Familia Malafaia - Trás-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#105257 | R.Miguel Nunes | 14 nov 2005 21:02

Caros Confrades,

Alguém tem noticía de Malafaias da região de Trás-os-Montes? O "ramo" que pesquiso é originário (ou estabelecido) do "triângulo": Freixo de Espada-à-Cinta/Urros/Torre de Moncorvo. Agradeço qualquer informação.

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#105349 | R.Miguel Nunes | 15 nov 2005 21:42 | Em resposta a: #105257

Caros,

Renovo a questão...

Atenciosamente,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#105436 | pinheirov | 17 nov 2005 00:45 | Em resposta a: #105349

Caro Miguel Nunes

Hesitei responder à sua mensagem por esta não ser suficientemente explícita sobre o que pretende. Possuo pessoalmente uma vasta informação sobre os meus ascendentes Malfaia, um ramo por linha materna de meu Pai, establecido no Norte de Portugal. Estou igualmente em contacto com genealogistas e historiadores contemporâneos que desde há anos vêm fazendo investigação sobre as gerações dos desse apelido do séc.XV-XVIII (na região das Beiras). Mas dos lugares a que refere, à excepção de Urro, não conheço qualquer referência, pelo que a sua mensagem acabou por suscitar interesse.
São conhecidos de facto dois colaterais la linha a que referi acima, eclesiáticos em Urro, inícios do Séc.XVI. Porém essa informação pertence ainda ao autor de um trabalho que está em vésperas de publicação, e que naturalmente, não ousarei divulgar sem a sua autorização.

Se assim pretender, comunique-me então qual a informação que possui, ou exactamente o que pretende saber, e verei a partir daí como e de que modo o poderei ajudar (podendo mesmo o assunto tornar-se de interesse comum...). Caso prefira, comunique-me o seu endereço privado.

Cumprimentos

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#105507 | R.Miguel Nunes | 17 nov 2005 19:19 | Em resposta a: #105436

Caro Victor Pinheiro,

Já solicitei o seu contacto através do genea, conforme as regras, que não nos permitem a publicação de e-mails.

Quanto aos Malafaias, encontro-me à já alguns meses em pesquisa, tendo como referencia geográfica Urros e Freixo de Espada-à-Cinta e ainda o Porto e o Brasil, pesquisa essa que se baseia num lote de cartas (datadas de 1918 a 1938, se a memória não me falha) que adquiri, muito mal-tratadas, numa feira de velharias, correspondência essa entre a familia Malafaia emigrada no Brasil e um dos elementos que se fixou no Porto. Tal pesquisa já me levou ao "encontro" de quase todos os ramos descendentes do Malafaia emigrado, apenas me encontro com sérias dificuldades em contactar algum ramo que resida em Portugal.
Aos poucos vou também conseguindo traçar um perfil genealógico, dado que resido demasiado longe do AD de Bragança, para tornar tal pesquisa bem mais celere.

Estou deveras curioso acerca dessa publicação de que me fala, desejando assim que saia, tomar conhecimento dela e certamente adquirir um exemplar...

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#106156 | R.Miguel Nunes | 25 nov 2005 21:15 | Em resposta a: #105257

Caros Confrades,

Renovo o pedido:

Alguém tem noticía de Malafaias da região de Trás-os-Montes? O "ramo" que pesquiso é originário (ou estabelecido) do "triângulo": Freixo de Espada-à-Cinta/Urros/Torre de Moncorvo. Agradeço qualquer informação.

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#279498 | pinheirov | 25 jun 2011 18:47 | Em resposta a: #105507

Caro Miguel Nunes

Renovo contacto. Não tenho constatado a sua presença por estes lugares desde a nossa última comunicação em 2005, e espero se encontre bem. Por saber que investiga ramos Malafaia da região de Tràs-os-Montes, dos quais soube da existência através dos seus trabalhos, venho perguntar se tem deparado com algo dado de interesse através das suas pesquisas.
Estaria grandemente interessado em saber se algum ou alguns desses dados poderão entroncar com os meus. Do vasto trabalho que elaborei até aos mais remotos desta linhagem, apreciaria agora alargar a genealogia a todos os colaterais Malafaia de Portugal, deixando aqui convite a todos os que desejarem submeter dados relativos a este apelido, com as devidas referências de arquivo de forma a criar um válido intercâmbio de dados.
Caso prefira comunicar fora do âmbito deste forum, o meu endereço privado é: victor.pinheiro[at]umontreal.ca.
Fico ao dispor, se em algo eu posso ser de qualquer proveito.

Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#279514 | hpinto | 25 jun 2011 23:21 | Em resposta a: #279498

Caro Víctor Pinheiro:
Tenho estudado a freguesia de Pardilhó (Estarreja) e lá encontrei este casamento:

Manuel José Malafaia, natural de Avanca,
filho de Francisco António Malafaia e de Joana Rosa de Oliveira,
neto paterno de António José Malafaia e de Maria Teresa da Silva,
com Ana Valente de Almeida,
filha de Mateus Valente de Matos e de Maria Joaquina de Oliveira
(Livro Misto N.º 11, a fls. 193. Data: 28 Maio 1818).

Cumprimentos,
Helena Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#279519 | pinheirov | 26 jun 2011 00:47 | Em resposta a: #279514

D. Helena Pinto

Agradeço a informação que me enviou. Não tenho na minha base qualquer ligação com os dados que possuo, pelo momento. O último registo que tenho em referência na região que investiga, distrito de Aveiro, data de 14.10.1779 de um ramo Malafaia-Mascarenhas de Oliveira de Azeméis. Assim, conservo a sua informação para fins ulteriores, caso venham a cruzar com qualquer outro ramo de meu conhecimento.
Os meus sinceros agradecimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

Azevedos & Malafaias

#279541 | S.João de Rei | 26 jun 2011 15:04 | Em resposta a: #279519

Caro Vitor M. Pinheiro e demais Senhores/as

O primeiro Malafaia, Gonçalo Pires Malafaia, senhor de Belas, poderá ter sido filho bastardo de Gonçalo Vasques de Azevedo, senhor da Torre de Castro e da de Vasconcellos, casado com Berengária Vasques da Cunha (filha de Vasco Martins da Cunha, 5º senhor da Tábua). Afirmam-no vários genealogistas.
O neto de Gonçalo Vasques de Azevedo, Lopo Dias de Azevedo, 1º senhor de S. João de Rei, casado com Joana Gomes da Silva (Coutinho) filha do senhor de Vagos, Tentúgal e Buarcos, com 11 filhos de grande projecção na época. Faz casar a sua filha Filipa de Azevedo com Luís Gonçalves Malafaia, cujo irmão de Luís, Pedro Gonçalves Malafaia, casa com uma sobrinha de Joana, Isabel Gomes da Silva. Além de ligações aos Coelho, a que está relacionado Lopo Dias de Azevedo, por parte de sua Mãe.
Os filhos Luís Gonçalves Malafaia e Filipa de Azevedo,tiveram todos un nível alto de alianças, a maior parte mantem o apelido Azevedo. Duas das filhas Joana e Filipa Azevedo casam por exemplo com D. Afonso Teles da Silva e D. Martinho de Ataíde.
Luís Gonçalves de Malafaia, foi um dos principais validos de D. João I, fez parte também dos 12 de Inglaterra. Dos parentes da família Azevedo, em que incluo Coutinho (Magriço) e Malafaia, representavam cerca de metade ou mais deste grupo de Portugueses que ficou para a história. Luís Malafaia era o tesoureiro do grupo…notoriamente o líder.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos & Malafaias

#279588 | pinheirov | 27 jun 2011 02:13 | Em resposta a: #279541

Caro José de Azevedo Coutinho

Foi com satisfação que o li. Lembro ter trocado recentemente alguns pareceres sobre Azevedos e Coutinhos. Agradeço a informação vinda de um conceituado estudioso da linhagem dos Azevedos que, como sabemos, entroncaram com Malafaias no primeiro quartel de 400 com o casamento de Luis Malafaia com Filipa de Azevedo, filha dos que citou. A informação que me comunica figura na totalidade e em pormenor no estudo que venho elaborando desde há anos sobre os Malafaias, apoiado nos antigos nobiliários e em estudos mais recentes. Confirmam-se por conseguinte todos os dados que refere na sua mensagem, salvo a hipótese que faz Gonçallo P. Malafaia filho de Gonçalo V. de Azevedo e não de Pedro Gonçalves Malafaia que o conde D.Pedro inscreve na linhagem dos Malafaias até Pedro Annes de Tafião (ou Fafião, Título Fafioens) seu Bisavô, casado com Sancha Giles de Avelar.

A opção que tomei na publicação que fiz em 2009 sobre meus ascendentes, foi a deste nobiliário e de outros conceituados e controversados genealogistas do tempo, mas com as devidas ressalvas porque não há outra maneira de a eles referir nos nossos dias, pelo menos até D.Rodrigo Malafaia, filho do dito Luis Malafaia, do qual conhecemos agora com maior certezas a sua descendência. Nestas coisas não há que abafar surpresas, mas antes aprofundar-las. Há muito que compreendi que nestas coisas, e em particular nessa época, certezas não existem.

Ser-me-ia por conseguinte de grande benefício conhecer as fontes e nobiliários a que refere na sua mensagem, e que não consultei, de modo a poder produzir numa futura edição e se tal hipótese se defender, uma nova ressalva relativa a uma possível filiação bastarda de Gonçallo P. Malafaia.
Grato desde já, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#279597 | R.Miguel Nunes | 27 jun 2011 12:39 | Em resposta a: #279498

Caro Victor M. Pinheiro,

Infelizmente a minha pesquisa sobre os "Malafaia" de trás-os-montes em 2006 chegou a um "beco de dificil saída", mas que espero deslindar um dia, mas de momento não tenho qualquer novidade de monta, o que lamento, pois gotaria de lhe ser bem mais útil.

Ao dispor,
Ricardo M. Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia - Trás-os-Montes

#279694 | pinheirov | 28 jun 2011 16:53 | Em resposta a: #279597

Caron R.Miguel Nunes

Volto a incomodar, pelo que peço tolerância. Na mina investigação perdi o traço de dois tios-avós Malafaia, em Portugal, nos anos 1880, irmãos de minha Avó paterna. Apreciaria conhecer o nome desses Malafaias a que refere, emigrados no Brasil, dos quais encontrou a informação na resma de cartas que adquiriu. Quem sabe, talvez... ?
Agradeço, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos & Malafaias

#279899 | pinheirov | 30 jun 2011 23:39 | Em resposta a: #279541

Caro José de Azevedo Coutinho

Encontrei recentemente uma referência a Azevedos de S. João de Rei num documento do ano 1571, que lhe poderá talvez interessar. Poderei enviar a ref. para o seu endereço web privado, caso o deseje. O documento é pesado, em formato PDF / Catálogo de Leilão, artigo 595 /proposto em 2010.

595 - GUIMARÃES.- Petição de fidalguia.- 1 documento.-
Século XVI (1571).- 12 f.; 28 cm.
Nele se lê: «Estêvão da Cunha, fidalgo, morador na quinta da Cónega, perto de Braga....» etc. «casou sua filha com amtonio d’azevedo outrosy fidallguo, senhor da terra de sam Joam de Rei e seus filhos todos sam fidallguos nos llivros dell Rei»

FONTE:
Biblioteca Eugénio da Cunha e Freitas / Parte II
Organização do catálogo: Pedro de Azevedo, etc.

Cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos & Malafaias

#279919 | S.João de Rei | 01 jul 2011 09:31 | Em resposta a: #279899

Caro Victor Pinheiro

Obrigado pela sua atenção e amabilidade em me facultar o acesso a esses documentos.
Só tenho email não tenho web e ele é joseazevedocoutinhoarrobahotmail.com, se não se importar tenho muito gosto em o receber.
Curiosamente António de Azevedo, o primeiro a usar o apelido composto Azevedo Coutinho, 7º senhor de S. João de Rei, na primeira metade do século XVI casou com D. Maior da Cunha, filha de Sisto da Cunha... Srª da quinta das Cónegas em Braga!
Acredito que estejam relacionados Sisto/Xisto e Estevão?
Voltando ao assunto Malafaia onde se me deparou a informação que Luís Gonçalves Malafaia descendia de Gonçalo de Azevedo, Senhor de Castro e de Vasconcelos, estava relacionado no nobiliário de …Sousa e Silva, penso que será este o nome do autor, e que não tenho presentemente em meu poder. E agora, lembro-me melhor que estou a fazer uma gafe, ou seja, não era Gonçalo, mas sim do seu filho com o mesmo senhorio, Diogo Gonçalves de Azevedo ! http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30368
Com os melhores cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos & Malafaias

#280299 | pinheirov | 01 jul 2011 18:16 | Em resposta a: #279919

Caro J.Azevedo Coutinho

Enviei há momentos para o seu endereço o documento em questão. Nele encontrará a informação que referi, na página 94, artigo 595. É um vasto documento rico em dados de várias proveniências, aparentemente disponíveis como fundos para leilão.

Sobre os Malafaias, direi que não conheço o nobiliário a que faz referência e por isso não o consultei. Consultei a ficha da Génea de Diogo G. Azevedo e parece-me pouco provável que este, ou seu pai, possam ser pais do dito Luis Malafaia, ou de Gonçalo Malafaia, pai deste último, pois que duas ou três gerações parecem existir entre uns e outros. Diogo A. será de c.1333 e Luis M. de c.1400. Os outros nobiliários corroboram no respeitante a estes Malafaias, e não me parece justificada qualquer ressalva. Mas fico-lhe muito grato pela atenção assim como por qualquer outra informação que nos esclareça dúvidas sobre estes antepassados.

Sempre ao dispor, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos & Malafaias

#280305 | pinheirov | 01 jul 2011 18:27 | Em resposta a: #279919

Caro José A. Coutinho

Creio ter encontrado uma referência ao nobiliário .... Sousa e Silva.
MANUEL DE SOUSA DA SILVA - Escreveu um Nobiliário das Famílias de Portugal de que existe uma cópia da Biblioteca Nacional de Lisboa (Pombalina 304) e, ...

Vou tentar consultar. Darei notícias mais detalhadas.
Cumprimentos.

VMP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 01:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen