Pintos da Lagariça e de Baião

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Pintos da Lagariça e de Baião

#249905 | msottomayor | 15 fev 2010 16:52

Caros participantes do Fórum de Genealogia

Tenho a seguinte informação relativa a três linhas familiares de três casas do concelho de Baião todas elas descendentes dos Pintos da Torre da Lagariça - Quinta de Balde, Casa de Esmoriz e Quinta do Abelhal – para a qual gostaria de esclarecer melhor as relações de parentesco. Será que alguém me pode ajudar nesse propósito?

Aqui vai primeiro a informação que tenho, toda ela tendo unicamente por base o Felgueiras Gayo e dois livros de Álvaro de Azeredo (“Azeredos de Mesão Frio” e “Casas de Baião”), para a seguir colocar as questões:

Quinta de Balde
As primeiras cinco gerações da Quinta de Balde, situada na freguesia de Santa Leocádia, em Baião, serão, segundo o Felgueiras Gayo as seguintes:
(1) Osório Dias da Fonseca, casado com Maria Gonçalves Coelho, tiveram, pelo menos, os seguintes dois filhos, aparentemente os dois casados com duas irmãs de João Pinto, Senhor da Torre da Lagariça, o, com carta de brasão de armas conhecida de 1538:
(2.1) Diogo Dias da Fonseca, Senhor da Quinta de Balde, casado com Isabel Pinto, da Casa da Lagariça (irmã ou filha de João Pinto, da Torre da Lagariça), que segue
(2.2) João Dias da Fonseca (ou João Dias Camelo, ou João Pires, tudo nome que lhe são dados pelo Felgueiras Gayo em parágrafos distintos), de Esmoriz, casado com Brites Pinto Cochofel (irmã de João Pinto, da Torre da Lagariça), que segue a seguir na Casa de Esmoriz
(3) Baltazar Pinto (fez escritura em 1549), Senhor da Casa de Balde, casado com Filipa de Matos
(4) Jorge Pinto da Fonseca, Senhor da Casa de Balde, casado com Ana Correia (s.g. legítima)
(5.1) Jerónimo da Fonseca (filho natural), s.g. (foi sucedido nos bens vinculados por seu primo Gaspar Pinto Barbosa, assinalado a seguir)
(5.2) Catarina Pinto da Fonseca (filha natural), Senhora da Casa de Balde, casada com Diogo Rodrigues da Costa (s.g., Casa de Balde continuou na geração ilegítima de Diogo Rodrigues da Costa)

Esta linha aparentemente extinguiu-se, pois os bens vinculados (vínculo do Pedregal e da Lage passaram, após a morte de Jerónimo da Fonseca, para o seu “primo” da Casa de Esmoriz, Gaspar Pinto Barbosa. Esta informação tirei-a da obra “Casas de Baião” de Álvaro de Azeredo (pag.39).

Casa de Esmoriz
Para a Quinta de Esmoriz, na freguesia de Ancede em Baião, tenho duas linhas que não consigo ligar, mas que devem estar ligadas a ser verdade a informação do parágrafo.
A referência mais remota que conheço é o casal indicado acima para a família da Quinta de Balde (2.2):
(1) João Dias da Fonseca (ou João Dias Camelo, ou João Pires, tudo nome que lhe são dados pelo Felgueiras Gayo em parágrafos distintos), de Esmoriz, casado com Brites Pinto (irmã de João Pinto, da Torre da Lagariça).
Este casal teve, segundo o Felgueiras Gayo (tomo 23, pag.63, §29), os seguintes cinco filhos:
(1.1) Diogo da Fonseca; (1.2) Marcos Pinto; (1.3) Jorge P; (1.4) Nicolau Pinto; (1.5) ?

Tenho também informação sobre uma outra linha posterior da Casa de Esmoriz, que não consigo ligar à primeira, e que é a ascendência conhecida do já referido Gaspar Pinto Barbosa:
(1) Gaspar Barbosa, casado com Catarina Pinto, Senhores da Casa de Esmoriz, que tiveram como filho sucessor:
(2) Gaspar Pinto Barbosa, Senhor da Casa de Esmoriz, que casou em 1621 com Maria da Fonseca, da Casa de Ermêlo (também em Ancede, Baião), que tiveram como filho sucessor:
(3) Gaspar Pinto Barbosa, Senhor da Casa de Esmoriz e administrador dos vínculos do Pedregal e da Lage, casado com Bernarda Teresa de Madureira (ou Bernarda Pinto da Fonseca), da Quinta do Abelhal (Santa Cruz do Douro, Baião)

Quinta do Abelhal
A linha familiar que tenho para esta quinta parece também vir da Torre da Lagariça, mas agora por via varonil:
(1) Pedro Pinto (filho de Jorge Pinto, e neto de João Pinto, da Torre da Lagariça), Senhor da Casa do Abelhal, casado com Isabel Cabral
(2) Francisco Pinto da Fonseca, Senhor da Casa do Abelhal, casado com Jerónima de Madureira
(3) Bernarda Teresa de Madureira, casada com Gaspar Pinto Barbosa, Senhor da Casa de Esmoriz

As perguntas que para as quais peço ajuda ao forum são então as seguintes:
1 - Qual a ligação entre João Dias da Fonseca e Catarina Pinto (ou Gaspar Barbosa), das duas linhas acima da casa de Esmoriz?
2 – Alguém confirma a informação que tenho da origem da família da Quinta do Abelhal na da Torre da Lagariça?

Desde já agradecendo toda a ajuda que me puderem facultar,

Cumprimentos a todos,

Miguel Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#250201 | msottomayor | 20 fev 2010 12:59 | Em resposta a: #249905

Renovo o meu pedido anterior, sobre Pintos da Lagariça em Baião

Miguel Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#250214 | MMontenegr | 20 fev 2010 17:05 | Em resposta a: #249905

Tenho tambem informação em documentos antigos dos Morgados de Tabuado(S. Tiago) e Novões do Marco de Canaveses relactivos ao ponto 2.1 Diogo Dias (ou Pinto) da Fonseca que diz;

"Miguel Correa Montenegro filho de Vicente Correia e de sua mulher D. Ignez Perez Montenegro ditos acima, sucedeu seu pai na casa e viveu no Porto pelo reinado de El Rei D. Sebastião e casou com D. Varonica (Veronica) Pinto filha de Diogo Pinto da Fonseca de Balde e de sua mulher D. Izabel Pinto, filha de João Pinto da Lagariça no concelho de Arêgos e de sua mulher D. Britas Machado e nepta de D. Briolanja Pinto e de seu marido Gonçalo Cochofel que foi filho de Gonçalo Frz, Cochofel de quem procede Luiz Pinto de Balsemão - e tiveram filhos, Miguel Correa Pinto e Paulo Correa de Az... com geração - D. Maria mulher de Francisco de Mendonça."

com os melhores cumprimentos
Maria Montenegro

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#250218 | msottomayor | 20 fev 2010 17:45 | Em resposta a: #250214

Cara Maria

Muito obrigado por partilhar essa informação, que "acrescenta um ponto", ou seja, uma filha, ao casal Diogo Dias da Fonseca e Isabel Pinto. Nos seus dados essa Isabel Pinto é dada como filha (e não irmã) de João Pinto, ao contrário do que eu tinha. Já conhecia também essa versão. Será que alguém no fórum nos pode ajudar a esclarecer esta divergência?

Gostaria também de ter mais dados sobre a filiação e irmãos desse Diogo Dias da Fonseca. Como não se referiu a isso, assumo que nos nobiliários que consultou nada é dito sobre isso. Será que alguém no fórum nos pode ajudar a esse respeito também?

Saudações

Miguel Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#250254 | PESOCO | 21 fev 2010 11:50 | Em resposta a: #250214

Prezada Maria Montenegro,

Apenas uma pequena correcção, segundo documentos existentes no cartório de Balsemão elaborados pelo 4º Visconde de Balsemão: Gonçalo Cochofel casado com Briolanja Pinto e que tiveram João Pinto -da Lagariça (foi casado primeiro com Leonor Pinto de quem procede Álvaro Gonçalves Pinto e, filho deste, Luis Pinto - Balsemão)) era filho de Fernão Martins Cochofel e, não filho mas, sobrinho de Gonçalo Martins Cochofel, tendo herdado deste seu tio o morgado de Balsemão.

Esta informação consta tambem no trabalho "Origem dos Avelar e Soveral" de M.el Abranches de Soveral.

Tenho tentado corrigir esta informação no Genea, até agora sem sucesso, pois assim como em outro trabalho publicado, erradamente, omite-se a geração de Fernão Martins Cochofel casado com Constança Anes Pacheco os quais tiveram o mencionado Gonçalo Cochofel.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Pinto de Sousa Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#250373 | MMontenegr | 23 fev 2010 18:16 | Em resposta a: #250254

Prezado Pedro de Sousa Coutinho

Agradeço a correcção.

com os melhores cumprimentos
Maria Montenegro

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#250644 | vbriteiros | 27 fev 2010 23:03 | Em resposta a: #250218

Caro Confrade,
O Genealogista Dr José Sousa Machado debruçou-se sobre a Casa de Esmoriz e produziu um manuscrito :
" Miiscelânea Genealógica - 1903/1905." com o subtítulo "" Brasões de Armas de várias Famílias ... Pintos da Fonseca Sotto-Mayor da Casa de Esmoriz por A de Azeredo - Braga 18.11.1903 ( o livro do Dr Alvaro de Azeredo é de 1938 !) etc.. e ainda Pintos de Riba Bestança, Senhores da Torre de Cham , por José Gomes Annes Amado de Azambuja genealógico conhecido"".
Este manuscrito está na BPMP no espólio do Dr Machado sob o nº 1632 ( Reservados).
Como tenho uma cópia do Livro do Dr Álvaro e sei que ele era amigo pessoal do Dr Machado, parti do principio que este manuscrito nada acrescentará às " Casas de Baião". Talvez me tenha enganado e esteja lá qq. nota que esclareça essa ligação.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#250695 | msottomayor | 28 fev 2010 21:44 | Em resposta a: #250644

Caro Vasco Briteiros

Agradeço-lhe muito a informação sobre o manuscrito do Dr. José Sousa Machado. Mesmo que não acrescente nada ao que já foi escrito pelo Dr. Álvaro Azeredo, como diz ser provável, vou ter muito gosto em ter uma cópia comigo. Só precisava que me dissesse se BPMP (desculpe a minha ignorância) quer dizer Biblioteca Pública Municipal do Porto?

Os meus cumprimentos, e mais uma vez obrigado,
Miguel Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#250714 | vbriteiros | 01 mar 2010 02:28 | Em resposta a: #250695

Caro Miguel Sottomayor,
É efectivamente a Biblioteca Pública Municipal do Porto e como está nos reservados é necessário autorização prévia.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#284645 | GML | 14 ago 2011 10:10 | Em resposta a: #249905

Caro Miguel Sottomayor,

Saberá porventura dizer-me quem era um Francisco Carneiro Pinto que surge em Felgueiras Gaio (título de Vieiras) como sendo Senhor da Quinta da Courela (que não encontrei na internet) e capitão de Bemviver. Sei que casou em Baião a 2 de Janeiro de 1673 com Cecília da Cruz Vieira e que deixou descendência nessa freguesia e na de Ancêde. Terá alguma ligação aos Pinto da Torre da Lagariça?

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Pintos da Lagariça e de Baião

#337188 | Senhores | 24 out 2013 13:00 | Em resposta a: #249905

Caro Miguel Sottomayor,

Não sei se esta minha informação, sobre a Casa de Balde, ainda é oportuna, mas não quero deixar lhe dar a conhecer o teor

de um mail que me enviou um parente meu ligado à Casa da Roupeira (Santa Leocádia de Baião ) que textualmente diz:

"Recentemente fui ao Arquivo Histórico Municipal do Porto e tirei fotocópias do que me interessava. Das quais envio-lhe cópias.

As páginas 406 a 411 estão no volume II do tomo I. O que nos diz respeito é o HENRIQUE NUNES DE GOUVEIA, casado com BRITES

MADUREIRA, que foi avô paterno de FEBUS FERNANDES DE GOUVEIA, casado com ISABEL PINTO DA FONSECA, de Balde ( ver genea-

logia elaborada pelo Santo Ofício respeitante à mulher de PEDRO DINIZ VIEIRA DE CASTRO ).

Cumprimentos,

António d' Azevedo Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 09:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen