Pesquisa de familiar no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Pesquisa de familiar no Rio de Janeiro

#10463 | jpfonseca | 08 out 2001 11:28

Bom dia a todos os participantes deste forum ;

Agradecia que alguem que resida no Rio me possa dar uma ajuda sobre a pesquisa da vida de meu bisavô VALENTIM RIBEIRO DOS SANTOS ( TAMBÉM USAVA VALENTIM RIBEIRO DA FONSECA )português de esposende emigrado no Rio de Janeiro em 1869. Foi sócio do Comendador Manoel José da Fonseca na Casa Bancária Fonseca & Cunha, casou com uma senhora brasileira Amélia Ferreira Almeida Paschoal filha de António Almeida Paschoal dono da célebre Confeitaria Paschoal (que serviu o ultimo baile oferecido pelo Imperador na Ilha Fiscal ). Foi director no Real Gabinete Português de Leitura, sócio do Jockey Clube Brasileiro. Regressou a portugal em 1890.
Qualquer ajuda é bemvinda ainda que sejam apenas pistas !

Muito obrigado

João Paulo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiar no Rio de Janeiro

#10508 | Cau Barata | 08 out 2001 21:54 | Em resposta a: #10463

Caro João Paulo Fonseca,

Tente entrar em Contato com o COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA, que funciona no Rio de Janeiro, desde 1950.

Esta instituição, talvez seja a única no mundo que possui um fichário com o lançamento de todos os registros eclesiásticos das freguesias do Município do Rio de Janeiro, desde 1616.

Ou seja, esta loucura, elaborado pelo louco e grande genealogista Carlos Grandmasson Rheingantz, consiste na leitura que foi feita em todos os registros de batismos, casamentos e óbitos, das freguesias da Cidade, lançando estes registros em fichas, tomando por base os sobrenomes.

Assim, peça para procurar, não só pelo último sobrenome, mas também considerando o sobrenome (apelido) duplo, ou seja: Santos ou Ribeiro dos Santos.

O Presidente atual, chama-se Paulo Carneiro da Cunha. A Carta deve ser endereçada a ele, mas também, para o Dr. Victorino Chermont de Miranda, uma das pessoas mais ativas dentro daquela instituição.

Endereço:
Rua Augusto Severo, nº 8 / 12.º andar.
Centro - Rio de Janeiro.
20.021-040

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiar no Rio de Janeiro

#10565 | jpfonseca | 09 out 2001 16:51 | Em resposta a: #10508

Caro Cau Barata ,

Muito obrigado pela sua resposta, vou proceder conforme me indicou.
Caso encontre novas dificuldades entrarei em contacto consigo.

Mais uma vez muito obrigado

Jõao Paulo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiar no Rio de Janeiro

#35091 | mlucia16 | 07 fev 2003 18:19 | Em resposta a: #10565

ou tente enviar carta para o arquivo nacional
http://www.arquivonacional.gov.br/

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Curutelo

#35098 | jpcmt | 07 fev 2003 18:59 | Em resposta a: #10463

Caro João Paulo Fonseca,
Apenas uma curiosidade: Valentim Ribeiro da Fonseca comprou, em 1902, a Quinta (e julgo que o Castelo) de Curutelo, na freguesia de S. Julião do Freixo, concelho de Ponte de Lima.
Veja, na net, "Castelo de Curutelo", ou o "site" da "Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais".
Não lhe posso indicar os links, mas procure por estes nomes (com as aspas)
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Oeiras-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiar no Rio de Janeiro

#38833 | Luiz Alberto | 02 abr 2003 14:22 | Em resposta a: #10463

Prezado João Paulo Fonseca:
No Colégio Brasileiro de Genealogia consta a seguinte informação:
Valentim Ribeiro da Fonseca
Cas.no Rio(Sacramento,Livro 13,fls 69)--/--/1887
com Amelia de Almeida Pascoal.

Como estou trabalhando na revisão de trabalho genealógico da minha família de 1996, esperei mais algum tempo, pretendendo lhe fazer uma surpresa e enviar os dados do registro de casamento citado acima, a obter na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro..

Porém, cópia abaixo de parte de um e-mail meu, para outro nosso confrade do Fórum explica porque não pude fazê-lo e sugestÕes alternativas para o prezado ( O tema era outro mas o problema é o mesmo):

"Como informação complementar, com os dados já apontados (Igreja, Livro e fls) uma pesquisa interessante seria dirigir-se à Curia Metropolitana do Rio de Janeiro - Avenida Chile, no Arquivo, que fica no sub-solo, pedir o correspondente livro obtendo então os preciosos dados complementares: Nomes dos avós, nos casos dos Batismos, padrinhos e muitas outras nos Casamentos...etc...
Por que eu disse "seria"? ____Porque o Cônego encarregado do Arquivo da Cúria bloqueou o acesso de pesquisadores.
Caso vs desejem, talvez, pedindo via carta, como é do exterior, talvez,o cônego os atenda (não sei se graciosamente).

Segundo informação do próprio, para mim, por telefone, "para melhorar as instalações e meios" devendo estar liberado lá para Dezembro de 2003. ... Pode ser...

O endereço do Cônego é:

Cônego Aroldo da Silva Ribeiro
Diretor do Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro
Avenida Republica do Chile, 245
Centro - CEP 20.031-170
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (55) 21 22402669 ou 2240 2869

Felicidades e sucessos nas pesquisas!"

Fico por aqui.
Sucesso, também nas sus pesquisas são os votos do carioca,
Luiz Alberto

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Curutelo

#38857 | vbriteiros | 02 abr 2003 19:10 | Em resposta a: #35098

Meu Caro João
Nas " Nobres Casas de Portugal" , vol II , pág 74, o autor António Lambert Pereira da Silva refere: Em 1903 o Dr Cerqueira Veloso vendeu o Castelo de Curutêlo a Valentim Ribeiro da Fonseca , que o comprou para seu filho Valentim Ribeiro da Fonseca , natural do Rio de Janeiro, capitalista e proprietário em Esposende.
Acrescenta o Autor que este segundo Valentim casou com D. Fernanda Maria de Almeida Vaz Cerquinho c.s..
Um abraço
Vasco Briteiros
Não resisto a contar uma lenda deste velho Castelo: .. no tempo de D. SAfonso VI, rei das Espanhas, vivia neste Castelo um fidalgo Dom Gonçalo Pais Lobo de Curutelo, por alcunha o Dom Sapo, que usando do velho " direito de marketta", trazia apavoradas as futuras desposadas desses sitios.
Revoltado com esta situação um fidalgo vizinho Dom Nuno Soares, assassinou certo dia Dom Sapo.
O tio de Dom Sapo , Dom Simão de Curutelo, encontrando o assassino na presença do Rei, desafiou-o para um duelo. Como Dom Nuno Soares já era muito velho nessa altura , foi consentido que seu filho Pedro saísse em sua defesa e com tal valentia se portou, que Dom Simão de Curutêlo vencido e transido de medo se sujou todo na montada. Foi por isso alcunhado de Dom Simão ........! não posso explicitar o cognome porque seria cortado.

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Curutelo

#38872 | jpcmt | 02 abr 2003 22:34 | Em resposta a: #38857

Meu Caro Vasco:
Agradeço-lhe ter-me recordado esta história.
Por mero acaso, tenho esse fascículo das "Nobres Casas" (apenas porque é no mesmo que vem o meu muito caro Paço de Siqueiros!)
Um grande abraço do
João

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiar no Rio de Janeiro

#38933 | fdmcv | 03 abr 2003 16:13 | Em resposta a: #10463

Caro João Paulo Fonseca,

Aproveito para, mais uma vez, lamentar que a participação dos brasileiros neste fórum esteja limitada a um horário de difícil acesso, por diversas razões.

Como também não se permite a indicação de páginas na internet ... fica até desanimador, mas talvez seja de seu interesse procurar informações no Almanak Laemmert, digitalizado de 1844 a 1889, NA ÍNTEGRA, pela Universidade de Chicago. Nele se encontram diversos tipos de informação, desde dados da Família Imperial, açafatas, etc., a nomes de todo tipo de comércio na cidade do Rio de Janeiro, além das informações mais relevantes das diversas cidades do atual estado do Rio de Janeiro (Cabo Frio, Campos, Angra dos Reis, etc.), nomes dos vereadores, juízes, principais fazendeiros e comerciantes, etc.

Encontrei no ano de 1884 (e fiz apenas uma busca aleatória, por curiosidade) o nome de Antonio de Almeida Paschoal, à página 572, proprietário da Confeitaria Paschoal (r. do Ouvidor 126, r. da Misericórdia 26 ...).

Talvez se encontrem dados de outras pessoas de seu interesse. Note que há um índice alfabético e os números das páginas neste índice são clicáveis/premíveis, levando diretamente à página de interesse.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Curutelo

#273679 | Conde | 31 mar 2011 11:09 | Em resposta a: #38872

O Castelo de Curutelo foi posto à venda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 19:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen