Geneall.pt | Geneall.net | Índice | Fórum | Guarda-Mor | Livraria
Fernandes
DFP-pg. 168
Fernandes
História
Sendo um patronímico e, além do mais, muito frequente, o mais natural é que existam numerosas famílias que o adoptaram como apelido sem que possuam entre si quaisquer laços do consanguinidade.
A Diogo Fernandes Correia, feitor do rei D. João I, foram concedidas em 1488 armas novas.
Estas armas devidamente registadas no nosso país, viriam a ser pelos Reis d`Armas concedidas ou reconhecidas a alguns Fernandes que nada tinham a ver com o citado Diogo Fernandes Correia.
Armas
De Diogo Fernandes Correia: escudo esquartelado, sendo o primeiro de ouro, uma águia bicéfala de negro, armada de vermelho r carregada no peito com um crescente de prata, cada um deles com uma cruz de vermelho; o terceiro de vermelho, um castelo de prata; e o quarto de vermelho, três vieiras de prata. Timbre: uma águia estendida de negro, com um dos escudetes do segundo quartel pendente no bico por um cordão vermelho
Desconhece-se a origem das armas que fizeram uso os outros Fernandes e que são: de azul, uma torre de ouro com seis bombardas de negro, quatro saintes das ameias e as outras duas de duas frestas junto à porta. Timbre: a torre do escudo.
Títulos, Morgados e Senhorios
Cargos e Profissões
Ordens
Distribuição Geográfica