Alcaide, Fundao

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Alcaide, Fundao

#104623 | Conceicao | 05 nov 2005 20:36

Alguem com informacao sobre os Salvado, principios de 1700s?
bem Hajam, Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104625 | agp | 05 nov 2005 20:54 | Em resposta a: #104623

Cara Maria da Conceição

Sobre os Salvados do Alcaide tenho alguma coisa. Que ramo procura?

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104628 | Conceicao | 05 nov 2005 21:07 | Em resposta a: #104625

Caro Antonio Pereira, procuro precisamente Feliciano Ferreira Salvado que deve ter nascido cerca de principios de 1700s. Bem Haja, Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104632 | agp | 06 nov 2005 00:03 | Em resposta a: #104628

Cara Maria da Conceição

Sobre o Feliciano Ferreira Salvado não tenho qualquer nota.

Bem Haja
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104644 | E. Osório | 06 nov 2005 10:46 | Em resposta a: #104628

Cara Conceição,

Sobre Feliciano Ferreira Salvado tenho bastantes elementos. Nasceu no Alcaide a 08-06-1724 e foi capitão da mesma vila. Era filho de Marinho Ferreira e de sua mulher Susana Salvado, que aí casaram a 19-09-1723. Tenho mais ascendentes, até à geração nascida por 1580-1600.

Casou em Caria a 30-06-1760 com Maria Josefa Leitão, aí n. a 07-09-1738, filha de Pedro Antunes Gomes e de sua mulher Isabel Antunes. Tenho igualmente muitos ascendentes.

Tiveram pelos menos três filhos:

Padre Pedro Ferreira Leitão Freire, que foi Prior do Jarmelo; Guiomar Antónia Maria Ferreira Leitão, que casou com o Dr. José Homem de Figueiredo e foram avós do 1º conde de Caria; e José Ferreira Leitão Freire, clérigo de ordens menores.

Gostaria de saber o seu interesse nesta família. Feliciano Ferreira Salvado e sua mulher são meus 6ºs avós.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104655 | Conceicao | 06 nov 2005 15:57 | Em resposta a: #104644

Caro Eduardo, obrigada pela informacao. Por acaso nao nasceu Dr. José Homem de Figueiredo Leitao no Jarmelo? Aonde fica o Jarmelo? Estou a estudar pessoas da area do Fundao e encontrei esta ligacao com os Leitao, os quais tenho tambem na familia. Gostaria de saber toda a informacao possivel sobre esta linha de Feliciano Ferreira Salvado. Antecedentes e ate ao neto do Dr. Homen. O medico do meu colegio em Lisboa era tambem da familia Homen. Se por acaso tivesse tambem informacao sobre a familia de Maria Josefa Leitao, natecedentes e descendentes agradecria tambem. O meu email e MVS24@aol.com
Por acaso e da Beira? Bem Haja. Maria da Conceicao.

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104663 | E. Osório | 06 nov 2005 16:39 | Em resposta a: #104655

Cara Mª Conceição,

O Dr. José Homem de Figueiredo Leitão nasceu no Jarmelo, freguesia do concelho da Guarda, a 11-09-1791.

Com a internet ao dispor, é fácil saber onde fica o Jarmelo ou outra freguesia qualquer, pois se fizer uma busca por "freguesias de portugal" vem-lhe a lista completa. Eu pessoalmente fiz um ficheiro separado, que consulto quando tenho dúvidas.

Sobre a família de Feliciano Ferreira Salvado e Maria Josefa Leitão, estou ao dispor para responder a dúvidas concretas, caso souber.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104665 | Conceicao | 06 nov 2005 16:53 | Em resposta a: #104663

Caro Sr. Eduardo Osorio, somente me interessam os nomes, arvore dessa familia, afinal diz ser a sua. Nao sei quem o sr e nem quero intrometer-me na sua privaciade. No entanto, e como ja disse, tenho curiosidade sobre nomes e regiao. Como ja lhe disse previamente, tenho familia com o nome de Leitao tambem, assim como meus familiares paternos sao dessa regiao bonita do Fundao. Minha Avo e do Ourondo, paterno de Souto da Casa, outros de Almaceda. Mas na parte meterna, a familia e da area de Lisboa. Tem razao atrevaez da internet, consegue-se muito. E como se o Bill Gates, tivesse aberto novos munds ao mundo. De um momento para o outro temos noticias instantaneas mundiais, falamos atravez do cell para qualquer pessoa de qualquer lado, e realmente poderemos verificar aonde fica Jarmelo.
Nao creio alguma vez tenha por la passado, mas toda a area Beiroa e bonita.
Agradecia mais uma vez, a sua simpatica colaboracao. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104727 | E. Osório | 07 nov 2005 14:40 | Em resposta a: #104665

Cara Mª da Conceição

Feliciano Ferreira Salvado é filho de Martinho Ferreira e de Susana Salvado, casados no Alcaide a 19-09-1723. Neto paterno de Mateus Ferreira e de Ana Salvado, e materno de António Martins e de Maria Salvado, todos do Alcaide.

Maria Josefa Leitão é filha de Pedro Antunes Gomes, de Caria, e de Ana Gonçalves Leitão, do Salgueiro, Penamacor. Neta paterna de Pedro Antunes Gomes e de Isabel Antunes, ambos de Caria, e materna de Manuel Gonçalves Leitão e de Maria Lourenço.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104737 | acamus | 07 nov 2005 15:51 | Em resposta a: #104727

Caro Eduardo Osório,

Ando a procura do nascimento de Maria Gil, fª de Manuel Gil e Maria Martins. Os pais da Maria são (eram) de Alcaide.
Deve ter nascido +- 1725. (teve 1 filho a 24/6/1747 na freguesia das Donas-Fundão). Não casou.

Se possivel, o casamento do pais da Maria Gil: Manuel Gil e Maria Martins (+- 1720)


Muito obrigada pela atenção,



fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104739 | E. Osório | 07 nov 2005 16:15 | Em resposta a: #104737

Caro Fernando Pontes,

Da freguesia do Alcaide, só tenho a família da minha mensagem. Lamento não poder corresponder.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104771 | carlos luiz | 07 nov 2005 19:47 | Em resposta a: #104739

Caro Eduardo Osório
Permita-me de lhe pedir tambem esta informação,procuro ramos (Caixinhas)
Tenho um casal,Maria Leitão,bapt 15/12/1860 em S.Sebastião da Capinha-Fundão,filha de José Rodrigues e de Maria Leitão de Pedrogão-Fundão, casada com Antonio Ascenção Caixinhas.
Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104776 | E. Osório | 07 nov 2005 19:56 | Em resposta a: #104771

Caro Carlos Reis Luís,

Não encontro esses nomes nos meu apontamentos, pelo que lamento não poder ajudar.

Cumprimentos

Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104781 | Conceicao | 07 nov 2005 21:24 | Em resposta a: #104727

Caro Sr. Osorio, estou-lhe imensamente grata. Mas, ha sempre um mas...Uma pergunta, estas duas familias nao vao ate mais longe em datas? Nao quero abusar da sua colaboracao, mas, realmente gostava imenso de saber.
Caro sr, tenho outra pergunta a que talveaz me possa ajudar visto estarem entroncados na mesma arvore:Jose Homen de Figueiredo Leitao, nasceu em Jarmelo, e sim ja fui verificar sobre a terra, que pelos vistos esta abandonada devido a historia de Ines de Castro? E a mesma?
Mas, como dizia, este Senhor, embora tenha nascido em Jarmelo, viveu em Gouveia, certo? Era filho de Jose Homen de Figueiredo, nascido em Gouveia?
este ultimo Sr era irmao do D. Bernardo Antonio de Figueiredo Bispo do Algarve?
e seus Pais Manuel Homen de Tavora, de Oliveira do Conde era casado com? Acho que tenho a informacao um pouco confusa. Gostaria se fosse possivel e sem querer abusar da sua generosidade em me fornecer estes factos, saber mais informacao do Manuel Homen de Tavora e sua esposa. Imensamente grata, e, com os meus amistosos cuprimentos, Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104854 | E. Osório | 08 nov 2005 19:03 | Em resposta a: #104781

Cara Mª da Conceição,

Mateus Ferreira era filho de Pedro Domingues Ferreira e de Maria Gonçalves. Ângela Salvado era filha de Manuel Martins e de Ângela Salvado. António Martins era filho de António Afonso e de Maria Martins. Maria Salvado era filha de Domingos Fernandes e de Madalena Salvado.

José Homem de Figueiredo Leitão n. no Jarmelo a 11-09-1791. Foi Fidalgo da Casa Real, Bacharel em Leis e em Cânones pela UC, Juiz de Fora em Porto de Mós (1816) e Trancoso (1820), Corregedor em Faro (1825), Desemb. da Relação do Porto (1827), Cavº da Ordem de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa, deputado às Cortes de 1834 e 1835. Foi o 1º adm. do vínculo instituído por seu pai em Gouveia. Em 1834 comprou o Colégio dos Jesuítas e o convento de São Francisco, em Gouveia. Fundou com seu irmão Frei Bernardo a 1ª fábrica de lanifícios da vila.

Era filho de José Homem de Figueiredo, n. em Gouveia em 1756, Fidalgo-cavaleiro da C. Real (02.01.1826), Bacharel em Leis, juiz de fora em Vila da Barca (1787) e Castelo Branco (1796), superintendente nas comarcas de Leiria, Aveiro e Coimbra (1802). Foi instituidor com sua mulher de vínculo em Gouveia e Caria em 1825, por Provião Régia. Vereador da Câmara de Gouveia em 1783, e de sua mulher Guiomar Antónia Maria Ferreira Leitão.

José Homem de Figueiredo era filho de Pedro de Figueiredo Homem de Távora, vereador da câmara de Gouveia e juiz ordinário, e de s. m. Rosa Jacinta Ferreira de Almeida, casados em S. Julião a 04-10-1741. Neto paterno de

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104855 | E. Osório | 08 nov 2005 19:15 | Em resposta a: #104781

Cara Mª da Conceição,

Mateus Ferreira era filho de Pedro Domingues Ferreira e de Maria Gonçalves. Ângela Salvado era filha de Manuel Martins e de Ângela Salvado. António Martins era filho de António Afonso e de Maria Martins. Maria Salvado era filha de Domingos Fernandes e de Madalena Salvado.

José Homem de Figueiredo Leitão n. no Jarmelo a 11-09-1791. Foi Fidalgo da Casa Real, Bacharel em Leis e em Cânones pela UC, Juiz de Fora em Porto de Mós (1816) e Trancoso (1820), Corregedor em Faro (1825), Desemb. da Relação do Porto (1827), Cavº da Ordem de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa, deputado às Cortes de 1834 e 1835. Foi o 1º adm. do vínculo instituído por seu pai em Gouveia. Em 1834 comprou o Colégio dos Jesuítas e o convento de São Francisco, em Gouveia. Fundou com seu irmão Frei Bernardo a 1ª fábrica de lanifícios da vila.

Era filho de José Homem de Figueiredo, n. em Gouveia em 1756, Fidalgo-cavaleiro da C. Real (02.01.1826), Bacharel em Leis, juiz de fora em Vila da Barca (1787) e Castelo Branco (1796), superintendente nas comarcas de Leiria, Aveiro e Coimbra (1802). Foi instituidor com sua mulher de vínculo em Gouveia e Caria em 1825, por Provião Régia. Vereador da Câmara de Gouveia em 1783, e de sua mulher Guiomar Antónia Maria Ferreira Leitão.

José Homem de Figueiredo era filho de Pedro de Figueiredo Homem de Távora, vereador da câmara de Gouveia e juiz ordinário, e de s. m. Rosa Jacinta Ferreira de Almeida, casados em S. Julião a 04-10-1741. Neto paterno de Pedro de Figueiredo Homem de Távora e de s. m. Catarina Rodrigues, casados em s. Julião a 26-03-1713, e neto materno de José de Almeida, capitão de Infantaria, e de s. m. Maria do Couto Ferreira, casados em S. Pedro, Gouveia a 21-10-1696.

Pedro de Figueiredo Homem de Távora foi escrivão (proprietário) da câmara de Gouveia, e era filho natural de Fiães, b. em Oliveira do Conde a 07-03-1644, filho natural de Manuel Homem Cardoso de Távora e de Ana Álvares de Figueiredo, solteira, que criou em sua companhia em Oliveira do Conde onde vivia.

José Homem de Figueiredo era irmão de D. Bernardo António de Figueiredo, n. em Gouveia em 1763, doutor em Cânones, Prior de São Paio de Gouveia, visitador do Bispado da Guarda, deputado às Cortes em 1820 e 1821, Bispo do Algarve confirmado em 1824, Par do Reino em 1826.

Tenho de ficar aqui com estas informações, porque como sabe isto não acaba...

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104869 | Conceicao | 08 nov 2005 21:53 | Em resposta a: #104855

Caro Sr. Eduardo Osorio, realmente, nao sei como lhe agradecer. Alem de paciencia, e tambem necessario muita atencao para o teclado. Espero nao tenha ficado com os dedos a doer.
Esta informacao e fantastica. Mas, sempre que tiver tempo, podera mandar me mais informacao, pois estou gostando imenso.
Estive a ler mais paginas sobre Jarmelo, e parece ser mesmo bonito. Tambem conheco Caria, gosto de um dos seus restaurantes. Creio que se chama Bibiana?
Tambem gosto de ir a biblioteca de Belmonte.
Tenho uma pergunta, referente a Pedro de Figueiredo Homen de Tavora, que quer dizer filho natural de Fiaes, (desculpe mas o meu teclado nao tem acentos ortograficos) se seu pai era Manuel Homen Cardoso de Tavora? Nesta epoca, Tavora era atribuido a topografia?
E lindo numa arvore poder-se ir tao longe. Imagine pinta-la em tela, que raizes profundas teria de ter. Creio que as flores das colchas de Castelo Branco eram feitas para precisamente desenhar as arvores de familia. Da familia de meu marido (Inglesa) tenho a arvore desde 1149! Acho fascinante.
Genealogia nao so e uma arte, mas uma tradicao. Imensamente grata, Maria da Conceicao.

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104875 | E. Osório | 08 nov 2005 22:40 | Em resposta a: #104869

Cara Mª da Conceição,

Tratou-se de um lapso. Queria dizer:

Pedro de Figueiredo Homem de Távora foi escrivão (proprietário) da câmara de Gouveia. Era natural de Fiães, b. em Oliveira do Conde a 07-03-1644, filho natural de Manuel Homem Cardoso de Távora e de Ana Álvares de Figueiredo, solteira, que criou em sua companhia em Oliveira do Conde onde vivia.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#104882 | Conceicao | 08 nov 2005 23:31 | Em resposta a: #104875

Caro Sr. Eduardo Osorio, muito grata. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#105052 | Conceicao | 11 nov 2005 14:52 | Em resposta a: #104882

Caro Sr. Osorio, nao quero de modo algum, abusar da sua cooperacao e paciencia, mas tenho uma pergunta; ja chegamos ao fim da linha?
Por acaso tera tambem informacao de Rosa Jacinta de Almeida?
Amistosamente, Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#126497 | spes | 30 ago 2006 16:30 | Em resposta a: #104739

Caro Eduardo Osório

Minha trisavó era Maria Salvado de Barros, casada com José Pires de Barros do Alcaide. Será que tem informação sobre estes meus antepassados ?

Cumpriments
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#126563 | E. Osório | 30 ago 2006 21:13 | Em resposta a: #126497

Caro Fernando Figueirinhas,

Tenho de facto Salvados, do Alcaide, mas bastante mais antigos: Um Feliciano Ferreira Salvado, que nasceu no Alcaide em 1724 e foi capitão de ordenanças. Casou com Maria Josefa Leitão e tiveram descendência em Gouveia. Lamento não poder ajudar mais. O melhor será ver os registos paroquiais da freguesia.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundao

#126645 | spes | 31 ago 2006 09:01 | Em resposta a: #126563

Caro Eduardo Osório

Agradeço a ajuda. Penso que o Feliciano Ferreira Salvado também vem registado nas "Ordenanças e Milicias" do Nuno Borrego.


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 12:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen