RE: Reformulação de pedidos-AUC

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Reformulação de pedidos-AUC

#105864 | Pedro França | 22 nov 2005 10:37

Caros confrades:

Esperando ter dado satisfação aos pedidos do tópico congénere anterior, venho, por este modo descongestionar aquele e abrir e agilizar um novo para uso corrente.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105865 | JFBarata | 22 nov 2005 11:15 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França:

Estive uns dias privado de acesso à net e só agora pude aceder às preciosas informações que fez o favor de me transmitir – ainda no tópico anterior – sobre os bacharéis Manuel Marques Albuquerque e José Félix do Couto.
Assim, só hoje estou a agradecer-lhe mais este favor. Muitíssimo obrigado.

Um abraço do amigo muito grato
João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105868 | luis262 | 22 nov 2005 12:18 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro:

Espero que esteja totalmente recuperado.

Queria apenas lembrar-lhe o pedido de elementos sobre os Paiva Manso e a Quinta da Tróia, que lhe fiz à algum tempo, no tópico Maria de Paiva e Francisco Dias, FSO.

Um abraço.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105890 | ICurate | 22 nov 2005 17:02 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França,

Queria pedir-lhe o favor de localizar, se possível, o nascimento de Ana Antunes, n. +/-1868 em Sebal Grande, Condeixa. Era filha de Manuel Correia da Veiga e de Rosa Antunes, naturais de Cegonheira, Antanhol.
Agradeço desde já qualquer informação.
Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105896 | Pedro França | 22 nov 2005 19:14 | Em resposta a: #105868

Caro Luís:

Bem, quanto à pneumonia tenho de procurar saber conviver com o que sobrou dela e tocar a vida prá frente, obrigado.
Quanto ao resto, os Paiva Manso, não me esqueci e tenho isso na agenda, talvez para a interrupção do Natal, 'tá? A vida na escola não me dá grande margem de manobra, mas, vamos ver a volta que lhe poderei dar.
"Let's keep in touch, ok?"
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105897 | Pedro França | 22 nov 2005 19:17 | Em resposta a: #105890

Cara Isabel:

Hum! Vamos ver se as datas não diferem muito do que me deu. Já aqui tive casos com uma margem de erro para vinte anos e mais.
Tudo bem. Tomei nota.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105902 | Jpteixeira | 22 nov 2005 19:56 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França:

Há já muito tempo que não o incomodo. Venho, agora, solicitar-lhe alguma informação sobre o processo de matrícula de Cândido Guerreiro, o qual
nasceu em Alte, concelho de Loulé, em 1871 e faleceu em Lisboa, em 1953. Foi advogado, poeta e dramaturgo.
Sabe-se que aos 31 anos ingressou na Faculdade de Direito em Coimbra ( possivelmente em 1902) e que, 5 anos depois, regressou à sua terra natal, onde foi recebido com grande aclamação por ter sido o primeiro Altense a tirar um curso universitário.
Exerceu as funções de Notário e foi Presidente da Câmara Municipal de Loulé.
Em 1923 foi residir para Faro, onde trabalhou como Notário da comarca.

Assim, em concreto, gostaria que me informasse da sua data de matrícula na Universidade e ainda quando tirou o Bacharel em Direito.
Por outro lado, não o encontro na lista dos "Intransigentes", citada no livro de "A História da Greve Académica de 1907", de Alberto Xavier, o que poderá significar que, na data de 23 de Maio de 1907, já teria tirado o bacharelato/licenciatura em Direito.
Sou antecipadamente grato pela atenção que queira dispensar a este assunto.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105908 | Pedro França | 22 nov 2005 22:49 | Em resposta a: #105902

Caro Júlio:

Vou ver o que posso fazer para 5ª Feira. A agenda começa a ficar cheia, mas...
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105941 | ICurate | 23 nov 2005 12:05 | Em resposta a: #105897

Caro Pedro frança:
A data de 1868 é baseada na certidão de óbito (1941) e que tem como idade da falecida 73 anos. Espero que não esteja muito errada.

Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC / Alvares, Gois

#105945 | Correia74 | 23 nov 2005 12:42 | Em resposta a: #105864

Olá Pedro, bom dia.

Vinha recordá-lo do meu pedido de Setembro para:

- António, filho de Jacinto José e Maria Henriques. Neto paterno de Manuel Fernandes e Maria Simões e Materno de Manuel Fernandes Rocha e Joana Henriques.

Os irmãos de António nasceram em Vale d'Armuinha entre 1785 e 1793. O assento de baptismo dele não se encontra nesse lugar. A minha pergunta: Nao poderia ele ter nascido em data anterior a 1785 em Mega de S. Domingos (local de onde eram naturais as avós paterna e materna)? A única informação que tenho acerca dele é que casou com Joaquina teve pelo menos uma filha (Joana Henriques) n. 1821 no Vale de Armoinha, Alvares.

Obrigada.
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105953 | cp | 23 nov 2005 16:30 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro
Renovo o meu pedido de busca da habilitação do padre Pantalião de Melo, filho de Manuel do Couto de Azevedo (licenciado em Cânones pela AUC em 1645) e Catarina de Melo, natural de Mourilhe, S. Cristovão de Nogueira.
Um abraço
Manel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#105962 | Pedro França | 23 nov 2005 19:59 | Em resposta a: #105953

Caro Manel:

Então é isso: não há nenhum processo de ordenação em nome de Pantaleão de Melo; eu já tinha procurado indagar o seu caso.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106025 | cp | 24 nov 2005 09:33 | Em resposta a: #105962

Caro Pedro
Muito obrigado.
Sabe onde mais poderei procurar este processo de ordenação?
Um abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106035 | jramos | 24 nov 2005 11:36 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França

Solicitava-lhe se tal não fosse muito incomodo informação sobre os padres Manuel Tisnado e Manuel Coelho Vivião, uma vez que no Arquivo de Évora nada existe sobre eles. o que necessito saber é datas de nascimento, naturalidade e nome dos pais.

Fico desde já muito agradecido.

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106037 | Vieira-SimõesIII | 24 nov 2005 11:41 | Em resposta a: #105962

Caro Pedro França

Mais uma vez venho pedir-lhe ajuda. Seria possivel, quado tiver disponibilidade de me encontrar o assento de casamento de Manuel João, filho de Joaquim António e Joaquina Maria, com Joaquina Maria, filha de Maria solteira, na freguesia de Pombalinho, Soure, em data anterior a 1827.

Desde já obrigado,
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106078 | Maria Montoya | 24 nov 2005 22:28 | Em resposta a: #105864

Att. Sr. Pedro Franca,
Aconselharam-me a pedir-lhe ajuda e aqui estou a abusar, esperando que nao fique aborrecido. Sei que vive em Coimbra e se movimenta bem nos arquivos de toda a zona, razao do meu pedido.
Gostaria de saber os ascendentes da minha bisavo Bernardina Amelia do Ceu Quaresma de Almeida casada com o meu bisavo Capitao de Granadeiros do Regimento de Melicias da Figueira da Foz. Foi tambem Director da Alfandega, tb na Figueira, nomeado por decreto em 21/11/1833. Nasceu em Carapinheira do Campo (quando ???) e faleceu em Vila Verde (calculo que na regiao??) em 5 de Agosto de 1844. Nao tenho mais dados sobre a bisavo, mas do bisavo ja tenho algumas notas embora, se pudesse gostaria de confirmar se a avo, deste bisavo Jose, se chamava Inacia Teresa de Araujo. Foi casada com Antonio Brandao Pereira de Mello e sao conhecidos pelos Brandoes de Montemor o Velho onde habitavam na Quinta da Malta, sendo, creio, tambem proprietarios.
Muito obrigada por toda a ajuda que me possa dar.
Maria
P.S. mensagem iniciada em 14/9/05
Respondeu-me em 16/9/05 dizendo-me que fazia o favor de tratar do assunto na semana seguinte. Entretanto ja percebi que esteve doente e felizmente ja recuperado. Nao tenho pressa mas gostaria se possivel encontrar os ascendentes da minha bisavo. A Quinta da Malta foi pertenca dos Brandao Pereira de Mello e este meu bisavo habitou-a.
Desculpe a insistencia mas no topico Jose Brandao Pereira de Mello nao tenho resposta razao porque lhe envio a mensagem inicial
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106082 | Pedro França | 24 nov 2005 22:59 | Em resposta a: #106025

Caro Manel:

Hum! Mourilhe, S. Cristóvão de Nogueira, pertence ao concº de Cinfães, distrito do Porto, certo? Deve andar pela câmara eclesiástica do Porto, suponho. Será de tentar essa hipótese, não?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106083 | Pedro França | 24 nov 2005 23:02 | Em resposta a: #105890

Cara Isabel:

Andei a percorrer os baptismos de Sebal Grande e de Antanhol entre 1860-70..., e nada. Até os casamentos vi para essas datas em Antanhol.
A única coisa certa é que de facto a Cegonheira é um lugar de Antanhol mas os nomes dos pais da Ana não aparecem e da Ana nada.
Como quer fazer?
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106084 | Pedro França | 24 nov 2005 23:05 | Em resposta a: #106037

Caro Edmundo:

Bom, se não tiver urgência eu fico-lhe agradecido porquanto o dia não lectivo de que disponho para ir ao AUC é a Quinta-Fª e o dia 1 e 8 de Dezembro são feriados.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106085 | Pedro França | 24 nov 2005 23:07 | Em resposta a: #105902

Caro Júlio:

Dê-me um pouco mais de tempo, 'tá?
Hoje ia com a agenda carregada e não deu e os dias 1 e 8 de Dez:bro são feriados..., está a ver?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106086 | Pedro França | 24 nov 2005 23:10 | Em resposta a: #106035

Caro João:

Hum! Hum? Esses apelidos nunca me passaram pelas mãos e até tenho um forte costado alentejano. Vamos lá a ver compadre se consigo alguma coisa mas vai levar algum tempinho por causa dos dois feriados seguidos que me cortam a disponibilidade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106087 | Pedro França | 24 nov 2005 23:18 | Em resposta a: #106078

Cara Maria:

Fez bem em voltar à carga porque comprometi-me e faltei na altura; mete-se isto, mete-se aquilo e é no que dá: alguma coisa fica para trás.
Ora, isto deve demorar um pouquinho porque os dois feriados que aí vêm calham nas minhas Quintas-Feiras, de modo que só depois disso, 'tá?
Vou fazer por não faltar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: sabe se há mais alguém a investigar este caso para si? É que hoje cruzei-me no AUC com uma pessoa, que por sinal conheço, que me disse estar a pesquisar este tema. É para si que está a fazer-se esta pesquisa?

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106091 | RCCORREIA | 25 nov 2005 00:03 | Em resposta a: #106087

Caros Pedro e Maria

Vi com satisfação a v. troca de mensagens e o retomar da procura do familiar da Maria. Julgo que terei alguma "culpa" pois abusando da sempre prestimosa e amável disponibilidade do confrade Pedro [que julgo apenas conheço daqui, apesar de eu também viver em Coimbra e o único França que recordo é um professor da Escola Brotero] penso ter sido quem sugiriu à Maria [que conheci aqui noutro tópico] que lhe pedisse ajuda.

A referida Quinta da Malta (ainda existe) situa-se na freguesia da Carapinheira na direcção da Carapinheira para o lugar de Casal da Areia (segundo me informou por telefone um habitante local) mas por indisponibilidade de tempo ainda não consegui lá ir tirar as fotos que prometi à Maria.

Entretanto fiz uma pesquisa no fórum por Brandão de Melo (família de muitos juristas) e encontrei alguns tópicos que também referenciam pessoas com aqueles apelidos na zona de Tentúgal e que também procuram antepassados (será possível que o façam no AUC).

Pessoalmente também tenho adiado sucessivamente uma ida ao AUC procurar alguns dos meus elos e de minha esposa, em Coimbra e Góis. Mas acho que vou tentar ir numa quinta-feira para ver se finalmente encontro e conheço o prestimoso e conhecedor confrade Pedro.

Abraços a ambos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106102 | Vieira-SimõesIII | 25 nov 2005 09:39 | Em resposta a: #106084

Caro Pedro França

Claro, não há problema, não tem urgência nenhuma.
Até depois dos feriados então (também já não falta assim tanto não é?)
e muito obrigado mais uma vez.

Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106121 | ICurate | 25 nov 2005 13:14 | Em resposta a: #106083

Caro Pedro França:
Agradeço muito as suas tentativas de encontrar esta minha ascendente. Não sei bem o que fazer. O problema deve estar na data, não sei. Na certidão de óbito de uma filha aparece como natural da Cegonheira. Estou à espera que a conservatória de coimbra me envie a certidão de nascimento dessa filha. Pode ser que apresente alguma novidade.
Mais uma vez agradeço.
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106136 | luizsillos | 25 nov 2005 17:15 | Em resposta a: #106087

Caro Sr. Pedro França,

Peço desculpas pelo incômodo, mas tomei a liberdade de escrever-lhe para solicitar sua ajuda.

Tenho um 7.º avô, que se chamava António José Simões Dias, português, natural da freguesia de Santo Estevão do Castelo Oliveira, filho de José Simões e de sua mulher Domingas Dias, que em 1771, já vivia cá no Brasil, onde era álferes, e deixou vasta descendência.

Creio que houve erro nos registros paroquiais do Brasil, quanto ao nome de sua freguesia de origem, pois não existe nenhuma freguesia de Castelo Oliveira, ainda mais, com Orago Santo Estevão. Em minha opinião, o correto é Santo Estevão do CASTELO VIEGAS, do Concelho de Coimbra, do Distrito de mesmo nome.

Assim, gostaria de saber, se o sr. poderia procurar p/ mim, entre os anos de 1719 a 1742, o batismo de algum Antônio José, nesta freguesia de Castelo Viegas, filho de José Simões e Domingas Dias, OU, qualquer outro registro que comprove o erro no nome na referida freguesia, como citei anteriormente.

Independente de sua disponibilidade, já lhe sou muito agradecido pela paciência a mim dispensada, ao ler meu pedido.

Cordialmente.
Luiz Gustavo de Sillos
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106147 | Pedro França | 25 nov 2005 18:56 | Em resposta a: #106091

Caro Rui:

Certamente que já nos cruzámos pela salade leitura ou pela sala do catálogo do AUC.
Ora, estas duas quintas-feiras são feriados, de modo que s.D.q., só na quinta-feira dia 15 de Dezembro é que deverei aparecer por lá. Topa?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106149 | Pedro França | 25 nov 2005 19:03 | Em resposta a: #106136

Caro Luís:

Posso arriscar mas só para 15 de Dezembro, 'tá?
Vou fazer então uma incursão nos paroquiais de Castelo Viegas que é fregª do concelho e do distrito de Coimbra, mas, na seguinte condição:
- Caso não encontre o assento pretendido nessa freguesia, e caso o Luís insista nesta demanda, terei de lhe pedir para que me contacte através do meu e-mail.
Vamos aguardar então pelos resultados.
Um abraço e deseje-me sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106164 | luizsillos | 26 nov 2005 00:11 | Em resposta a: #106149

Caro Pedro,

Para mim, está ótimo! De todos os meus fins-de-linha, este tem dado trabalho, devido essa divergência quanto ao nome da freguesia. Muito obrigado pela gentileza.

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106165 | Maria Montoya | 26 nov 2005 00:13 | Em resposta a: #105864

Ola Pedro e Rui tambem,
Muito obrigada pela sua resposta. Como disse nao tenho grande pressa em obter as informacoes, pois e assunto que vai sendo estudado com calma, So gostaria de saber se me poderia ajudar. Assim, agora sei, que nao se esqueceu. Quanto ha sua pergunta sobre se pedi a mais alguem ajuda. Poderei dizer que o Rui Correia, com quem tenho trocado dados e correspondencia esta-me a dar informacoes e prometeu-me uma fotografia da Quinta da Malta. Ele e que me sugeriu que entrasse em contacto consigo por causa dos antepassados da minha bisavo, pois disse-me que o Pedro se "mexia" muito bem no Arquivo, razao do meu pedido. Como se conhecem creio que nao ficara aborrecido se o Rui tambem me ajudar, que e so na parte dos Brandao Pereira de Mello e nao no da minha bisavo. Como vamos trocando mensagens aqui, os dados serao todos trocados entre nos.
Um abraco para os dois e ate quando possivel.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106181 | Lourval | 26 nov 2005 04:04 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França.
Renovo meu pedido anterior de que você por favor tentasse localizar meu trisavô Júlio Teixeira, nascimento entre 1855 e 1865, na Freguesia de Sé Nova. Ele era casado com Ana Luiza Esteves que devia ser uns cinco anos mais nova que ele. Obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106191 | Pedro França | 26 nov 2005 12:52 | Em resposta a: #106181

Caro Lourval:

E já agora sabe quem foram os pais desse seu trisavô? É que na hora do baptismo não era comum, não era regra, comporem-se os nomes das pessoas conjuntamente com os apelidos. Portanto, o mais certo é ser só Júlio que aparece e se for só esse. Pode haver vários Júlios filhos de pais diferentes, independentemente de serem Teixeira.
Fico a aguardar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106195 | Lourval | 26 nov 2005 13:38 | Em resposta a: #106191

Caro Pedro França,
Desculpe. Esqueci de dizer que Júlio Teixeira era filho de José Teixeira e Cândida Luiza. Já a Anna Luiza Esteves era filha de Firmino Esteves e Maria d´Assumpção.
Obrigado Pedro.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106202 | jliberato | 26 nov 2005 14:05 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França,
Chamo a sua atenção para o tópico "Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital", região que me parece que também lhe interessa.
Convido-o a visitá-lo e a eventualmente intervir, se o entender.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=105900
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106328 | jliberato | 28 nov 2005 08:25 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França,
Desta vez não é para fazer nenhum pedido.
É só para chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106329 | Pedro França | 28 nov 2005 09:29 | Em resposta a: #106328

Caríssimo:

Também tenho ascendentes Abranches, dos de Bobadela, que se ligam aos Garcias Mascarenhas de Folhadosa e Sameice...
Tomei nota do seu tópico mas de Vodra não tenho informações para dar. Talvez o confrade Abranches do Soveral...
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106331 | pvilar | 28 nov 2005 10:17 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França,

Correndo o risco de estar a abusar da sua disponibilidade, deixo aqui alguns dados para o caso de um dia se "cruzar" com eles.
Procuro os registos de baptismo de:

Manuel Gomes Nogueira filho de Manuel Gomes Nogueira e de Maria da Cruz nasceu por volta de 1802 em Nossa Senhora do Pranto de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho

Luiza da Conceição filha de Manuel Simões e de Joaquina Maria nasceu por volta de 1802 em Nossa Senhora do Pranto de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho

Antonio Bento da Costa filho de Bento da Costa e de Maria Gomes nasceu por volta de 1823 em Cadima, concelho de Cantanhede

As estimativas de nascimento têm por base 25 anos antes do nascimento dos filhos.

Agradeço desde já a sua ajuda.

Melhores Cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106333 | jliberato | 28 nov 2005 10:57 | Em resposta a: #106329

Caro Pedro França,
O nosso confrade Abranches de Soveral conhece já este ramo que lhe dei.
Mas muito obrigado pela sua mensagem. E se alguma vez encontrar alguma coisa não deixe de avisar.
Cumprimentos
JLIberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106366 | Pedro França | 28 nov 2005 18:53 | Em resposta a: #106331

Caro Paulo:

Vou colocar o seu pedido em agenda porquanto tenho agora outras prioridades para as próximas duas a três semanas, 'tá? Ainda por cima os feriados não vão ajudar-me em nada.
Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106446 | jaboo | 30 nov 2005 07:51 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França,

Venho abusar uma vez mais da sua disponibilidade e pedir-lhe se pode encontrar a habilitação dos Licenciados Aleixo Nunes e Antonio Gomes Correia, ambos de Penela da Beira (diocese de Lamego). O primeiro já era licenciado em 1640 e o segundo em 1654. Desde já muito obrigado.

Um grande abraço

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106449 | jaboo | 30 nov 2005 08:06 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro,

Esqueci-me do Licenciado João de Seixas da Costa (já licenciado em 1682) na minha mensagem precedente. Também ele de Penela da Beira, filho de João Soares e Catarina Teresa de Seixas.

Uma vez mais, muito agradecido pela sua disponibilidade e por tudo o que poder encontrar sobre esses padres.

Cumprimentos

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106528 | JVT | 01 dez 2005 12:28 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França,
Permita-me que volte a pedir-lhe ajuda...
Pe. José Furtado Queiróz de Magalhães, natural de Lavre, filho de João da Costa Furtado, era estudante em Coimbra em 1762
Pe. Dr. Vicente de Santa Maria, natural de S. Vicente de Fora, filho de Agostinho da Costa Furtado - terá estudado em Coimbra por volta de 1700-1720 - foi Cónego da Congregação de S. João Evangelista

Muito lhe agradeço o que me souber dizer sobre estes...
Um abraço do primo
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106636 | nuno27 | 02 dez 2005 18:44 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França, poderia ver se encontra o processo do Pe. Manuel António de Matos, que nasceu c. 1725, em Tomar, e que é referido como padre em 1747. Era filho (natural?) do Cap. Vicente Garcia.

Melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106639 | Pedro França | 02 dez 2005 19:19 | Em resposta a: #106528

Caro Primo:

Vou tentar ver o que posso encontrar apesar desta semana estar um tanto apertado.
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106640 | Pedro França | 02 dez 2005 19:21 | Em resposta a: #106449

Caro João:

Já tinha reparado na sua mensagem mas, afazeres da escola tornaram-se prioritários para hoje, de modo que só agora é que resolvi descolar a minha resposta.
Bom, vamos ver se nesta ou na próxima semana, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106641 | Pedro França | 02 dez 2005 19:26 | Em resposta a: #106636

Caro Nuno:

Vou ver o que posso fazer nesta semana que vem ou na outra, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106657 | RCCORREIA | 02 dez 2005 22:46 | Em resposta a: #106147

Caro Pedro

Infelizmente julgo ainda não ter tido a sorte de o conhecer e é pouco provável que nos tenhamos cruzado no AUC isto porque apenas lá me desloquei duas vezes sendo que na primeira não vi ninguém e na segunda, quando ia tentar encontrar-me e conhecer pessoalmente o confrade Ângelo Fonseca cheguei atrasado e ele já tinha saido para almoçar. E como estava nesse dia de partida para o Porto não pude voltar de tarde.

Também infelizmente não tenho a sua sorte de ter um dia disponível por semana porque, depois de 10 anos a leccionar na Escola Brotero, passei a trabalhar num Instituto Público (Adm. Pub) com um horário de 2ª a 6ª, das 9 às 17.30 (e no meu caso geralmente até mais). Só nas férias tenho tempo para pesquisar neste horário. Vale-me a Internet e a Biblioteca Municipal (que tem horários mais flexíveis que o AUC). O problema é que nas férias também há a família e as suas prioridades e por vezes lá ficam as pesquisas para outra ocasião ou então conjugando as duas coisas lá vamos dando uns passeios pelos sítios por onde as nossas famílias foram passando.

A minha sorte é que ainda haverá 3 quintas-feiras em Dezembro com o AUC aberto e em todas elas estarei de férias. Por isso no dia 15 (salvo algum imprevisto) por lá passarei.

Abraços,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106660 | Pedro França | 03 dez 2005 00:39 | Em resposta a: #106657

Caro Rui:

Força então. Quinta-feira 15, conto ir ao AUC desforrar-me destes dois feriados que me alteraram os planos. Espero, pois, encontrá-lo por lá.
Até lá, um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106677 | nuno27 | 03 dez 2005 11:17 | Em resposta a: #106641

Obrigado, Pedro.

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106680 | fertelde | 03 dez 2005 12:11 | Em resposta a: #105864

Estimado confrade Pedro França:
Recorro à sua demonstrada experiencia neste forum para solicitar-lhe se pode investigar a: BERNARDO TEIXEIRA DE MORAIS LEITE VELHO Dr em Direito pela UN de Coimbra, onde terminou o curso em 1846. Podemos conhecer a filiaçao desta pessoa pelos arquivos da UN?
Era natural de Mogadouro onde nasceu em 25.07.1824.-
Agradecido de antemao pela ajuda que possa prestar,
Atentamente,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106682 | Pedro França | 03 dez 2005 12:30 | Em resposta a: #106680

Caro Fernando:

Junto o seu pedido aos demais que já tenho em carteira.
Vamos ver o que o tempo me deixa de sobra para me ocupar disto, 'tá? Se não for agora nesta, talvez para a última semana antes da interrupção de aulas por causa da quadra de Natal.
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#106874 | mm81 | 06 dez 2005 00:44 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França,

Será que me pode conseguir informações acerca de Joaquim António Camarinha, Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Juíz, Comendador da Ordem de Cristo por carta de D. Pedro V de 27 de Novembro de 1854.
Interesssa-me não só informação biográfica assim como descendência e ascendência.

Muito Obrigado
Melhores Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Paiva Manso

#107387 | luis262 | 14 dez 2005 22:53 | Em resposta a: #105896

Caro Pedro :

Com o Natal à porta, primeiro que tudo desejo-lhe um bom Natal e umas férias recuperadoras!
Se, como me dizia na sua última mensagem, conseguisse arranjar maneira de pegar nos Paiva Manso, agradecia mas se assim não puder ser compreendo perfeitamente, porque também sei o que é ser prof. nos tempos que vão correndo.

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Paiva Manso

#107447 | Pedro França | 15 dez 2005 23:36 | Em resposta a: #107387

Caro Luís:

Vamos lá a ver, vamos lá a ver.
Para a semana que vem vou poder dispor de mais tempo. Agora com esta interrupção pela quadra natalícia talvez lhe procure isso. Tem algum aspecto que queira ver aprofundado?
Um abraço e Boas Festas igualmente para si. Obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107448 | Pedro França | 15 dez 2005 23:39 | Em resposta a: #106874

Caro Manel:

Nada feito. Não há verbetes dessa personagem como tendo frequentado a UC. Andei a ver as certidões de idade, pegando nas duas primeiras séries entre 1772-1833-1900 e não há nenhum Camarinha entre todos os Joaquins Antónios.
Será que há algum outro nome de acesso? É que pode haver estudante e faltar a certidão.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107449 | Pedro França | 15 dez 2005 23:41 | Em resposta a: #106195

Caro Lourval:

Já comecei a ver-lhe isso mas, entre 1855-61, para já, nem sinal de Júlio, nem de José Teixeira.
Vamos continuar para a semana. Quer rever as suas balizas?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107458 | mm81 | 16 dez 2005 01:43 | Em resposta a: #107448

Caro Pedro,

Em primeiro lugar muito obrrigado pelo trabalho que está a ter comigo.
Os dados que me foram fornecidos não foram por mim estudados, embora saiba quem o fez e tenha a certeza de sua competência e rigor. Por isso acho estranho aquilo que me diz. O que quer dizer com: "é que pode haver estudante e faltar a certidão"??? Sei que os dados que lhe enviei foram encontrados na Torre do Tombo, no máximo poderá haver uma confusão de nomes, leitura errada talvez.
Passo-lhe o que tenho sobre este:

I. José António Camarinha, Capitão de Ordenanças e Ouvidor do Concelho, casou a 8 de Setembro de 1746 em Arcozelo com Margarida Fernandes.

II. Joaquim Fernandes Camarinha, Escrivão da Correiçao do Crime da 2ª Vara da Relação do Porto, cargo para o qual se habilitou em 1814, nasceu em São Félix da Marinha.

III. Joaquim António Camarinha, Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Juiz, Comendador da Ordem de Cristo.... (o resto já sabe)

Ponho a hipótese de ter havido um erro na leitura do nome, são nomes comuns nesta familia:
Joaquim Antonio
José Antonio
João Antonio
Manuel Antonio
Se pudesse tentar estes nomes agradecia-lhe. Penso que a hipótese mais provável seja João Antonio Camarinha.

Melhores Cumprimentos
Muito obrigado
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107491 | cp | 16 dez 2005 18:22 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro

Queira desculpar mais este pedido:
O meu trisavô Frederico Pinto Machado Torres e Meneses, nascido em Anreade (Resende) a 30.01.1817, filho de José Pinto de Macedo e Meneses e Francisca Inácia Pinto Machado, terá estudado em Coimbra, será que consegue confirmar.
um abraço sempre reconhecido
Manel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

Júlio Teixeira

#107493 | Lourval | 16 dez 2005 19:24 | Em resposta a: #107449

Caro Pedro França,

Eu não acredito que Júlio Teixeira tenha sido um pai muito novo. Como o filho mais velho dele nasceu em 1887 já aqui no Brasil então eu lhe pediria que verificasse pelo menos até 1867.

Eu enviei um e-mail às forças armadas portuguesas. Vamos ver se eu terei algum retorno.

Muito obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#107502 | Pedro França | 16 dez 2005 22:59 | Em resposta a: #107493

Caro Lourval:

'Tá bem, avançarei até 1867.
Já agora, por qye razão se dirigiu às F.A.P.? O seu Júlio Teixeira andou na tropa? Só mera curiosidade. Talvez fora melhor ter consultado o Arquivo Histórico Militar.
Um abraço e vá-me aguardando aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Paiva Manso

#107507 | luis262 | 17 dez 2005 00:21 | Em resposta a: #107447

Caro Pedro,

Interessa-me aprofundar dois aspectos,

-A ascendência de um sexto avô meu , sobretudo dos costados Paiva Manso, ou Paiva (fui só até aos seus bisavós).

Trata-se de Vicente António de Paiva Manso, n. Miranda do Corvo a 5.4.1721, capitão mor de Miranda do Corvo , FCR, FSO, COC, primeiro administrador do Morgado de Chão de Lamas ( ou da Tróia, como aparece também referido ?) , casado com Maria Rosa Xavier Freire e Andrade, que também se assinou Maria Rosa Luísa Bernarda Xavier Freire da Fonseca b. em S.Gião a 13.9.1722. Fontes:
"FSG" de Nuno Canas Mendes pags. 119 , a 124 .
" Garridos e Melo Coutinho" do Dr. Cyrne de Castro , Boletim da Academia Portuguesa de Ex- libris, Lisboa, 1970- Ano XV Jan. nº 51.
Assentos de nascimento e de casamento.


- A possível ligaçâo entre estes Paivas Mansos e os Barão e Visconde de Paiva Manso, também eles, julgoeu, oriundos de Miranda do Corvo.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107522 | Pedro França | 17 dez 2005 12:42 | Em resposta a: #106035

Caro João:

Tal como eu pensava, esses nomes não constam do ficheiro de processos de ordenação no AUC. Talvez mesmo na Câmara Eclesiástica a que respeitam as suas naturalidades.
Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107523 | Pedro França | 17 dez 2005 12:49 | Em resposta a: #106528

Caro Primo:

Encontrei o seguinte:
- O Pe. José Furtado Queirós de Magalhães saiu bacharel fornmado em Cânones a 31.05.1766. Não consta a sua certidão de idade.
O Pe. Vicente de Santa Maria saiu formado em Teologia a 06.05.1719; fez ainda Magna Ordinária a 09.05, Augustiniana a 15.05 e Quodlibetus a 26.05 de 1719.
E é isto que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107524 | Pedro França | 17 dez 2005 12:53 | Em resposta a: #106446

Caro João:

Apenas pude identificar o Aleixo Nunes com matrícula a 20.11.1634 em Teologia.
O verbete está incompleto. Teria de pedir os livros de matrículas.
O António Gomes, deixe-me tentar ver em António Gomes, só, sem o Correia, porque no séc. XVII é raro os estudantes usarem mais apelidos.
Um abraço e espere-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107526 | Pedro França | 17 dez 2005 12:59 | Em resposta a: #106680

Caro Fernando:

Então é assim:
- Bernardo tem C.I. nº 218, Lº LIII, 2ª Série, passada a 19.09.1841.
Foi baptº no Mogadouro a 29.07.1824/f. 67 como Bernardo António, e nasceua 25.07 desse ano.
Era fº de Joaquim José Teixeira e de D. Ana Luísa Guedes de Morais Leite Velho.
Neto patº de Belchior Luís Teixeira, de Miranda do Douro, e de Maria José Mendo (?) do Mogadouro.
Neto matº de Inácio Guedes, de Mogadouro, e de D. Francisca Rita de Morais Leite Velho, de Chaves.

Padrinhos: Francisco António Guedes de Morais Leite Velho e sua irmã D. Antónia Guedes de Morais Leite Velho, solteira.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107527 | Pedro França | 17 dez 2005 13:01 | Em resposta a: #106636

Caro Nuno:

Nada feito. Com essa composição de nomes e localidade não encontro ninguém com esse nome.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107536 | nuno27 | 17 dez 2005 14:18 | Em resposta a: #107527

Obrigado na mesma, Pedro.

Já agora, não sei se está recordado mas também tenho antepassados do Gavião Atalaia, Gavião e Belver). As minhas últimas pesquisas fizeram-me avançar um pouco mais, até pessoas nascidas no final do sec. XVIII. Os apelidos são Matos, Heitor, Lourenço, Matos Cabeça, Pereira, Marques Correia (de Belver), Alves, Metelo, Fernandes Ferro, Heitor Correia (Belver), Gonçalves Jacinto, Dias Mota, Gonçalves Susano, Gonçalves da Costa, Dias João, Gonçalves Patacas, Chambel Casanova? (de Belver), Matos Boloto, Gonçalves Matos Galinha, Dias Crespo.

Se me puder acrescentar algo, agradeço-lhe.

Abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107537 | fertelde | 17 dez 2005 16:28 | Em resposta a: #107526

Estimado Pedro França:
O que posso dizer para agradeçer a diligencia e a informaçao que me acaba de enviar. Um abraço de reconhecimento e gratidao?? Pois assim è.-

Um forte abraço do,
Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107562 | jaboo | 17 dez 2005 21:30 | Em resposta a: #107524

Caro Pedro,

Como sempre, a sua ajuda é "inestimable" ...
Aguardo então o que poder encontrar sobre o Antonio Gomes.

Também queria perguntar-lhe se sabe alguma coisa sobre "Juizes da Igreja"?

Um abraço,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107572 | Pedro França | 17 dez 2005 22:32 | Em resposta a: #107536

Caro Nuno:

Dos apelidos que referiu tenho ascendentes do Gavião com os apelidos Matos e Heitor que até vieram de Belver também. Tenho um ramo de Chambéis também.
Vou averiguar isso com cuidado e depois descarrego-lhe os nomes em concreto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107954 | Pedro França | 25 dez 2005 01:30 | Em resposta a: #107562

Caro João:

Pois é: vai ter de se contentar só com o Aleixo Nunes, cujos dados do verbete já lhe enviei. Encontrei um António Gomes formado em Cânones em 09.06.1651 mas o verbete não traz a naturalidade e apenas diz mais que era familiar de S. Pedro. De resto, só procurando nos livros de matrículas, mas isso...
Um abraço e Feliz Natal.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107956 | Pedro França | 25 dez 2005 01:56 | Em resposta a: #107491

Caro Manel:

Com o nome Frederico Pinto Machado Torres (sem Meneses) de Anreade, encontrei um apenas, formado em Direito a 16.07.1889.
Não coincide, portanto, embora seja a mesma gente.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107957 | Pedro França | 25 dez 2005 02:15 | Em resposta a: #106331

Caro Paulo:

Então, isto é assim:
- Encontrei a uma Luísa, baptª a 23.07 e nascida a 13.07.1806 para o Bebedouro/Arazede, filha de Manuel Joaquim Simões, dos Resgatados, e de Joaquina Maria, do Bebedouro, tudo Arazede.
- Depois, encontrei a Manuel Gomes Nogueira, dos Pelicanos, casado a 10.08.1785/f. 133v.-134 com Maria Gomes (filha de Caetano Jorge e de Maria da Cruz) do Casal dos Ferrões, mas destes não lobriguei filhos em Arazede.
Encontrei outro casal Manuel Gomes Nogueira, dos Pelicanos, e Maria da Cruz, dos Bizarros, que aparecem como pais de um José Gomes Nogueira a baptizar sua filha Maria a 30.08.1835/f. 65v..
Para aprofundar este levantamento e ter certezas, aconselho-o a recorrer ao meu e-mail, abaixo: há vários homónimos a despistar e a freguesia de Arazede é grande, tem vários lugares algo populosos.
Agradecia imenso que os lugares (além da freguesia) de origem das pessoas fosse referido.
- Quanto ao António Bento da Costa, de Cadima, passa-se isto: encontrei o casal que me referenciou - Bento da Costa e Maria Gomes - que têm dois filhos, para o lugar do Grou: Joaquim, baptizado a 13.06.1824/f. 786v., e Maria, a 20.05.1819/757v.. Não localizei o António, e já vi e revi os assentos que lhe interessam. Não há assentos de casamento entre 1817-1819, daí que o de Bento não tenha sido descoberto, se ele casou em 1818, já que tem um filho em 1819.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107958 | Pedro França | 25 dez 2005 02:17 | Em resposta a: #107957

Caro Paulo:

O meu e-mail é:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107959 | Pedro França | 25 dez 2005 02:26 | Em resposta a: #106164

Caro Luiz:

Pesquisei a freguesia de Castelo Viegas, nas datas que me referiu e não descobri nada de um José Simões e de uma Domingas Dias.
Ora, José(s) Simões até há alguns para a época em estudo, mas não uma caravaninha e nem a Domingas.
Vamos ver no que ista dá. Já pensou sobre o assunto?
Um abraço a todos.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107960 | Pedro França | 25 dez 2005 02:33 | Em resposta a: #106136

Caro Luís:

Para o intervalo de datas que me deu, não encontrei nenhum José Simões casado com Domingas Dias para Castelo Viegas. Não há um único filho deste casal nese intervalo.
Uma vez que esta busca está a tornar-se morosa, aconselho-o a dirigir-se ao meu e-mail:
pedrofrancapin@netcabo.pt

Um Feliz Natal para si.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107995 | luizsillos | 26 dez 2005 02:39 | Em resposta a: #107960

Caro Pedro:

Agradeço por sua grande ajuda! Vou procurar encontrar informações mais concretas sobre esse meu antepassado, nos registros paroquiais do Brasil. Se ele não aparece em Castelo Viegas, deve ter vivido em outra freguesia, de forma a existir erros nos dados que eu possuo sobre ele. Desejo, de coração, um Feliz Ano-Novo!

Forte abraço.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#107998 | jaboo | 26 dez 2005 03:56 | Em resposta a: #107954

Caro Pedro,

Obrigado por tudo. Votos de um Bom Natal e de um bom ano novo!

Um abraço amigo,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#108099 | pvilar | 27 dez 2005 18:15 | Em resposta a: #107957

Caro Pedro França,

Nem sei como lhe agradecer.
Irei recolher todos os dados que conseguir e utilizarei o seu e-mail pessoal para lhos fazer chegar.
Muito obrigado por tudo.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#108111 | Vieira-SimõesIII | 27 dez 2005 19:04 | Em resposta a: #106084

Caro Pedro França

Será que se esqueceu do meu pedido?ou será que deixou para depois do ano novo?
só para ter a certeza..

Cmpts, e boas entradas
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#108134 | Pedro França | 28 dez 2005 00:02 | Em resposta a: #108111

Caro Edmundo:

O assento de casamento que pretende não se encontra em Pombalinho entre 1782 e 1827. Não sei se continuar a recuar no tempo é a solução com que conta mas achei que estava a trabalhar no escuro.
Se pretender reformular o pedido, tudo bem, mas terei de lhe pedir para recorrer ao meu e-mail disponível neste site. É que a pesquisa torna-se morosa e tenho outros pedidos à espera.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#108268 | Vieira-SimõesIII | 29 dez 2005 11:05 | Em resposta a: #108134

Caro Pedro França

Pelos vistos não casaram na freguesia de origem da noiva.. agora sei que deverei procurar noutra freguesia..De qualquer maneira, muito obrigado pela busca.

Mais uma vez obrigado, Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

Júlio Teixeira

#108488 | Lourval | 31 dez 2005 17:42 | Em resposta a: #107502

Caro Pedro França,
Quero te agradecer pela sua boa vontade durante o ano de 2005 e te desejar um excelente 2006.
Com relação ao Júlio Teixeira, depois de muito esforço, consegui obter uma certidão de óbito dele. Se é que eu posso confiar nos dados da certidão, ela diz que ele faleceu com 78 anos no ano de 1926. Logo ele teria nascido no ano de 1848. Eu realmente não esperava que ele fosse tão mais velho do que a esposa dele, a qual, segundo o óbito dela, é nascida no ano de 1865.
Segundo uma prima de meu pai, eles são de Coimbra. Mas continuo não sabendo qual freguesia.
Neste momento então eu diria que procuro pelo baptismo de Júlio Teixeira, filho de José Teixeira e Cândida Luiza, sendo que ele teria nascido entre 1847 e 1849.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#108490 | Pedro França | 31 dez 2005 18:43 | Em resposta a: #108488

Caro Lourval:

Tudo bem, espero ter sucesso desta vez. Mas, se eu chegar a algum resultado, terei de lhe pedir para me contactar através do meu e-mail,. disponível neste site.
É que se trata de uma pesquisa morosa, que me leva a pôr outras em lista de espera e isso redunda em prejuízo para várias partes. Espero que concorde.
Agora só lá para 4ª Feira.
Um abraço e Bom Ano 2006.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#108647 | Maria Montoya | 02 jan 2006 19:57 | Em resposta a: #105864

REFORMULACAO DE PEDIDO - Aguardo a sua ajuda prometida. BOM ANO 2006
Att. Sr. Pedro Franca,
Aconselharam-me a pedir-lhe ajuda e aqui estou a abusar, esperando que nao fique aborrecido. Sei que vive em Coimbra e se movimenta bem nos arquivos de toda a zona, razao do meu pedido.
Gostaria de saber os ascendentes da minha bisavo Bernardina Amelia do Ceu Quaresma de Almeida casada com o meu bisavo Capitao de Granadeiros do Regimento de Melicias da Figueira da Foz. Foi tambem Director da Alfandega, tb na Figueira, nomeado por decreto em 21/11/1833. Nasceu em Carapinheira do Campo (quando ???) e faleceu em Vila Verde (calculo que na regiao??) em 5 de Agosto de 1844. Nao tenho mais dados sobre a bisavo, mas do bisavo ja tenho algumas notas embora, se pudesse gostaria de confirmar se a avo, deste bisavo Jose, se chamava Inacia Teresa de Araujo. Foi casada com Antonio Brandao Pereira de Mello e sao conhecidos pelos Brandoes de Montemor o Velho onde habitavam na Quinta da Malta, sendo, creio, tambem proprietarios.
Muito obrigada por toda a ajuda que me possa dar.
Maria
P.S. mensagem iniciada em 14/9/05
Respondeu-me em 16/9/05 dizendo-me que fazia o favor de tratar do assunto na semana seguinte. Entretanto ja percebi que esteve doente e felizmente ja recuperado. Nao tenho pressa mas gostaria se possivel encontrar os ascendentes da minha bisavo. A Quinta da Malta foi pertenca dos Brandao Pereira de Mello e este meu bisavo habitou-a.
Desculpe a insistencia mas no topico Jose Brandao Pereira de Mello nao tenho resposta razao porque lhe envio a mensagem inicial
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#108681 | Pedro França | 03 jan 2006 01:44 | Em resposta a: #108647

Cara Maria:

Eu já havia começado a investigação exactamente pegando no óbito de sua bisavó em Vila Verde. A Vila Verde que conheço mais próxima da Carapinheira é a freguesia de Vila Verde, concelho de Figueira da Foz. Para a data que refere, não há lá nenhuma Bernardina Amélia. Agradecia que me confirmasse essa data e a freguesia para eu deduzir a idade com que teria falecido e a naturalidade. Para lançar a data de 5 de Agosto de 1844 é porque se baseia em algum documento que a atesta.
Fico a aguardar uma resposta para este tópico.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#108697 | AnaTC | 03 jan 2006 12:31 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França:
Desculpe novo incómodo mas gostaria que me desse informações (nomes pais e idades), se possível, sobre o seguinte registo de casamento:
António Simões Curate, filho de Manuel Simões Curate e Maria Ferreira, com
Anna da Conceição em 11 de Junho de 1883, em Ameal.
Cumprimentos
Isabel Curate

Resposta

Link directo:

Júlio Teixeira

#108762 | Lourval | 04 jan 2006 15:57 | Em resposta a: #107502

Caro Pedro França,
Eu me pergunto se você terá recebido meu e-mail. A gente nunca sabe, às vezes eles não chegam. Se for o caso, eu o re-envio.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#108795 | Pedro França | 04 jan 2006 23:49 | Em resposta a: #108762

Caro Lourval:

Recebi o seu mail sim senhor e até lhe respondi: veja a minha mensagem de 31.12.2005, às 18:43.
Vou ver o que posso fazer, mas tem, priomeiro, que dar o seu assentimento ao que lhe referi.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: o meu e-mail é: pedrofrancapin@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#108799 | Maria Montoya | 05 jan 2006 01:10 | Em resposta a: #105864

Att Pedro Franca,
Em resposta a sua mensagem de ha 2 dias,nao tenho datas relativamente ha minha Bisavo. A data de 5 de Agosto de 1844 e a da morte do meu bisavo Jose Brandao Pereira de Mello. Esta informacao foi retirada da Gazeta da Figueira no. 3021 de 23 de Junho de 1921 e creio escrita por um Jose Jardim. Sao meras notas que tenho e nas quais me baseio. Informo-o que o meu Avo Joao Maria Quaresma Brandao Pereira de Mello, e filho deste casal nasceu em Soure em 23 de Julho de 1862 e tinha uma irma (mais velha???) chamada Mariana, nao tenho datas referentes a esta Tia. Talvez pela certidao de nascimento se encontre alguma referencia a datas da minha bisavo.
Aguardo as suas noticias e mais uma vez muito obrigada pela sua disponibilidade.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#109084 | Maria Montoya | 08 jan 2006 22:35 | Em resposta a: #105864

Faco a correccao do nome de Mariana para Maria Amelia

Att Pedro Franca,
Em resposta a sua mensagem de ha 2 dias,nao tenho datas relativamente ha minha Bisavo. A data de 5 de Agosto de 1844 e a da morte do meu bisavo Jose Brandao Pereira de Mello. Esta informacao foi retirada da Gazeta da Figueira no. 3021 de 23 de Junho de 1921 e creio escrita por um Jose Jardim. Sao meras notas que tenho e nas quais me baseio. Informo-o que o meu Avo Joao Maria Quaresma Brandao Pereira de Mello, e filho deste casal nasceu em Soure em 23 de Julho de 1862 e tinha uma irma (mais velha???) chamada Mariana, nao tenho datas referentes a esta Tia. Talvez pela certidao de nascimento se encontre alguma referencia a datas da minha bisavo.
Aguardo as suas noticias e mais uma vez muito obrigada pela sua disponibilidade.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

Dr. Francisco Vaz, Coimbra, séc. XVI

#109088 | amtf | 09 jan 2006 00:01 | Em resposta a: #107956

Caro Pedro França,

Procuro informações acerca de um "Doutor Francisco Vaz, Cónego na Doutoral Sé de Coimbra e Vigário Geral do mesmo Bispado", que terá nascido em Coimbra pela 1ª metade do séc. XVI.
Teve Francisco Vaz de Catarina da Cunha, natural de Óbidos, a Francisco Vaz da Cunha, falecido antes de 1622, pai de Francisco Vaz Perestrelo, Familiar do Santo Ofício, em cuja diligência travei conhecimento com o Cónego Francisco Vaz.
Será que existem registos na Câmara Eclesiástica (ou noutros fundos) para tão vetusta personagem?

Agradecendo antecipadamente o seu interesse,
Um abraço do
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Vaz, Coimbra, séc. XVI

#109094 | Pedro França | 09 jan 2006 01:03 | Em resposta a: #109088

Caríssimo:

Vou tentar dar uma espiada nos ficheiros só por descargo de consciência mas afianço-lhe desde já que tais datas não há para inquirições De Genere nas ordenações.
Lá para 4ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#109097 | Lourval | 09 jan 2006 01:28 | Em resposta a: #108490

Caro Pedro França,

Enviei outro e-mail privado. Recebeste?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#109167 | Pedro França | 09 jan 2006 19:25 | Em resposta a: #109097

Caro Lourval:

Sim, recebi-o no dia 5 deste mês.
Vou adiantando que na freguesia da Sé não se encontra nada que me leve ao Júlio Teixeira.
Vou ver outras freguesias. Tem alguma pista mais? Coimbra cidade só? Ou também Coimbra rural? São muitas freguesias...
Vá pensando. Agora só 4ª Feira é que passo pelo AUC.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Júlio Teixeira

#109170 | Lourval | 09 jan 2006 20:01 | Em resposta a: #109167

Caro Pedro França,

Na recente certidão de óbito que acabo de adquirir consta que Júlio Teixeira faleceu em 1926 com 78 anos e tem algo que me surpreendeu: profissão agricultor. Isto pode sugerir Coimbra rural, não?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#109184 | Pedro França | 09 jan 2006 22:08 | Em resposta a: #109170

Caro Lourval:

E já agora, refere a naturalidade dele?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#109192 | Lourval | 09 jan 2006 23:04 | Em resposta a: #109184

Caro Pedro França,
Infelizmente ainda não tenho a naturalidade dele mas finalmente tenho um ano de nascimento: 1848. Sendo 1848 o ano de seu nascimento, em que ano ele teria prestado satisfação militar? 1866?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Vaz, Coimbra, séc. XVI

#110071 | amtf | 19 jan 2006 00:29 | Em resposta a: #109094

Meu Caro Pedro França,

Desculpe o atrevimento mas será que teve oportunidade de procurar este Dr. Francisco Vaz?
Admito que seja improvável haver algum registo com dados genealógicos, tanto mais que situando o seu nascimento na primeira metade do séc. XVI ter-se-há ordenado numa época em que, como diz, não se faziam inquirições de genere.
Não conhecendo os fundos do Arquivo da UC, puz a hipótese de existir algum cartório da Sé onde eventualmente se pudessem encontrar dados sobre membros com algum relevo na hierarquia da Diocese.

Um abraço do
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111607 | Maria Montoya | 08 fev 2006 20:04 | Em resposta a: #105864

Att Pedro Franca,
Esqueceu-se de mim? Pedido de ajuda sobre a minha bisavo Bernardina Amelia do Ceu Quaresma Brandao Pereira de Mello.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111609 | Pedro França | 08 fev 2006 20:23 | Em resposta a: #111607

Cara Maria:

Não, não me esqueci. Simplesmente, a incerteza dos dados leva-me a ir adiando o problema. A vida na escola não ajuda porque passo mais tempo por lá.
Mas, não me esqueci, esteja descansada.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111627 | Maria Montoya | 08 fev 2006 23:14 | Em resposta a: #111609

Caro Pedro Franca,
Muito obrigada por nao se ter esquecido. Gostaria de lhe enviar mais dados mas e impossivel. Ca fico a aguardar o seu contacto.
Ate breve.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111630 | LCM | 08 fev 2006 23:25 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro,

Desculpe vir incomodá-lo com um pedido. Precisava de saber se existe a matricula de um João Freire, de Abrantes, que é referido como "Licenciado" no casamento da filha em 1673. Precisava de saber em que é que se formou, local exacto de nascimento e filiação.
Desde já muito obrigado pela ajuda.

Um abraço,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111713 | Pedro França | 09 fev 2006 22:36 | Em resposta a: #111630

Caro Lourenço:

Encontrei um João Freire, de Abrantes, filho de Vicente Freire.
Só encontrei 3 matrículas no verbete, em Leis: 10.10.1647, 19.11.1649, 01.11.1650.
Será este?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111714 | PinheirodeCampos | 09 fev 2006 22:57 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro

Sei que isto é um abuso mas no caso de ir pelo AUC poderá tentar procurar-me os dados relativos a Henrique Trindade Coelho (N.1885) e que foi Bacharel formado em Direito, filho do insigne TRindade Coelho?

Não sei onde nasceu nem tão pouco o nome da mãe.

Com um abraço e ao dispor por terras de Bragança - terras do frio

Filip Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111726 | Pedro França | 10 fev 2006 00:27 | Em resposta a: #111714

Caro Filipe:

Está bem, posso ver-lhe isso para a semana, lá para 4ª, 5ª Feira, 'tá? Não tenho possibilidade profissionalmente falando de lá passar mais cedo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111730 | LCM | 10 fev 2006 01:58 | Em resposta a: #111713

Caro Pedro,

Muito obrigado. Provavelmente será mesmo este. Terei então de procurar o baptismo de um João, filho de um Vicente Freire, em Abrantes. Não diz a freguesia?
É referido como "Licenciado" pelo que deverá ter terminado o curso.
Mais uma vez agradeço a valiosa ajuda.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111779 | Pedro França | 10 fev 2006 19:35 | Em resposta a: #111730

Caro Lourenço:

Apenas um reparo: o João Freire, se Licenciado foi, o verbete só revela três matrículas o que não faz o curso completo e não tem registo de actos e graus...; talvez omissão do funcionário que abriu o verbete com esta pessoa.
Quanto à naturalidade não é referida a freguesia.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111786 | LCM | 10 fev 2006 21:43 | Em resposta a: #111779

Caro Pedro,

Mais uma vez muito obrigado. A probabilidade de ser declarado "Licenciado" no casamento da filha sem o ser é praticamente nula, mas nunca se sabe! Já acredito em tudo!
Não estando no verbete a data dos Actos e Graus, só consultaando os livros dessa época?

Um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111817 | Pedro França | 11 fev 2006 12:47 | Em resposta a: #111786

Caro Lourenço:

Pois, lá terá de ser, não? Não vejo outra hipótese.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#111939 | PinheirodeCampos | 13 fev 2006 13:36 | Em resposta a: #111726

Caro Pedro

Não tem qualquer inconveniente ainda para mais estando eu para aqui a incomodá-lo com esse pedido! Quando for possível, não tenha pressa.

Aproveito ainda para lhe pedir que me tente encontrar a matrícula ou outros dados do Dr. Manuel Martins Freire, nascido em Casas do Soeiro (Celorico da Beira) pelos anos de 1740, filho de Manuel Martins Freire e de sua mulher Maria Gomes, do mesmo lugar

assim como também de JOSÉ BARATTA FREIRE DE LIMA, nasceu em Castelo Rodrigo e Frequentou Cânones na Universidade de Coimbra com matrículas feitas em 7 de Outubro de 1795 e 2 de Outubro de 1800 e licenciou-se em 21 de Julho de 1801.

De ambos nada mais sei nem datas de nascimento nem mais nada!


Qualquer coisa que necessite de Bragança ou do Arquivo por favor diga.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112029 | JFBarata | 14 fev 2006 17:09 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França:

Cá estou, mais uma vez, a pedir a sua preciosa ajuda para o esclarecimento da identidade dos pais e avós de um bacharel que fez carreira nos Açores. Trata-se de Manuel da Rocha Salgueiro que foi juíz em Angra do Heroísmo onde faleceu em 1898.

Muito obrigado por mais este favor.

Um abraço amigo do

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112043 | Pedro França | 14 fev 2006 19:13 | Em resposta a: #112029

Caro João:

Tomei nota do que me pediu.
Amanhã pode ser que já tenha algo para si.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112102 | JFBarata | 15 fev 2006 15:14 | Em resposta a: #112043

Caro Pedro França:

Muitíssimo obrigado.

Um abraço do amigo muito grato
João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112116 | victorferreira | 15 fev 2006 17:22 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França,
Recupero de um tópico de Agosto do Ano passado estas perguntas que não sei se lhe chegaram à caixa de correio, e que fica para quando tiver algum tempo de sobra (que deve ser 'quase nunca', não é?).

"... vou aproveitar mais uma vez esta boleia das IdGs para lhe apresentar uns clérigos e religiosos colaterais que talvez possam ajudar na pesquisa do tal grupo resistente de que não sei de todo ou não consigo confirmar a filiação constante em alguns escritos mais ou menos credíveis ...
Alguns são de Ordens religiosas e francamente não sei se isso altera alguma coisa quanto aos fundos onde procurar.

Se e quando tiver disponibilidade e paciência para responder, naturalmente, pelo que desde já agradeço.

1- Manuel Ribeiro, Jesuíta. Primogénito. Nascido por 1580, mais coisa menos coisa. Um seu terceiro irmão casa-se em 1614, pelo que a sua entrada na Companhia deve andar por essa altura. Os seus pais seriam Isabel Montez (Montes, ou mesmo Nunes) da Costa e Pedro Fernandes de Torres, e avós maternos Marcos de Paiva Homem e Filipa Nunes da Costa;
e
2- Gaspar da Costa, Jesuíta. Irmão do anterior.
Sobre estes dois gostaria de confirmar dos pais e da possibilidade de mais alguma confirmação sobre os avós maternos e informação sobre paternos.

3- Miguel da Fonseca, 'clérigo'. Foi baptizado em Viseu em 17/05/1620, pelo que deve ter recebido ordens já andava D. João IV a pelejar a Restauração. É um 'recurso' uma vez que este Miguel é um sobrinho dos dois anteriores (Manuel e Gaspar), filho do terceiro irmão deles (o Jorge Montez da Fonseca). Este Miguel é também irmão mais novo de um Paulo Montez da Fonseca, que o Pedro França já me fez o favor de confirmar a formatura em Cânones há uns tempos.
A mãe do Miguel é a Helena Correia do Amaral. Neste caso tratar-se-á de verificar bisavós, principalmente por parte do avô António Correia de Bulhões, cujos ancestrais já estou farto de procurar, sem sucesso.

Finalmente,
4- o 'Dr.' João Corrêa do Amaral, sacerdote, n. Em Viseu cerca de 1589, que testemunha uma IG de 1660 onde diz ter mais ou menos 71 anos de idade e ser filho de António Correia de Bulhões. Alão diz que foi Jesuíta e depois abade de Quintela.
Mais uma vez, o maior interesse são os avós paternos uma vez que a ascendência materna é bem conhecida (Isabel do Amaral, dos Amarais de Pindo)
..."

Acho que neste caso só mesmo pela via das IdGs é que se pode ir mais atrás no tempo.
Grato antecipadamente pela atenção que puder dispensar a este tema.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112148 | LProjecto | 15 fev 2006 21:57 | Em resposta a: #111713

Caro Pedro,

Recorro mais uma vez à sua generosidade, para lhe propor (numa hora de menos aperto - o que para si será certamente difícil) uma caça ao Gato.

Assim, se algum dia encontrar escondido na imensidão da floresta prensada os seguintes felinos, agradeço-lhe toda a informação que possa levar ao apuramento do seu pedigree:

- Lic. Manuel Fernandes GATO, nascido provavelmente entre 1560 e 1580 (físico e cirurgião do Hospital de Arraiolos), a quem o Duque D. Teodósio II concedeu mercê a 23 de Dezembro de 1605.

- Lic. Gonçalo Botelho GATO, a quem o Duque D. Teodósio II concedeu mercê a 6 de Maio de 1626.


Um abraço,

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112299 | FMOB | 17 fev 2006 18:22 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro França
Sem querer abusar muito da sua boa vontade, ficar-lhe-ia extremamente grato, se, me tentasse localizar uma das minhas ascendentes, natural de Montemor-o-Velho: Chamava-se Luisa Lopes, teria nascido por volta de 1690 -1705, mas não conheço a sua filiação. Sei que foi casada com Gregorio Pires de Lavre.
Muito agradecido pela sua atenção
Com os melhores cumprimentos

Fernando Branco - Paris

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112305 | Pedro França | 17 fev 2006 19:46 | Em resposta a: #112029

Caro João:

Então é assim:
- Encontrei o seu Manuel da Rocha Salgueiro - certidão de idade nº 96, Lº LXXIII, 2ª série.
Foi baptº na fregª de Vera Cruz em Aveiro, f. 97/ a 18.01.1836, tendo nascido a 11 desse mês e ano.
Era filho de Jerónimo da Rocha Salgueiro e de sua mulher Maria de Jesus, ambos dessa fregª.
Era neto patº de Manuel da Rocha Salgueiro e de sua mulher Maria Joana, da mesma fregª.
Era neto matº de Manuel Nunes Cartos (?) e de sua mulher Josefa da Cruz, do lugar de S. Bernardo, fregª de Nossa Srª da Glória, da cidade de Aveiro.
Os padrinhos foram os avós paternos.
Saiu bacharel formado em Direito a 27.06.1863 (tirou o bacharelato a 26.06.1862).

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Tudo de bom para si, daqui de Coimbra.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112306 | Pedro França | 17 fev 2006 19:54 | Em resposta a: #111939

Caro Filipe:

Em primeiro lugar encontrei um Manuel Martins Freire em Medicina, que teve em actos e graus os seguintes:
- 1ª tentativa a 05.04.1753;
- 2ª tentativa a 05.04.1753;
- Formatura a 17.05.1753;
- Aprovação a 22.05.1754.

Foi mais Bacharel (18.04.1750), Licenciado (02.07.1750) e Mestre em Artes (do Colégio das Artes) a 07.10.1754, antes de ingressar na UC.
Era natural do PORTO.

Não encontro outro para a mesma altura.
Quanto ao José Barata Freire de Lima, tenho que saiu bacharel em Leis a 11.02.1802, e bacharel em Cânones a 25.06.1799, Repetição a 13.07.1801 e Licenciado em Cânones a 21.07.1801.
Era filho de um Manuel Martins Freire, e natural de Castelo Rodrigo.
Não tinha certidão de idade da 1ª série.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112307 | Pedro França | 17 fev 2006 20:00 | Em resposta a: #112116

Caro Victor:

Tenho um problema de fiabilidade de dados. À falta de pais, a naturalidade poderia ajudar tanyto mais que para o século XVI-XVII muitas vezes é só o nome próprio e um apelido e como há muitas Marias na terra, torna-se complicado. Poderia dar-me alguns contornos mais precisos? Já andei a ver os verbetes, é por isso.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112308 | Pedro França | 17 fev 2006 20:05 | Em resposta a: #112148

Caro Luís:

À falta da parternidade poderia ter a naturalidade tanto mais que do séc. XVI para o XVII muitas vezes é um nome e um apelido, o que se torna muito redondante dados os homónimos.
Encontrei, todavia, um Manuel Botelho Gato,da vila de Moura, que só tem uma matrícula em Instituta a 01.10.1675. Posso ver o pai nos livros de matrículas mas não constava no verbete...; não sei se lhe interessa mas creio que os "Gatos" que me enviou são do Alentejo.
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112349 | victorferreira | 18 fev 2006 15:04 | Em resposta a: #112307

Caro Pedro,
Grato pela sua atenção e rapidez na resposta.
Mas agora fiquei sem saber o que dizer. A filiação e parentescos que conheço está toda na mensagem: sobre qual deles precisa de mais detalhes e já agora, de que tipo?
Esta gente é de Viseu ou com Viseu fortemente relacionada.

Repito acrescentando pouco mais o que já escrevi:
1- Manuel Ribeiro, Jesuíta. Primogénito. Nascido pelas décadas de 70/80 de quinhentos, muito provavelmente em Viseu. Pais: Isabel Montez (Montes, ou mesmo Nunes) da Costa e Pedro Fernandes de Torres. PFT era mestre das obras e esteve em Tomar a seguir a Terzzi. Avós maternos: Marcos de Paiva Homem e Filipa Nunes da Costa;
e
2- Gaspar da Costa, Jesuíta. Irmão do anterior.
Sobre estes dois gostaria de, confirmados os pais e avós maternos, saber se há informação sobre outros

3- Miguel da Fonseca, 'clérigo'. Foi baptizado em Viseu (Sé) em 17/05/1620, filho de Jorge Montez da Fonseca e de Helena Correia do Amaral. Neto paterno de Pedro Fernandes de Torres e de Isabel Montez (Montes, ou mesmo Nunes) da Costa (esta, fª de Marcos de Paiva Homem e Filipa Nunes / Montes? da Costa). Materno de António Correia de Bulhões e de Isabel do Amaral.
No caso tentar avançar para bisavós.

Finalmente,
4- o 'Dr.' João Correia do Amaral, sacerdote (que Alão diz que foi Jesuíta e depois abade de Quintela), n. em Viseu cerca de 1589 e é filho de António Correia de Bulhões e de Isabel do Amaral (esta, 5ª filha, ilegítima, do Deão da Sé Gaspar do Amaral e de Susana Dias de Oliveira). João Correia do Amaral é irmão de Helena Correia do Amaral e portanto, tio do Miguel.
Mais uma vez, o maior interesse são os avós paternos uma vez que a ascendência materna é bem conhecida (os Amarais, de Pindo).

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112369 | JFBarata | 19 fev 2006 00:08 | Em resposta a: #112305

Caro Pedro França

Muito obrigado por mais esta preciosa ajuda.

Um abraço do amigo muito grato

João Bonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112371 | Pedro França | 19 fev 2006 00:37 | Em resposta a: #112349

Caro Victor:

Muito bem, já estou situado. No entanto devo dizer-lhe que estas inquirições De Genere se as houver serão muito simples dada a época a que se reportam as personagens. Em alguns casos a De Genere vem suprimida e limita-se a processo de ordens menores ou ordens sacras mas, sem mais, ainda que possam vir os pais e os avós mas sem inquirições e muito menos de bisavós. Neste último caso isso acontece quando vêm referidas as certidões de baptismo e de casamento dos pais e avós, mas não para a época em questão.
De toda a maneira vou ver se há ordenações sacerdotais. É claro, nem esperar que tal coisa surja das matrículas da UC até porque não há certidões de idade para esta altura.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112372 | Pedro França | 19 fev 2006 00:40 | Em resposta a: #112299

Caro Fernando:

Bem, bem, sem filiação, nada feito. Nos assentos de baptismo não há apelidos. Sem o nome dos pais é perigoso: posso encontrar mais que uma Luísa em datas próximas e não terem nada a ver com o que se pretende.
Quer reflectir sobre isto?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Afinal (que lapso!), há mais um!

#112380 | victorferreira | 19 fev 2006 12:26 | Em resposta a: #112371

Caro Pedro,
Já conhecia essas dificuldades por acompanhar (passe o "voyeurismo" intelectual ...) algumas trocas de mensagens suas com outros confrades, que vou vendo se me interessam pela proximidade geográfica ou familiar.
Mas essa sua chamada veio a lembrar-me uma omissão imperdoável: é que há outro! E ainda por cima de uma data posterior, o que, curiosamente, parece que poderá vir a trazer mais informação sobre o passado (ou assim espero).
5- O Padre António Correia de Bulhões e Vasconcelos. Jorge Montes da Fonseca e Helena Correia do Amaral tiveram, para além do Pe. Miguel da Fonseca, mais quatro filhos. Um deles, o João Correia de Bulhões [que consta aqui na base, c.c. Bárbara de Almeida (dos Vasconcelos de Moçâmedes)] herdou o cargo de Juiz dos Órfãos de Viseu e teve dois filhos. O mais velho, O Padre António Correia B. e V., renunciou em 27/05/1702 ao cargo. Em 1714 foi feito Abade na Fraguesia de Carvalhais. Por isso, entre 1702 e 14 andou a estudar em algum Seminário e a tirocinar n'alguma paróquia.
Talvez a sua IdG, se houver, seja mais rica. Mas trazer mais informação sobre "o passado do futuro" talvez apenas nos confirme o que já sabemos e não recue nada. Logo veremos, e paciência.
Um abraço e cá vou ficando grato mais uma vez.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Afinal (que lapso!), há mais um!

#112402 | Pedro França | 19 fev 2006 16:58 | Em resposta a: #112380

Ok Victor:

Vou ver-lhe isso então. Pode ser que se faça alguma luz no fundop do túnel.
Só lá para 5ª Feira, 'tá? Na 4ª à tarde tenho Conselhos de Turma por causa das infos intercalares.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Afinal (que lapso!), há mais um!

#112435 | victorferreira | 19 fev 2006 21:28 | Em resposta a: #112402

'ó meu caro Pedro, é para quando lhe convier.
Cá por mim "eu temo, e espero", como diria o Eclesiastes.
As infos das intercalares é que não podem esperar!
A elas, e em força.
Até lá.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112468 | LProjecto | 20 fev 2006 11:54 | Em resposta a: #112308

Caro Pedro,

Fico-lhe bastante grato pela sua gentil e imediata resposta ao meu apelo.
Infelizmente, poucos mais elementos tenho além dos que referi. Estou convencido de que os "Gatos" que procuro (pela proximidade das datas e por estarem ligados a Arraiolos) poderão entroncar naqueles que mencionei, ainda mais se atendermos à coincidência dos dois apelidos "Luís Gato". Estou na fase de esgotamento das fontes paroquiais, pelo que procuro qualquer pista que permita subtrair mais alguma informação sobre esta família.
Assim (e ressalvando a inevitável subjectividade), apelo à sua imensa generosidade, no sentido de que deite a mão a qualquer "Gato" de Arraiolos, do séc. XVI (espero não lhe estar a pedir o impossível, caso assim seja ignore este meu "capricho").

Já agora, deixo o "Gato" que procuro entroncar nos que referi como beneficiados das mercês de D. Teodósio II, pode ser que algum confrade tenha tropeçado nesta gente:

- Pero Luís Gato, natural de Arraiolos, nascido provavelmente entre 1540 e 1560,
que casou com Isabel Machada e tiveram:

- Manuel Machado da Silveira (O processo de leitura de bacharéis do seu filho Francisco de Pina da Silveira refere o pai como "homem da governança da vila de Redondo), natural de Arraiolos, que casou a 18.04.1605 no Redondo com Isabel de Pina, natural de Portel, filha de Francisco Paes de Pina e Maria Álvares (naturais de Portel).

Todos estes indivíduos eram considerados pelas testemunhas inquiridas num processo de Génere como "fidalgos muito nobres".

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112501 | FMOB | 20 fev 2006 16:45 | Em resposta a: #112372

Caro Pedro
Percebo perfeitamente o problema.Vou tentar ter mais detalhes.
Muito grato
Um abraço

Fernando Branco

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#112837 | Pedro França | 24 fev 2006 19:46 | Em resposta a: #112468

Caro Luís:

Para já, não há nada de "Gatos" para Arraiolos.
Para lá de Manuel Botelho Gato, antes referido, de Moura, só encontrei um Gonçalo Botelho, de Monsarás, fº de António Fernandes, Formado em Leis a 22.01.1593. Não sei se este iria a "Gato"... as matrículas não dizem mais.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: Falta-me o Manuel Machado da Silveira.

Resposta

Link directo:

RE: Afinal (que lapso!), há mais um!

#112839 | Pedro França | 24 fev 2006 19:53 | Em resposta a: #112380

Caro Victor:

Nada feito. Não há ordenações dentro da época que refere, para os vários nomes que refere.
Encontrei apenas, e nas matrículas de estudantes da UC um António Correia de Bulhões, de Pernambuco, fº de Gabriel Berredo, Formado em Cânones a 14.01.1641.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

:-(

#112854 | victorferreira | 24 fev 2006 23:12 | Em resposta a: #112839

Como diria o Carlos Pinto Coelho, acontece.
Caro Pedro, mais uma vez fico-lhe em dívida.
Um bom feriado, e bom descanso.
Grande abraço.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#113002 | PinheirodeCampos | 27 fev 2006 12:38 | Em resposta a: #112306

Caro Pedro

Muito obrigado pela sua contribuição. É realmente bom ser possível a ajuda mútua pois disso também é feita a Genealogia pelo que veja se precisa de alguma coisa destes lados que terei o maior gosto em o procurar.

Aproveito abusar do seu tempo e pedir-lhe que me verifique o processo do Henrique Trindade Coelho de quem nada sei, nem tão pouco onde nasceu.

Tenho aqui mais três que logo que possível peço verifique:

a) Diogo de Meireles Lobão, filho de Domingos Sobrinho e Luísa de Meireles

b) Francisco de Lobão Almeida ou Francisco de Almeida Lobão

c) Manuel de Lobão Pinto, filho de Gaspar de Lobão e de Maria Pinto

Não tem pressa!

Um abraço ao seu inteiro dispor

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#113174 | Pedro França | 01 mar 2006 19:59 | Em resposta a: #113002

Caro Luís:

Encontrei a:
- Henrique Trindade Coelho, de Coimbra, fº de José Francisco Trindade Coelho, bacharel em Direito a 14.07.1908. É possível que haja certidão de idade, quer?
- Diogo Meireles Lobão > em Diogo Meireles, fº de Diogo Meireles, de Torre de Moncorvo, Formado em Cânones a 16.12.1684 (e não filho de Domingos Sobrinho).
- Francisco Lobão de Almeida ou Francisco de Almeida Lobão,... nada.
- Manuel Lobão Pinto > Manuel Lobão, fº de Gaspar Ferreira Lobão, de Mogadouro, Fotrmado em Cânones a 18.12.1644.

Quer confirmar? O Diogo Meireles Lobão tem remissiva para Diogo Meireles e o Manuel Lobão Pinto tem remissiva para Manuel Lobão.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#113177 | PinheirodeCampos | 01 mar 2006 20:11 | Em resposta a: #113174

Caro Pedro

Teria o maior interesse nas certidões de idade sim. Os outros conferem também. Os dados que me conseguir dos 3 seria muito bom.

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#113219 | Pedro França | 02 mar 2006 00:09 | Em resposta a: #113177

Caro Filipe:

Quanto a certidões de idade, só para o H. Trindade Coelho porque para o séc. XVII, que é o caso dos outros, não há.
Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Reformulação de pedidos-AUC

#113223 | Maria Montoya | 02 mar 2006 01:20 | Em resposta a: #105864

Caro Pedro Franca,
Sera que se esqueceu de mim? Com tantos pedidos ate acredito. Se nao puder ajudar-me, peco-lhe o favor de me enviar um email para onde poderei pedir a certidao de nascimento/casamento ou obito da minha bisavo Bernardina Amelia do Ceu Quaresma de Almeida.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 19:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen