Em resposta a: #127826

Caro Luis

Mais algumas achegas.

No meu apontamento de 26 de Julho refiro o registo de casamento de dia 22 (mês não é mencionado por lapso) de 1746, em S. Pedro de Molelos, de António Marques Homem e Maria de Figueiredo, ele do Casal de Maçãs, " filho de António Marques Homem e de Maria Esperança. Neto paterno de Francisco Pires
e Maria Marques, do Casal, neto materno de Manuel F(...?) e sua mulher Esperança fernandes, do casal. Maria Figueiredo filha de António Ferreira, de Tondela, e de Maria de Figueiredo, Solteira, do lugar de Casal (Nesse registo em muito mau estado e com faltas de papel pode ler-se que Maria é) neta materna de G (espaço de papel em falta que presumo ser Gaspar) de Figueiredo e de sua mulher Maria Esteves, de Molelos. testemunhas António Marques de Paula e sua mulher Eufémia Ribeira."
Fonte: ADViseu,Molelos, Mç11,nº7

Assim temos, segundo me informa, que António Ferreira era padre e daí a mãe de sua filha Maria de Figueiredo ser solteira. Também não tenho grandes dúvidas que
Gaspar era casado com Maria Esteves, pois o registo é muito claro quanto a mencionar os estados civis. Encontrei mais um filho deste casal de nome Caetano.
Verifique ainda que o 1º testemunha do casamento, em Molelos, a 20.11.1701, de António Marques e Maria Esperança é (o pai desta o Padre) António Ferreira.
O mesmo Padre António Ferreira (aí vem mesmo mencionado Pd.), do Vale, Tondela é o padrinho de baptismo, em Molelos, em 3.11.1713, de António Marques Coimbra, fº de António Marques e Mariana de Coimbra. (ADV Mç 11,nº6, fl 68vº)

É obvio que seria interessante estudar esta figura do Pd António Ferreira....

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#127866 | gmg | 09 set 2006 13:03 | Em resposta a: #127837

Caro Filipe,

Não me recordo de quando vi o assento de casamento de 1746 entre ANTÓNIO MARQUES HOMEM e de MARIA DE FIGUEIREDO de constar o nome dos avós, nem de constar o nome de Maria Helena, mulher do Gaspar de Figueiredo.

Tem esse registo fotocopiado? Pode digitalizar e enviar-me, se fizer o favor? Já sabe o meu e-mail. Obrigado.

Quanto ao Padre António Ferreira, continuo sem perceber como consegue atribuir-lhe filiação?

Conseguiu mais um f.º do casal GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES, de nome Caetano, mas o que é certo é que a nossa Maria, não aparece, tal como já lhe disse. Esse Caetano é natural de onde?


Não existe Processo de Inquirição de Genere, no ADViseu, para o Padre António Ferreira.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#127867 | gmg | 09 set 2006 13:08 | Em resposta a: #127837

Não sei se se recorda, de uma mensagem que lhe enviei de 1 de Setembro:

-Localizei o Registo de Casamento de ANTÓNIO MARQUES HOMEM e de MARIA ESPERANÇA FERNANDES, no dia 20 de Novembro de 1701 em Molelos. Contudo no respectivo assento, não é referida a filiação dos nubentes. Como é que conseguiu estabelecer a filiação de ANTÓNIO MARQUES HOMEM (f.º de Francisco Pires e de Maria Marques) e de MARIA ESPERANÇA FERNANDES (f.ª de Manuel Fernandes e de Esperança Fernandes)?

Continuo a achar que vi e li bem o respectivo registo e que no mesmo, não consta a filiação dos nubentes! Mas o Filipe diz-me que sim? Não se importa de digitalizar o registo e enviar-me por e-mail?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Dúvida nas filiações!

#128580 | gmg | 15 set 2006 13:16 | Em resposta a: #127837

Caro Filipe,

Continuo bastante confuso em saber como conseguiu estabelecer certas filiações! É que não pode ser! Nos documentos que menciona, não fazem menção aos nomes dos pais ou avós, consoante o registo.

E sobre o António Ferreira, de Vale (Tondela), aliás P.e ANtónio Ferreira, como estabeleceu a sua filiação? Desculpe, mas não consigo entender. Para isso recorro novamente ao Filipe, na tentativa de se esclarecido.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Padre António Ferreira, de Tondela

#128622 | Filipe Reis | 15 set 2006 18:41 | Em resposta a: #128580

Caro Luis

Peço desculpa, mas não transcrevi a totalidade do registo do casamento de 1746 em Molelos (António Marques Homem + Maria de Figueiredo).
Falta a parte em que se refere claramente que Maria de Figueiredo, filha de António Ferreira, de Tondela, é neta paterna de Manoel Ferreira e de sua mulher (Ma)ria Rodrigues, de Tondela.

Em breve conto mandar-lhe a cópia do registo que é inequivoco. (estou com problemas com o computador e scanner)

Cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Ferreira, de Tondela

#128650 | gmg | 16 set 2006 00:25 | Em resposta a: #128622

Caro Filipe,

Agradecia que me pudesse enviar, por e-mail os assentos de que dispõe e que dizem respeito à nossa ascendência comum.

Sobre os Pais do Padre António Ferreira, conseguiu recuar na ascendência?

Cumprimentos e mais uma vez, obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Ferreira, de Tondela

#129242 | gmg | 22 set 2006 14:39 | Em resposta a: #128622

Caro Filipe,

Fico á espera de resposta sua e do envio das fotocópias digitalizadas. Desde já agradeço.

Sabe mais alguma coisa dos Pais do padre António Ferreira?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: José Marques de Coimbra, Casal, Molelos, Tondela

#129256 | mpinto | 22 set 2006 17:37 | Em resposta a: #122840

Caro Filipe Reis,

Sei que será quase como um tiro no escuro, mas o caro confrade terá mais alguma informação sobre o padrinho de baptismo referido, António Gomes da Sylva? Eu descendo de um António Gomes da Silva, do lugar de Molelos, casado a 17 de Janeiro de 1723 com Maria Henriques, de Tondela (filha de Francisco António[?]Henriques). Parece que poderá ser a mesma pessoa (dado o nome, local e data dos registos). Não tinha indicação sequer que seria bacharel.

Caso possa acrescentar alguma informação ficarei, como imagina, sinceramente agradecido.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: FIGUEIREDOS E MARQUES HOMEM

#129312 | Filipe Reis | 23 set 2006 14:53 | Em resposta a: #127837

Uma rectificação. António Ferreira é pai de Maria de Figueiredo e não de Maria Esperança.
As minhas desculpas.

Filipe R

Resposta

Link directo:

Rectificação

#129342 | Filipe Reis | 23 set 2006 23:41 | Em resposta a: #127837

Uma análise mais cuidada da fotocópia do registo de 3.11.1713 leva-me a crer que o nome abreviado do Padre António é Fernandes e não Ferreira.

Filipe R

Resposta

Link directo:

RE: Rectificação

#130014 | gmg | 03 out 2006 15:44 | Em resposta a: #129342

O padre é Ferreira. Assim surge no registo de baptismo da neta, Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo).

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Rectificação

#130042 | Filipe Reis | 03 out 2006 20:00 | Em resposta a: #130014

Caro Luis

Esta rectificação tem apenas a ver com dois erros que cometi no meu apontamento de 08.09.2006, 23:53 onde escrevo:

«(...) Verifique ainda que o 1º testemunha do casamento, em Molelos, a 20.11.1701, de António Marques e Maria Esperança é (o pai desta o Padre) António Ferreira.
O mesmo Padre António Ferreira (aí vem mesmo mencionado Pd.), do Vale, Tondela é o padrinho de baptismo, em Molelos, em 3.11.1713, de António Marques Coimbra, fº de António Marques e Mariana de Coimbra. (ADV Mç 11,nº6, fl 68vº)

É obvio que seria interessante estudar esta figura do Pd António Ferreira....»

Na 1ª referência ele não é o pai da noiva e na 2ª é o Pd. António Fernandes ( e não Ferreira) que é o padrinho de António Marques Coimbra.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

João Luís e Maria Josefa

#130049 | gmg | 03 out 2006 21:53 | Em resposta a: #130042

Caro Filipe,

Nos seus apontamentos consta algum Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, f.º de António Luís e de Maria Correia, com MARIA JOSEFA, f.ª de de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo) entre 1805 - 1820?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

António Gomes da Silva,Tondela

#130067 | Filipe Reis | 03 out 2006 23:19 | Em resposta a: #129256

Caro Maurício,
Só hoje reparei no seu texto.
Não tenho mais informação sobre Gomes da Silva. Apenas que em 1759 vivia na Freguesia de Santa Maria em Tondela

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: João Luís e Maria Josefa

#130068 | Filipe Reis | 03 out 2006 23:24 | Em resposta a: #130049

Caro Luis,

Nada tenho. No entanto João Luis parece ser natural do lugar de Ribeira, que julgo ser na Freguesia de Castelões.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: João Luís e Maria Josefa

#130074 | gmg | 04 out 2006 00:34 | Em resposta a: #130068

Ribeira, de onde era natural João Luís, fica na freguesia de Campo de Besteiros. Mas nem nessa freguesia, nem em Molelos encontrei o casamento de João Luís e de Maria Josefa.....

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

João Luís e Maria Josefa

#130112 | gmg | 04 out 2006 13:57 | Em resposta a: #130068

Caro Filipe,

O curioso da situação é que além de ter procurado o Registo de Casamento em Molelos e em Campo de Besteiros, não o tendo localizado, procurei o mesmo Registo de Casamento em todas as freguesias do concelho de Tondela e inclusivé na freguesia da Sé Ocidental de Viseu e............... nada!!! Absolutamente nada!

Onde terão casado?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Antepassados de SALREU e SACAVÉM

#130113 | gmg | 04 out 2006 13:59 | Em resposta a: #127837

Caro Filipe,

Conseguiu recuar na ascendência dos nossos antepassados de Salreu? E os de Sacavém?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: João Luís e Maria Josefa

#130129 | RAAL | 04 out 2006 18:13 | Em resposta a: #130112

Caro Luís
Nessa época Campo de Besteiros chamava-se Santa Eulália
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: João Luís e Maria Josefa

#130309 | gmg | 06 out 2006 22:45 | Em resposta a: #130129

Santa Eulália é o Orago de Campo de Besteiros. Ribeira é um lugar pertencente à freguesia de Santa Eulália de Campo de Besteiros.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: João Luís e Maria Josefa

#130464 | RAAL | 08 out 2006 20:07 | Em resposta a: #130309

Caro Luís
Campo de Besteiros só o é desde1929 ( D. L, N.º 16467 de 4 de Fevereiro).
Antes era Santa Eulália e antes ainda Santa Ovaia ( Não confundir com Santa Ovaia de Canas de Sabugosa).
Os lugares da actual frEguesia de Campo de Besteiros são:Arrifana, Batoco, Campo ,Corte, Fermentelos, Fundo de Aldeia, Portela, Povoa, Ribeira, Ribeiro, Rodonho e Seixo.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

João Luís e Maria Josefa

#130600 | gmg | 09 out 2006 18:27 | Em resposta a: #130464

Caro RAAL,

Agradeço a sua resposta. Mas de facto era o lugar de Ribeira pertencente ao Bispado de Viseu (assim o enumera um pároco de Portalegre, que por não estar familiarizado com os nomes das localidades de Viseu), que me interessa. E em todas as freguesias que têm lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu eu fiz uma busca. E apenas em Campo de Besteiros (Santa Eulália) encontrei o Registo de Baptismo de um meu antepassado.

Curioso é também de referir que o mesmo pároco portalegrense atribuiu a Molelos o nome de "lugar de Molelos, do mesmo Bispado", quando Molelos era sede de freguesia julgo que desde o século XVII.

O que acho estranho é não conseguir encontrar o Registo de Casamento deste casal, nem em Molelos, nem em Campo de Besteiros, bem como assentos de Baptismo de filhos deste casal!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de SALREU e SACAVÉM

#132736 | mpa | 01 nov 2006 01:32 | Em resposta a: #130113

Infelizmente no ADA o livro mais antigo de baptismos em Salreu começa em 1755 ... (casamentos 1773 e óbitos 1785)

Se descobrir/souber de outras fontes agradeço essa informação

Resposta

Link directo:

Notícias!?

#138819 | gmg | 02 jan 2007 02:00 | Em resposta a: #108138

Caro Filipe,

Nunca mais recebi notícias suas! Há mais novidades sobre a nossa Ascendência comum?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Notícias!?

#138837 | Filipe Reis | 02 jan 2007 11:27 | Em resposta a: #138819

Caro Luis

Não tenho novidades.
Esperemos por contributos de outros confrades.

Cumprimentos e Bom Ano

Filipe

Resposta

Link directo:

ONDE ESTÁ O CASAMENTO?

#140196 | gmg | 14 jan 2007 17:13 | Em resposta a: #128622

Caro Filipe,

Tive oportunidade de me deslocar ao ADViseu para tentar encontrar mais alguns dados da nossa Família Coimbra e desta vez, dos FERREIRA.

Não consegui localizar o Reg. Baptismo do P.e ANTÓNIO FERREIRA, f.º de Manuel Ferreira e de Maria Rodrigues.

NÃO, consegui localizar o Reg. de Casamento de MANUEL FERREIRA - MARIA RODRIGUES, em Tondela, para a data e referências indicadas por si! ADV, Tondela, Mç 23,nº3, fl 343 vº.). Onde conseguiu este casamento?

Aproveito para lhe dizer que consegui localizar o Reg. Óbito do Capitão António Marques de Paula Coimbra.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Manuel Ferreira do Vale

#140243 | Filipe Reis | 14 jan 2007 23:06 | Em resposta a: #140196

Caro Luis

Terei todo o gosto em lhe mandar fotocópia do registo que o AD de Viseu me enviou em 14.07.1998. A busca foi feita pelo ADV.
Preciso do seu mail.
Gostaria que me facultasse o registo de óbito do Capitão Coimbra.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira do Vale

#141468 | gmg | 24 jan 2007 11:21 | Em resposta a: #140243

Caro Filipe,

O meu e-mail é genealogia_ arroba portugalmail.pt

Agradecia que me pudesse enviar, não só esse Registo, bem como outros que digam, respeito à nossa ascendência comum e que me interessam sobremaneira.

Também encontrei outros dados que depois lhe eniarei e uma Procuração feita pelo nosso Capitão António Marques de Paula Coimbra, que contém a sua assinatura e tudo! Veja lá que antepassado instruído nós temos!

Ainda não consegui decifrar a letra do tabelião, porque é horrível, além de pegar TODAS as palavaras, o que torna ainda mais difícil a decifração..

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

SALREU, SACAVÉM E MONÇÃO

#141469 | gmg | 24 jan 2007 11:23 | Em resposta a: #130068

E os nossos antepassados de Sacavém, Salreu e Monção? Tem mais pesquisas?

Luís GMG

Resposta

Link directo:

CONTINUO À ESPERA....

#142059 | gmg | 28 jan 2007 13:07 | Em resposta a: #130068

Caro Filipe,

Tem novidades sobre os nossos antepassados de SACAVÉM, SALREU e MONÇÃO?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: João Luís e Maria Josefa

#162250 | gmg | 09 jul 2007 12:24 | Em resposta a: #130068

Novidades? Há?

Cumprimentos,

L. GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Ferreira, de Tondela

#163518 | gmg | 26 jul 2007 11:58 | Em resposta a: #128622

Caro Filipe,

Há novidades sobre a ascendência do P.e António Ferreira?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Ferreira, de Tondela

#163704 | José Roberto Naves | 27 jul 2007 23:54 | Em resposta a: #163518

Gostaria também de receber notícias do Pe Antônio Ferreira.

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Ferreira, de Tondela

#163708 | gmg | 28 jul 2007 01:18 | Em resposta a: #163704

Veja o tópico "Padre António Ferreira, de Tondela"

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Ferreira, de Tondela

#163726 | gmg | 28 jul 2007 11:55 | Em resposta a: #163704

Tem informações sobre a ascendência do Padre António Ferreira?

Resposta

Link directo:

Procuração feita por António Marques Paula Coimbra

#165296 | gmg | 19 ago 2007 14:01 | Em resposta a: #123619

Caro Filipe,

Já conseguiu transcrever a procuração feita pelos nossos antepassados, o Capitão António Marques de Paula Coimbra e sua mulher Eufémia Ribeiro?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Procuração feita por António Marques Paula Coimbra

#165340 | Filipe Reis | 20 ago 2007 00:16 | Em resposta a: #165296

Luis

Agradecido pelo envio da cópia desta procuração: ADViseu, Notarial de Tondela, Lv 256, fl 129 a 130 vº.

Trata-se de uma procuração, datada de 28 de Abril de 1755, dando vastos poderes a um conjunto de advogados e solicitadores espalhados por Tondela, Viseu, Porto e Lisboa, o que faz pressupor, que o Capitão Antonio Coimbra e sua mulher Eufémia Ribeiro, teriam negócios espalhados por todo o Reino e, também, muita gente a dever-lhes dinheiro.
O manuscrito é de muito difícil leitura.

Relação dos advogados a quem é dada a procuração:

Tondela: António José de Pina, José Alberto Rodrigues, Manuel de Sousa Coutinho e Miguel Henriques.
Viseu: Manuel Pais do Amaral, José Valentim de Melo e João Leandro de Oliveira
Porto: Reverendo Luis Borges, Bartolomeu Moreira do Couto e Manuel Fernandes Nunes e ao solicitador Francisco José da Silva Guimarães.
Lisboa: Miguel Carlos Moura, António Soares, Manuel Alves e Manuel Bento da Cunha Serrano.

A escritura foi feita na morada do Capitão, em Molelos,pelo tabelião Bernardo António Fernandes Alves.

Assinam o Capitão António Marques de Paula Coimbra,
o Doutor Paulo Antunes de Figueiredo, do Carvalhal de Tondela, a rogo de Eufémia Ribeira («que por ser mulher não sabe assinar»)

Testemunhas: O Reverendo Padre José de Coimbra
e José Fernandes, todos de Molelos

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Procuração feita por António Marques Paula Coi

#165378 | gmg | 20 ago 2007 15:10 | Em resposta a: #165340

Filipe,

É possível enviar-me a transcrição do documento que lhe enviei?

Agradecia,

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

procuração

#165399 | Filipe Reis | 20 ago 2007 18:47 | Em resposta a: #165378

Luis,

Tenho uma pequena parte transcrita (imensas palavras ilegíveis).
Nada digitalizado. Contudo, não me pareceu encontrar informações relevantes, para além das que referi ontem, neste texto cheio de termos jurídicos.
Localizou mais algum documento deste género relacionado com os parentes de Besteiros?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: procuração

#165459 | gmg | 21 ago 2007 14:45 | Em resposta a: #165399

Filipe,

Não localizei mais nenhum documento. Já agora, o Capitão António Marques de Paula Coimbra era natural de Molelos?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Casal, Casal Novo, Casal de Maças, Molelos

#165463 | Filipe Reis | 21 ago 2007 16:34 | Em resposta a: #165459

O Capitão António Marques de Paulla Coimbra nasceu em Out. de 1713 no Casal, freguesia de S. Pedro de Molelos, fº de António Marques de Paulla e de Maria ou Mariana de Coimbra (n. em 20 de Set. de 1677 também em Casal).

Já agora seria útil saber se, Casal, Casal Novo ou Casal de Maças, referidos neste tópico são o mesmo lugar nesta freguesia.

cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

Há novidades sobre os COIMBRA, MARQUES HOMEM?

#176498 | gmg | 14 dez 2007 23:34 | Em resposta a: #140243

Caro Filipe,

Tem novidades sobre os nossos antepassados, nomeadamente a linha:
-COIMBRA
-FERREIRA
-MARQUES HOMEM
- Das freguesias de Salreu, Sacavém e Monção?

Aproveito para lhe desejar umas Boas Festas!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Novidades sobre Tondela?

#176660 | gmg | 16 dez 2007 08:39 | Em resposta a: #130068

Caro Filipe,

Tem novidades sobre os nossos antepassados, nomeadamente a linha:
-COIMBRA
-FERREIRA
-MARQUES HOMEM
- Das freguesias de Salreu, Sacavém e Monção?

Aproveito para lhe desejar umas Boas Festas!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Há novidades FIGUEIREDO E FERREIRA DO VALE?

#176868 | Filipe Reis | 17 dez 2007 20:13 | Em resposta a: #176498

Caro Luis

Infelizmente não fiz nenhum progresso por indisponibilidade total.
Acredito, no entanto, que haja muito mais dados sobre estas famílias de Tondela.
Aguardamos os contributos dos interessados na região de Besteiros, que é um mundo!

UM BOM NATAL

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Novidades de Besteiros?

#176870 | gmg | 17 dez 2007 20:33 | Em resposta a: #176868

Quem no seu entender saberá mais sobre estas Famílias? Sobres estes nossos Antepassados?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 18:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen