Geneall.en | Geneall.net | Index
Geneall - uma década de vida: a ambição de servir

O nosso site cumpre dez anos de existência on line. Surgimos no espaço da net a 6 de Setembro de 2000. A ideia de disponibilizar uma base de dados de genealogia portuguesa a todo o público do universo da internet tinha uma intenção mais abrangente: inserir-se num projecto mundial, conversado entre vários genealogistas espalhados pelo globo nos primeiros fóruns de genealogia existentes on-line. Numa base de dados compatível, agregar-se-iam os trabalhos de qualidade com várias origens, acessível a todos os internautas sem custos. O primeiro a partir para o projecto fomos nós. À espera de um Genea España, de um Genea France, de um Genea Britain, fomos os primeiros a avançar com o Genea Portugal. Os primeiros e, afinal, os únicos. Em 7 anos englobámos o espaço dos nossos parceiros ausentes e transformámo-nos no Geneall. Hoje comportamos quase dois milhões de registos diferenciados e relacionados genealogicamente, sendo uma das maiores bases de dados on line em todo o mundo, e certamente a maior obra de genealogia portuguesa. Estamos gratuitamente acessíveis em todo o mundo, em seis línguas para quem quiser aceder e interagir, continuamente a crescer e a melhorar.

Dito assim, até parece que foi fácil. Mas não foi. Desde o início contámos com mais amigos do que inimigos, mas as dificuldades vieram por todos os lados, ensinando-nos a vencê-las e, sobretudo, a não esmorecer nunca. A importância da obra é evidente, possui uma anima que nos defende dos pequenos e grandes empecilhos e da profética última palavra dos Lusíadas que também teima em não nos largar. O Geneall é indiferente a tudo isso. Está interessado e ocupado em canalizar todas as energias que a ele confluem provindas de todos os espaços e de todos os tempos, potenciando-as na busca do conhecimento, da verdade histórica, da identidade humana.

Cumprimos o projecto inicial e fomos bem mais longe: criámos o Espaço Guarda-Mor, com níveis de acesso disponíveis aos investigadores; o Fórum de Genealogia, ponto de encontro e referência científica disponível a todos os internautas; a Livraria do Guarda-Mor, que divulga essencialmente obras de interesse para a genealogia portuguesa; as Edições Guarda-Mor, já com 23 volumes editados, um deles premiado pela Academia Portuguesa da História; a Biblioteca Genealógica de Lisboa, projecto agora interrompido, mas que acolheu centenas de consulentes em quatro anos de porta aberta ao público; as Memórias Genealógicas de Lisboa e o Sangue Bragança, dois sites associados ao Geneall, que desenvolvem precisamente esses temas. E disponibilizámos as ferramentas para a construção on line de mais de 800 sites de genealogias familiares, criados e mantidos pelos seus autores.

A nossa colaboração com arquivos, nomeadamente com a Torre do Tombo vai para lá de um acordo institucional, representa muito tempo de trabalho nosso sério e desinteressado com o único propósito de desenvolver a genealogia e divulgar a todos o manancial de informações genealógicas que os arquivos encerram e urge trazer à luz.

Ao olharmos para trás, ao corrermos na memória estes dez anos, sentimos a força de uma imensa vontade criativa, de uma ideia construída num trabalho diário incessante, uma obra sem apoios públicos e apenas nossa, que cresce e melhora desde o início, e se impõe generosamente ao serviço de todos.

2010-09-06