Sobre registros da Família Salgado em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Sobre registros da Família Salgado em Portugal

#104385 | brenobarra | 02 nov 2005 18:53

Prezados amigos do GENEA !!!

Como podem ver em meu nome, consta o sobrenome SALGADO. Há algum tempo que pretendo obter a minha dupla cidadania, requerendo a parte portuguesa. Sei que minha família (SALGADO) é oriunda de Portugal, porém, não consegui achar através da busca do GENEA qual seria a Região, e tampouco o Distrito e o Concelho a que pertencem os registros de minha família.

Gostaria muito que pudessem me ajudar nesta tarefa, informando-me aonde posso encontrar registros e contatos diretos sobre os documentos que tratem sobre minha família em Portugal.

Se houver alguém da família SALGADO que leia este e-mail, por favor, entre em contato, pois tenho grande interesse em esclarecer e obter estes documentos de comprovação.

Saudações;

Breno Salgado Barra.

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#104456 | small | 03 nov 2005 22:58 | Em resposta a: #104385

Caro Breno
Por curiosidade consultei uma lista telefónica..., não imagina quanto o seu sobrenome é comum em Portugal, não tem uma pequena indicação que seja? De Norte a Sul deste País encontrará o seu apelido. Terá de dar mais alguma indicação para poder ser ajudado.
Cumprimentos
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105030 | Cult | 10 nov 2005 23:46 | Em resposta a: #104385

Caro Breno
Li o seu pedido e gostava de saber a sua nacionalidade..sera brasileira?..caso seja sim..eu pertenço a familia dos Salgado de Andrade,com origem em Carviçais,concelho de Moncorvo,Tras-os-Montes e um dos ramos da familia foi para o Brasil incluindo o meu Bisavo que faleceu em Belem,sendo o nome da irma,Maria Carolina,nascida em Vila Nova de foz Côa em 1874,falecida no rio de Janeiro.Sei tambem que neste ramo de familia entra o apelido Campos.Espero que sinceramente isto ajude.
Atentamente,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105033 | Luis K. W. | 11 nov 2005 00:57 | Em resposta a: #104385

Também tenho SALGADO na minha família. A carta de armas de cerca de (cito de memória) 1667 que tenho no meu escritório junta as armas de Melo, Lima, Araújo e Salgado. Foram atribuídas a um "avô" meu, natural de Viana do Castelo. Os antepassados "Salgado" vieram da Galiza no princípio de 1600's. São os meus mais recentes antepassados não-portugueses.

Se você quer mesmo DOCUMENTAR o seu pedido de nacionalidade portuguesa, tem de fazer uma pesquisa de DOCUMENTOS (registos de nascimento, casamento, etc.). A começar pelos seus próprios documentos, depois os dos seus pais, a seguir os dos seus avós, etc.
Não é procurando agulha em palheiro em Portugal que você vai encontrar os seus antepassados Salgado portugueses cujo nome provávelmente até desconhece!!!

A pesquisa tem de ser feita aí na sua terra (que, suponho que seja o Brasil).

Boa sorte.
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105035 | brenobarra | 11 nov 2005 01:43 | Em resposta a: #105033

Caro Luís;

Obviamente que a pesquisa documental já vem sendo feita por mim aqui no Brasil, e estou muito próximo de conseguir os dados que necessito para fornecer a vocês aí em Portugal, para que possam me ajudar nesta empreitada.

Se facilita alguma coisa, antes de eu obter dados mais precisos sobre a minha origem, meu Bisavô foi um imigrante português que veio morar no Brasil no final do século XIX e início do século XX, e se estabeleceu na cidade de Belém do Pará, no Brasil.

Continuo com as minhas pesquisas para obter dados mais contundentes, mas se já souber de algo que indique nessa direção, por favor, me informe. Em breve estarei informando vocês sobre nomes, locais e datas, para obter respostas mais precisas.

Saudações;

Breno.

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105036 | brenobarra | 11 nov 2005 01:59 | Em resposta a: #105030

Cara Maria;

Sou brasileiro sim, e se o destino não nos faltar, temos um enorme parentesco, pois meu bisavô era Português, chamado Luís Ferreira Salgado, e quando veio de Portugal morreu em Belém, onde constituiu família, de onde originaram-se meu avô (Miguel Ferreira Salgado), minha tia-avó Dorothéa Salgado, e meu tio-avô Roberto Salgado, porém, já brasileiros estes últimos.

Pelo nome do meu bisavô, acho que você já pode ver se coincide com o seu, e assim podemos verificar se há algum parentesco mais próximo entre nós, ou mesmo se você pode me dar alguma dica de onde procurar melhor sobre registros da minha família em Portugal.

Estou em busca de dados aqui no Brasil sobre meu bisavô, e acho que dentro de poucos dias terei mais informações (datas, locais) que possam facilitar nossa troca de informações.

Mas desde já muito obrigado pela ajuda e vamos continuar trocando idéias.

Saudações;

Breno.

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105072 | CBBC3 | 11 nov 2005 21:16 | Em resposta a: #105035

Breno,
Não sei de onde, no Brasil, você está falando, ou melhor, escrevendo. Gostaria de pegar uma carona na sua pesquisa. Sou paraense, de Belém e como você tenho a ascendência Salgado, duas vezes, ambas pelo ramo paterno. Um é Amorim Salgado, de Pernambuco . O outro, era meu bisavô, João Caetano Salgado, pai de minha avó paterna, Raymunda Belém Salgado. O primeiro sei que tinha ascendência portuguesa, embora ainda não tenha identificado, mas sobre o segundo ainda nada consegui, mas acredito nessa hipótese. Como minha avó era natural de Parintins, no Amazonas, será que poderia haver algum parentesco com o seu Salgado vindo para Belém? Não seria difícil se considerarmos a proximidade entre os dois estados.lTambém aguardo com ansiedade documentos solicitados aos Cartórios e Diocese de Parintins para ver se consigo alguma coisa.
Penso que poderíamos nos unir nessa busca, caso seja de seu interesse.
Saudações
Celina da Cunha
Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105074 | brenobarra | 11 nov 2005 21:38 | Em resposta a: #105072

Prezada Celina;

Escrevo de Florianópolis, onde resido atualmente no Brasil, mas sou natural de Belém, por isso a minha busca por parentescos que remontem àquela cidade. Mas é lógico que podemos nos unir, quanto mais forças se somarem nesta busca, mais rápidamente poderemos chegar a um resultado positivo.

Agora, a primeira vista, os nomes dos seus parentes Salgado, não me parecem familiares, pois o que posso lhe dizer no momento é que meu bisavô Português possuía o nome de Luís Ferreira Salgado, o nome de sua esposa era Ignácia Salgado. Se houver algum parentesco entre nós, a explicação pode ser que seu bisavô poderia ser irmão do meu, mas isso seria uma tarefa para pesquisarmos.

De qualquer maneira, estou para receber mais informações sobre a cidade de onde meu bisavô é originário em Portugal, e acredito que desta forma as coisas comecem a se restringir mais, pois a família Salgado é muito grande e de várias descendências em Portugal, estando presente em praticamente todas as regiões portuguesas, daí a importância em saber a cidade de origem do parente, no caso, o bisavô.

Mas, vamos nos juntar sim, e buscar informações juntos. Será um prazer.

Saudações;

Breno.

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105076 | Cult | 11 nov 2005 22:54 | Em resposta a: #105036

Caro Breno
O nome do meu bisavo era Jorge Agostinho Salgado e morreu em Belem muito jovem(22/24/anos)de febre amarela.Mas uma sua irma,Maria Carolina foi para o Brasil e casou com alguem de apelido Campos e faleceu no Rio de Janeiro.Sei que existe este ramo ai no Brasil mas para ja tambem nao tenho mais informações.
Espero noticias suas.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105077 | brenobarra | 11 nov 2005 23:35 | Em resposta a: #105076

Prezada Maria;

Infelizmente esses nomes que você citou não são familiares a mim. Até porque em Belém existem, no meu conhecimento, duas famílias SALGADO, mas as esperanças são as últimas que morrem, vamos continuar pesquisando, vamos ver se conseguimos algo mais concreto para trocarmos idéias. Vê se consegue achar a cidade de origem do seu bisavô, ficará mais fácil.

Saudações;

Breno.

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#105225 | CBBC3 | 14 nov 2005 12:10 | Em resposta a: #105074

Breno,
Realmente, à primeira vista, os nomes nada dizem. Mas, agradeço a sua boa vontade de aceitar nossa troca de informações. Por enquanto, aguardo os documentos que solicitei e desejo que tenha boa sorte nas suas pesquisas. Um abraço
Celina da Cunha
Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Sobre registros da Família SALGADO em Portugal

#132570 | Armanda Salgado | 30 out 2006 14:34 | Em resposta a: #105225

A minha familia (salgado pereira)sempre viveu no distrito de Viana do Castelo, alguns primos do meu pai vivem a muitos anos no brasil, sei que um tio avô do meu viveu ai, mas desconheço os seus sobrenomes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 00:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen