Antepassados de Maria do Carmo Magalhães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Antepassados de Maria do Carmo Magalhães

#73246 | Manuela Maria Feyo | 16 set 2004 10:25

Quem são os antepassados de Maria do Carmo Magalhães, que escreveu testamento em 1 de Setembro de 1836 e deixou a sua casa de Guiães - Casa do Terreiro, pertencente, na actualidade a Maria Efigénia Gonçalves Feyo de Azevedo, à sua prima D. Marianna Ezequiel Feyo de Figeiuredo de Correia, nascida a 7 de Novembro de 1801, casada com Bernardo Pereira Rebello.

A referida Casa do Terreiro tem Pedra de Armas, com as Armas dos Magalhães, Carvalhos, Cardoso e Figueiredo.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Maria do Carmo Magalhães

#73922 | pgirao | 25 set 2004 10:54 | Em resposta a: #73246

Cara Manuela,

Se, como parece, você é descendente dessas pessoas, a ideia não é perguntar-nos quem são os seus antepassados: diga-nos você quem são eles!

Para o conseguir, basta fazer umas pesquisas relativamente simples, a maioria das quais podem ser feitas na Internet ou pelo correio. Se não souber como fazê-lo, diga. Como estou a fazer pesquisas em Vila Real durante as próximas semanas, pode aproveitar a ocasião se precisar de ajuda para o séc. XIX.

Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Maria do Carmo Magalhães

#73932 | MMFeyo | 25 set 2004 12:35 | Em resposta a: #73922

Caro Pedro
Acertou em cheio! ... Não sei mesmo como fazer as pesquisas! ... Pela Internet só conheço o Google e lá não apareceu nada. Outros antepassados meus consegui encontrar mas Maria do Carmo Magalhães não consegui.

As unicas datas que tenho é a do seu testamento, 1 de Setembro de 1836 que deixou a Casa do Terreiro em Guiães a sua prima direita Marianna Ezequiel Feyo Figueiredo Correia Nascida a 7 de Novembro de 1801. Não sei mais datas nenhumas.

Vou "abusar" da sua simpatia e boa vontade e pedir-he uma ajudinha na D. Maria do Carmo Magalhães.

Já que vai a Vila Real tenho muito gosto em que fique a saber que a casa que hoje alberga o Museu de Vila Real na Rua do Rossio, pertenceu à minha Família até 1914, foi vendida após a morte da minha Tetra Avó Catarina Máxima de Figueiredo Feio - Uma curiosidade! ...

Ainda lhe vou pedir mais um favorzinho! ... Posso?! ... Reporta a 1780 e anos segintes, não muitos, e a um Senhor que foi Ouvidor,Juiz de Fora em Vila Real e Dezembargador da Relação do Porto, de nome Bernardo de Abreu Castello Branco que foi um dos obreiros da Carreira de Baixo, hoje Av. Almeida Lucena. As obras iniciaram-se em 1784. Em relação a este senhor só tenho uma pergunta: Foi ou não Presidente da Câmara de Vila Real; uns autores dizem que sim outros dizem que não e eu não sei como investigar, e, alem demais trabalho e não posso ir a Vila Real. Vou ser sinsera consigo se poder, pode se n~~ao poder, não pode, está bem assim?

Agora peço se me ensina a fazer pesquisas pela internet e pelo correio pode ser?

Agradeço desde já toda a atençºão dispensada e despeço-me com elevada estima e consideração,

Com os meus melhores cumprimento

Manuela Maria Feyo

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Maria do Carmo Magalhães

#73935 | pgirao | 25 set 2004 13:57 | Em resposta a: #73932

Cara Manuela,

Tenho todo o gosto em ajudá-la. Ponto de partida: o seu antepassado mais remoto acerca do qual já tem nas suas mãos uma certidão de nascimento ou de baptismo (alternativa: qual esse antepassado acerca do qual sabe com certeza absoluta a data e local desse nascimento mais o nome dos respectivos pais). Estaremos a falar de um avô, de uma bisavó?...

A partir daí é preciso subir uma geração de cada vez, ou seja, uma geração por cada novo documento que obtém. Isto porque só em cada novo assento de baptismo fica a saber o nome dos avós do baptizado, ou seja, os pais da próxima pessoa de quem quer obter o assento de baptismo, e assim por diante.

Respondendo-me à pergunta que lhe faço no primeiro parágrafo, e indicando o nome, data, local e pais desse seu antepassado, digo-lhe imediatamente onde deve ir buscar o seu "documento seguinte" (geralmente uma Conservatória ou um Arquivo Distrital, ambos contactáveis pela Internet, por correio ou mesmo por telefone).

Se quiser enviar-me esses dados "em público" podemos continuare neste tópico do fórum Genea. Se preferir enviar-mos pessoalmente, pode usar o e-mail "pedro arroba girao ponto net" (desculpe, mas escrevo-o por extenso para evitar buscas automáticas e futuras publicidades indesejadas!...).

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Maria do Carmo Magalhães

#73961 | MMFeyo | 25 set 2004 18:11 | Em resposta a: #73935

Confrade

Perferir seguir o seu conselho e enviar os dados por e-mail, mas já tentei diversas vezes e a resposta que tenho é sempre a mesma - a sua caixa postal está cheia, logo ainda não consegui enviar o referido e-mail. Eu vou continuar a tentar.

Até lá

Os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Maria do Carmo Magalhães

#182195 | pachancho | 27 jan 2008 12:29 | Em resposta a: #73922

Caro Pedro,

sei que já passou muito tempo no entanto aqui fica a questão.
D. Marianna Ezequiel Feyo de Figeiuredo de Correia, nascida a 7 de Novembro de 1801, casada com Bernardo Pereira Rebello são meus 5º avós. Aínda se lembra de algo que tenha pesquisado sobre esta família? Aínda mantem o contacto de Manuela Feyo?

Grata pela atenção,
cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 19:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen