Ramos-Ilha da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Ramos-Ilha da Madeira

#106071 | Concha | 24 nov 2005 20:02

Amigos Genea Portugal

Agradeço a quem me possa informar:
-Maria Ventura Augusta dos Ramos minha avó materna.
-Nascida em São Paulo,Brasil.
-Filha de Maria Augusta Fernandes e de Augusto Pestana Ramos,chegada à Ilha da Madeira-Seixal +/-em 1900-1915.

Resposta

Link directo:

RE: Ramos-Ilha da Madeira

#106103 | jramos | 25 nov 2005 10:00 | Em resposta a: #106071

Caro/a

Vá ao site do Arquivo Regional da Madeira, na coluna do lado esquerdo da página de entrada encontra "Base de dados", clique e volte a clicar em pesquisar. A partir daí é só colocar o nome dos seus bisavós e, se eram casados, dá-lhe a indicação da localização exacta do registo de casamento.
Depois é só enviar um mail a solititar que lhe enviem por correio cópia do registo. Normalmente se pedirmos só uma cópia nem cobram nada, se cobrerem eles próprios indicam o modo como pode pagar.

Ao dispor

João Ramos (mas não dos da Madeira)

Resposta

Link directo:

RE: Ramos-Ilha da Madeira

#106118 | ANDER | 25 nov 2005 13:00 | Em resposta a: #106071

oi bom dia , sou de florianópolis, SC, Brasil, não posso te ajudar, mas só queria postar que provavelmente minhas origens são tb da Ilha a Madeira, até pq meu nome é ANDERSON MUNHOZ MADEIRA, se tiver alguma informação que me possa ajudar, eu agradeço.
Obrigado e boa sorte na busca.

Resposta

Link directo:

RE: Ramos-Ilha da Madeira

#106128 | Concha | 25 nov 2005 15:09 | Em resposta a: #106103

Amigo João Ramos,

Estou muito agradecida pela v/ajuda.
Apesar de já ter consultado e tirado dados, no Arquivo da RAM, estes não se encontram, porém há um Assento nº 11 de Casamento e de Nascimento no ano de 1915, no Registo Civil do Porto Moniz (Madeira) o que prova que a minha avó fez Registo de Nascimento e Casamento no mesmo dia.
Os meus sinceros cumprimentos e o meu muito obrigado pela disponibilidade.

Resposta

Link directo:

RE: Ramos-Ilha da Madeira

#106361 | Concha | 28 nov 2005 17:43 | Em resposta a: #106071

Também procuro saber , movimento de emigrantes madeirenses de e para o Brasil (1850 e 1950).

Se me poder ajudar agradecia.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ramos- Meda

#106380 | Lourval | 29 nov 2005 01:35 | Em resposta a: #106103

João Ramos,

Pesquiso os Ramos em Meda. Serão os seus de lá?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ramos-Ilha da Madeira

#106477 | jramos | 30 nov 2005 15:30 | Em resposta a: #106128

Caro/a Concha

Pesquisando na base de dados do Arquivo Regional da Madeira encontrei o casamento de Augusto Pestana dos Ramos com Maria Augusta de Jesus em 1892 freguesia de Seixal (livro 5408, flha 1 verso).
Não sei se lhe interessa?

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Ramos-Ilha da Madeira

#106495 | Concha | 30 nov 2005 19:57 | Em resposta a: #106477

Caro João Ramos,
Mesmo já tendo esses dado, fico grata pela V/ disponibilidade.
O que eu procuro saber é movimento de emigrantes madeirenses de e para o Brasil (+/_ 1850 / 1950).Em que condições e em que barco viajavam para São Paulo, onde viveram e qual a profissão exercida e o porquê da vinda da minha avó para a Ilha da Madeira. Concerteza foi um casamento arranjado pelos pais, porque ela casa-se aos 15 anos e o meu avô já ia para os 50. Ainda pertence à minha mãe e aos meus tios o Solar do Visconde,onde morava. Meti-me nesta pesquisa para poder saber a história (saber segredos) da minha família materna e deixar registado em livro à minha filha.
Sinceros cumprimentos,
Concha

Resposta

Link directo:

RE: Ramos-Ribeira Brava-Campanário

#142099 | mvmacedo | 28 jan 2007 20:56 | Em resposta a: #106361

Procuro parentes na Madeira de Manoel Ramos e de Júlia de Jesus Ferreira Ramos, casados, vindos para o Rio de Janeiro, Brasil, por volta de 1930. Não tenho muito detalhes ainda, mas estou para por as mãos em documentos com a data da viagem e nomes de pai e mãe dos dois.
Agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Ramos-Ilha da Madeira

#142606 | alvaro concha | 01 fev 2007 13:20 | Em resposta a: #106071

sr. concha:
gostaria de saber caso seu nome é verdadeiramente concha, pois o meu é Alvaro Concha e adoraria conhecer algo sobre antepassados.

Resposta

Link directo:

José Homem de Almeida-Guarda

#142907 | jarbas | 04 fev 2007 03:50 | Em resposta a: #142606

caro manuelr

Vejo que tem transito no Distrito de Guarda e pediria para ajudar a localizar
JOSE HOMEM DE ALMEIDA,pai, casado com Eugênia de Jesus, e ANTONIO HOMEM DE ALMEIDA, filho, nascido 18/04/1841 no Distrito de Guarda.
Ambos vieram pata o Brasil por volta de 1850/1856.
Grato. Jarbas.

Resposta

Link directo:

Ramos-Ilha da Madeira

#385772 | sergiodemiranda | 24 out 2017 16:23 | Em resposta a: #106495

Prezado, não sei se trará alguma informação preciosa sobre origens familiares da ilha da Madeira, pois o que anexo são possiveis origens de pertencentes á familia Ribeiro, na colonização do sudeste do Piauí. Segue texto extraído da monografia de JAIME DE SANTANA OLIVEIRA - 1912: SÃO RAIMUNDO NONATO, UM PROJETO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

Monografia apresentada como requisito final à obtenção do grau de Licenciado em História pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI.Orientador: Prof. Esp. Gabriel Frechiani de Oliveira
SÃO RAIMUNDO NONATO-PI 2011.

"A vila de São Raimundo Nonato desde o início foi povoada por famílias tradicionais de prestígios políticos no estado. Logo, o processo de colonização procedeu-se com os Dias sob o comandante Coronel Dias Soares e como os Ribeiros nas bandeiras de Manuel Ribeiro Soares que se instalou nas proximidades.

Manoel Bonfim Dias Ribeiro, (1996) ao descrever a história da família Ribeiro, disserta que da Ilha de Madeira muitos portugueses emigraram para o Brasil, inclusive da família Ribeiro, sempre pela rota marítima, único meio de comunicação da época.

Para Manuel Ribeiro (1996) os Ribeiros constituíam uma família imensa que desde os primeiros anos de colonização, ajudou a povoar o Brasil. Segundo o Manuel Ribeiro (1996 p.107). “Um pequeno ramo se adentrou nas terras do Piauí, pelo delta do rio Parnaíba, único meio de penetração no Brasil colônia provavelmente na segunda metade do século XVIII.”

Conforme Manuel Ribeiro (1996) por via de fontes orais, três irmãos da família Ribeiros resolveram emigrar para o sul do estado nos primórdios do século XIX. Nesta migração fizeram longa cavalhada até São Raimundo Nonato, distante 85 léguas do Alto Longá. A rota deve ter sido via Regeneração onde vivia outros parentes a quem sabe incorporando alguns deles na viagem.

[...] Os irmão Ribeiro vieram para o Sul do Piauí em busca de terras boas para criação de gado, atividade predominantemente em todo o Estado. Fixaram-se em lugares diferentes, mas relativamente próximos. Queimadas perto da divisa de São Lourenço. Queimadas pertencem hoje, ao município de Dirceu Arco Verde, Antigo Bom Jardim. Jurema, nas nascentes do rio
Piauí, próximo a Caracol, hoje cidade com mesmo nome. Macacos, lugarejo próximo a São Raimundo Nonato. (RIBEIRO, 1996, p.108).

A família Ribeiro foi um caso aparte, pois de origem fidalga tiveram êxito em historicizar o seu povoamento nesta região.

Outro grupo familiar a ter escrito sobre sua história foi os Dias Soares que chega às vezes a confundir com a história local. Todavia, temos outras famílias com bastante relevância na região como os Macedos, Negreiros e os Ferreiras entre outros, contudo estes nomes vão figurar no cenário político local (OLIVEIRA, 2009).
Fonte: Acervo FUMDHAM. São Raimundo Nonato-PI. Inventários. Cartório do 1º Ofício ano1894-1898.


RIBEIRO, Manoel Bonfim Dias. Néfirmo, uma vida: o homem no seu tempo. Salvador: Ed. do Autor, 1996.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 jun 2024, 09:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen