Geneall.es | Geneall.net | Índice
Terra
Terra
História [pt]
A família van Aertrycke uma das mais antigas e nobres da cidade de Bruges. Foram senhores do castelo de Tilleghem, que ainda ostenta o brasão de armas da família. Messire Gilles van Aertrycke foi o primeiro vereador de Bruges em 1329 e burgomestre desta cidade em 1332 e 1333.
Joss van Aertrycke, ou van Aertrijcke, ou van Aard ou Aerts, fidalgo nobre flamengo natural de Bruges, fixou-se na ilha do Faial, Açores, nos finais do século XV, possivelmente a convite de Joss van Hurtere, o primeiro capitão do donatário daquela ilha e por certo na sua companhia de comércio. Jorge da Terra foi um dos primeiros colonizadores da ilha, cultivando terras entre a Ribeira da Conceição e as encostas da Espalamanca. O seu nome foi aportuguesado para Jorge da Terra.
Nos Açores, a família Terra de Joss van Aertrijcke ligou-se através de casamento com outras famílias nobres. O tronco principal desta linhagem inclui os Silveiras de Willem van der Hagen, os Brums de Wilhelm van der Bruyn, os Utras de Joss van Hurtere, os Pereiras Lacerdas da casa dos senhores e condes da Feira, e os Pereiras Sarmentos que procedem do conde Fernão Gonçalves de Castela e os Norohas da Terceira.
O tronco principal da família Terra encontra-se actualmente espalhada pelos Açores, Madeira, Portugal Continental, Brasil, Europa Ocidental, Estados Unidos da América e possivelmente outras partes do mundo.
Armas [pt]
Os Van Aertrycke de Bruges usam: de negro, seis cântaros de oiro postos em faixa de três, dois e um.
Cargos
Localización