Familia Miraldo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Miraldo

#101968 | SSM | 02 out 2005 14:22

Gostaria de saber qual a origem deste nome. Sei que existe uma aldeia italiana com essa mesma designação mas também já encontrei informações que apontavam para uma origem espanhola.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#104695 | SSM | 07 nov 2005 00:09 | Em resposta a: #101968

Buscas na internet indicam que o apelido se encontra em varios países. Nomeadamente em emigrantes italianos para os Estados Unidos (registos da Ellis Island). Mas porque será que um apelido destes se encontra em aldeias próximas de Cantanhede? Será que acolheu emigrantes italianos?
Desde já, obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270045 | Mario Miraldo | 06 fev 2011 19:29 | Em resposta a: #104695

Eu sou Mário Miraldo, setenta anos de idade, nascido e com residência (até 1961) em Covões, Concelho de Cantanhede. Sou, provavelmente a terceira ou quarta geração da primeira familia de apelido Miraldo que, vinda de Itália, da zona de Milão, se fixou em Covões, concelho de Cantanhede.

A primeira família Miraldo chegou à aldeia e freguesia da Covões, Concelho de Cantanhede, vinda de Italia como refugiado político, provavelmente durante as lutas pela unificação da republica italiana ou nos finais dos anos 1700 ou princípios de 1800. Não tenho ainda conhecimento da data certa da chegada desta família a Portugal. Porém, a data pode ser confirmada através da consulta dos livros de registos de baptizados, casamentos e óbitos da paróquia de Covões, que se encontram em Arquivo da Universidade de Coimbra.

Ver link: file:///C:/Documents%20and%20Settings/M%C3%A1rio/Os%20meus%20documentos/Miraldo%27s%20Genealogia,%20Cov%C3%B5es%20%20-%20Cantanhede/Batismos%20de%201600%20a%201897%203.htm.

Ou pesquisar em Arquivo da Universidade de Coimbra, inserindo os seguintes dados:
Código de referência: PT/AUC/PAR/CNT06/002
Entidade detentora Arquivo da Universidade de Coimbra
Título: Baptismos
Datas: 1600/1907
Nível de descrição: Série
Dimensão: 57 livros
Localidades: Covões - Cantanhede
Produtores: Paróquia de Covões
Moradas dos produtores: Covões - Cantanhede
Localização física: III-2ªD
Idioma/escrita: Português
URL: http://193.137.201.198/pesquisa/default.aspx?
page=regShow&ID=36383&searchMode=bs

Já consultei algumas páginas de um dos livros de registos referidos. Infelizmente ainda não tive tempo para mais.
Nessa consulta encontrei o baptismo de um menino, realizado, se a memória não me atraiçoa, no ano 1817, filho de de uma senhora com apelido Miraldo, natural e residente na paróquia de Covões, casada com um senhor de apelido Vasconcelos, nascido em Águeda e residente na paróquia de Covões, com a profissão de farmacêutico. O avô materno do menino era um senhor com apelido Miraldo e o padrinho era um jóvem estudante, também com apelido Miraldo, sendo ambos nascidos e residentes na mesma paróquia de Covões.
O senhor Vasconcelos, pai do menino, era proprietário de uma farmácia (farmácia Vasconcelos) que manteve o mesmo nome até à década de 80 (1980) passando a ter o nome de farmácia Miraldo, até aos dias de hoje, sendo actualmente propriedade de uma descendente da familia Miraldo/Vasconcelos, Dra. Filomena Vasconcelos. Provavelmente, estes meus antepassados não seriam os primeiros Miraldos chegados de itália, mas seriam a sua primeira ou segunda geração de descendentes.
O mais conhecido dos primeiros Miraldos de Covões é o meu provável bisavô ou trisavô com o nome da Manuel Francisco Miraldo, fundador da actual da primeira e única Filarmonica de Covões e o principal recuperador da igreja matriz da freguesia que outrora fazia parte do património dos antigos frades Cruzios. Este meu antepassado nasceu próximo dos anos 1830/1840.

As primeiras referências fidedignos e fundamentadas foram-me dadas nos anos 1955/1958 (era eu ainda um jovem) por um advogado nascido e residente em Covões, conhecido por Dr. Mário Vasconcelos. O referido advogado dr. Vasconcelos, sabendo que, naquela época, todos os Miraldos (seus familiares) residiam e tinham nascido em Covões e freguesias do concelho de Cantanhede próximas de Covões, efectuou pesquisas nos registos paroquiais e nos Passos do Concelho de Cantanhede. Dessa pesquisa surgiram os dados que atestam que os primeiros Miraldos surgidos em Portugal vieram de italia e refugiaram-se em Covões. Os dados colhidos ao meu pai António Miraldo e a mim directamente.
Os antepassados italianos de todos os Miraldos remontam às primeiras dácadas de 1400. Existem registos militares de tres irmãos que foram comandantes militares (capitães) e faziam parte do exercito ao serviço dos Sponza.

Há dados concretos que nos informam que a maior parte dos Miraldos, actualmente residentes no Brasil, argentina, Uruguai, Venezuela e uma parte dos residentes nos USA, tem os seus antepassados nascidos em Covões (principalmente)e outras freguesias do concelho de Cantanhede

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270213 | Trindade | 08 fev 2011 22:34 | Em resposta a: #270045

Prezado Mário Miraldo

Por coincidência tropecei nesse apelido ao fazer um estudo genealógico e posso dizer que encontrei precisamente nos Covões o casamento de um António Francisco Miraldo, filhode Manuel Francisco Miraldo e Maria Francisca, no ano de 1754 (22-09) com Rosa dos Santos da Cruz. Residia no lugar do Arieiro, na freguesia dos Covões.... Não aprofundei mais pois tal não me era pedido.
Espero ter dado uma ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270236 | Mario Miraldo | 09 fev 2011 10:13 | Em resposta a: #270213

Meu caro Trindade
Muito grato pela sua informação.
Provavelmente este Manuel Francisco Miraldo não será ainda a personagem ou a família Miraldo que entrou em Portugal. É sim, ainda hoje, um nome que é recordado como um ilustre cidadão muito ligado ao desenvolvimento sócio-cultural de Covões. A antiga povoação do Arieiro, que está actualmente integrada na povoação de Covões, situava-se a algumas centenas de metros do centro desta povoação, e foi lá que nasceram e viveram, durante algum tempo, os meus pais.
Na altura (1955/56) em que fui informado pelo saudoso e prestigiado advogado Dr. Mário Vasconcelos (nascido e residente em Covões (zona de Montearcado) de que aos Miraldos eram descendentes de Miraldos italianos, fiquei com alguma curiosidade, que aumentou quando, recentemente, numa das várias viagens de negócio que fiz a Milão, me informaram no hotel que tinha um nome totalmente Italiano e muito frequente no norte de Itália. É claro que esta curiosidade aumentou quando, recentemente, fazendo algumas pesquisas, encontrei notas bibligráficas (no site: www. condottierideventura.it) de quatro comandantes militares italianos com apelido Miraldo (século 15): Sacramoro (ou Sagramoro) Miraldo da Parma e os seus sobrinhos Giovanni Miraldo, Guglielmo Miraldo e Rufino Miraldo. os dois primeiros sobrinhos receberam o comando da companhia militar do tio após a morte deste e o segundo irmão era capitão de um outro grupo de combate. Os quatro militaram ao serviço dos Sforza (Sforza Maria Sforza e Ludovico Sforza), irmãos do duque Gelleazzo Maria Sforza. A curiosidade aguçou-se ainda mais quando comecei a encontrar no facBook um bom número de Miraldos (residentes na América do sul, USA e Portugal) cujos antepassados nasceram na freguesia de Covões (principalmente) ou noutras freguesias do concelho de Cantanhede.
Porque estou interessado em saber qual foi o primeiro antepassado Miraldo que surgiu em Portugal, ficaria muito grato se me envia-se algumas informações que possibilitem atingir este objectivo, por exemplo, onde encontrou a referência ao casamento de António Francisco Miraldo com com Rosa dos santos da Cruz.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270239 | Mario Miraldo | 09 fev 2011 12:04 | Em resposta a: #101968

Envio-lhe a resposta que dei ao Sr. Tridade que primeiro respondeu à sua pergunta sobre a origem do apelido Miraldo
Pode encontrar, neste blog, mais mais alguns dados sobre os Miraldo's, numa outra resposta que dei ao Sr. Trindade

"Eu sou Mário Miraldo, setenta anos de idade, nascido e com residência (até 1961) em Covões, Concelho de Cantanhede. Sou, provavelmente a terceira ou quarta geração da primeira familia de apelido Miraldo que, vinda de Itália, da zona de Milão, se fixou em Covões, concelho de Cantanhede.

A primeira família Miraldo chegou à aldeia e freguesia da Covões, Concelho de Cantanhede, vinda de Italia como refugiado político, provavelmente durante as lutas pela unificação da republica italiana ou nos finais dos anos 1700 ou princípios de 1800. Não tenho ainda conhecimento da data certa da chegada desta família a Portugal. Porém, a data pode ser confirmada através da consulta dos livros de registos de baptizados, casamentos e óbitos da paróquia de Covões, que se encontram em Arquivo da Universidade de Coimbra.

Ver link: file:///C:/Documents%20and%20Settings/M%C3%A1rio/Os%20meus%20documentos/Miraldo%27s%20Genealogia,%20Cov%C3%B5es%20%20-%20Cantanhede/Batismos%20de%201600%20a%201897%203.htm.

Ou pesquisar em Arquivo da Universidade de Coimbra, inserindo os seguintes dados:
Código de referência: PT/AUC/PAR/CNT06/002
Entidade detentora Arquivo da Universidade de Coimbra
Título: Baptismos
Datas: 1600/1907
Nível de descrição: Série
Dimensão: 57 livros
Localidades: Covões - Cantanhede
Produtores: Paróquia de Covões
Moradas dos produtores: Covões - Cantanhede
Localização física: III-2ªD
Idioma/escrita: Português
URL: http://193.137.201.198/pesquisa/default.aspx?
page=regShow&ID=36383&searchMode=bs

Já consultei algumas páginas de um dos livros de registos referidos. Infelizmente ainda não tive tempo para mais.
Nessa consulta encontrei o baptismo de um menino, realizado, se a memória não me atraiçoa, no ano 1817, filho de de uma senhora com apelido Miraldo, natural e residente na paróquia de Covões, casada com um senhor de apelido Vasconcelos, nascido em Águeda e residente na paróquia de Covões, com a profissão de farmacêutico. O avô materno do menino era um senhor com apelido Miraldo e o padrinho era um jóvem estudante, também com apelido Miraldo, sendo ambos nascidos e residentes na mesma paróquia de Covões.
O senhor Vasconcelos, pai do menino, era proprietário de uma farmácia (farmácia Vasconcelos) que manteve o mesmo nome até à década de 80 (1980) passando a ter o nome de farmácia Miraldo, até aos dias de hoje, sendo actualmente propriedade de uma descendente da familia Miraldo/Vasconcelos, Dra. Filomena Vasconcelos. Provavelmente, estes meus antepassados não seriam os primeiros Miraldos chegados de itália, mas seriam a sua primeira ou segunda geração de descendentes.
O mais conhecido dos primeiros Miraldos de Covões é o meu provável bisavô ou trisavô com o nome da Manuel Francisco Miraldo, fundador da actual da primeira e única Filarmonica de Covões e o principal recuperador da igreja matriz da freguesia que outrora fazia parte do património dos antigos frades Cruzios. Este meu antepassado nasceu próximo dos anos 1830/1840.

As primeiras referências fidedignos e fundamentadas foram-me dadas nos anos 1955/1958 (era eu ainda um jovem) por um advogado nascido e residente em Covões, conhecido por Dr. Mário Vasconcelos. O referido advogado dr. Vasconcelos, sabendo que, naquela época, todos os Miraldos (seus familiares) residiam e tinham nascido em Covões e freguesias do concelho de Cantanhede próximas de Covões, efectuou pesquisas nos registos paroquiais e nos Passos do Concelho de Cantanhede. Dessa pesquisa surgiram os dados que atestam que os primeiros Miraldos surgidos em Portugal vieram de italia e refugiaram-se em Covões. Os dados colhidos ao meu pai António Miraldo e a mim directamente.
Os antepassados italianos de todos os Miraldos remontam às primeiras dácadas de 1400. Existem registos militares de tres irmãos que foram comandantes militares (capitães) e faziam parte do exercito ao serviço dos Sponza.

Há dados concretos que nos informam que a maior parte dos Miraldos, actualmente residentes no Brasil, argentina, Uruguai, Venezuela e uma parte dos residentes nos USA, tem os seus antepassados nascidos em Covões (principalmente)e outras freguesias do concelho de Cantanhede.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270252 | paribas | 09 fev 2011 14:28 | Em resposta a: #270239

Confrades Miraldo,

Uma pequena ajuda:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1854&NodeID=_156787

RT

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270254 | cabjoka | 09 fev 2011 14:51 | Em resposta a: #270252

Caro confrade Miraldo o Sr. tem parentesco com Tomé Miraldo?
Com os devidos cumprimentos
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270257 | paribas | 09 fev 2011 15:02 | Em resposta a: #270254

Caro confrade

Não sou Miraldo. Tenho um aluno na Póvoa de Varzim, cujo o avô é Miraldo de Cantanhede, e emigrou para o Brasil, talvez nos anos 30-40!

Hoje estávamos a ver o fórum e despertou-nos a atenção o apelido Miraldo. Ele é Miraldo e sabe que tem sangue Italiano. Pretende construir a sua árvore e para isso ficou de investigar datas. Por curiosidade dei uma vista de olhos aos assentos de Cantanhde, Covões e apanhei este Miraldo, que devem conhecer. No entanto não tenho qualquer ligação a esta família.

Cump.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270267 | cabjoka | 09 fev 2011 16:10 | Em resposta a: #270257

Caro confrade, obrigado pela informação.
Atenciosamente.
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270278 | Mario Miraldo | 09 fev 2011 18:14 | Em resposta a: #270254

Se for um Tomé Miraldo que nasceu na freguesia de Covões, sim, tenho parentesco com ele (primo, talvez em terceiro lugar).
Gostava de saber mais informações (ascendentes, descendentes, etc.) de Tomé Miraldo. Se é ou era oriundo de Covões ou povoações limítrofes, talvês conheça ou conhecesse a minha família:
Sou filho de António dos Santos Miraldo. Meus pais tinham o estabelecimento comercial no centro de Covões, ao lado da padaria, onde em tempos era distribuído a maior parte do correio destinado aos habitantes de Covões e povoados mais próximos. próximo da igreja. Minha mãe era Maria Rosa Ordens. Meus avós maternos eram Alípio dos Santos Ordens e Joséfa Neto meu avô paterno era Manuel dos Santos Miraldo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270279 | Mario Miraldo | 09 fev 2011 18:21 | Em resposta a: #270257

Se o avô do aluno que refere era de Cantanhede, é, com certeza, um descendente do ou dos Miraldos italianos que se fixaram em Covões, e com certeza, meu parente, mais ou menos afastado.
Obrigado pela informação.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270285 | Mario Miraldo | 09 fev 2011 19:10 | Em resposta a: #270252

Obrigado pela informação.
Ajudou bastante

Mário Miraldo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#270344 | cabjoka | 10 fev 2011 11:20 | Em resposta a: #270278

Caro confrade Miraldo bom dia.
As informações que possuo é que ele nasceu em Covões, foi casado com Dona Anunciação e teve dois filhos, Osvaldo e Mario, que moravam em São Paulo - Brasil. Caso eu obtenha maiores informações, enviarei por e-mail.
Atenciosamente.
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#271298 | Marco Miraldo | 25 fev 2011 00:49 | Em resposta a: #270344

Caro confrade Miraldo meu nome é Marco Antonio Miraldo sou filho de Mário da Silva Miraldo e Neusa Fremi Miraldo, sou neto de Tomé Miraldo e Anunciação da Silva Cavadas, se quizeres mais informações me escreva pelo email miraldo61@yahoo.com.br
Atenciosamente.
Marco Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#271302 | Marco Miraldo | 25 fev 2011 01:43 | Em resposta a: #270278

Oi sou neto de Tomé Miraldo,ele nasceu em Covões e casou-se com Anunciação da Silva Cavadas,vieram para o Brasil na decada de 30 e tiveram 2 filhos Mario da Silva Miraldo e Osvaldo da Silva Miraldo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miraldo

#309715 | SSM | 06 jul 2012 11:51 | Em resposta a: #270285

Queria partilhar com os meus caros parentes Miraldo provenientes dos Covões aquilo que sei sobre a origem do seu apelido.

O senhor Mário Miraldo revelou que alguém pôs a questão da origem do apelido Miraldo em Portugal num forum de genealogia, quem colocou a questão fui eu.

Aquilo que vou referir a seguir também tem origem na minha pessoa sendo que é sempre imprescindível referir as fontes das teses que se apresentam em sítios públicos.

Há já alguns ano que de maneira intermitente tenho pesquisado os livros paroquiais da freguesia dos Covões e só recentemente, nos últimos 6 meses, de forma mais intensiva.

Aquilo que descobri é que o primeiro Miraldo a aparecer nos registos paroquiais era natural dos Covões e faleceu em 1648. Chamava-se Domingos Francisco e tinha a alcunha de Miraldo passando a sua alcunha à descendência sob a forma de apelido.

Sobre a origem da alcunha muitas suposições se podem fazer sabendo-se que Miraldo também pode ser uma variação do verbo Mirar usado em Portugal e na Galiza:

http://www.infopedia.pt/antroponimia/Miraldo

Nenhuma das várias teses do Sr. Mário Miraldo e nenhuma das suas versões se confirmam. Isto é o que pode ser comprovado pelos registos paroquiais não obstante de se poder vir a descobrir mais alguma coisa por outras fontes.

Espero que todos os parentes Miraldo dos Covões tenham a noção que esta informação é preciosa e que tinha sido perdida da memória dos tempos.

Cumprimentos para todos, estamos todos ligados.

Sérgio Miraldo

Resposta

Link directo:

Familia Miraldo

#348297 | alcardoso2 | 15 jul 2014 17:40 | Em resposta a: #101968

Boa tarde,

Ando há alguns anos a construir a minha árvore genealógica, mas tem sido uma tarefa muito complexa, pois tenho família espalhada por várias regiões de Portugal. No entanto, o meu avô materno era de apelido Miraldo, denominado por Manuel Joaquim Miraldo Estarreja (1935-1982), filho de Joaquim Augusto Rodrigues Estarreja (falecido em 1973) e de Maria Lusitana dos Santos Miraldo (conhecida também por Maria do Canto). Sei que a minha bisavó Maria era filha de António Miraldo e de Maria Rosa dos Santos. Não sei datas de nascimento nem de falecimentos, daí não conseguir procurar mais em livros paroquiais.

Gostaria de saber mais informações

Desde já agradeço a vossa melhor atenção,

André Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

Familia Miraldo

#349680 | SSM | 28 ago 2014 16:59 | Em resposta a: #101968

Caro André,

É muitíssimo provável que alguns dos seus antepassados tenham origem na Freguesia de Covões, Cantanhede.Para o confirmar terá que avançar mais alguma coisa na sua dessa genealogia e quando chegar aos seus avós dos Covões pergunte aqui. Eu tenho lá muitos antepassados e pode ser que o possa ajudar.

Cumprimentos

Sérgio M.

Resposta

Link directo:

Familia Miraldo

#349687 | alcardoso2 | 28 ago 2014 19:42 | Em resposta a: #101968

Caro Sérgio,

É certo que tenho família em Covões, o meu avô nasceu e viveu em Covões, mas quando atingiu a maioridade veio para Vila Franca de Xira, para ingressar na Marinha. Chamava-se Manuel Joaquim Miraldo Estarreja (1935-1982), filho de Joaquim Augusto Rodrigues Estarreja (?-+-1973) e de Maria Lusitana dos Santos Miraldo (?-1994), todos residentes em Covões. O problema é que ainda não tive tempo para ir a Covões ver as datas de nascimento, nem consegui através de documentação.

De qualquer maneira, obrigado pelo comentário.

Cumprimentos,

André Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

Familia Miraldo

#355905 | alcardoso2 | 19 mar 2015 21:24 | Em resposta a: #101968

Boa noite,

Depois de algumas certidões consegui o seguinte:

O meu avô Manuel Joaquim Miraldo Estarreja (1935-1982) era filho de Joaquim Augusto Rodrigues Estarreja (1912-1971) e de Maria dos Santos Miraldo (1911-1996). A minha bivó Maria era filha de António Francisco Miraldo (1879-1952) e de Maria Rosa dos Santos (1888-1973).

Obrigado pelas vossas dicas.

Cumprimentos,

André Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

Familia Miraldo

#408803 | Cipriano Oliveira | 20 out 2018 22:27 | Em resposta a: #270236

Miraldo era uma alcunha, nada tendo a ver com Itália,Era comum as alcunhas passarem a integrar o nome dos filhos.
A melhor maneira é ver os Òbitos.Neste caso aparce em 1648

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 16:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen