Geneall.pt | Geneall.net | Índice | Fórum | Guarda-Mor | Livraria
FóRUM DE GENEALOGIA: Início / Regras / Ajuda / Registe-se / Alterar Dados / Contactos
TODAS AS SALAS Moderador
Arquivos
Bibliografia
Brasil
Cargos
Direito
Eventos
Famílias
Formação
Genética
Heráldica
Hispânia
Informática
Património
Pessoas
Regiões
Títulos
em:
Este tópico está disponível na(s) Sala(s): Arquivos   Formação   Brasil  
Registros de chegada (nome de embarcações). 19-01-2008, 02:05
Autor: JALV      [responder para o fórum]
Prezados,

Alguém poderia me ajudar com alguma informação sobre onde geralmente ficam arquivados os registros de chegada de imigrantes com dados como o nome do navio, data de chegada, procedência, etc, nos Estados/Municípios brasileiros. No meu caso particular o destino seria Belém-PA no início do século XX proveniente de Portugal. Há um meio de se obter pela internet (consultar, pesquisar...) o registro de saída, ou algo similar como a emissão de passaporte feita à época em Portugal. A única coisa que sei é o nome completo da pessoa motivo de minha pesquisa.

Até mais.
Jorge Augusto.
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 20-01-2008, 14:06
Autor: Samila Soares      [responder para o fórum]
Entre no site do Arquivo Nacional, que fica no Rio de Janeiro - wwwpontoarquivonacionalpontogovpontobr, pode ser que vc obtenha ajuda já que vc tem mais dados a informar.
Saudações.
Samila
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 07-11-2012, 01:05
Autor: nane2104      [responder para o fórum]
Prezados

Estou a buscar a origem da minha familia (Moreira) e sei que o meu bisavô era português e veio ao Brasil colonizar algumas terras a mando do rei de Portugal.

Infelizmente não tenho muita informação a respeito dele, mas o que tenho estou a escrever abaixo. Espero que os ajude na busca.

Bisavô: Manoel José Moreira . Veio de Portugal casado para a região do RJ (Petrópolis) (Português) casado com Marianna Francisca de Jesus (Portuguesa), morava em Petrópolis e veio colonizar a região do Rio Itabapuana na fronteira do Rio de Janeiro, com ES e MG. Tiveram 9 filhos: Morreu em 1918 com 69 anos (nasceu em 1849). Essas datas me foram passadas por parentes mais velhos, nao tenho muito certeza se estao corretas. O nome dos seus filhos portugueses são:

1)Ludovica casou-se com Fernandes,

2) Modesto Sebastiao Moreira casou-se com Francisca Altina Vieira,

3) Francisco Xavier Moreira (meu avô) que casou-se com Maria Morethi (apelidada de Beijo), e tiveram 2 filhos,3.1) Irene e 3.2)Ariosto. E ficou viuvo e casou-se com Raimunda Mendes de Mattos (nascida em 08 de Julho 1901) brasileira e tiveram 7 filhos brasileiros: 3.3)Ataupho Moreira, 3.4)Leandra Moreira, 3.5) Francisco Moreira Filho, 3.6) Jose Moreira,3.7) Therezinha Moreira,3.8)Ovidio Moreira, 3.9) Manoel Moreira (meu pai).

4) Otavia Moreira que casou-se com o português chamado Coimbra. Eles tiveram 2 filhos: 4.1) Mariano; 4.2) Licinio Filho;

5)Manoel Maximo e casou-se com Ludovica Ferreira Moreira e tiveram 13 filhos: 5.1) Juvenal; 5.2) Maria; 5.3) Alipio; 5.4) Antonieta; 5.5) Elvira; 5.6) Alice; 5.7) Jair; 5.8) Maria Candida; 5.9) Geraldo; 5.10) Manoel; 5.11) Conceicao; 5.12) Antonio; 5.13) ????

6) Celina Ferreira casou-se com Coimbra (marido da 4) Otavia Moreira ) Otavia Moreira, não sabemos se ele ficou viuvo ou se vivia em bigamia. Tiveram 5 filhos: 6.1) Elda; 6.2) Luiz; 6.3) Elcida; 6.4) Altair; 6.5) Alair.

7) Joviano Procópio Moreira (português) casou-se com Leocádia Maria Moreira (prima de Joviano) e tiveram 6 filhos (eram pais da Billie). 7.1) Edite; 7.2) Maria Milani (Billie); 7.3) Mariana; 7.4) Aline; 7.5) Geraldo; 7.6) Celeste.

8)Amância Moreira Ramos que casou se com Manoel Ramos não sabemos se tiveram filhos.

9)Maria Moreira Martins(Mariquinha) que casou com Fernando Martins (espanhol) e tiveram 3 filhos :9.1)Manoel; 9.2) Otávia; 9.3) José.


Obs.: 1)Manoel José Moreira( meu bisavó) foi casado também com Perciliana de Carvalho com quem não teve filhos;

3) Baltazar (português), era o pai do meu bisavô Manoel José Moreira.

Por favor, me ajudem no que voces puderem!

Agradeco-lhes todo o apoio e atenção.

Atenciosamente,

Mariana Moreira
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 20-01-2008, 14:58
Autor: cverde      [responder para o fórum]
Tendo contactado via e-mail o Arquivo Nacional (Rio de Janeiro) - apenas com indicação do nome completo, data e local de nascimento da pessoa em causa e data de emissão do passaporte em Portugal (1891) foi-me prontamente enviada a seguinte resposta, também via e-mail, que transcrevo na integra:

»Para o exame das listas de passageiros e/ou livro de registros de entrada nas hospedarias são necessários, além do nome completo do estrangeiro, de porto e data exata (dia/mês/ano) do desembarque ou mês/ano e nome da embarcação.

Informo que os documentos referentes a desembarque estão organizados por data de chegada e que a localização dos mesmos só é possível quando há uma data precisa, uma vez que em um mês, chegavam dezenas de embarcações, com centenas de estrangeiros cada. Sem uma precisão, a busca se torna muita extensa, não havendo possibilidade de ser realizada pela equipe do Atendimento à Distância. Buscas dessa natureza devem ser realizadas, pessoalmente, na sede do Arquivo Nacional na Coordenação de Acesso ao Acervo, na Praça da República, 173 – prédio P - Centro, Rio de Janeiro/RJ, de 2ª a 6ª feira, das 8:30 às 17:45.

Atenciosamente,

Coordenação de Atendimento a Distância

Arquivo Nacional - Casa Civil da Presidência da República

Praça da República, 173 - Prédio A. Nível 0 - Térreo - Sala 11

20.211-350 Rio de Janeiro-RJ - Brasil

Tel. (21) 2179-1257 . Fax (21) 2179-1304

consultas @ arquivonacional . gov . br

h t t p : // w w w . arquivonacional . gov . br»

Decepcionante mas compreensível ...

Luís Figueira
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 20-01-2008, 23:08
Autor: CBBC3      [responder para o fórum]
Jorge Augusto,
Sou Celina da Cunha natural e residente em Belém-Pará. Há muito realizo pesquisas para os amigos aqui do forum sobre seus familiares que, como meu avô Abel Guiães de Barros, aqui se estabeleceram. Mesmo não tendo ainda conseguido atender a todos, em alguns casos já tenho tido algum sucesso. Embora não se tenha nenhum arquivo de chegada de imigrantes, venho realizando, já há algum tempo, pesquisa sobre o assunto, para futuramente disponibilizar aqui essas informações. Coloque o nome de seu familiar que pretende encontrar. Tendo ele se registrado (nem todos o fizeram) vou encontrá-lo mais cedo ou mais tarde. Ficarei muito feliz se puder ajudá-lo. Saudações
Celina da Cunha - Belém - Pará - Brasil
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 21-01-2008, 00:20
Autor: JALV      [responder para o fórum]
Obrigado a tds pelo retorno.

Celina, o nome completo de quem procuro é Albano Pereira Valente.

Em contado com o Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul, eles sugeriram que eu tentasse o Arquivo Histórico-PA, Arquivo Público-PA, Arquivo Nacional-RJ, ou procurasse por inventário e/ou testamento da pessoa junto ao Arquivo Público-PA.

Abs.
Jorge Augusto.
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 21-01-2008, 20:02
Autor: CBBC3      [responder para o fórum]
Jorge,
Já anotei. Vou procurar nos meus apontamentos se já tenho algo a respeito. Aguarde. Caso demore, não pense que vou esquecer de você. É que esse trabalho faço paralelamente à minha própria pesquisa. Saudações
Celina da Cunha - Belém - Pará - Brasil
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 22-01-2008, 00:43
Autor: JALV      [responder para o fórum]
Ok. Obrigado, Celina!

Tu pesquisas em Belém mesmo? Onde tu fazes estas buscas em Belém? Tb sou de Belém, mas atualmente moro em Brasília... Tu estudastes no Ipiranga?

Tentei fazer contato com o Arquivo Nacional, mas como o amigo Luís já havia informado eles só fazem a pesquisa se informamos o dia da chegada ou o mês e o nome do navio (ou seja, o que eu gostaria de saber...!!!). Pelo menos a resposta foi mais detalhada, conforme copiei abaixo:

"O Arquivo Nacional não dispõe de um banco de dados que contenha informações gerais sobre estrangeiros, nem de listas nominais de famílias, de modo que se possa encontrar rapidamente dados de um imigrante ou família pela simples indicação do nome.

O atendimento a distância só é possível quando o requerente fornece as indicações necessárias à realização de busca em diversos conjuntos documentais, observando os diferentes documentos de cada conjunto, a saber: listas de passageiros de navios, livros de registros de entradas de imigrantes nas hospedarias, prontuários de registros de permanência de estrangeiros no Brasil (carteira modelo 19) e processos de naturalização.

PARA O EXAME DAS LISTAS DE PASSAGEIROS SÃO NECESSÁRIOS: o nome completo do estrangeiro, o dia, mês, ano do desembarque ou o mês, ano e nome do vapor, como também o porto em que ocorreu o desembarque.

Nas listas nominais de passageiros não consta a cidade de nascimento do estrangeiro, ou tampouco documentos anexos.

· do porto do Rio de janeiro são somente a partir do ano 1873. As listas de passageiros anteriores aos anos acima indicados não se encontram sob a guarda deste Arquivo e não se têm notícias a respeito do destino dado às referidas listas.

· do porto de Santos, são somente a partir do ano 1895, havendo, antes deste ano, apenas, parte da lista de passageiros do vapor Solferino de 1894. No sítio institucional do Memorial do Imigrante www.memorialdoimigrante.sp.gov.br há serviço de consulta on-line, bastando informar o sobrenome do imigrante e o ano de chegada, para a possibilidade de localizar desembarques de 1888 a 1894.

PARA O EXAME DOS FICHÁRIOS NOMINAIS DE PRONTUÁRIOS (PROCESSOS) DE REGISTROS DE ESTRANGEIROS (RE, SER, CARTEIRA MODELO 19) SÃO NECESSÁRIOS: o nome completo do estrangeiro, a filiação e a cidade / estado da região Sul ou Sudeste onde o estrangeiro fez o registro. No caso de estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, favor entrar em contato com a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (AN COREG), tels. (0**61)3344-1038 e (0**61) 3344-8242, e-mail arquivonacional.coreg@in.gov.br.

O registro de estrangeiro tornou-se obrigatório somente a partir do Decreto-lei nº 3010, de agosto de 1938 para todos os estrangeiros, em caráter permanentes no país que tivessem 60 anos ou menos à época do referido decreto. Portanto, não solicite consultas relativas a RE (ou SRE ou carteira modelo 19) anterior a agosto de 1938.

Os prontuários de registros de estrangeiros feitos na cidade de São Paulo, somente podem ser localizados pelo número do registro, o qual poderá ser solicitado ao Memorial do Imigrante: rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo – SP, tels. (0**11) 6692-7804 e (0**11) 6692-1446, sítio www.memorialdoimigrante.sp.gov.br.

ATENÇÃO: Os registros de estrangeiros constituídos de letras e números não se encontram no Arquivo Nacional e poderão ser solicitados na Seção de Cadastro de Estrangeiro da Policia Federal nos Estados.

PARA O EXAME DOS ÍNDICES NOMINAIS DE PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO ENTRE 1823 E 1959, SÃO NECESSÁRIOS: nome completo do estrangeiro, filiação, e, se possível, o ano do nascimento e do óbito. No caso de processos entre 1960 e 1974, favor entrar em contato com a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (AN-COREG), tels. (0**61)3344-1038 e (0**61) 3344-8242, e-mail arquivonacional.coreg@in.gov.br.

Para obter certidão de naturalização, assim como para verificação de processos posteriores a 1974, favor solicitá-la à Divisão de Nacionalidade e Naturalização do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, tels. (0**61) 3429-3402, (0**61) 3429-3497, fax (0**61) 3322-7818, e-mail dnn@mj.gov.br, sítio institucional www.mj.gov.br/Estrangeiros.

Visite nosso sítio www.arquivonacional.gov.br /SERVIÇOS AOS USUÁRIOS/ ATENDIMENTO À DISTÂNCIA onde poderá obter informações a respeito da documentação disponível, a forma como está organizada e o que é necessário para que o atendimento seja possível. De posse das informações solicitadas, envie sua solicitação para esta Coordenação através do formulário presente no sítio, e-mail, fax ou carta. Favor informar também seu nome e endereço postal completos para correspondência.

Caso não disponha das informações necessárias, a consulta deverá ser realizada, pessoalmente, na sala de consultas do Arquivo Nacional, na Praça da República, 173 – prédio P - Centro, Rio de Janeiro – RJ, de 2ª a 6ª feira, das 8:30 às 16 horas."
Registros de chegada (nome de embarcações). 02-12-2008, 14:00
Autor: silvanafranklin      [responder para o fórum]
Olá Celina, Meu nome é Silvana.

Há muito, faço uma busca por meus ancestrais ingleses, sei que eles desembarcaram no maranhão, eles vieram pra cá na primeira guerra mundial, não sei o ano; As informações que tenho são poucas, mas será que nessas suas buscas não tenhas encontrado alguma coisa parecida, creio que não sou a única que procura pelos Franklin, eles eram tres irmãos, e cada um foi para um canto do nordeste e creio tbm que nunca mais se encontraram, sendo assim, seus descendentes nunca se conheceram. Bem no que puder me ajudar, fico grata. O que ainda tenho deles é somente o sobrenome Franklin.

Silvana.
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 26-12-2008, 22:36
Autor: CBBC3      [responder para o fórum]
Silvana, desculpe mas só agora li sua mensagem. Infelizmente não posso lhe ser útil. O sobrenome que procura não tenho em minhas anotações. Quero esclarecer que minha pesquisa se limita aos portugueses que vieram para o Pará.
Celina
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 15-12-2013, 22:41
Autor: ldragon      [responder para o fórum]
Boa tarde Celina da Cunha,
Eu sou Lídia Loureiro, nascida no Brasil, Rio de Janeiro, atualmente moro no Rio Grande do Sul. Eu li a sua msg e gostei muito de saber que tenta nos ajudar a encontrar os nossos familiares. Eu gostaria de saber se pode me ajudar com a busca do meu bisavô que nasceu em Portugal (infelizmente não sei a localização), e foi viver no Amazonas - Manaus. Eu soube que ele deixou alguma herança para o meu avô, nascido em Manaus. Esta herança era proveniente de Santa Comba Dâo,Distrito de Viseu. O nome no meu bisavô era ANTÔNIO MARIA LOUREIRO. Casou-se com CÂNDIDA FREIRE (LOUREIRO). Eles tiveram 02 filhos - LÁZARO FREIRE LOUREIRO e SÉRVULO FREIRE LOUREIRO (Este foi o meu avô). Meu avô nasceu em 23/12/1906 em Manaus. Eu soube que o meu avô muito cedo deixou a família para servir na marinha do Brasil e foi para Mato Grosso onde casou-se com a minha avó e ambos foram para o Rio de Janeiro onde viveram até falecerem. Eu gostaria de saber mais o meu bisavô português local de nascimento, família, chegada ao Brasil. O que puder me auxiliar se for possível. Eu não tenho muitas outras informações. Eu já entrei em contato com o arquivo do Rio de Janeiro/ São Paulo e nada obtive. Obrigada,
Saudações,
Lídia Loureiro
RE: Registros de chegada de navios 21-01-2008, 14:55
Autor: IsabelFont      [responder para o fórum]
Cara Celina,

Se puder colocar na fila uma pesquisa para mim de meus familiares, muito agradeço:

Do meu ramo paterno:
1. Francisco da Fontoura Madureira, que nasceu em Chaves em 10/09/1823, viajou para o Rio de Janeiro, suponho que entre 1839 - 1850
2. Leonel da Fontoura Madureira, que nasceu em Chaves em 8/10/1826, viajou para o Rio de Janeiro e supomos que morreu aí (quando ??).

Do meu ramo materno:
1. Maria do Céu de Sá Regalo (Cabral) viajou para Manaus, suponho que por volta de 1909 - 1920
2. Maria Emília de Sá Regallo (de Sousa) viajou também para Manaus nas mesmas datas (1909-1920), ambas acompanhadas pela Mãe: Carlota Dias de Sá Oliveira Regalo e por outra irmã.

Desde já grata pela atenção,
Maria Isabel
RE: Registros de chegada de navios 21-01-2008, 20:12
Autor: CBBC3      [responder para o fórum]
Maria Isabel,
Minha amiga, já tenho anotado seu pedido Regalo. Fiquei de lhe dar uma posição quanto à família Franco, lembra? Achei e mandei para você o assento de batismo de Maria Orlandina Franco. Minha amiga Márcia Franco que contactei a respeito foi negativo. Não era o seu Franco. Assim, voltei à estaca zero. Mas, acredite, não esqueço de ninguém. Nas minhas andanças, os pedidos, já todos catalogados, sempre me acompanham. Conte sempre comigo. Um abraço
Celina
RE: Registros de chegada de navios 21-01-2008, 21:46
Autor: IsabelFont      [responder para o fórum]
Cara Celina,

Estou em dívida consigo; veja que só hoje depois desta mensagem sua, descobri a outra sua sobre o baptismo de Maria Orlandina Franco.

Muitíssimo obrigada! e peço desculpa, mas não fui notificada da resposta e ás vezes estou tempos sem procurar as respostas ás minhas perguntas ou pedidos.

Encontrei uns descendentes doutro filho de minha tia-avó, no Rio de Janeiro. Mas não sabem nada destes Franco's.

Estou aguardando um contacto deles, para ver se eles sabem a data de nascimento de minha tia-avó.
Pergunto, Celina, pela certidão (assento de óbito) consegue chegar-se ao casamento ou ao nascimento? É que tive notícia de que minha tia-avó Maria Emília de Sá Regalo (de Sousa) teria casado com Áureo Dias de Sousa (não sei se ele era português ou brasileiro ?), mas ela teria morrido em 22 Outubro de 1980 em Belém; aí como cá sem se saber a freguesia deve ser muito difícil descobrir qq. coisa, não é?

Fico aguardando as suas notícias. Os embarques era se calhar o melhor meio para saber alguma coisa certa!

Obrigadíssima por toda a sua paciência.
Abraços
Maria Isabel
RE: Registros de chegada de navios 16-12-2008, 00:01
Autor: LOURENCOLX      [responder para o fórum]
Cara Celina,
Procuro qualquer informaçao sobre “ Floriano Gonçalves Pinto” (possivel que o nome Gonçalves na época ele era “Gonsalves”) nascido em Darque, Viana do Castelo, Portugal, suponho que por volta 1890/1900
Embarcou em Portugal e foi para o Brasil, muito novo, suponho que por volta de 1910/1920 muito possivel com destino Rio de Janeiro ou Santos.
Não tenho nenhuma data concreta nem local de partida ou chegada
No Brasil viveu com uma Brasileira que teve duas filhas que mais tarde foram viver para os Eestados Unidos
Sou novato em genealogia e recentemente comecei a minha árvore.
Desculpem os dados acima serem os “minimos” não conheço outros!
Agradeço toda ajuda!
Melhores cumprimentos
Fernando Lourenço
RE: Registros de chegada de navios 17-12-2008, 14:46
Autor: IsabelFont      [responder para o fórum]
Caro Fernando Lourenço,
A sua mensagem vei parar-me a mim - iSABEL - suponho que se engamou no destinatário.
Melhor repetir, enviando-aa Dª Celina, para ela ser alertada.
Cumprimentos
Maria Isabel
RE: Registros de chegada de navios 26-12-2008, 22:51
Autor: CBBC3      [responder para o fórum]
Fernando,
Como estou há muitos quilômetros do Rio de Janeiro e outros tantos de Santos, não lhe posso ajudar. Não seria nem o caso de procurar, na lista telefônica, pelo sobrenome Gonçalves Pinto, já que provavelmente não existem descendentes no Brasil. Assim, fico-lhe devendo essa. Saudações
Celina - Belém - Pará - Brasil
RE: Registros de chegada de navios 26-12-2008, 23:39
Autor: LOURENCOLX      [responder para o fórum]
CELINA

MUITO GRATO PELA SUA ATENÇÃO

CONTINUAÇÃO DE BOAS FESTAS E UM PRÓSPERO ANO 2009

FERNANDO LOURENÇO
RE: Registros de chegada de navios 25-05-2011, 04:00
Autor: Ivis      [responder para o fórum]
Celina,

Eu estou procurando informacoes de meu avo portugues ALEXANDRE RUIVO PEREIRA, filho de JOAQUIM MARIA GOMES PEREIRA e ANNA ERNESTINA RUIVO PEREIRA, nascido em 1903 ou 1904, imigrou para o Brasil quando tinha 10 anos, casou-se com Edith Mesquita Pereira, faleceu na cidade de Belem-PA em 23/02/1949.

Ja soube atraves deste Forum que o irmao de meu avo, JOSE RUIVO PEREIRA fez pedido de passaporte (cepese)em Pacos de Ferreira, mas nao consta data nem pedido de passaporte de ninguem mais da familia. Ele viveu toda sua vida em Belem e teve 7 filhos, seu irmao e suas duas irmas ISAURA RUIVO PEREIRA e LAURA RUIVO PEREIRA mudaram-se para o Rio de Janeiro muitos anos depois. No atestado de obito nao consta data e local de nascimento, inclusive diz, que e brasileiro mas na verdade era portugues, e nao consegui a certidao de casamento para ver se obtenho algo mais.

Como voce tem mais familiaridade com os arquivos de Belem talvez possa me ajudar com alguma pista nova. Obrigada desde ja com a colaboracao.

Um abraco,

Ivis
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 28-12-2008, 18:06
Autor: paupir      [responder para o fórum]
Hola, busco la llegada a Rio de Janeiro de mi abuelo, Alexandre Pires, nacido en 1890 en Vale de Espinho, Sabugal, Guarda, Portugal. Creo que debe haber legado entre 1912 y 1916. No tengo mas datos...
Muchas gracias por la ayuda
Paula Piris
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 05-06-2009, 02:27
Autor: jcollyer      [responder para o fórum]
Cara Celina,
Gostaria de saber se vc poderia me ajudar. Minha bisavó desembarcou em Belém do Pará, provavelmente entre os anos de 1905 e 1935.Os dados que possuo são os seguintes:
Josefa (ou Josepha) Joaquina Gomes - Minha bisavó, portuguesa;
José Joaquim Libânio (ou Libâneo) - Meu bisavô, creio que português também;
Celeste Maria - minha avó, portuguesa.
Agradeço desde já.
Jorge Collyer - Manaus/Amazonas/Brasil
busca de passaporte de avô português 08-11-2009, 17:54
Autor: maria izabel      [responder para o fórum]
Meu nome é Maria Izabel
Busco o registro de entrada (ou a saída de Portugal) de meu avô: Casemiro Gonçalves Moreira (ou Casimiro Gonsalves Moreira).
Nasceu em Freguesia de Vilar da Almas, Concelho de Ponte de Lima, Distrito de Viana do Castelo em 1899 e embarcou para o Brasil, provavelmente direto para Belém em 1909 ou 10, somente com o pai (Manoel José dos Santos Moreira).

Sou de Belém e li que vcs estão pesquisando ai; estou neste mes no Porto, Portugal. Posso ajudar no que me for possível.

Não consigo saber de onde partiu, em que navio ou onde achar o passaporte portugues para provar que era filho de Manoel e português.

Só tenho a certidão de óbito emitida no Brasil com o nome do pai e o registro de nascimento em Portugal, com o nome da mãe - preciso de um documento emitido por Portugal em que conste o nome do pai; por isso a busca do passaporte.

Se puderem me ajudar, agradeço
Muito grata

Maria Izabel
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 26-12-2010, 22:22
Autor: Allanper      [responder para o fórum]
Cara celeina!!

Meu mome e Allan Martins Pereira , sou de belem do Para, e gostaria de ajuda e saber sobre os meus ancestrais com sobrenomes "Fontoura Martins" e "Marques Pereira", ficarei grato pela ajuda .

Cumprimentos

Allan Pereira
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 10-01-2011, 18:04
Autor: angelimoraes      [responder para o fórum]
Prezada Celina,
Estou buscando informações referentes ao meu avô materno Nuno José de Lima, nascido em Portugal em 18/07/1903, o nome da Mãe é Idalina Lima. Minha bisavó (brasileira) foi grávida para Portugal para ter o filho. Sabemos que o pai do meu avô era português e chamava-se Albano José, mas não sei o sobrenome exato, uns dizem que é Albano José de Lima, mas não tenho certeza porque nao tenho documentos. Minha bisavó voltou ao Brasil com o meu avô já grandinho. Então para descobri onde ele nasceu, considerando que não tenho nenhum documento, preciso saber como obter informações sobre passaportes emitidos naquela época, de 1880 a 1915, este range é "largo" mas é para termos segurança. Também descobri que um senhor dono de um comércio chamado Casa da Lua, que ficava próximo ao Ver-o-Peso sabia bem sobre esta história. As alternativas que tenho para descobrir de onde minha vó veio trazendo meu avô nascido em Portugal:
1. Passaporte emitido naquela época. Minha avó deve ter tirado o passaporte para esta viagem especificamente.
2. Registro dos vapores vindos de Portugal entre 1880 a 1915
Preciso muito conseguir estas informações. Se for possível me ajudar ficarei muito grata.
Saudações,
Angélica
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 26-03-2011, 19:51
Autor: seabraemilia      [responder para o fórum]
Cara Celina da Cunha

Estou nas mesmas condições do confrade Jorge Augusto. só sei o nome do meu avê, mas não sei em que data chegou ao Brasil nem em que navio viajou. Ele chanava-se Manuel ou Manoel Alves da Fonseca e deve ter viajado por volta de 1900 ou ainda antes. Viveu sempre no Rio de Janeiro, Sant'Ana.
Poderia ajudar-me a encontrar a sua pista?
Fico-lhe eternamente grata.
Muito obrigada,
~
Maria Emília Seabra
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 04-02-2013, 23:35
Autor: JHENRIQUES      [responder para o fórum]
Celina,

Sou José Henriques, natural e residente também em Belém-Pará. Meu caso é bem parecido com o de Jorge Augusto (acima). Meu avô MANOEL HENRIQUES (com filiação Bernardo Henriques e Delfina Henriques) imigrou para o Brasil por volta do ano de 1900. Casou no ano de 1929 com Everaldina Moreira da Silva (depois de casada passou a se chamar Everaldina Henriques). MANOEL HENRIQUES faleceu em 21/04/1950 em Belém/PA.
Existe possibilidade de sabermos em que cidade de Portugal e em que data ele nasceu para que possamos solicitar sua Certidão de Nascimento? A informação que temos é que ele provavelmente pode ser natural de SÃO JORGE DO AVEIRO, PORTUGAL.
Agradeço desde já a sua grande colaboração.
Saudações,
José Henriques
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 06-02-2013, 00:54
Autor: MCNN      [responder para o fórum]
Caro José Henriques


No Distrito de Aveiro existem várias localidades com São Jorge no nome.

Mas diga-me uma coisa. Por acaso sabe se o seu avô tinha um irmão chamado Joaquim Henriques Bento ?

Digo isso por causa deste pedido de passaporte:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=56619&FileID=_2432980

Este Joaquim Henriques Bento era filho de um Bernardo Henriques Bento e de uma Delfina Henriques.

Dada a similitude dos nomes dos pais deste Joaquim com os nomes dos seus bisavós, pensei que eventualmente poderia tratar-se de um irmão do seu avô.

E tem outro pormenor, este Joaquim Henriques Bento era natural do concelho de Santa Maria da Feira, o qual fica precisamente no distrito de Aveiro.

E no concelho de Vila da Feira existe uma localidade que se chama ... São Jorge

Cumprimentos


Mário César Navarro
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 07-02-2013, 01:29
Autor: JHENRIQUES      [responder para o fórum]
Caro Mario Cesar,

Segundo meu pai, o nome de meu avô logo quando chegou de Portugal, era MANOEL HENRIQUES DO BENTO, sendo que não sei de que forma, aqui no Brasil suprimiu o sobrenome BENTO, passando a assinar somente MANOEL HENRIQUES.

Meu pai já agora com uma idade avançada, não lembra se tinha algum tio chamado JOAQUIM, mas com certeza meu avô tinha um irmão chamado ANTONIO HENRIQUES que também veio residir em Belém/PA. Pode ser que esse JOAQUIM HENRIQUES BENTO seja realmente irmão de meu avô MANOEL, já que é a mesma filiação (inclusive nesse pedido de passaporte, no nome do pai do JOAQUIM consta o "DO BENTO",) e provavelmente o mesmo local de nascimento.

Suas informações foram pontuais. Como você chegou a esses pedidos de passaporte? Será que não seria proveitosa a pesquisa nessas mesmas fontes, em nome de MANOEL HENRIQUES DO BENTO ou MANOEL HENRIQUES?

Agradeço sua colaboração
José Henriques
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 07-02-2013, 01:55
Autor: MCNN      [responder para o fórum]
Caro José Henriques

Trata-se sem dúvida de um irmão do seu avô.

Este Joaquim pediu o passaporte no Porto, e eu já procurei pelo pedido de passaporte do seu avô e não o encontrei.

Eventualmente ele pediu o passaporte em Aveiro, e aí ainda não dá para procurar.

Mas agora fica ainda por saber um dado muito importante, que é o de saber o ano de nascimento do seu avô. Sabe em que ano é que ele nasceu ? Caso não saiba, essa informação deve conseguir-se obter a partir do assento de óbito dele. Tem por acaso cópia do assento de óbito do seu avô ?

Cumprimentos

Mário César Navarro
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 07-02-2013, 02:54
Autor: JHENRIQUES      [responder para o fórum]
Caro Mário,

O dado concreto que tenho de meu avô MANOEL HENRIQUES, é que ele faleceu em Belém do Pará/Brasil em 21 de Abril de 1950, aos 59 anos de idade. Deduzindo-se daí que ele nasceu em 1891 ou 1890, pois não sabemos ainda mes e dia de seu nascimento. Estou providenciando a Certidão de Óbito.

Muito grato,
José Henriques
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 07-02-2013, 08:21
Autor: MCNN      [responder para o fórum]
Caro José Henriques

Uma vez que sabe os anos em que ele pode ter nascido, creio que já tem todos os elementos para pedir a cópia do assento de baptismo do seu avô ao Arquivo Distrital de Aveiro.

Se for para efeitos de obtenção da nacionalidade portuguesa, a cópia simples do assento serve perfeitamente, e é muitíssimo mais barata do que a certidão. Presumo igualmente que já sabe que terá todo o interesse em que seja o seu pai a solicitar primeiramente a nacionalidade portuguesa.

Voltando ao pedido a fazer ao Arquivo Dstrital de Aveiro, diga-lhes que o seu avô nasceu em 1890 ou 1891, e que deve ter sido baptizado na paróquia de Caldas de São Jorge no concelho de Santa Maria da Feira. Obviamente, indique tmbém o nome do seu avô e o nome os pais dele.

Pode usar esta página para pedir essa cópia:

http://adavr.dgarq.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/reproducao-de-documentos-paroquiais/

Ou pode também contactar directamente o Arquivo Distrital de Aveiro através dos seguintes contacte:

http://adavr.dgarq.gov.pt/contactos/

Boa sorte


Mário César Navarro
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 07-02-2013, 18:32
Autor: JHENRIQUES      [responder para o fórum]
Prezado Mário,

Sua ajuda foi de vital importancia para que eu possa tentar conseguir a cidadania Portuguesa para meu pai e na sequencia solicitarei tamben a minha. Estarei informando a voce a sequencia dos acontecimentos pois agora, com o conhecimento destes dados farei a solicitação junto ao Consulado Portugues.

Um cordial abraço
Jose Henriques
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 07-02-2013, 19:13
Autor: MCNN      [responder para o fórum]
Caro José Henriques

Espero que tudo corra bem.

Depois diga se o Arquivo Distrital de Aveiro encontrou ou não o assento do seu avô.

Um abraço

Mário César Navarro
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 17-07-2010, 21:07
Autor: vovodoluca      [responder para o fórum]
Olá! Jorge
Tenho uma listagem de imigrantes portugueses com sobrenome AUGUSTO, que vieram para o Brasil e que mandei buscar no Projeto Imigrantes. Também estou querendo uma listagem de portugueses que vieram para Belém-PA no inicio do sec. XX. Pois procuro mais informações a respeito de Porfirio Augusto. Algumas coisas já conseguimos através do Consulado Portugues e inclusive meus filhos e meu esposo ja conseguiram a cidadania portuguesa.
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 19-10-2010, 19:45
Autor: jcollyer      [responder para o fórum]
Cara Celina,
Desculpe a demora em responder sua mensagem.
Fico feliz que sua família já tenha conseguido a cidadania portuguesa.
Eu continuo buscando informações. Pedi auxílio de um rapaz em Portugal (Distrito de Braga) e ele já conseguiu os assentos de batismo de meus bisavós (Jozé Joaquim Libanio e Jozefa Joaquina Gomes) nas freguesias de Ferreirim e Vila da Ponte, Concelho de Sernancelhe, Distrido de Viseu. O problema é que ainda não conseguimos localizar o assento de batismo de minha avó Celeste Maria.
Por isso é que seria de uma importância vital se eu conseguisse achar as listas de passageiros desembarcados em Belém e Manaus no início do século XX. Vc me disse que tais listas não existiam aí em Belém. Aqui em Manaus eu estou "caçando" estas listas que, em um primeiro momento, tive a informação de não existirem também.
Se vc tiver alguma informação nova que possa me ajudar, ficarei grato.
Tudo de bom e até breve.
Jorge
Manaus-AM
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 26-05-2011, 13:48
Autor: mpa      [responder para o fórum]
Caro Confrade,

O meu bisavô saiu de Portugal (Salreu, Estarreja) por volta de 1911 (com cerca 25 anos), supostamente para Manaus (cf. passaporte que tenho).

Sabemos que chegou ao Brasil mas não onde, quando, em que navio etc. ... Nunca mais voltou nem deu notícias. Terá começado nova família (cf. info. muito antiga de parentes entretanto perdidos).

O seu nome era José Marques Abrantes.

Tem ideia de como poderei procurar mais informação sobre este meu parente no Brasil?

Tenho mais info. dele e dos seus pais etc. mas não sei como a usar para este fim.

Obrigada pela ajuda que puder dar.

Cumprimentos
mpa
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 10-01-2011, 18:08
Autor: angelimoraes      [responder para o fórum]
Alguém tem alguma lista de imigrantes vindos de Portugal com o sobrenome Lima entre os anos de 1880-1915?
Estou procurando informações sobre o meu bisavô português Albano José de Lima e do meu avô Nuno José de Lima.
Muito Obrigada,
Angélica
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 27-01-2011, 01:10
Autor: mariocreis      [responder para o fórum]
Consulte a base de dados
«A Emigração de Portugal para o Brasil» da Cepese
em:
http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

Atentamente.
MCR
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 26-02-2012, 23:29
Autor: mtfrada      [responder para o fórum]
Caros Confrades,

Procuro listas de passageiros chegados ao Brasil, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou S. Paulo, entre 1720 e 1740, altura em que um antepassado meu terá ido para Minas Gerais.

Procuro também listas de passageiros portugueses, chegados a Portugal entre 1740 e 1770, em especial, embarcados em Rio de Janeiro, S. Paulo ou Espírito Santo, uma vez que investigo um antepassado que nasceu em Minas Gerais (filho do primeiro), onde terá vivido até vir para Portugal.

Será que me podem indicar como encontrar estas listas?

Tenho outro antepassado que, numa biografia escreve ter partido do Porto na Barca da Amizade em 11.03.1863, tendo chegado ao Rio de Janeiro em 4.04.1863. De regresso fez viagem do Rio de Janeiro na Galera Joaquina, a 15.09.1867, tendo chegado a Portugal por volta de 15.10.1867, com 60 dias de mar.
Poder-me-iam indicar como obter confirmação destes dados?

Tenho procurado em vão, o que aparece data de época bastante posterior

Obrigado.
MFrada
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 27-02-2012, 00:43
Autor: mila1000      [responder para o fórum]
Confrade MFrada,
Aqui no Brasil voce poderá encontrar a chegada de seu parente no site www.museudaimigração.org.br/acervodigital

Quanto a lista de passageiros você poderá pesquisar nos:
1-arquivo publico mineiro www.cultura.mg.gov.br/arquivo.html
2-arquivo publico no espirito santo www.ape.es.gov.br
3-arquivo do Rio de Janeiro (RJ) www.arquivonacional.gov.br ou solicitar através de e-mail consultas@arquivonacional.gov.br

Eu consultei estes sites há algum tempo,espero que voce otenha sucesso.

Mila
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 03-03-2012, 02:55
Autor: mtfrada      [responder para o fórum]
Confrade Mila,

Muito obrigado pela informação. Entretanto já andei a pesquisar, mas não encontro bases de dados de datas anteriores a 1870. Não haverá registos de chegada / partida de passageiros no / do Brasil entre 1720 e 1770, e 1860 e 1866?
MFrada
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 03-03-2012, 02:57
Autor: mtfrada      [responder para o fórum]
Caros Confrades,

Reitero o meu pedido.

Procuro listas de passageiros chegados ao Brasil, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou S. Paulo, entre 1720 e 1740, altura em que um antepassado meu terá ido para Minas Gerais.

Procuro também listas de passageiros portugueses, chegados a Portugal entre 1740 e 1770, em especial, embarcados em Rio de Janeiro, S. Paulo ou Espírito Santo, uma vez que investigo um antepassado que nasceu em Minas Gerais (filho do primeiro), onde terá vivido até vir para Portugal.

Será que me podem indicar como encontrar estas listas?

Tenho outro antepassado que, numa biografia escreve ter partido do Porto na Barca da Amizade em 11.03.1863, tendo chegado ao Rio de Janeiro em 4.04.1863. De regresso fez viagem do Rio de Janeiro na Galera Joaquina, a 15.09.1867, tendo chegado a Portugal por volta de 15.10.1867, com 60 dias de mar.
Poder-me-iam indicar como obter confirmação destes dados?

Tenho procurado em vão, o que aparece data de época bastante posterior

Obrigado.
MFrada
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 03-03-2012, 13:20
Autor: HRC1947      [responder para o fórum]
Caro M Frada;

Os m/cumprimentos;

Segue este link.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298736#topo

Ana Simões
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 27-12-2013, 01:06
Autor: jetty      [responder para o fórum]
tenho nos meus antepassados um Albino de Lima Peixoto que foi para Brasil no dia 16-7-1861 com o barco Nova Ermelinda - Interesse??
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 30-12-2013, 11:16
Autor: isaac.dias      [responder para o fórum]
muito bom dia, solicitava a alguem que me desse informação do seguinte;
Listas de pessoas que emigrarão para o Brasil da aldeia de Outeiro Seco, Concelho de chaves, Distrito de vila real.
trata-se de um levantamento, agradeço a quem me possa ajudar.
Bom Ano para todos.
Isaac Dias
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 03-04-2012, 01:34
Autor: Limão      [responder para o fórum]
Caros Confrades,
Pretendo sabêr algo de meu Bisavô Paterno: João Lopes da Costa, nasceu a 20-12-1824, em São Pedro de Azurém Guimarães, casou a 07-04-1845, com Teresa Soares, natural de Cepães Fafe. Emigrou para o Brasil, cerca de 1840, Rio de Janeiro. Salvo erro, no navio Madre- Deus, com destino para casa de parentes, com mais conterãneos, Os dois filhos mais velhos, António, e Gaspar, que faleceram na viagem. Era filho de António José Lopes e de Susana Rosa Maria da Costa.
Cumprimentos
Limâo
RE: Registros de chegada (nome de embarcações). 13-05-2012, 19:22
Autor: dionea      [responder para o fórum]
NO ARQUIVO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO ENCONTRA-SE TUDO SOBRE OS NAVIOS E ATÉ LISTA DE PASSAGEIRO DO INICIO DO SECULO 1900 E ATÉ BEM ANTES. AI NO PARA DEVE TER UM ARQUIVO SEMELHANTE-