D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Bibliografia

D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#106821 | JMCM | 05 dez 2005 12:28

Caro Srs.

Ao procurar o Corte Real do "meu" Mendonça Corte Real, descobri que era descendente de Cristovão Viegas Corte Real, Governador de S. Tomé ou Jorge Lemos Corte Real.
Por acaso, os Srs. sabem dizer quem são?, além do que está no F. Gayo, titº Mendonça.
Cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#106839 | SUÃO | 05 dez 2005 17:01 | Em resposta a: #106821

Caro José Maria de Carvalho e Melo:

Sobre a sua pergunta, e após ter consultado a base do Genea, deixo-lhe dois reparos:

Diogo de Mendonça e sua mulher Isabel de Lemos, ambos de Tavira, são de facto os bisavós por varonia legítima do Secretário de Estado de D. João V, Diogo de Mendonça Côrte-Real.

A referida Isabel de Lemos foi filha de Jorge Viegas e de sua mulher Isabel da Fonseca (tudo sem "Dom"); e irmã inteira de Cristovão Viegas Côrte-Real de Mendonça. Gaio baralha, confundindo pai e filho, e inventa o uso do apelido Lemos, que nunca foi usado senão por senhoras, bem como o cargo de Governador de São Tomé, nunca detido por membro algum desta família.

Se me permite, e ainda quanto aos Mendonças Côrte-Real da Índia, aconselho-o a investigar melhor a versão reproduzida por Jorge Forjaz n'Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa, vol. II, p. 701.

Porque das duas uma: ou Xavier de Mendonça Côrte-Real não é filho de António de Mendonça Côrte-Real e de s/m D. Francisca Xavier de Melo Lobo de Almeida, pois este, bem como seus ascendentes, têm o foro grande da casa real (FCCR), ou então não é escudeiro-fidalgo da casa real (foro pequeno) como refere Jorge Forjaz. Ou uma ou outra hipótese terá forçosamente de se verificar. Agora, EFCR filho de FCCR é que não pode ser. Nada, nem bastardia, o admite. Bastardo filho de FCCR com 1600 réis de moradia, é FCCR com 1600 réis de moradia menos a quebra, de 300 e tal réis.

Espero poder ter contribuído de alguma maneira para o esclarecimento da sua pergunta.

Cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#106845 | JMCM | 05 dez 2005 19:15 | Em resposta a: #106839

Caro Miguel Côrte-Real

Obrigado pelo Esclarecimento.
Penso que o Antonio que refer é irmão do Xavier e não pai, o pai é outro Antonio

Cumprimentos

josé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#106866 | SUÃO | 05 dez 2005 22:39 | Em resposta a: #106845

Caro José Maria Carvalho e Melo

Obrigado pela pertinente correcção. Claro que foi lapso meu.

Para lá disso, a contradição mantém-se dado que ambos os Antónios são da mesma linhagem Mendonça Arrais (varonia). Já agora, o "Diogo de Mendonça Côrte-Real" que inicia a genealogia dos Mendonças Côrte-Reais na referida obra deve ser corrigido para "Diogo de Mendonça" já que o "Côrte-Real" entra por sua mulher Isabel de Lemos.

Com os meus cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#106886 | josécyr | 06 dez 2005 09:19 | Em resposta a: #106839

Caros Miguel Côrte-Real e José Maria de Carvalho e Melo,

De facto a ascendência de Diogo de Mendonça é fascinante por isso não sei se lhes servirá de alguma valia, mas de qualquer modo gostaria de vos enviar o seguinte, caso desconheçam:

Em Moncarapacho, a 13 de Fevereiro de 1614, casam;

Cristóvão Viegas Côrte-Real, filho de Diogo Viegas de Melo e de Mécia Neta, com Isabel Pacheco, viúva de Francisco de Abreu. São todos referenciados como moradores em Quelfes, embora os Côrte-Reais, o pároco mencione com precisão em Quelfes Marim (julgo que se referiria à Quinta de Marim).

(R.P. - Pag. 54) – As testemunhas no casamento com Isabel Pacheco são: Simão da Fonseca Moniz, Jerónimo de Sousa, António Nunes de Abreu e Miguel de Ataíde.

Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#106913 | SUÃO | 06 dez 2005 17:15 | Em resposta a: #106886

Caro José Cabecinha:

Estou a carrear alguns dados que me faltavam para o meu título de Farias Monizes, de Estoi. Penso enviar-lhe ainda esta semana por mail. Não está esquecido. Só que não tenho tido tempo para tudo.

Agradeço-lhe a informação sobre o casamento de Cristovão Viegas. Fico espantado, pois o assento original deste casamento só o conhecia em Faro (Sé). A data é a mesma. Reza o seguinte:
"Aos treze dias do mes de Fevereyro do anno de 1614 eu Duarte Mena d'Almeyda cura e beneficiado em a Santa See de Pharo recebi em o Mosteyro das freiras per palavras de presente na forma do Sagrado Concilio Tridentino a Christovão Viegas Corte Real com Isabel Pacheca viuva filha de Francisca de Abreu forão presentes Simão da Fonseca Mascarenhas Hieronimo de Sousa, Antonio Nunes d'Abreu, Miguel de Tayde [de Sárrea] e outras muitas pessoas
Duarte Mena d'Almeida"

Espanta-me também o facto de no assento por si citado a mãe vir como Mécia Neto quando era Luísa de Sande, filha de António Arrais de Mendonça, senhor de Marim, donde veio a quinta de Marim aos Viegas Côrte-Real.

I. Diogo Viegas Côrte-Real, como usava, ainda que exista documentação a designá-lo por Diogo Viegas de Melo, foi FCR, vereador e procurador de Tavira a cortes. Era irmão inteiro de Isabel de Lemos (casada com Diogo de Mendonça, c.g. Mendonça Côrte-Real). Casou com a dita Luísa de Sande e teve 2 filhos:

2.1 Cristovão Viegas Côrte-Real, FCCR, foi casado com Isabel Pacheco, viúva sim, mas de Belchior de Figueiredo, e filha de Francisca de Abreu (Ataíde de Oliveira leu Francisca de Abreu por Francisco de Abreu). Deste casamento teve apenas duas filhas:
2.1.1 Luísa, b. Faro (Sé) a 21.08.1616. Padrinho: Lourenço Palermo de Faria
2.1.2 D. Francisca Côrte-Real, idem, sua gémea. Padrinho: o chantre da sé
de Faro Baltasar Quaresma. Casou com Manuel Telles Moniz, b. Algoz a
27.09.1614 e aí + 23.03.1685, FCCR, filho de Manuel Telles Moniz, b. Algoz a
04.01.1589 e de s/m D. Francisca de Oliveira, c.g.
2.2. Rui de Mendonça, já defunto em 02.03.1634. Casou em Faro, onde viveu de sua fazenda, com Simoa da Costa, aí nascida em 1584, XN, presa pela Inq. Évora em 02.03.1634 por judaizante, filha de Duarte Nunes Leitão, n. de Portimão, que não teve ofício, e de Leonor Leitão, n. de Faro. Filha única:
2.2.1. Luísa de Sande, que morreu s.s.g. de 23 anos de idade, em data anterior
a 16.03.1634

Viu de facto o assento em Moncarapacho, ou retirou essa informação da Monografia de Ataíde de Oliveira ?

Até breve e muito obrigado

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#106968 | josécyr | 07 dez 2005 08:43 | Em resposta a: #106913

Caro Miguel Côrte-Real,

Não creio que tenha tirado o que lhe mandei do Ataíde de Oliveira mas...
Se me for possivel, confirmarei os dados e oportunamente lhos mandarei.

Com estima
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#107234 | josécyr | 12 dez 2005 14:02 | Em resposta a: #106913

Caro Miguel Côrte-Real,

Depois de ter visto e revisto tudo o que tenho sobre o que lhe mandei, peço-lhe que descarte completamente a minha anterior mensagem, pois não consigo saber e entender de onde tirei aqueles dados.

Salvo, claro, que tenha havido uma ligação indevida a um outro casal que tenho referenciado em Moncarapacho de nome Diogo Viegas casado com uma Mécia Neta. É a única explicação para o meu erro. De qualquer modo as minhas desculpas pelo engano.

Revi os dados, nos Paroquiais da Sé de Faro, do assento que transcreveu e estão correctíssimos.

Já agora, estará ligado aos “Sande” que menciona na sua mensagem, Luís Lopes de Sande casado com Antónia de Castanheda de Brito, pais de Inês de Castanheda de Brito, casada na Sé de Faro, a 19-07-1611, com Paulo Pacheco de Mendonça?.

Com estima
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#107260 | SUÃO | 12 dez 2005 19:36 | Em resposta a: #107234

Caro José Cabecinha:

Por amor de Deus, não tem de pedir desculpa por lapsos que acontecem a todos nós. É verdade, realmente na transição do século XVI/XVII há vários Diogo Viegas em Moncarapacho, S. Brás, Quelfes e outros lugares. O apelido disseminou-se um pouco por todo o Algarve, como sabe melhor do que eu. Viegas, Correia, Horta, Guerreiro, Brito, entre vários outros, são apelidos muito característicos da onomástica algarvia.

Quanto ao Sande da mãe de Cristovão Viegas, embora não possa assegurar, penso todavia que não haverá relação, pelo menos próxima, com o de Luís Lopes de Sande, pois este era natural e morador de Olivença, donde "foi cazar a cidade de Faro no Reino do Algarve pera onde o levou o conego Manuel Mendes Homem (ou Manuel Mendes de Sande, como também aparece) seo tio, irmão de seo pay, que era conego na See da ditta cidade [de Faro]". Aliás uma irmã deste eclesiástico, de nome Maria Mendes, casou também em Faro com Afonso Madeira de Brito, do Joinal (são os pais de Antónia de Brito, mulher do referido Luís Lopes de Sande). Se me pergunta se estas vindas de Sandes/Homens de Olivença para o Algarve se ficariam a dever a anteriores e eventuais parentes Sandes já aqui radicados, é possível que sim, mas muito francamente não lhe sei responder.
Donde vem o Sande aos Mendonças Arrais, de Marim ? Não faço a mais pequena ideia.

Já agora, e se não vir inconveniente nisso, pedia-lhe que me deixasse um seu contacto telefónico. O meu e-mail é: migcorterealarrobasapopete.

Com a mesma estima,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#229592 | maria_mascarenhas | 17 mai 2009 17:31 | Em resposta a: #106913

Caro Miguel Côrte-Real,

Tenho informação na minha árvore genealógica que Cristovão Viegas Côrte-Real é pai de Manuel da Costa Côrte-Real, casado com Isabel Mascarenhas. Devo entender que as duas filhas que refere são provenientes do casamento anterior de Isabel Pacheco com Belchior de Figueiredo?

Cumprimentos,
Maria Navarro Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#229808 | SUÃO | 19 mai 2009 22:06 | Em resposta a: #229592

Cara Maria Navarro Mascarenhas,

Não, é ao contrário. D. Francisca Côrte-Real e Luísa são filhas de Cristóvão Viegas Côrte-Real e de sua mulher Isabel Pacheco. Não há prova documental que Manuel da Costa Côrte-Real seja filho dele, embora essa filiação tenha sido propagada por nobiliários a partir de meados do Século XVIII .


"Tenho informação na minha árvore genealógica que Cristóvão Viegas Côrte-Real é pai de Manuel da Costa Côrte-Real". Pode explicar com algum detalhe esta sua afirmação? É que esse mesmo Manuel da Costa Côrte-Real é meu avô na varonia, razão por que me interessa particularmente tudo o que lhe diga respeito.

Cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#230915 | maria_mascarenhas | 31 mai 2009 13:14 | Em resposta a: #229808

Caro Miguel Côrte-Real,

Com efeito, Bernardo António Mascarenhas, natural de Alcantarilha, solicitou em 1805, em Silves, a confirmação da sua ascendência em Pública Forma. Tenho uma cópia desse documento com cerca de 70 páginas.

Cumprimentos,
Maria Navarro Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#230936 | SUÃO | 31 mai 2009 17:43 | Em resposta a: #230915

Cara Maria Navarro Mascarenhas,

Eu penso saber do que se trata, pois tenho uma cópia dessa justificação. Saberá por acaso onde está o original dessa justificação? É que uma das testemunhas inquiridas foi o meu 5º avô Filipe Alistão TMC que no final assinou e selou com o sinete das suas armas. E se esse selo ainda existisse o que eu daria para obter uma sua digitalização...

Cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#233361 | maria_mascarenhas | 04 jul 2009 18:00 | Em resposta a: #230936

Caro Miguel Côrte-Real,

Efectivamente, o original encontra-se na posse de uma prima minha do ramo Andrade Mascarenhas.

Cumprimentos,
Maria Navarro Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: D. Lizarda Joaquina Mendonça Corte Real

#233429 | SUÃO | 06 jul 2009 15:23 | Em resposta a: #233361

Cara Maria Navarro Mascarenhas,

Posso pedir-lhe que me dê o seu contacto electrónico ou telefónico para falarmos?

Se quiser, o meu e-mail é corterealpontomigarrobagemailpontocom

Muito obrigado

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 15:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen