Pedido de ajuda: Trás-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Pedido de ajuda: Trás-os-Montes

#200152 | villon | 12 jun 2008 05:21

Prezados Senhores:

Estou a fazer, já há alguns anos, uma pesquisa genealógica. Entretanto ainda não consegui localizar a certidão de casamento dos meus bisavós. Facto estranho, pois encontrei documentos mais antigos, como a certidão de casamento dos meus trisavós, óbito etc.

Já escrevi para o Arquivo Distrital de Vila Real e para a Conservatória do Registo Civil de Alijó, a resposta que sempre recebo é que o dito assento não foi encontrado.

Assim sendo, como derradeira esperança, gostaria de saber se alguém poderia tentar localizar a referência de tal registo, pois assim poderia facilmente pedir uma fotocópia ao arquivo. Eis os dados:

Casamento de José Bernadino Ribeiro com Anna Alves Rodrigues.
Sendo ele filho de José Pinheiro e de Maria Thereza Alves Ribeiro.
Sendo ela filha de Miguel Rodrigues e de Joaquina Alves.O casamento foi celebrado na Freguesia de Vila Verde, Concelho de Alijó, Distrito de Vila Real, Trás-os-Montes.

A data é entre os anos de 1890 e 1901.

Desde já agradeço infinitamente a atenção de todos.

Victor RIBEIRO VILLON
(Rio de Janeiro - Brasil)

Resposta

Link directo:

Freguesias limítrofes

#200303 | salen | 13 jun 2008 23:27 | Em resposta a: #200152

Caro participante Victor Villon,
Não o posso ajudar com o ADVR, mas permita-me por-lhe uma questão e tecer alguns comentários. A questão é, se não tem o registo do casamento, como sabe que ele se realizou na Freguesia de Vila Verde, Alijó, Vila Real? O Victor assumiu que sim, ou tem algum outro documento que atesta que quem o redigiu viu de facto o registo original do casamento?
Provavelmente já sabe onde quero chegar, mas explico: o casamento em geral dava-se na freguesia de origem ou de moradia da noiva. E em geral dava-se antes do nascimento dos filhos. Mas essas regras não eram de todo infalíveis.
Por isso, e se já não o fez, sugiro-lhe que procure nas freguesias de ambos os noivos, dos pais dos noivos e nas limítrofes ou na sede de Concelho. Analise outros documentos (que por ventura tenha em sua posse ou possa arranjar) que indiquem moradia diferente e procure nessa Freguesia.
Para além disso há o facto simles da vida de que os padres nem sempre faziam o registo no dia, passavam-se uns tempos, ele se esquecia, e ou esperava que um padre visitador descobrisse o erro e lá pusesse 'Falta o casamento de Fulano de Tal e o baptizado de Sicrano de Qual ...) ou lembrava-se mais tarde e lá ia um registo de um sacramento parar a umas páginas além, e que podiam calhar mesmo num ano diferente.
Espero não estar apenas a contribuir para ensarilhar ainda mais o seu já trabalhoso percurso ... ('com amigos destes, quem é que precisa de inimigos?', dirá o Victor ...)
Victor Ferreira
P.S.: para saber as freguesias limítrofes, procure num motor de busca o 'site' do Concelho de Alijó.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias limítrofes

#200318 | villon | 14 jun 2008 03:44 | Em resposta a: #200303

Obrigado pelos conselhos. Tenho quase certeza que eles lá se casaram, pois tenho o registo de casamento dos pais dos noivos, ou seja, os meus trisavós. Todos se casaram no concelho de Vila Verde, Alijó...eles também eram nascidos lá. Salvo o pai do noivo (meu trisavô) que era da Galiza.

Ora se os pais lá se casaram acho difícil que tenham se casado em outro lugar. Além disso tenho a uma certidão de nascimento de meu avô. Ele consta como filho legítimo. Naquela época se os pais não fossem casados pela Santa Madre Igreja Católica, com toda certeza estaria "ilegítimo" e dependendo nem constaria o nome do pai. Esse não é o caso.

Além disso no óbito de minha bisavó (que se deu em 1946) há a menção "casada há quarenta e cinco anos com José Bernardino Ribeiro". O que me leva a crer que o casamento se deu por volta de 1901. Enfim entre 1890 - 1904...

Acho que o mais possível é o que você disse, ou seja, o registo foi colocado em um local errado ou, então, a freguesia estava sem pároco e acabram por se casar em um lugar próximo (acho isso mais difícil).

Muito desejo encontrar o assento de asamento de meus bisavós, pois desconfio que eles vinham a ser primos. Caso o seja realmente, deve constar uma licença eclesiástica.

É por isso que gostaria de encontrar alguém que estivesse a pesquisar por esta região, pois só mesmo olhando os assentos com calma para saber. Quem sabe haja alguém ?

Agradeço novamente a sua gentil resposta.

Saudações do distante Brasil (acho que você está em Portugal),
VICTOR RIBEIRO VILLO
(Rio de Janeir - Brasil)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen