Geneall.pt | Geneall.net | Índice | Fórum | Guarda-Mor | Livraria
Lencastre - Lancastre
DFP-pg. 216
Lencastre - Lancastre
História
Lencastre, Lancastre ou Alencastro são tudo grafias de único apelido derivado da denominação da rainha D. Filipa de Lencastre e proveniente este nome do titulo de seu pai, o príncipe inglês João de Gand, duque de Lancaster. Como apelido, foi dado pelo rei D. João II a seu filho natural legitimado, o chamado senhor D. Jorge que foi duque de Coimbra e Mestre das Ordens de Santiago e de Avis. Foi casado com D. Beatriz de Vilhena, filha do senhor D. Álvaro de Portugal, filho do segundo Duque de Bragança D. Fernando e de sua mulher D. Filipa de Melo, com geração que deu continuidade a este apelido.
A descendência portuguesa do referido filho natural do Príncipe Perfeito cedo se dividiu em dois ramos principais, o primogénito, dos duques de Aveiro, que é hoje representado pela Casa dos Marqueses de Lavradio, e o secundogénito, dos comendadores-mores de Aviz cuja a primogenitura caíu na Casa dos Condes de Vila Nova de Portimão.
No século XVI, alguns dos descendentes de D. Dinis de Portugal, filho do 3º duque de Bragança, usaram também o apelido Lancastre, extinguindo-se esta linha na varonia em 1622, com a morte sem descendência de D. Afonso de Lancastre, comendador-mór da Ordem de Cristo.
Certos genealogistas fazem menção a outros Lancastres, que se denominam de Alencastros, e que proviriam de uma filha natural de João de Gand que teria vindo para Portugal com sua meia irmã a Rainha D. Filipa, e cuja descendência se encontraria numa ou várias famílias da nobreza nortenha, o que não passa de uma grande fantasia, absolutamente improvável e incomprovada.
Armas
Em Portugal: de prata, cinco escudetes de azul postos em cruz, cada um deles carregado de cinco besantes do campo, dispostos em aspa; bordadura de vermelho, carregada de sete castelos de ouro, e um filete de negro posto em contrabanda e atravessante sobre tudo. Timbre: um pelicano ferido de vermelho, no seu ninho, alimentando os filhotes
Títulos, Morgados e Senhorios
Cargos e Profissões
Ordens
Distribuição Geográfica